Ah e tal porque é que raio não fazemos aquele equipamento que precisamos, só neste país é que não se investe na industria!
Mas porque raio é que vamos gastar dinheiro com aquela porcaria, quando podiamos comprar em segunda mão muito mais barato?!
Agora metam como citação de meio mundo que por aqui escreve (incluindo o "je"), que vai ser o mais verossímil possivel!
Precisamos de indústria naval e aérea, que responda as necessidades dos ramos, como é óbvio seria a favor da construção de partes do A-400M por cá, pois ao ser adquirido pela FAP iria eliminar a lacuna do transporte estratégico, o mesmo se passa com o eventual LPD e AOR ou mesmo OPV/EPC.
Eu acho que se dá as prioridades erradas. Antes de LPDs e AORs, existem outras coisas mais "rentáveis" de envolver a indústria nacional, e com potencial de exportação. Sejamos realistas, um LPD e um AOR, mega navios para o nosso padrão, serão "one-offs", ou seja, depois de construídos, só será necessário construir um navio semelhante passado 40 anos (e aí o know-how já foi), e nunca conseguiríamos exportar. Já patrulhas, lanchas e afins, têm um mercado maior.
Até podíamos cair na loucura de adquirir 08 J-30 e ficávamos com uma capacidade decente para umas duas décadas, por metade do preço. Só ficavam a faltar os MRTT, para capacidade estratégica e “force multiplier”.
Desses 8 C-130J, 2 ou 3 podiam ser da versão KC, para poder abastecer helicópteros (ao menos estes estão certificados para isso
). O MRTT seria a cereja no topo do bolo, e também seriam em segunda-mão, sendo o mais caro a conversão de aeronave civil para MRTT.