Se reparares, METADE da LPM da FAP daqui a 2034 são para duas únicas alíneas, SAR e Transporte... Diz tudo acerca das prioridades que o Governo e a Tutela apontam para o ramo. Isto mais valia mudar o nome de "FAP" para "TAP", porque a palavra "Força" está lá a mais...
Pensando bem e tendo em conta o buraco financeiro que é a "TAP" é melhor eu não dar ideias...
Irra, agora é que me apercebi, a totalidade da LPM para a "FAP" entre 2023 e 2034 corresponde a cerca de 1/3 do que o Estado Português enfiou na TAP em dois anos!
I´l get my coat...
Seja Sua Excelência muito bem-vindo!
Reparei sim nesses números, aliás já os tenho apontados. Somente destaquei a parte dedicada à aviação de combate porque,
olhando de forma simples para esse montante, dir-se-ia que até 2034 não haverá nem modernização Viper para os F-16M, nem tão pouco a aquisição do F-35A (ou outro qualquer). Ou seja, arriscamo-nos a findar o prazo de vigência desta LPM com um caça com 40 anos de serviço, e que durante a sua carreira operacional apenas passou por um único processo de modernização digno desse nome.
No SAR seria menos mal se se decidirem a elevar os nossos EH-101 a AW101 Mk.61x "SAR Queen", vamos ver. Cada vez mais parece haver a noção de que a modernização dos Merlin será inevitável - e ainda bem, note-se -, apenas a dimensão da mesma é que pode levantar preocupações, para não ser algo semelhante à modesta modernização que estão a sofrer os C-130.