Substituição dos Alpha-jet

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junger

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Re:
« Responder #45 em: Agosto 03, 2011, 01:06:57 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "HSMW"
Tem mesmo de ser por um avião a reacção? Do mesmo tipo?

Pode ser também por um turboprop (T-6 Texan II, PC-21, EMB-314 Super Tucano), mas ai seria uma substituição tanto dos Epsilon e dos Alpha Jet.

duvido que possa ser um turboprop.
o programa de treino F-16 é rigoroso e implica um jacto de treino, o resto são balelas dos vendedores de treinadores turboprop.
a verdade é que ninguém até hoje conseguiu substituir credivelmente um jacto por um turboprop.
 

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PereiraMarques

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Re: Re:
« Responder #46 em: Agosto 03, 2011, 09:42:16 am »
Citação de: "junger"
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "HSMW"
Tem mesmo de ser por um avião a reacção? Do mesmo tipo?

Pode ser também por um turboprop (T-6 Texan II, PC-21, EMB-314 Super Tucano), mas ai seria uma substituição tanto dos Epsilon e dos Alpha Jet.

duvido que possa ser um turboprop.
o programa de treino F-16 é rigoroso e implica um jacto de treino, o resto são balelas dos vendedores de treinadores turboprop.
a verdade é que ninguém até hoje conseguiu substituir credivelmente um jacto por um turboprop.

Isso é verdade...mas também é verdade que já actualmente com os Alpha Jet os pilotos portugueses costumam ir completar o seu treino avançado nos EUA, Espanha ou Brasil...era só assumir que isso passa a ser a regra e não a excepção!
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #47 em: Agosto 08, 2011, 11:04:05 am »
Boas
Porque é que os nossos pilotos fazem treino no brasil?
As aeronaves que usam não têm nada a ver com as nossas (eles usam Mirage e F-5, nós F-16).

Em relação aos Turboprops, vi num site que não me recordo, que os brasileiros acham que a diferença entre um Super Tucano e um avião de caça como o F-5 e o Mirage é demasiado grande e que lhes fazia falta uma aeronave a reacção como o M-346. A meu ver não faz qualquer sentido pois é a mesma coisa que um piloto de automoveis de competição estar a praticar no rali para depois ir para o campeonato de fórmula 1. O Super Tucano e o PC-21 por exemplo, têm tecnologia suficiente para essa função, mas a aeronave em si não serve, a unica vantagem de adquirir estas aeronaves para substituir o Alpha Jet é o preço, mais nada, se fosse realmente vantajoso a maioria das forças aéreas do mundo já teriam feito essas trocas, mas na verdade se forem meia duzia de paises a fazer essa troca já é muito, da NATO penso que só há 4 paises que fizeram essa escolha, a holanda, noruega, croácia e a dinamarca, ou seja 4 em 28.
 

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Get_It

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #48 em: Agosto 08, 2011, 04:28:30 pm »
Citação de: "dc"
Boas
Porque é que os nossos pilotos fazem treino no brasil?
As aeronaves que usam não têm nada a ver com as nossas (eles usam Mirage e F-5, nós F-16).
Não sei se eles fazem instrução nos F-5 e muito menos nos Mirage. Seja como for, embora não sejam F-16 a teoria e as tácticas (a maioria) são as mesmas. Depois é só fazer a conversão para o F-16 para o piloto se habituar aos controlos do F-16 e às características de voo.
Nós já temos poucas aeronaves de treino disponíveis, e relativamente aos Alpha-Jet temos um número muito pequeno a voar, e acaba por ficar mais barato enviar o pessoal para o estrangeiro do que estar a comprar peças para meter mais Alpha-Jet a voar (se possível) ou do que estar a comprar novas aeronaves. Depois claro também há os custos com a manutenção.

Citação de: "dc"
O Super Tucano e o PC-21 por exemplo, têm tecnologia suficiente para essa função, mas a aeronave em si não serve, a unica vantagem de adquirir estas aeronaves para substituir o Alpha Jet é o preço, mais nada,
Não concordo com a comparação do Super Tucano com o PC-21 neste contexto. O Super Tucano foi pensado e desenhado desde o início para ser utilizado tanto em missões de instrução como em missões COIN; já o PC-21 foi pensado e desenhado especialmente para instrução básica e complementar e substituir os aviões de treino a jacto.

Citação de: "dc"
se fosse realmente vantajoso a maioria das forças aéreas do mundo já teriam feito essas trocas, mas na verdade se forem meia duzia de paises a fazer essa troca já é muito, da NATO penso que só há 4 paises que fizeram essa escolha, a holanda, noruega, croácia e a dinamarca, ou seja 4 em 28.
E se não vemos mais países a fazer essa troca é porque só agora as frotas de aviões de treino a jacto das forças aéreas têm atingido o seu limite máximo de horas de voo e há necessidade de as substituir. Além do mais, antes de a tecnologia (software, electrónica, materiais e motores) ter chegado a um ponto de permitir fazer o que a Pilatus fez com o PC-21, muitos países já tinham começado a investir no desenvolvimento de aviões de treino na classe do Alpha-Jet (veja-se a China, Coreia do Sul, Índia e Turquia, que estão agora a começar a dominar as exportações deste aparelhos) e outras forças aéreas (europeias) decidiram antes esperar e optar por fazer outsourcing da formação para empresas privadas ou uma escola comum da NATO -- que também são operadas com equipamento contratado a empresas privadas -- (no qual o Canadá é o caso mais evidente).

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #49 em: Agosto 23, 2011, 04:51:10 pm »
Se as decisões que concernem o Advanced European Jet Pilot Training (AEJPT) fossem tomadas de forma mais célere, talvez esta discussão referente ao possível substituto do Alpha-Jet nem fizesse sentido. Mas como o programa anda meio moribundo, ou não fosse europeu...  :roll:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #50 em: Agosto 23, 2011, 05:31:27 pm »
Tirem-me uma dúvida se souberem. Os nossos pilotos quando vão para o Brasil vão tirar o Tirocinio, por isso não voam em caças mas sim no Super-Tucano, certo?!

Então o que eles voam nos EUA?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #51 em: Agosto 23, 2011, 06:21:51 pm »
Já agora, no seguimento da conversa...

Citar
Decorreu no dia 10 de Dezembro de 2009, na Academia da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, Estado de São Paulo, o brevetamento de cinco novos pilotos da Força Aérea Portuguesa.

Estes militares frequentaram, naquela unidade da FAB, entre Janeiro e Dezembro, o tirocínio da Academia da Força Aérea (AFA).

Pela primeira vez alunos-piloto militares portugueses frequentaram o curso de pilotagem no Brasil, efectuado nas aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano, totalizando 150 horas de voo, acrescidas de 30 horas em simulador.

http://www.forçaaérea.pt/www/po/maisalto/conteudos/383-noticiario.pdf
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #52 em: Agosto 24, 2011, 03:16:48 pm »
Eu tenho estado um pouco afastado destes assuntos e por isso não me encontro propriamente dentro dos mesmos, mas gostava de saber qual é a diferença existente entre um tirocínio efectuado no T-25 Universal/T-27 Tucano e no nosso binómio Chipmunk/TB-30 Epsilon. Especificamente qual é o ganho de capacidade que neste momento sinceramente não estou a ver.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #53 em: Agosto 24, 2011, 04:04:29 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Especificamente qual é o ganho de capacidade que neste momento sinceramente não estou a ver.

São os brasileiros que pagam o gásoile / desgaste da máquina  :|
 

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Smoke Trails

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #54 em: Agosto 25, 2011, 12:12:31 pm »
Boa tarde,

O Tucano é um avião de treino e conversão operacional, o Super Tucano é um avião de apoio aproximado integrado no sistema SIVAM (Sistema Integrado de Vigilância da Amazónia).

São aeronaves com funções distintas.

Cumprimentos
 

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Leonidas

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #55 em: Agosto 27, 2011, 12:23:48 pm »
Saudações guerreiras

Sobre este assunto gostava de ter o poder de fazer um exercício sobre determinadas opções tendo em conta os factores que os peritos entenderem corretos para se chegar a uma conclusão mais correta possivel. Caso fosse positiva, aliada ao simples facto de sermos carentes em muitas áreas da defesa e de uma maneira geral a Europa – e não só - necessitar de aviões de treino, poderíamos retirar um benefício sem qualquer tipo de comparação com os dividendos da venda de material que já este governo incompreensivelmente quer fazer. Se fosse para vender sucata, tudo bem. Mas vender aquilo que nos faz falta??!! Será para adquirir melhor? Só vendo para crer. A julgar pelos artistas que vamos tendo ...  

Cump.
 

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junger

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Re: Re:
« Responder #56 em: Fevereiro 11, 2012, 03:34:17 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "junger"
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "HSMW"
Tem mesmo de ser por um avião a reacção? Do mesmo tipo?

Pode ser também por um turboprop (T-6 Texan II, PC-21, EMB-314 Super Tucano), mas ai seria uma substituição tanto dos Epsilon e dos Alpha Jet.

duvido que possa ser um turboprop.
o programa de treino F-16 é rigoroso e implica um jacto de treino, o resto são balelas dos vendedores de treinadores turboprop.
a verdade é que ninguém até hoje conseguiu substituir credivelmente um jacto por um turboprop.

Isso é verdade...mas também é verdade que já actualmente com os Alpha Jet os pilotos portugueses costumam ir completar o seu treino avançado nos EUA, Espanha ou Brasil...era só assumir que isso passa a ser a regra e não a excepção!

sim, mas isso não é desejável.
O desejável é a instrução ser terminada em Portugal e depois haver intercâmbio, preferencialmente a nível europeu.
Não há alternativa a substituir o Alpha Jet, o problema é que muita gente ainda não compreendeu isto.
Como sempre deixamos tudo para o fim e depois temos que desenrrascar. Há muito que Portugal se devia ter metido num programa internacional de desenvolvimento de um jacto ligeiro.

p.s.
No Brasil?? Em Espanha??? Nunca tal ouví falar.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #57 em: Fevereiro 11, 2012, 11:01:14 am »
Basta leres o que foi escrito anteriormente. Há aí algures um video de uma cadete a falar da formação no Brasil.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #58 em: Novembro 17, 2012, 12:05:50 am »
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #59 em: Agosto 10, 2013, 10:59:49 pm »
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