KC-390 na FAP

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1665 em: Setembro 27, 2021, 10:41:29 pm »
Pergunta, que é inocente e de quem não sabe nada de desenvolvimento e aquisições de aviões: 1º voo este ano ainda e entrega só em 2023 é o normal neste tipo de projectos?  Ou é mais que uma razão "técnica" (plano pagamentos, treino tripulações, etc)?

Sim, pois foram necessárias milhares de horas de engenharia para implantar as modificações que a FAP solicitou. E mais outras tantas horas serão necessárias para testes em voo dos sistemas.
Além da questão que o tenente disse. As tripulações da FAP estão sendo formadas pela FAB no momento, mas deverão se adaptar ao equipamento da FAP.
 

Alguém sabe em concreto quais as diferenças para alem de "marcas" de equipamentos, se existe diferenças físicas na estrutura ou nas capacidades entre os 390 da FAB e os da FAP

A grande diferença é o sistema de comunicações. Que devera ser montado num país NATO.

Mas é preciso lembrar que o KC-390 vai ter de passar pelos testes de aceitação da FAP. Temos de ver como vão correr os teste de Stall.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1666 em: Setembro 28, 2021, 09:05:20 am »
Pergunta, que é inocente e de quem não sabe nada de desenvolvimento e aquisições de aviões: 1º voo este ano ainda e entrega só em 2023 é o normal neste tipo de projectos?  Ou é mais que uma razão "técnica" (plano pagamentos, treino tripulações, etc)?

Sim, pois foram necessárias milhares de horas de engenharia para implantar as modificações que a FAP solicitou. E mais outras tantas horas serão necessárias para testes em voo dos sistemas.
Além da questão que o tenente disse. As tripulações da FAP estão sendo formadas pela FAB no momento, mas deverão se adaptar ao equipamento da FAP.
 

Alguém sabe em concreto quais as diferenças para alem de "marcas" de equipamentos, se existe diferenças físicas na estrutura ou nas capacidades entre os 390 da FAB e os da FAP

A grande diferença é o sistema de comunicações. Que devera ser montado num país NATO.

Mas é preciso lembrar que o KC-390 vai ter de passar pelos testes de aceitação da FAP. Temos de ver como vão correr os teste de Stall.

Como se alguma vez não fossem aceites ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1667 em: Setembro 28, 2021, 10:40:49 am »
Pergunta, que é inocente e de quem não sabe nada de desenvolvimento e aquisições de aviões: 1º voo este ano ainda e entrega só em 2023 é o normal neste tipo de projectos?  Ou é mais que uma razão "técnica" (plano pagamentos, treino tripulações, etc)?

Sim, pois foram necessárias milhares de horas de engenharia para implantar as modificações que a FAP solicitou. E mais outras tantas horas serão necessárias para testes em voo dos sistemas.
Além da questão que o tenente disse. As tripulações da FAP estão sendo formadas pela FAB no momento, mas deverão se adaptar ao equipamento da FAP.
 

Alguém sabe em concreto quais as diferenças para alem de "marcas" de equipamentos, se existe diferenças físicas na estrutura ou nas capacidades entre os 390 da FAB e os da FAP

A grande diferença é o sistema de comunicações. Que devera ser montado num país NATO.

Mas é preciso lembrar que o KC-390 vai ter de passar pelos testes de aceitação da FAP. Temos de ver como vão correr os teste de Stall.

Como se alguma vez não fossem aceites ::)

Realmente, essa foi piada.. !
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1668 em: Setembro 28, 2021, 02:38:19 pm »
Pergunta, que é inocente e de quem não sabe nada de desenvolvimento e aquisições de aviões: 1º voo este ano ainda e entrega só em 2023 é o normal neste tipo de projectos?  Ou é mais que uma razão "técnica" (plano pagamentos, treino tripulações, etc)?

Sim, pois foram necessárias milhares de horas de engenharia para implantar as modificações que a FAP solicitou. E mais outras tantas horas serão necessárias para testes em voo dos sistemas.
Além da questão que o tenente disse. As tripulações da FAP estão sendo formadas pela FAB no momento, mas deverão se adaptar ao equipamento da FAP.
 

Alguém sabe em concreto quais as diferenças para alem de "marcas" de equipamentos, se existe diferenças físicas na estrutura ou nas capacidades entre os 390 da FAB e os da FAP

A grande diferença é o sistema de comunicações. Que devera ser montado num país NATO.

Mas é preciso lembrar que o KC-390 vai ter de passar pelos testes de aceitação da FAP. Temos de ver como vão correr os teste de Stall.

Como se alguma vez não fossem aceites ::)

Realmente, essa foi piada.. !

A Glock nas FS foi aceite mesmo de no dia que faziam os testes com os carregadores a caírem inadvertidamente devido a patilha inicial de retenção deste ser ambidestra. Mas que operava a extracção à esquerda e direita sem ser alterada a posição de colocação da patilha.
Acontecia porque qualquer movimento com a arma no coldre podia centrar a patilha e libertar o carregador e este cair.
Já  o "botão de segurança" se a arma estiver carregada pode também mover-se no coldre inadvertidamente.
Em resumo, uma cagada feita para que a a arma fosse aceite dentro das especificação do concurso e depois remendado. 

Alguém "de peso" disse, "eles depois revolvem isso".
E foi, colocaram depois um patilha ambidestra, mas com dois modos de colocação distintos, a esquerda ou à direita. E quanto ao botão de segurança é de evitar usar pois o desgaste prematuro provoca facilmente a sua avaria.

Estamos no País País onde se aceita aquilo que alguns querem, por força das suas motivações.

Mastros ocos, binóculos em vez de FLIR. helicópteros sem FLIR, mas podem usar óculo no capacete como há 30 anos.

Contudo as viaturas de mordomias apresentam luxos dignos de estrelas de cinema.

Substitui-se os valores nacionais pelos pessoais ou partidários

O Pais dos saloios que vivem à conta
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1669 em: Setembro 28, 2021, 04:30:08 pm »
Portuguese Air Force's KC-390 Millennium: Power On


« Última modificação: Setembro 28, 2021, 04:31:03 pm por Lusitano89 »
 

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nelson38899

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1670 em: Setembro 30, 2021, 11:28:45 am »
KC news:
O nosso avião será diferente do brasileiro uma vez que levará apenas coisas aprovadas pela NATO.

Em principio o primeiro avião chegará para o proximo ano, para efectuar cá a certificação dos instrumentos.

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1671 em: Setembro 30, 2021, 02:05:54 pm »
KC news:
O nosso avião será diferente do brasileiro uma vez que levará apenas coisas aprovadas pela NATO.

Em principio o primeiro avião chegará para o proximo ano, para efectuar cá a certificação dos instrumentos.



Veremos.
 

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LM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1672 em: Outubro 08, 2021, 02:29:55 pm »
Ajudava ter o Tenente para "decifrar" - do site da Embraer (e de fórum brasileiro):








Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1673 em: Outubro 09, 2021, 11:53:22 am »

TRIPULAÇÃO PORTUGUESA VOA O KC-390 PELA PRIMEIRA VEZ [M2274 - 62/2021]

sexta-feira, 8 de outubro de 2021 às 23:36
23:36 Paulo Mata No comments


 A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, através das redes sociais, da concretização do primeiro voo realizado por uma tripulação portuguesa no KC-390 Millennium.

O voo ocorreu na sexta-feira 8 de Outubro de 2021, a partir da Base Aérea de Anápolis (Goiás), numa aeronave do Esquadrão Zeus, com a instrução de militares também do 1° GTT da FAB.

Após a aterragem em Anápolis os tripulantes foram recebidos pelo Comandante da Ala 2, Coronel Pestana, pelo Embaixador de Portugal no Brasil Luís Faro Ramos e pelo Adido de Defesa de Portugal no Brasil, CMG Canané.

VÍDEO: Primeira aterragem de um KC-390 com tripulação da FAP

http://www.passarodeferro.com/2021/10/tripulacao-portuguesa-voa-o-kc-390-pela.html?fbclid=IwAR1a0oZEFBNdJoCVqOKofSxry-e0_q7_gcUayUV59jNdXkQjdpY06_08GPo
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1674 em: Outubro 09, 2021, 08:43:33 pm »
Pilotos da Força Aérea Portuguesa iniciam voos no KC-390 Millennium da FAB

Esta etapa é resultado de um acordo bilateral, entre Brasil e Portugal, firmado pela Força Aérea Brasileira


Tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP) iniciaram, na sexta-feira (08/10), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO), os voos da fase básica na aeronave KC-390 Millennium.

Esta etapa é resultado de um acordo bilateral, entre Brasil e Portugal, firmado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em que é feita a ambientação à pilotagem da aeronave multimissão, realizando voos locais com exercícios básicos e procedimentos de voo por instrumentos.


O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, do adido de Defesa de Portugal no Brasil, CMG Manuel Francisco Silveirinha Canané, que foram recebidos pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez.


O Coordenador Operacional do Projeto KC-390 na FAP, Tenente-Coronel Paulo Martins, recebeu a primeira instrução aérea ministrada pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 2, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz. Esta fase possui duração prevista de quatro semanas e, ao final, os alunos iniciarão a fase de voos em rota, a qual contará com voos de maior duração e pousos nas cinco regiões do Brasil, realizando o treinamento de Transporte Aéreo Logístico.



O Embaixador de Portugal manifestou a satisfação sobre as atividades na Força Aérea Brasileira. “Demonstro meu grande apreço pelo modo como nossa tripulação tem sido acolhida pela parte brasileira. Ressalto a cooperação excelente existente entre nossos países, entre as nossas Forças Aéreas e entre as nossas indústrias de Defesa. O que é muito bem corporizado, tendo, por exemplo, a parceria fantástica entre Embraer e OGMA. Parabenizo aos nossos pilotos e tripulação que efetuaram seu primeiro voo, e em nome da Embaixada de Portugal agradeço as autoridades brasileiras. Por fim, desejo que o KC-390 seja um sucesso em qualquer força que seja utilizado”, destaca.



Já o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comentou sobre o momento. “É uma satisfação poder entregar à Força Aérea Portuguesa militares capacitados a operarem de forma segura e eficiente a aeronave multimissão brasileira KC-390 Millennium. Que essa aquisição dê um suporte de grande valia nas Operações Aéreas Militares de Portugal e estreite ainda mais os laços de amizade e parceria entre os dois países”, finaliza o Oficial.

Fotos: Soldado José Garcia/ACS BAAN
 :arrow:  https://www.cavok.com.br/imagens-pilotos-da-forca-aerea-portuguesa-iniciam-voos-no-kc-390-millennium-da-fab
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1676 em: Novembro 11, 2021, 11:29:31 pm »
Parece que começou a construção do primeiro KC-390 para a Hungria.
Curioso para saber como vai ser o modulo de cuidados intensivos, que vai ser estreado pelo húngaros.
Pode ser algo interessante para os KC-390 nacionais se vierem a operar nas ilhas.
« Última modificação: Novembro 12, 2021, 11:11:46 am por Red Baron »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1677 em: Novembro 12, 2021, 06:57:10 am »
O módulo vai ter estrias?  :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 12, 2021, 06:57:34 am por NVF »
Talent de ne rien faire
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1678 em: Novembro 12, 2021, 07:18:51 am »
O módulo vai ter estrias?  :mrgreen:

estou curioso, serão no  sentido dextrorsum ???
mas também há " incentivos "  :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 12, 2021, 07:24:07 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1679 em: Novembro 12, 2021, 08:16:29 am »
Coitados dos húngaros.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas