6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3728 Respostas
  • 540524 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8531
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 719 vez(es)
  • +4988/-789
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2535 em: Março 31, 2021, 11:20:45 am »
Ainda assim, 11,4 milhões de dólares por héli (9,7 milhões de euros), não está mau de todo.

Agora não conseguirmos, até através do FMS, nada usado dos arsenais dos EUA... estranho, no mínimo.

Stock não lhes falta, e os modelos também são à escolha. Mas como querem hélis a cheirar a novo, com aquele orçamento, vão ter hélis inferiores.  ::)

Estou curioso para saber por quanto nos venderiam os Viper/Venom. Era uma opção que contentava os dois ramos (em teoria claro), até os 3, já que estes dois hélis estão habituados a operar a partir de LPD/LHD.
« Última modificação: Março 31, 2021, 11:25:00 am por dc »
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2492
  • Recebeu: 911 vez(es)
  • Enviou: 3141 vez(es)
  • +592/-75
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2536 em: Março 31, 2021, 11:43:07 am »
Julgo que os 11,4 milhões era também para "alterações", não pelo helicóptero "completo"...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 9999 vez(es)
  • +8453/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2537 em: Março 31, 2021, 12:36:47 pm »
Citar
USD3.8 billion US Army multi-year contract announced in July 2017 that included 40 UH-60M and 75 HH-60M medical evacuation Black Hawks for the SANG

Isto é muito mais realista; dá um custo unitário à volta dos 33 milhões de USD.
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8531
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 719 vez(es)
  • +4988/-789
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2538 em: Março 31, 2021, 01:00:45 pm »
Certo, mas 33 milhões de dólares/unid, é o preço de um novo praticamente. Gostava de saber ao certo por quanto os UH-60 armazenados seriam vendidos, e por quanto seriam modernizados.

A própria notícia menciona que o contrato de 2018 (o tal de 11,4 milhões por aeronave) nada tem a ver com o contrato inicial (de 33 milhões por aeronave). Portanto implica aeronaves extra, não? Se em ambos os casos são aeronaves extra, porque é que os dois últimos contratos apresentam valores por aeronave completamente diferentes? Será que o de 2018 é o custo da aeronave (usada) mais custo da modernização, e o mais recente apenas da modernização?
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2492
  • Recebeu: 911 vez(es)
  • Enviou: 3141 vez(es)
  • +592/-75
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2539 em: Março 31, 2021, 02:05:00 pm »
Infelizmente julgo que o valor pago pelos Austríacos mais realista... claro que se os aparelhos forem mais "usados", através da FMS, etc podemos ter uma poupança significativa. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 9999 vez(es)
  • +8453/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2540 em: Março 31, 2021, 02:27:59 pm »
Na notícia referem que este novo contrato não tem nada a ver com o dos 33 milhões/unidade, para a Guarda Nacional saudita.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 986
  • Recebeu: 300 vez(es)
  • Enviou: 215 vez(es)
  • +87/-463
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2541 em: Março 31, 2021, 04:39:53 pm »
A dupla AH-1 UH-1 cumpria muito bem o propósito de apoio às forças destacadas em missão. Tornava redundante a existência de um avião como o ST, mas isso é outra estória. Mesmo não dispondo de LPD, e mesmo sendo dois modelos novos para a FAP, desde que os aparelhos tivessem muitas horas pela frente e o preço fosse razoável, podia ser uma boa opção.

Tem o problema de ser aparelhos que não irão ter continuação no futuro, estão já em "fim de vida". O uh-60 também, mas tem a vantagem de ser mais capaz ( que o UH-1) e de ser operado por meia Nato, incluindo os espanhóis, que até podiam assegurar a sua manutenção. Também será mais fácil de manter em termos de peças, e tem versão naval, o que para nós deverá estar fora de hipótese de qualquer forma.

O facto de estarmos amarrados à Leonardo só é negativo por não termos orçamento para ir buscar os helicópteros necessários, porque a verdade é que eles dispõem de um catálogo completo. O aw139, se vier devidamente equipado e em quantidade suficiente, seria um não problema.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 846
  • Recebeu: 977 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2542 em: Março 31, 2021, 06:02:24 pm »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2543 em: Março 31, 2021, 07:46:50 pm »

"Evakuar" em grande.


O 149M em princípio será aquele modelo que a Leonardo irá propor ao Reino Unido como substituto dos Puma. Era bom era, na categoria das 7/8t, porém será demasiado grande para aquilo que se pretende por cá. Se dermos ouvidos aos rumores que por aí circulam, a inclusão do AW139M numa possível escolha até é uma boa notícia, pelo menos não seria tão ligeiro como o AW169M. Resta agora esperar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, tenente

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2544 em: Março 31, 2021, 07:58:19 pm »

"Evakuar" em grande.


O 149M em princípio será aquele modelo que a Leonardo irá propor ao Reino Unido como substituto dos Puma. Era bom era, na categoria das 7/8t, porém será demasiado grande para aquilo que se pretende por cá. Se dermos ouvidos aos rumores que por aí circulam, a inclusão do AW139M numa possível escolha até é uma boa notícia, pelo menos não seria tão ligeiro como o AW169M. Resta agora esperar.

O mais engraçado é que a Boeing vai com o MH-139. :mrgreen:
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2545 em: Março 31, 2021, 08:08:42 pm »

"Evakuar" em grande.


O 149M em princípio será aquele modelo que a Leonardo irá propor ao Reino Unido como substituto dos Puma. Era bom era, na categoria das 7/8t, porém será demasiado grande para aquilo que se pretende por cá. Se dermos ouvidos aos rumores que por aí circulam, a inclusão do AW139M numa possível escolha até é uma boa notícia, pelo menos não seria tão ligeiro como o AW169M. Resta agora esperar.

O 139, seria uma óptima noticia, se viessem pelo menos oito unidades. o que não acredito, pois desde há uns anos a esta parte, as compras para a FAP, são sempre em frotas de cinco unidades.

Seria necessário reforçar, e bem, a verba alocada para a compra deste modelo de heli médio, para que o seu numero tivesse alguma utilidade em termos operacionais.
Os especialistas de agora, apelam á sua compra por causa da RCA, esquecem-se, que a FAP desde a compra dos 101, sempre ficou coxa em termos de transporte tático.
Se os 101 executam, e muito bem o SAR longínquo, a sua utilização em operações SAR costeiro e não só, a distâncias bem menores, torna o seu emprego muito oneroso, utilizando um numero de HV apreciavel, e, que deveriam ser empregues na sua missão primária de SAR longínquo.
Se for o 139 o modelo escolhido, o numero a adquirir deveria ser revisto de modo a que a 751, ficasse na posse de algumas unidades por troca dos quatro 516, que, com os restantes 139, deveriam constituir a frota de transporte/apoio ás FND.

Abraços 
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8531
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 719 vez(es)
  • +4988/-789
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2546 em: Março 31, 2021, 08:33:54 pm »
É uma questão de perceber qual a agilidade orçamental para aumentar a verba prevista para os hélis. Se vai cair do céu 200 milhões para os ST, não deverá ser difícil arranjar outros 50/70 milhões para os hélis.  ::)

PS: a verba dos STs, deve vir da "bazuca".
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8531
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 719 vez(es)
  • +4988/-789
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2547 em: Março 31, 2021, 08:43:37 pm »
A dupla AH-1 UH-1 cumpria muito bem o propósito de apoio às forças destacadas em missão. Tornava redundante a existência de um avião como o ST, mas isso é outra estória. Mesmo não dispondo de LPD, e mesmo sendo dois modelos novos para a FAP, desde que os aparelhos tivessem muitas horas pela frente e o preço fosse razoável, podia ser uma boa opção.

Tem o problema de ser aparelhos que não irão ter continuação no futuro, estão já em "fim de vida". O uh-60 também, mas tem a vantagem de ser mais capaz ( que o UH-1) e de ser operado por meia Nato, incluindo os espanhóis, que até podiam assegurar a sua manutenção. Também será mais fácil de manter em termos de peças, e tem versão naval, o que para nós deverá estar fora de hipótese de qualquer forma.

O facto de estarmos amarrados à Leonardo só é negativo por não termos orçamento para ir buscar os helicópteros necessários, porque a verdade é que eles dispõem de um catálogo completo. O aw139, se vier devidamente equipado e em quantidade suficiente, seria um não problema.

A questão dos hélis serem no futuro descontinuados, não deverá ser grande problema. Ora para nós representaria um ganho de capacidades, a um custo mais reduzido do que comprando novo, e se aguentassem até 2040, era altura em que os novos tipos de helicópteros que estão hoje em desenvolvimento (como o S-97 e o SB-1) já estariam ao serviço, e amadurecidos, e poderia ser o próximo passo para substituir os tais hélis de evacuação. Isto apenas numa perspectiva de planeamento.

Isto aplicava-se caso não desse para comprar os AW-139, por falta de verba.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2548 em: Março 31, 2021, 08:52:07 pm »
A brincar a brincar, para o ano vamos ter de gastar mais 8M na defesa.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2549 em: Março 31, 2021, 09:47:56 pm »
O uh-60 também, mas tem a vantagem de ser mais capaz ( que o UH-1) incluindo os espanhóis, que até podiam assegurar a sua manutenção.

Isso significa o quê?
Vai ficar uma equipa de manutenção espanhola junto à esquadra Black Hawk portuguesa? A equipa de manutenção é portuguesa mas as peças vêm de Espanha...

Se já com o EH101 os nosso aparelhos ficam à espera de material por os britânicos e outros terem prioridade junto da Leonardo, se os Espanhóis tivessem esse tipo de influência na nossa aquisição de material ia ser bonito, só quando eles tivessem os aparelhos deles todos à 100% é que apareciam peças para nós...
« Última modificação: Março 31, 2021, 09:49:34 pm por Lightning »