Duarte, disseste capacidade aérea ??
Com que aeronaves
Com 295 mas se a ilha a intervir, não possuir pista aterragem ?
Se for com os 101, como logicamente, seria o equipamento indicado para este tipo de intervenções insulares, quanto estão nos açores dois ?
Mas se forem dois, um não está em alerta SAR
Abraços
Pois é, eu ainda lembro-me do tempo em que havia 4 helis e 6 Aviocars na BA4, para não falar dos Fiat G-93.. Todas as ilhas têm pista, se dá para os C295 aterrar, não sei..
Nos primeiros anos de 2000 já não existiam Fiats, mas ainda tínhamos 4 Pumas e 5 Aviocars (o 6º avião perdeu-se num acidente), sendo o dispositivo normal 2 Pumas e 2 Aviocars prontos, um alerta e um reserva, pontualmente podia-se ter mais aparelhos prontos, mas a regra seria os dois helis e 2 aviões, estando os restantes em manutenção (ou na Base ou na OGMA), canibalizados, etc.
Se em vez de pensarmos no total de aeronaves, mas sim nas aeronaves prontas para voo, temos 2 EH101 e 1 C295, quase o mesmo numero de aeronaves, sendo um EH101 de alerta e outro de reserva e o C295 de alerta, no caso do C295 não existe uma segunda aeronave para reserva pois considera-se que um dos EH101 pode ser o seu reserva.
Em relação ao tamanho das pistas penso que todas devem dar para o C295, em todas aterram aviões da SATA nos seus voos regulares, e mesmo as ilhas mais pequenas que são o Corvo e as Flores tem videos e imagens de C-130, C-295 a aterrar lá,
C-130 na ilha das Flores
C295 na ilha do Corvo
Em relação a operações militares, todos os anos há pelo menos um exercício conjunto entre exército e Força Aérea que é o transporte aéreo de uma força do exército para outras ilhas, também acontece o mesmo com a Marinha transportando a força do exército em navio, só não sei se são dois exercícios distintos ou um único exercício entre os 3 ramos. Penso que o habitual é apenas participar um EH101 e talvez o C295.
Pelo wikipedia a pista do Corvo tem 800m todas as restantes ilhas tem pistas com mais de 1200m.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aer%C3%B3dromo_do_Corvo