Ingresso na Força Aérea

  • 1852 Respostas
  • 533940 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #165 em: Outubro 03, 2008, 06:19:36 pm »
Citação de: "cheat2win"
Então o que acontece ao fim desse período? Passo automaticamente para os "6 anos em Regime de Contracto", há provas/testes, ou apenas integro este regime de contracto se houver vagas, logo se estas não houverem sou posto na "rua"?

Todos os que ingressam na recruta tem vaga para o Regime de contracto, desde que, passem com aproveitamento a instrução complementar, isto é, a especialidade.

Citar
  • Há alguma maneira de passar de praça para oficial? Se sim, como?
Há duas, uma é com o 12º ano completo concorre à Academia da Força Aérea, a outra é com uma licenciatura concorre ao ETM.
Refiro-me a Oficial QP.

Citar
  • Já agora é certo que ao fim de cada "mini-período" (Instrução básica, Treino ICCS, etc) se seja promovido para o próximo posto como se vê na imagem acima?
As promoções na classe de praças são automáticas por tempo, mas não é exectamente ao fim de cada "mini-período", durante a recruta é Soldado-Recruta, durante o principio da instrução complementar é Soldado-Aluno, ao fim de uns meses na instruçuão complementar é graduado a 2º Cabo e é com esse posto que acaba a instrução e é colocado numa unidade para exercer uma função, ao fim de um ano de posto (incluindo o tempo de instrução já como 2ºCabo) passa a 1º Cabo e ao fim de 3 anos de 1ºCabo passa a Cabo-Adjunto.

Citar
  • Posso tirar o 12º ano e eventual licenciatura durante o regime de contracto?


Sim, um militar a contracto tem direito ao regime de Trabalhador-Estudante, mas é claro que as suas aulas não podem interferir com o seu horário na Força Aérea, a Força Aérea tem prioridade.
« Última modificação: Outubro 03, 2008, 06:31:32 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #166 em: Outubro 03, 2008, 06:26:52 pm »
Citação de: "cheat2win"
Se entrar como praça, não posso passar de praça? Não posso "evoluir na carreira"?


Como já foi referido, pode evoluir de carreira sim, quer para Sargento, quer para Oficial, (alias actualmente quase 100% dos alunos do CFS/QP são oriundos da classe de praças, durante um pequeno periodo de tempo houveram sargentos RC mas durou pouco tempo, ainda andam ai alguns) depende é de muitas coisas, qualificações académicas, idade, diversas provas psicotécnicas, médicas, fisicas, etc.
 

*

cheat2win

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #167 em: Outubro 03, 2008, 06:34:08 pm »
Citação de: "TOMSK"
Em regime de contrato, sendo praça, em princípio podes candidatar-te ao Curso Formação Sargentos ( tudo depende da abertura ou não desse concurso e das necessidades da FA). Aí podes evoluir na carreira.
Quanto à questão de oficial penso que terás mesmo que ter a licenciatura.


Já é bem bom. :P
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #168 em: Outubro 03, 2008, 06:39:10 pm »
Citação de: "cheat2win"
Já é bem bom. :lol: .
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #169 em: Outubro 03, 2008, 06:43:00 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "cheat2win"
Já é bem bom. :lol: .


Por outro lado não se esqueça da importância da especialidade que escolhe. Como o Lightning já teve a oportunidade de explicar-me muitas vezes ao longo do fórum, a especialidade de PA têm sempre uma grande quantidade de militares, pelo que um " evoluir na carreira " nessa especialidade seja sempre algo incerto...
 

*

cheat2win

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #170 em: Outubro 03, 2008, 06:46:16 pm »
Citação de: "Lightning"
Você pode fazer como quiser, mas aconselho-o a não esperar pelo fim do contrato e concorrer assim que tenha hipotese.

Claro, claro. Nem me passava pela cabeça esperar. Era mesmo só para o caso de não poder concorrer durante o período em que la estivesse.

Citar
Sim, já disseram que sim.

Ainda não tinha visto a resposta. :lol:[/quote]

Disse um ano pois não sabia a duração exacta. :lol:

Cumprimentos. :wink:
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #171 em: Outubro 03, 2008, 06:49:01 pm »
Citar
Bem acho que está tudo. O que mais me preocupava era a questão dos estudos e a das promoções. Agora só falta ir ao DDN e quem sabe me alistar ali na hora.  


Então é melhor alistar-se antes de ir...não vá perder a vontade quando terminar o DDN :P
 

*

cheat2win

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #172 em: Outubro 03, 2008, 06:54:08 pm »
Citação de: "TOMSK"
Por outro lado não se esqueça da importância da especialidade que escolhe. Como o Lightning já teve a oportunidade de explicar-me muitas vezes ao longo do fórum, a especialidade de PA têm sempre uma grande quantidade de militares, pelo que um " evoluir na carreira " nessa especialidade seja sempre algo incerto...


O meu pai foi PA, por isso é que estou mais inclinado a escolher tal especialização. Também as opções para as minhas qualificações académicas não são muitas:
  • Condutor Auto;
  • Construção e Manutenção de Infra-estruturas;
  • Operador de Sistemas de Assistência e Socorro;
  • Bandas e Fanfarras (Fanfarra);
  • Policia Aérea.


Para Bandas e Fanfarras, não porque não tenho jeito nenhum, Construção e Manutenção de Infra-estruturas de momento não há vagas, e quando houverem devem ser poucas e eu com o 9º fico para último lugar na selecção.

Restam Operador de Sistemas de Assistência e Socorro e Condutor Auto, mas no fundo já tenho a cabeça feita para PA, mas não sei, é um assunto a ponderar. :P
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #173 em: Outubro 03, 2008, 06:57:59 pm »
De facto, se estivesse na sua posição, também apostava na Polícia Aérea :wink:
 

*

cheat2win

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #174 em: Outubro 03, 2008, 06:58:05 pm »
Citação de: "TOMSK"
Então é melhor alistar-se antes de ir...não vá perder a vontade quando terminar o DDN :P Até porque quero reganhar a forma física até lá. Quando me alistar quero-me sentir preparado para a função. :P
 

*

cheat2win

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #175 em: Outubro 03, 2008, 06:59:42 pm »
Citação de: "TOMSK"
De facto, se estivesse na sua posição, também apostava na Polícia Aérea :lol:  :wink:
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #176 em: Outubro 03, 2008, 07:52:41 pm »
Podes muito bem fazer o 10º/11º/12º enquanto praça, e depois concorres à AFA. Seria a melhor maneira de entrares como oficial nos QP. Claro que depois tens 6 anos na AFA até seres oficial. ;)
 

*

FFAP

  • 98
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #177 em: Outubro 03, 2008, 10:11:45 pm »
Boas



  Caro "cheat2win", você com o 9ºano irá para soldado, ou seja quando acabar a instrução na Ota continuará soldado, pois só quem tem o 11º ano completo é que pode ir para cabo. Aconselho-o a informar-se no CRM sobre este assunto.
Um abraço

EX MERO MOTU
 

*

cheat2win

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #178 em: Outubro 04, 2008, 06:44:16 am »
Citação de: "abatista"
Podes muito bem fazer o 10º/11º/12º enquanto praça, e depois concorres à AFA. Seria a melhor maneira de entrares como oficial nos QP. Claro que depois tens 6 anos na AFA até seres oficial. :roll:

Citação de: "FFAP"
Boas



  Caro "cheat2win", você com o 9ºano irá para soldado, ou seja quando acabar a instrução na Ota continuará soldado, pois só quem tem o 11º ano completo é que pode ir para cabo. Aconselho-o a informar-se no CRM sobre este assunto.


Com o 9º ano não passarei de soldado? Bem isso é uma chatice...
Mas tem razão, nada melhor do que me informar junto dos próprios. :P
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #179 em: Outubro 04, 2008, 10:42:54 am »
Para resumir: entras como praça, e depois tentas entrar ou na ESE (para seguires como sargento), ou na AFA (para seguires como oficial).

Se fores para a AFA, pode ser que nos encontremos. Vou tentar entrar, para o ano. ;)

Boa sorte!