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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4155 em: Novembro 24, 2023, 04:05:14 pm »
O F-22 também tem problemas de manutenção –– que, aliás, é mais onerosa que a do seu irmão mais novo -- e restrições operacionais em tempo de paz, como qualquer outro caça. Sim, a Fat Amy tem inúmeros problemas mas continua a ser o melhor e mais avançado caça actualmente em produção -- se excluirmos o F-15EX  :mrgreen:

O F-35 não é melhor caça que o F-22. Mas enquanto plataforma de ataque ao solo, fusão de sensores e outros é melhor. Mas se meteres um F35 contra um F22 ou uma parelha de cada não me parece que haja comparação.

O F-22 só é superior nas capacidades físicas de combate aéreo, que já pouco contam em contexto de 5ª Geração.
De resto o F-22 nem sequer capacete integrado tem, já para não falar nas limitações do computador de missão e transmissão e processamento de dados.
Apesar de serem ambos de 5ª geração, pode dizer-se que o F-35 já está meia geração à frente do F-22.

Não discordo mas isso não quer dizer que um F-35 seja melhor caça que o F-22. O F-22 voa mais alto, mais rápido, vira melhor (os 9Gs previstos no F-35 nunca foram alcançados até ao upgrade 3F), leva o dobro do armamento na baía interna e os últimos upgrades ja dispõem de IRST. Além disso o radar do F-22 é mais antigo mas tem quase o dobro do tamanho do do F-35 100 cms para 60 cms de diâmetro, pode carrega AIM-9X internamente, tem um thrust to weight muito superior, tem um Angle of Attack mais alto e thrust vectoring nos motores.

O F-35 tem tido uma série de problemas uns atrás dos outros. De cabeça se calhar identificava facilmente uns 10 problemas que o assombraram e muitos ainda não resolvidos. Tenho muita relutância em Portugal entrar neste programa.
 

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wyldething

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4156 em: Novembro 24, 2023, 04:43:06 pm »

Não discordo mas isso não quer dizer que um F-35 seja melhor caça que o F-22. O F-22 voa mais alto, mais rápido, vira melhor (os 9Gs previstos no F-35 nunca foram alcançados até ao upgrade 3F), leva o dobro do armamento na baía interna e os últimos upgrades ja dispõem de IRST. Além disso o radar do F-22 é mais antigo mas tem quase o dobro do tamanho do do F-35 100 cms para 60 cms de diâmetro, pode carrega AIM-9X internamente, tem um thrust to weight muito superior, tem um Angle of Attack mais alto e thrust vectoring nos motores.

O F-35 tem tido uma série de problemas uns atrás dos outros. De cabeça se calhar identificava facilmente uns 10 problemas que o assombraram e muitos ainda não resolvidos. Tenho muita relutância em Portugal entrar neste programa.

Era isso que me referia como "capacidades físicas de combate aéreo", mas a questão é que são aspectos praticamente irrelevantes num contexto de combate de 5ª geração. O F-35 não tem motor vectorizado porque se chegou à conclusão não ter grande utilidade pratica. Tal como o radar do F-35 ser menor não tem grande importância se o F-35 utilizar radares de terceiros para detectar e iluminar alvos.
Quanto aos problemas de manutenção, mais uma vez, não são nada do outro mundo.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4157 em: Novembro 24, 2023, 05:11:52 pm »
Quanto aos problemas de manutenção, mais uma vez, não são nada do outro mundo.

Sabes bem que não se trata apenas disso.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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CruzSilva

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4158 em: Novembro 24, 2023, 07:19:06 pm »
Citação de: wyldething

[img
https://i.postimg.cc/L8kKk61S/Screen-Shot-11-11-23-at-11-00-AM.jpg[/img]

Como em tudo relacionado com o programa F-35, é preciso levar com cuidado notícias deste tipo. Na verdade o que está a falhar é a meta do programa, que era ambiciosa, mas 55% de uma frota operacional é um número relativamente normal (no caso português seria até muito bom).
Depois há que ver as causas, e lendo com atenção não tem nada a ver com o próprio avião, mas sim com a falta de técnicos de manutenção, centros de reparação e armazenamento e linhas de distribuição ineficientes,
Independentemente disso, o F-35 é o melhor caça da atualidade e não tem por enquanto rival. Ponto final.
Não tem nada a ver com 36 horas só para desmontar o motor do avião?   :mrgreen:  Convém é não acelerar o melhor caça da actualidade mais de 1,4 Mach, depois salta o revestimento e lá tem a empresa de fabricar mais material com tudo o resto associado...  ::)

https://www.aereo.jor.br/2019/01/05/retirada-do-motor-do-caca-f-35a-leva-36-horas/


Citar
O tempo de 36 horas de retirada de motor de um caça é inédito, já que as aeronaves modernas são projetadas para facilitar a manutenção, tornando as operações mais frequentes de forma mais rápida e económica possível.

Mas este não é claramente o caso do F-35, e as 72 horas necessárias para trocar seu motor explicam em parte o custo operacional de mais de US$ 1 trilhão estimado para os 2.700 caças F-35 que o Pentágono deve encomendar.

Outras aeronaves não sofrem os mesmos pesadelos de manutenção.

O Dassault Rafale, por exemplo, requer apenas três horas para trocar um motor — ou seja, para remover um motor e substituí-lo por outro — ou 1/24 do tempo necessário para o F-35A.

    https://www.aereo.jor.br/2019/06/12/f-35-velocidades-supersonicas-podem-causar-grandes-problemas-no-revestimento-furtivo/

Citar
  Por exemplo, um F-35C só pode voar a Mach 1.3 com pós-combustor por 50 segundos cumulativos, o que significa que um piloto não pode permanecer 50 segundos nessa velocidade, desacelerar por alguns segundos e acelerar novamente. No entanto, os requisitos de tempo são redefinidos depois que o piloto opera com potência militar – uma configuração de potência do motor que permite menos velocidade e empuxo do que o pós-combustor – por um período de três minutos.

O F-35B pode voar por 80 segundos cumulativos a Mach 1,2 ou 40 segundos a Mach 1,3 sem risco de dano.

Mas, para os modelos C e B, voar a Mach 1,3 acima dos limites de tempo especificados representa o risco de induzir danos estruturais ao estabilizador horizontal da aeronave.
[/b]

Saudações

P.S.
Citar
Depois há que ver as causas, e lendo com atenção não tem nada a ver com o próprio avião, mas sim com a falta de técnicos de manutenção, centros de reparação e armazenamento e linhas de distribuição ineficientes,
Talvez se o avião fosse mais simples, tudo o resto fosse mais fácil. A questão é que para o F35 se tornar o melhor caça da actualidade tem de derrotar o F22 que é superior e debelar a maior parte dos problemas referidos. Resta saber quanto tempo leva e quem paga.

https://warriormaven.com/air/worlds-best-the-f-22-has-the-highest-thrust-to-weight-ratio-in-the-world]   https://warriormaven.com/air/worlds-best-the-f-22-has-the-highest-thrust-to-weight-ratio-in-the-world]https://warriormaven.com/air/worlds-best-the-f-22-has-the-highest-thrust-to-weight-ratio-in-the-world

Citar
The F-22s air supremacy can be observed through its pure speed, vectoring ability, stealth and thrust to weight ratio
Não sei até que ponto voar acima do Mach 1.2 é assim tão importante para um caça furtivo polivalente, pelo menos para já.
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 07:28:26 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4159 em: Novembro 24, 2023, 07:34:36 pm »
Vamos continuar a dar voltas a este tópico como quem dá voltas à rotunda e no final do dia nem F16V nem coisa nenhuma....

(E se tivesse que optar então que se avançasse para a versão viper).
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4160 em: Novembro 24, 2023, 08:19:56 pm »
Vamos continuar a dar voltas a este tópico como quem dá voltas à rotunda e no final do dia nem F16V nem coisa nenhuma....

(E se tivesse que optar então que se avançasse para a versão viper).

Não vamos ter F-16V mas devemos ter um F-16v.

Não temos dinheiro para comprar maiúsculas.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4161 em: Novembro 25, 2023, 05:09:24 am »
O F-22 também tem problemas de manutenção –– que, aliás, é mais onerosa que a do seu irmão mais novo -- e restrições operacionais em tempo de paz, como qualquer outro caça. Sim, a Fat Amy tem inúmeros problemas mas continua a ser o melhor e mais avançado caça actualmente em produção -- se excluirmos o F-15EX  :mrgreen:

O F-35 não é melhor caça que o F-22. Mas enquanto plataforma de ataque ao solo, fusão de sensores e outros é melhor. Mas se meteres um F35 contra um F22 ou uma parelha de cada não me parece que haja comparação.

E onde é que essa comparação foi feita? Já agora, para não haver confusões de português, onde é que foi dito, e por quem, que o F-35 era melhor que o F-22? :conf:
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4162 em: Novembro 25, 2023, 05:13:27 am »
A cultura de defesa devia começar com o não-abastardamento dos nomes das aeronaves militares.  :mrgreen:
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4163 em: Novembro 26, 2023, 07:30:31 pm »
Vamos continuar a dar voltas a este tópico como quem dá voltas à rotunda e no final do dia nem F16V nem coisa nenhuma....

(E se tivesse que optar então que se avançasse para a versão viper).

Não vamos ter F-16V mas devemos ter um F-16v.

Não temos dinheiro para comprar maiúsculas.

Ou F16 mv (miniviper), tipo Lavi  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S.  https://verticalmag.com/news/us-navy-rotorcraft-deliver-f-35-engines-underway-carriers/





P.S. 2 - Ainda sou do tempo em que se comprou o A7 pois não havia pilim para o F5E...  :mrgreen:

https://canalmilitarizando.com/2022/01/17/o-caca-northrop-f-5e-tiger-ii-na-forca-aerea-portuguesa-era-para-ser-mas-nao-foi/

Citar
Em março do mesmo ano, o jornal “Diário da República” chega mesmo a publicar o esquema de pintura dos futuros F-5 da FAP. Por razões orçamentárias, a FAP desistiu da compra dos F-5 e optou por um lote de aeronaves de ataque ex-Marinha dos EUA (US Navy) LTV A-7A Corsair II, que foram revisadas e elevadas ao padrão A-7P.





« Última modificação: Novembro 26, 2023, 08:06:54 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4164 em: Novembro 26, 2023, 11:26:04 pm »
Vamos continuar a dar voltas a este tópico como quem dá voltas à rotunda e no final do dia nem F16V nem coisa nenhuma....

(E se tivesse que optar então que se avançasse para a versão viper).

Não vamos ter F-16V mas devemos ter um F-16v.

Não temos dinheiro para comprar maiúsculas.

Continuamos com a mesma conversa da treta de não haver dinheiro. É isso que "eles" querem que as pessoas julguem.
Tu não fazes ideia das largas centenas de milhões que são "torrados" anualmente em medidas e decisões políticas inúteis e sem qualquer retorno para a população a não ser para uma meia-dúzia. Os de sempre.
Apesar de o país ser pobre. Garanto-te uma coisa, há dinheiro para fazer o upgrade aos 28 F-16 para o padrão Viper e para muito mais sem beliscar as contas públicas. É tudo uma questão de boa gestão e vontade política.
A Grécia vai fazer esse upgrade a +/- 150 F-16. E tu estás a dizer que Portugal não tem para fazer a uns singelos 28 aparelhos? Santa ingenuidade.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4165 em: Novembro 27, 2023, 08:12:03 am »
Vamos continuar a dar voltas a este tópico como quem dá voltas à rotunda e no final do dia nem F16V nem coisa nenhuma....

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Não vamos ter F-16V mas devemos ter um F-16v.

Não temos dinheiro para comprar maiúsculas.

Continuamos com a mesma conversa da treta de não haver dinheiro. É isso que "eles" querem que as pessoas julguem.
Tu não fazes ideia das largas centenas de milhões que são "torrados" anualmente em medidas e decisões políticas inúteis e sem qualquer retorno para a população a não ser para uma meia-dúzia. Os de sempre.
Apesar de o país ser pobre. Garanto-te uma coisa, há dinheiro para fazer o upgrade aos 28 F-16 para o padrão Viper e para muito mais sem beliscar as contas públicas. É tudo uma questão de boa gestão e vontade política.
A Grécia vai fazer esse upgrade a +/- 150 F-16. E tu estás a dizer que Portugal não tem para fazer a uns singelos 28 aparelhos? Santa ingenuidade.

Conseguiste ler a frase: "Não temos dinheiro para comprar maiúsculas" e não te ocorreu que estivesse a gozar com a situação?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4166 em: Novembro 27, 2023, 10:35:20 am »
João Pereira
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4167 em: Novembro 27, 2023, 11:43:38 am »
Parece que começa a tomar forma...
https://twitter.com/Defence360/status/1729068034994626942?t=mKqRe6DyjpaDAvpPFJtCag&s=19

Como o GT das Fragatas. Exercício lírico para ocupar pessoal
No final recebem medalhas de participação
« Última modificação: Novembro 27, 2023, 11:45:40 am por Pescador »
 
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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4168 em: Novembro 27, 2023, 11:48:20 am »
O que gostava de saber é se o plano vai ser feito público e disponível para leitura
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4169 em: Novembro 27, 2023, 02:23:58 pm »
Pensei que iam ficar contentes, já se fala em 5° geração.  Ainda assim...
João Pereira
 
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