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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por dc em Maio 08, 2024, 10:28:10 pm »
Bom então a proteção antiaérea das unidades militares vai ser confiada ao exército? É isso?

Porque alocar caças de 5 geração da unidade militar do costume sem proteção das aeronaves no solo...é peculiar...ou um alvo fácil de oportunidade se quisermos assim designar...

uma fragata russa em águas internacionais dispara uns zircon de águas internacionais e a malta nem descola...e nem precisa de atacar os F's basta acertar na pista...

Esse problema já se verifica hoje, e pelo andar da carruagem, vai continuar assim, quer se comprem F-35, quer se mantenham F-16, quer se extinga a aviação de caça no país.

O EP não vai resolver o problema, porque o dito ramo também não tem defesas aéreas credíveis, e não é o micro-programa SHORAD que vai mudar isso.
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Brasil / Re: EMBRAER
« Última mensagem por MMaria em Maio 08, 2024, 10:28:08 pm »
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por dc em Maio 08, 2024, 10:21:49 pm »
Tanto os Britânicos como os Brasileiros estão a construir Fragatas que vão ser armadas com os CAMM que têm mais ou menos mesmo alcance que os Sea Sparrow. Se é o suficiente? Obviamente que não, tanto que os mesmos Sea Sparrow foram em grande parte substituídos pelos ESSM/ESSM block 2.

Os CAMM mesmo na versão base, ganham 6km quando comparado com o SeaSparrow (25 vs 19km). A isto acresce que é um míssil muito mais moderno, lançado de VLS.
Depois temos a diferença óbvia, em que o SeaSparrow usa radar semi-activo, já o CAMM, tal como o ESSM Block II, usa radar activo. Em que no caso do SeaSparrow, a capacidade de atacar múltiplos alvos está limitada ao número de radares directores de tiro que o navio tem (as nossas fragatas possuem 2).

A realidade é que modernizar-se-á o radar (e a ver vamos), e a capacidade AAW e ASuW dos navios fica exactamente igual.
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por nelson38899 em Maio 08, 2024, 10:11:58 pm »
Parece que a FAP quer ter os 11 aviões operacionais

Como, e com que intuito, chegaste a saber? É que isso parece-me extremamente difícil de vir a acontecer. Então se as células germânicas foram adquiridas para garantir a sustentação logística da frota até 2035/40, como é que a FAP pensa em ter os 11 aviões operacionais? Recorrendo ao AMARG, por exemplo?

O processo de recuperação do 14807 e 14811 pareciam dar a entender que os Orion alemães serviriam de facto apenas para doadores de peças. Com essa notícia agora fiquei baralhado...

No evento onde isto foi falado, mais especificamente na secção da FAP, parecia um evento privado de namorados, ou seja, não era permitido fazer questões, tirando o director do programa de f35 da LM. Neste caso, estive durante 30 minutos a ouvir o maioral da FAP a elogiar o programa do F35 e o tipo da LM a elogiar a FAP, pareciam um casal.
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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por nelson38899 em Maio 08, 2024, 10:06:35 pm »
Já não devia estar cá o 2º?

Segundo consta, deveria ter chegado no primeiro trimestre de 2024...

Segundo o maioral da FAP fim do segundo semestre fará o primeiro vôo.
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Mundo / Re: Sector Automóvel
« Última mensagem por Viajante em Maio 08, 2024, 09:53:59 pm »
Por falar em eléctricos, o mercado sem dúvida vai de vento em popa  :mrgreen:

Tesla de Elon Musk despede 14 mil trabalhadores: tom frio da carta faz ‘chover’ críticas



A Tesla, marca de veículos elétricos detida por Elon Musk, avançou com um despedimento de mais de 14 mil funcionários, o que representa 10% da sua força de trabalho global – medida que foi justificada como um paliativo para os piores resultados da história do fabricante automóvel.

Pela primeira vez desde a sua criação, a Tesla vendeu menos carros elétricos do que no mesmo período do ano anterior: para agravar o cenário, a marca tem estado envolvida numa grande incerteza em torno da estratégia de futuro – divide-se entre continuar a fabricar um veículo elétrico barato ou focar-se no desenvolvimento do robotáxi.

Para acalmar os acionistas, a Tesla teve de tomar medidas para acalmar os acionistas, o que significou más notícias para os funcionários. Agora, de acordo com o jornal espanhol ‘El Economista’, foi conhecida a carta através da qual a empresa informou os ex-funcionários da decisão: partilhada nas redes sociais, não demoraram as críticas pela frieza com que os trabalhadores foram dispensados, muitos dos quais fundamentais para a marca automóvel avançar em tempos difíceis, com turnos que chegaram a até 24 horas.

“Entro em contacto para informá-lo de que, após uma cuidadosa revisão do seu contrato de trabalho e da sua função, foi determinado que não existe nenhuma alternativa razoável para que continue a desempenhar as suas funções essenciais”, refere a carta.

“A próxima etapa do processo interativo é a procura alternativa de emprego (processo AJS), que consiste na revisão dos quadros internos e externos da Tesla para identificar possíveis vagas”, indica. “Dadas as recentes mudanças na empresa, também não prevemos a ocorrência de vagas deste tipo no curto prazo. Assim, informamos que pretendemos concluir o processo de AJS neste momento. Como não identificámos uma posição alternativa disponível, começaremos a processar a sua saída da Tesla a partir de 3 de maio.”

Em momento algum a carta utiliza a palavra “despedimento”, mas sim alega que atualmente e no futuro os afetados não têm nada com que contribuir e que, portanto, estão a dispensar os seus serviços.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/tesla-de-elon-musk-despede-14-mil-trabalhadores-tom-frio-da-carta-faz-chover-criticas/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

Uma tecnologia nova ter tamanho recuo ....... a China é sem dúvida muito forte na sua aposta que fez nos carros eléctricos, mas também pode ter feito a aposta na tecnologia errada!!!!!!
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Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por Mentat em Maio 08, 2024, 09:50:29 pm »
Já não devia estar cá o 2º?

Supostamente desde o final de Março que já cá deveria estar.

A Embraer está a guardar o 2º Kacete como collateral, até pagarmos as reparações que o Marselfies "prometeu".
 ;D
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Mundo / Re: União Europeia
« Última mensagem por Lusitano89 em Maio 08, 2024, 09:26:38 pm »
Veículos elétricos poderão fomentar guerra comercial UE-China?


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