Curso de paraquedismo para militares

  • 37 Respostas
  • 17988 Visualizações
*

ribeiro86

  • 49
  • +0/-0
Curso de paraquedismo para militares
« em: Abril 03, 2009, 08:14:59 pm »
Alguem sabe se é possivel tirar um curso e paraquedismo militar mesmo pertencendo a outra especialidade que não paraquedista? Ou mesmo pertencendo a uma força de segurança?
Um colega que é furriel do exercito já me chegou a dizer que tal era possivel.
E sabem se dão brevet?

Cumps
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 03, 2009, 09:17:11 pm »
Em relação a outras especialidades sim é possível para tal basta inscrever-se na secção de pessoal da unidade para tal.

Em relação a forças de seguranças já não sei mas não creio muito nisso , os agentes que tem ou já o tinham tirado ou tiram o civil , há muitos com o curso civil .

E em relação ao brevet sim dão brevet e tiras a boina verde, logo a especialidade é alterada
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 03, 2009, 09:41:51 pm »
A Boina Verde penso que agora só é atribuída após o Curso de Combate, o Brevet de Paraquedista Militar é que é atribuido imediatamente após o Curso de Paraquedismo Militar.

Em relação às forças de segurança, os cadetes da GNR na Academia Militar, à semelhança dos cadetes do Exército podiam tirar...para quê é que não sei :? )
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 03, 2009, 10:28:06 pm »
o curso de para quedismo e a boina verde nao se dão. Conquistam-se e felizmente que apenas quem fica pelo menos 2 anos nas tropas para-quedistas o pode fazer.

Um brevet de para-quedismo não + é uma vulgar chapa que se usa so por ser bonito.

Os mortos ofendem-se mas os vivos não imaginam porquê
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 04, 2009, 10:51:20 am »
Citação de: "PereiraMarques"
A Boina Verde penso que agora só é atribuída após o Curso de Combate, o Brevet de Paraquedista Militar é que é atribuido imediatamente após o Curso de Paraquedismo Militar.

Em relação às forças de segurança, os cadetes da GNR na Academia Militar, à semelhança dos cadetes do Exército podiam tirar...para quê é que não sei :? )


Conheci um cadete da Academia que estava a realizar o curso de Pára-quedismo. Para quê que eles tiram o curso? Porque podem, já que estão na Academia Militar e os cadetes que querem tiram o dito curso (também podem fazer um estágio de Operações Especiais no CTOE). Normalmente tiram-no no 3º ano de Academia.

Pessoalmente acho a situação ridicula, já que faz muito mais sentido os cadetes da Academia da Força Aérea (PILAV) tirarem este curso, já são eles que mais probabilidade têm de fazer uso a este tipo de capacidade.

É só mesmo para terem mais um "pendolo" ao peito...fica "bonito"! :twisted:  :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 04, 2009, 03:29:19 pm »
Citação de: "voador"
o curso de para quedismo e a boina verde nao se dão. Conquistam-se e felizmente que apenas quem fica pelo menos 2 anos nas tropas para-quedistas o pode fazer.

Um brevet de para-quedismo não + é uma vulgar chapa que se usa so por ser bonito.

Os mortos ofendem-se mas os vivos não imaginam porquê

Há muita gente nas forças armadas e nas forças de segurança que "investiu" no brevet precisamente por ser bonito e sobretudo (e às vezes só) por ficar bem na farda.
São muito poucos os que deram mais algum salto depois da obtenção desse brevet, especialmente os do curso civil. Já os do curso militar não sei, mas a realidade nao deve ser muito diferente.

Desconfio até que há quem os exiba sem alguma vez ter colocado um arnês.
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 04, 2009, 05:17:43 pm »
Citação de: "Trafaria"
Desconfio até que há quem os exiba sem alguma vez ter colocado um arnês.


Não só nas Forças de Segurança, também nos Bombeiros se vê disso. :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 04, 2009, 06:34:43 pm »
Foi mal interpretado...a minha questão é para que é que os cadetes da GNR precisam do curso de paraquedismo militar?
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 04, 2009, 07:42:29 pm »
um curso de paraquedismo militar não acho útil, no entanto, se claro a ideia for experienciar saltar de paraquedas, reunem uns euros, vão até Évora um fim de semana e fazem o curso civil de abertura automática que são cerca de 05 saltos, e aí tal como qualquer cidadão civil tiram o curso e se o bichinho ficar vão evoluindo!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

ribeiro86

  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 06, 2009, 02:30:10 am »
Eu adorava poder tirar o curso civil de abertura automática. Quantos saltos temos de dar para ter direito ao brevet?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 06, 2009, 02:41:28 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Trafaria"
Desconfio até que há quem os exiba sem alguma vez ter colocado um arnês.

Não só nas Forças de Segurança, também nos Bombeiros se vê disso. :roll:

Cabeça de Martelo,
Na PSP - que é força que melhor conheço - para exibir o brevet de pára na farda é necessário pedir autorização superior por escrito e fazer prova documental de que realmente se possui essa habilitação. Depois sai na OS da Direcção Nacional se foi deferido ou indeferido o pedido. Noutras forças creio que nao é bem assim...

Portanto na PSP quem o usa é, ou já foi, mesmo pára.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11014
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 07, 2009, 12:58:32 am »
Também acho mal os cadetes andarem a tirar o curso de pára-quedismo, devia ser era no fim do curso da AM, se querem o curso de pára-quedismo que vão para os Pára-quedistas, ou se for muito dificil que vão para outra especialidade e depois concorram só para o curso de pára-quedismo (mas esses pessoalmente deviam integrar na BRR nas respectivas especialidades).

Em relação aos pilotos da Força Aérea, eles no fim do curso de piloto tem uma parte em que treinam a queda de para-quedas em terra e no mar, o primeiro penduram a pessoa no ar por uns cabos e depois dá meia duzia de tombos no chão para aprender a aterrar  :wink: , não é como um pára-quedista em que o trabalho dele é saltar de pára-quedas :lol: .

Em relação a militares não pára-quedistas (boina verde) penso que no Exército qualquer especialidade pode tirar o curso de pára-quedismo como referi acima, da Marinha penso que só os Fuzileiros do DAE o tiram e na Força Aérea os PAs da Rescom também a tinham (agora a UPF não sei).

Também já ouvi falar que o GOE da PSP tinha elementos qualificados em pára-quedismo, mas não sei se é verdade ou se será algum "mito urbano" pode ser verdade ou pode ser que alguns dos seus elementos tenham sido Paras e usem as asas.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 07, 2009, 10:23:27 am »
Em relação ao GOE, vi um artigo no CM em que realmente aparecia uns quantos a saltarem em Belas (acho que era um Dia da Unidade) mas com calote tipo asa (ou seja, Salto de Abertura Manual). A questão é que eu nunca vi nem um único agente da PSP a tirar o curso de Pára-quedismo em Tancos, por isso provavelmente eles tiram é o curso civil... :shock:
Se isso se confirmar acho no mínimo um desperdicio, já que o dinheiro desembolsado para tirar o curso e para a manutenção do mesmo (se um Skydiver não saltar frequentemente perde rapidamente as suas capacidades).

Em relação aos Cadetes da Academia da Força Aérea, pelo menos no Brasil eles tiram mesmo o curso de Pára-quedismo, por isso já estou como o outro, cada um tem a sua panca e faz as coisas à sua maneira. :lol:
« Última modificação: Abril 07, 2009, 10:27:57 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20065
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 07, 2009, 10:25:35 am »
Citação de: "ribeiro86"
Eu adorava poder tirar o curso civil de abertura automática. Quantos saltos temos de dar para ter direito ao brevet?


4 saltos e já tens um brevet todo catita. :arrow: http://directorio.sapo.pt/desporto/desp ... aquedismo/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 07, 2009, 11:58:56 am »
Citação de: "Trafaria"
Na PSP - que é força que melhor conheço - para exibir o brevet de pára na farda é necessário pedir autorização superior por escrito e fazer prova documental de que realmente se possui essa habilitação. Depois sai na OS da Direcção Nacional se foi deferido ou indeferido o pedido. Noutras forças creio que nao é bem assim...

Portanto na PSP quem o usa é, ou já foi, mesmo pára.


O sr. Director Nacional assinou a autorização para ele próprio exibir o brevet?
Ele que até era de Cavalaria. ;)
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito