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Substituiçao dos F-16's

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3960 em: Julho 07, 2023, 05:39:40 pm »
Qual a razão para a possivel deslocação de uma das esquadras de caças para Beja? Alguma razão operacional? É que Beja até corre o risco de ficar cheia de esquadras e Monte Real só uma, parece algo desequilibrado, à falta de mais informação. Está certo que se o F-35 não utilizar nada do apoio logístico comum com o F-16, não faz diferença que estejam em bases diferentes.

Outra coisa é o armamento comum entre o F-16 e F-35, até que ponto dá para dividir isso entre duas bases...

Também me causa alguma confusão porque, e como bem disseste, embora Beja seja uma base enorme, começa de facto a ficar com uma certa falta de espaço.

Quanto à razão porque não poderiam ficar F-16 e F-35 em simultâneo na BA5, o que me foi apontado é que Monte Real não teria (ou terá) capacidade para tal. Portanto ou uma Esquadra ou outra, o que de certa forma é estranho para uma unidade que já chegou a albergar ao mesmo tempo na década de 80 duas Esquadras de A-7P/TA-7P, e 1 Esquadra de Treino Avançado com T-33 e T-38.


Tudo OK,
Tirem Beja e metam Ovar.
CPS

Sinceramente parece-me uma hipótese mais realista que Beja, sem dúvida. Até porque desde que passou a BA8 há uma certa pressa em "povoá-la", apesar dos UH-60A estarem atrasados.

Atenção que tudo isto são só rumores que circulam, "take it with a grain of salt" como se costuma dizer, porque se fosse aqui colocar todos os que por aí andam não fazia mais nada. :mrgreen:

O F-35 é mais exigente ao nível das infraestruturas(simuladores, hangares aclimatizados). E também existe a vontade dos autarcas locais de ocupar uma parte da base com a aviação civil, se bem que seria um erro.
 

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MATRA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3961 em: Julho 07, 2023, 06:26:29 pm »
Quais iam para quais?
Recordo que o P&W F135 faz um "berreiro" jeitoso e a BA11 nesse aspecto está bem mais resguardada.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3962 em: Julho 07, 2023, 09:15:19 pm »
Quanto à razão porque não poderiam ficar F-16 e F-35 em simultâneo na BA5, o que me foi apontado é que Monte Real não teria (ou terá) capacidade para tal. Portanto ou uma Esquadra ou outra, o que de certa forma é estranho para uma unidade que já chegou a albergar ao mesmo tempo na década de 80 duas Esquadras de A-7P/TA-7P, e 1 Esquadra de Treino Avançado com T-33 e T-38.

Pois, não me parece que seja pelo número de caças pois como disseste, já lá estiveram mais, eu suponho que possa ser a máquina logística necessária para manter estas máquinas a voar, se for preciso outra estrutura similar mas diferente da que existe actualmente para o F-16, pois se calhar não existe capacidade na BA5.


Sinceramente parece-me uma hipótese mais realista que Beja, sem dúvida. Até porque desde que passou a BA8 há uma certa pressa em "povoá-la", apesar dos UH-60A estarem atrasados.

Para mim ambas as bases tem os seus problemas, mas Beja de certeza tem mais hangares, placas de estacionamento de aeronaves e camaratas do que Ovar, que tem muito pouco de tudo isso.
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3963 em: Julho 07, 2023, 09:28:20 pm »
Será uma questão de reaproveitar edifícios ao invés de construir novas infra-estruturas por forma a poupar dinheiro?

Vamos então imaginar: vêm uns poucos F-35 e são colocados em Ovar ou Beja, reaproveitam os edifícios e instalações e constroem as outras novas infra-estruturas necessárias.

Em Ovar é tudo velho, em Beja os hangares também, só o do KC390 é que é novo, eu não arriscava colocar um F-35 dentro de um hangar tão velho, um Epsilon ou Alouette ainda arriscava  :mrgreen:,  é uma opinião  ;D.

Citar
Os F-16 entretanto ficam em MR e ficam reduzidos a uma dúzia. As décadas passam e pela lógica da coisa os F-16 são mais velhos e gastando mais horas de voo em missões de policiamento aéreo vão ser retirados ao serviço mais cedo.

Pronto, foram retirados de serviço os F-16 e agora o que acontece à BA5?
1. Vêm mais F-35 e são colocados em MR?
2. Passam os F-35 e todo o equipamento de Ovar para MR?
3. Passam outra esquadra com outro meio para MR?
4. Fecham de vez a BA5 e convertem em aeroporto civil?
5. Fecham de vez a BA5, deixam passar umas décadas e vendem às imobiliárias?

Todas as opções são válidas, mas não estou a ver construirem toda a estrutura de apoio dos F-35 numa base qualquer e depois mais tarde movimentar tudo para Monte Real, se os F-35 vierem para uma base diferente de Monte Real acredito no risco de fecho da BA5 pois acho difícil depois dos F-35 já estarem instalados mudarem tudo de sitio, não é impossível mas...

Se os F-35 forem para a BA5 já dá mais segurança ao futuro da base.

Mas por outro lado a BA5 já tem tudo preparado para operar os F-16, e mexer isso para outro lado também tem os seus custos...

Citar
Se eu fosse pessimista ou paranóico diria até que colocar qualquer nova frota de caças noutra base que não a BA5 seria uma forma de preparar já o fecho da base no futuro.

Sim.

Citar
Eventualmente ficaríamos apenas com três bases aéreas no continente (BA1, BA11 e BA8) e não deve ser pouco difícil para a BA1 também perder esse estatuto.

Então e a BA6? Já não tem hipótese? :mrgreen:

A BA1 até agora, sem nenhuma esquadra de voo continua a ser Base Aérea...
E onde vamos ter todas as esquadras de voo da Força Aérea? Vai tudo para Beja e Ovar? Ovar é pequeno.
« Última modificação: Julho 07, 2023, 09:29:37 pm por Lightning »
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3964 em: Julho 07, 2023, 09:38:30 pm »
Será uma questão de reaproveitar edifícios ao invés de construir novas infra-estruturas por forma a poupar dinheiro?

Vamos então imaginar: vêm uns poucos F-35 e são colocados em Ovar ou Beja, reaproveitam os edifícios e instalações e constroem as outras novas infra-estruturas necessárias.

Em Ovar é tudo velho, em Beja os hangares também, só o do KC390 é que é novo, eu não arriscava colocar um F-35 dentro de um hangar tão velho, um Epsilon ou Alouette ainda arriscava  :mrgreen:,  é uma opinião  ;D.

Citar
Os F-16 entretanto ficam em MR e ficam reduzidos a uma dúzia. As décadas passam e pela lógica da coisa os F-16 são mais velhos e gastando mais horas de voo em missões de policiamento aéreo vão ser retirados ao serviço mais cedo.

Pronto, foram retirados de serviço os F-16 e agora o que acontece à BA5?
1. Vêm mais F-35 e são colocados em MR?
2. Passam os F-35 e todo o equipamento de Ovar para MR?
3. Passam outra esquadra com outro meio para MR?
4. Fecham de vez a BA5 e convertem em aeroporto civil?
5. Fecham de vez a BA5, deixam passar umas décadas e vendem às imobiliárias?

Todas as opções são válidas, mas não estou a ver construirem toda a estrutura de apoio dos F-35 numa base qualquer e depois mais tarde movimentar tudo para Monte Real, se os F-35 vierem para uma base diferente de Monte Real acredito no risco de fecho da BA5 pois acho difícil depois dos F-35 já estarem instalados mudarem tudo de sitio, não é impossível mas...

Se os F-35 forem para a BA5 já dá mais segurança ao futuro da base.

Mas por outro lado a BA5 já tem tudo preparado para operar os F-16, e mexer isso para outro lado também tem os seus custos...

Citar
Se eu fosse pessimista ou paranóico diria até que colocar qualquer nova frota de caças noutra base que não a BA5 seria uma forma de preparar já o fecho da base no futuro.

Sim.

Citar
Eventualmente ficaríamos apenas com três bases aéreas no continente (BA1, BA11 e BA8) e não deve ser pouco difícil para a BA1 também perder esse estatuto.

Então e a BA6? Já não tem hipótese? :mrgreen:

A BA1 até agora, sem nenhuma esquadra de voo continua a ser Base Aérea...
E onde vamos ter todas as esquadras de voo da Força Aérea? Vai tudo para Beja e Ovar? Ovar é pequeno.

A BA1 vai receber a Escola de helicópteros militares da UE e os EH-101 se o Montijo fizer parte da solução do aeroporto de Lisboa.
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3965 em: Julho 07, 2023, 09:49:59 pm »
A BA1 vai receber a Escola de helicópteros militares da UE e os EH-101 se o Montijo fizer parte da solução do aeroporto de Lisboa.

Ah ok é só uma questão de nome  :G-beer2:.
« Última modificação: Julho 07, 2023, 09:50:32 pm por Lightning »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3966 em: Julho 08, 2023, 11:42:22 am »
A BA1 vai receber a Escola de helicópteros militares da UE e os EH-101 se o Montijo fizer parte da solução do aeroporto de Lisboa.

E a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha com os Super Lynx, mas cada vez mais a solução Montijo parece condenada ao fracasso, por razões já amplamente discutidas, e ainda bem. Porém, e como há demasiados interesses em jogo, não se pode afirmar isso com total convicção, mas isto é assunto para outro tópico. Como disse anteriormente, se fosse aqui reproduzir todos os rumores que circulam semanalmente, não fazia mais nada o dia todo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3967 em: Julho 09, 2023, 01:49:42 pm »
Ovar, necessita de:

-Shelters em Betão Armado;
-Hangares de manutenção;
-Teste Motores;
-Alojamentos etc

Pelas minhas contas, uns 10 a 30 milhões serão o mínimo para por tudo OK

Mas um dos principais motivos, será o fator acústico, ou seja o barulho face aos F-16 é bem maior, além de que ter F-16 e F-35 numa só base, é demasiado arriscado por uma série de razões.

 
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wyldething

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3968 em: Julho 09, 2023, 05:30:21 pm »
A BA1 vai receber a Escola de helicópteros militares da UE e os EH-101 se o Montijo fizer parte da solução do aeroporto de Lisboa.

E a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha com os Super Lynx, mas cada vez mais a solução Montijo parece condenada ao fracasso, por razões já amplamente discutidas, e ainda bem. Porém, e como há demasiados interesses em jogo, não se pode afirmar isso com total convicção, mas isto é assunto para outro tópico. Como disse anteriormente, se fosse aqui reproduzir todos os rumores que circulam semanalmente, não fazia mais nada o dia todo.

A 552 até creio que era a primeira que estava previsto mudar-se para SIntra, mesmo sem avançar o aeroporto no Montijo.
Por que razão nunca chegou a mudar, não sei.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3969 em: Julho 09, 2023, 06:58:52 pm »
Por que razão nunca chegou a mudar, não sei.

Acho que isto está tudo "pendurado" no grande plano do novo aeroporto de Lisboa. Então devem estar à espera de saber realmente o que é que vai acontecer, que unidades da FAP é  que vão ser afectadas, etc.

No caso da 552 em particular presumo que, ainda não seja necessário estarem em Sintra, nem é necessário libertarem espaço para outras esquadras que a FAP decida enviar para Beja, então não vale a pena pôr já o pessoal de mala às costas de um lado para o outro enquanto não estiverem mais coisas decididas.

Também podem existir obras a ser feitas em Sintra para receber os Koalas...

Acho que há varias condicionantes que podem fazer acontecer coisas diferentes, o encerramento da base aérea do Montijo, os Super Tucano, os Canadair, mais futuramente até a existência de dois tipos de caças em Monte Real parece ser complicado e uma ter de sair de lá, todas estas peças de xadrez tem que ter uma "casa".

E a base aérea de Beja manter algum espaço livre para acolher forças externas para quando existem os grandes exercicios...
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3970 em: Julho 10, 2023, 02:11:51 pm »
Ainda referir que, para a BA nº8, estão a ser feitos projetos para a tornar uma base completamente operacional, albergando os UH-60A e no futuro, eventualmente os F-35A e os CL-415.
A nível de facilidades, como referi, só faltam mesmo os shelters em betão, e edifícios para manutenção de motores, testes motores etc, pois o resto já existe, fuel em linhas que abastecem as raquetes, e bastantes bunkers para munições, nomeadamente a sul da base.

Cps,

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3972 em: Agosto 12, 2023, 10:38:28 am »
Citar
(...) The funding request submitted by Tilvar’s office to parliament lays out a two-stage plan for the country’s F-35 acquisition; with the first phase covering 32 jets and an additional 16 aircraft in a subsequent second phase. (...)

Citar
(...) With a backlog of 421 aircraft at the end of June, Lockheed says it takes several years for new F-35 orders to be assembled and delivered to customers. The company aims to be producing 156 jets per year by 2025. Romanian officials hope to be flying their first F-35 by 2030.

https://www.flightglobal.com/fixed-wing/romania-moves-toward-65-billion-f-35-buy/154516.article

Passo natural para a Roménia, além de que os MLU noruegueses só deverão ter mais 10 anos de vida útil disponível.

Quanto a nós, vamos ficando de dia para dia cada vez mais para trás, mais atrasados e consequentemente relegados para o final da fila. Se o intuito é não se fazer nada de muito abrangente com os F-16, de modo a estes durarem 40 anos e depois sim se avançar para o seu substituto, então claramente estamos no bom caminho.
« Última modificação: Agosto 12, 2023, 01:53:56 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3973 em: Agosto 12, 2023, 11:51:25 am »
Por que razão nunca chegou a mudar, não sei.

Acho que isto está tudo "pendurado" no grande plano do novo aeroporto de Lisboa. Então devem estar à espera de saber realmente o que é que vai acontecer, que unidades da FAP é  que vão ser afectadas, etc.

No caso da 552 em particular presumo que, ainda não seja necessário estarem em Sintra, nem é necessário libertarem espaço para outras esquadras que a FAP decida enviar para Beja, então não vale a pena pôr já o pessoal de mala às costas de um lado para o outro enquanto não estiverem mais coisas decididas.

Também podem existir obras a ser feitas em Sintra para receber os Koalas...

Acho que há varias condicionantes que podem fazer acontecer coisas diferentes, o encerramento da base aérea do Montijo, os Super Tucano, os Canadair, mais futuramente até a existência de dois tipos de caças em Monte Real parece ser complicado e uma ter de sair de lá, todas estas peças de xadrez tem que ter uma "casa".

E a base aérea de Beja manter algum espaço livre para acolher forças externas para quando existem os grandes exercicios...


Eu a pensar que os Super Tucanitos eram para interceptar traficantes  vindos do Sul, ou vasos de guerra e por isso estariam no arquipélago Madeira  ;D ;D ;D
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3974 em: Agosto 12, 2023, 05:53:24 pm »
Citar
(...) The funding request submitted by Tilvar’s office to parliament lays out a two-stage plan for the country’s F-35 acquisition; with the first phase covering 32 jets and an additional 16 aircraft in a subsequent second phase. (...)

Citar
(...) With a backlog of 421 aircraft at the end of June, Lockheed says it takes several years for new F-35 orders to be assembled and delivered to customers. The company aims to be producing 156 jets per year by 2025. Romanian officials hope to be flying their first F-35 by 2030.

https://www.flightglobal.com/fixed-wing/romania-moves-toward-65-billion-f-35-buy/154516.article

Passo natural para a Roménia, além de que os MLU noruegueses só deverão ter mais 10 anos de vida útil disponível.

Quanto a nós, vamos ficando de dia para dia cada vez mais para trás, mais atrasados e consequentemente relegados para o final da fila. Se o intuito é não se fazer nada de muito abrangente com os F-16, de modo a estes durarem 40 anos e depois sim se avançar para o seu substituto, então claramente estamos no bom caminho.

Em relação ao F-35 não tenho duvidas uma esquadra está certa. A grande questão é se vamos finalmente ter um avião de superioridade aérea bimotor.