Insegurança na área do aeroporto de Lisboa?

  • 0 Respostas
  • 2007 Visualizações
*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
Insegurança na área do aeroporto de Lisboa?
« em: Maio 12, 2006, 11:18:00 am »
Citar
Armas: Cápsulas de munições encontradas no perímetro de Figo Maduro - FAP

 
Lisboa, 11 Mai (Lusa) - Cápsulas de munições disparadas de armas de ori gem desconhecida foram encontradas no perímetro do Aeroporto Militar de Figo Mad uro, o que desencadeou uma investigação da Polícia Judiciária Militar, disse hoj e à Lusa uma fonte da Força Aérea Portuguesa.

"Numa rotina de segurança realizada em Figo Maduro foram encontradas mu nições, facto que foi participado à Polícia Judiciária Militar (PJM), que inicio u uma investigação", adiantou à Agência Lusa o porta-voz do Estado-Maior da Forç a Aérea Portuguesa (FAP), coronel Carlos Barbosa.

O responsável não especificou a data em que foram encontradas as muniçõ es, mas deu a entender que a ocorrência não é recente.

"Foram encontradas munições no perímetro da unidade militar de Figo Mad uro, mas não há registo de que qualquer aeronave tenha sido alvejada", ressalvou Carlos Barbosa.

No âmbito da cooperação entre entidades de segurança, a Judiciária Mili tar deu conhecimento do facto às forças e serviços de segurança civis.

Questionado o comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, sup erintendente Oliveira Pereira, sobre uma eventual relação entre a investigação e a operação desencadeada no início de Maio no Bairro da Torre, em Camarate, onde as autoridades procuravam armas, o responsável apenas confirmou tratar-se de "u ma intervenção conjunta com a Polícia Judiciária Militar".

"A operação 'Torre de Controlo' foi desencadeada com base em vários inq uéritos relativos ao tráfico de armas, além de queixas por parte de cidadãos, qu e denunciaram a existência de armas e disparos fortuitos", acrescentou Oliveira Pereira.

O Bairro da Torre situa-se em terrenos limítrofes do Aeroporto Militar de Figo Maduro.

Outra fonte policial, devidamente identificada mas que pediu anonimato, disse à Lusa que a Polícia Judiciária Militar terá feito uma peritagem ao impac to das munições no perímetro do Aeroporto de Figo Maduro.

As investigações terão concluído, segundo a mesma fonte, que os impacto s foram provocados por munições disparadas por armas de calibre de guerra.

Dez detidos e 19 armas de fogo apreendidas foi o balanço provisório da operação policial realizada na madrugada do passado dia 02 no Bairro da Torre, e m Camarate, envolvendo 600 elementos policiais e contando também com a presença de autoridades judiciárias.

Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a operação permitiu r ealizar 138 buscas domiciliárias, tendo sido apreendidas 19 armas, entre as quai s 13 caçadeiras, três carabinas, uma pistola de 9 milímetros e duas pistolas de calibre 6.35.

Foram ainda apreendidas 500 munições, 22 carregadores de 9 milímetros e dois silenciadores.

TQ/CC/GC.

Lusa/Fim