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Substituiçao dos F-16's

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3945 em: Julho 03, 2023, 05:03:26 pm »
O problema está nos motores.

Pois está. A questão é que o Estado Português não quer gastar mais dinheiro a comprar novos motores (F100-PW-229), fiando-se na garantia da Pratt & Whitney de apoio aos -220E até 2045. E para isso olhou para o exemplo de Taiwan, que manteve o -220 por razões de custo aquando da modernização dos A/B Block 20 para F-16V (embora tenham escolhido o -229EEP para os novos Block 72).

O pessoal por vezes esquece-se que o F100-PW-220E é um motor bastante fiável, disso não hajam dúvidas, mas usado e que foi modernizado do -200 original para ficar com as mesmas capacidades do -220, e daí o "E" para Equivalente. E por ter mais horas de serviço, precisa de inspeção e manutenção com maior frequência, diminuindo assim o número de células disponíveis a um dado momento.

Em teoria faz todo o sentido. Não se justifica estar a mudar os motores se só é suposto operar até 2035.

O problema é se em 2035 vai haver euros.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3946 em: Julho 03, 2023, 06:47:12 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3947 em: Julho 03, 2023, 10:34:16 pm »
Para a NATO acho que são 06 caças.

Exacto: 6 NATO (NRF), 4 QRA (parelha alerta + reserva).

Não sei como é que o nosso CEMGFA anda a pensar seriamente na proposta lituana de destacamentos de defesa aérea mais longos ou permanentes. O que os Estados Bálticos pretendem, com a Lituânia à cabeça, é que os parceiros da NATO fiquem mais tempo ou permanentemente lá, comprometendo-se a criar todas as condições e infraestruturas necessárias para tal. No nosso caso, e falando obviamente apenas dos F-16 e da vertente da defesa aérea, poderem ficar lá mais meses para além dos habituais 4 não me choca; agora, ter 4 caças deslocados em permanência no Báltico, quando não o fazemos sequer nos Açores ou Madeira, já me deixaria bastante surpreso. Até porque isso implicaria gastos que dificilmente estou a ver o Governo a aceitar, a não ser que a factura fosse paga na sua grande maioria - ou na íntegra - pelos referidos 3 países que fazem fronteira com a Rússia e Bielorrússia. Assim já acho mais viável.  :mrgreen: ::)
Na minha opinião deveria ser pago na integra pelos estados Bálticos. Em primeiro lugar porque, não tem caças e para isso dependem dos outros para a defesa aérea. Em segundo lugar, porque criticam o despesismo dos países do sul, mas quando é para ter lá caças dos referidos países, já o discurso muda de figura ::).

Saudações

P.S. A lógica do CEMGFA pode ser no sentido de pressionar os políticos com maior orçamento e mais meios. Como gostamos de fazer figura lá fora mais depressa aparece dinheiro para o policiamento dos países bálticos, do que para mandar uns F16 para a Madeira ou Açores. O problema é que no passado o esticar a corda, poucos resultados deu. Veja-se a RCA onde os helis não aparecem. ;)
Provavelmente será mais mostrar bandeira por parte do CEMGFA. Poderá ser é alguma manobra para arranjar moeda de troca para adquirir F-35. Ficaríamos com uma esquadra de F-16V- para defesa do território nacional e outra esquadra permanentemente baseada no estrangeiro com menos de uma dúzia de F-35 dedicados a missões NATO, a usar recursos de países aliados (infra-estrutura e logística) e que viriam cá de vez em quando aparecer nos festivais aéreos.

O problema está nos motores.

Pois está. A questão é que o Estado Português não quer gastar mais dinheiro a comprar novos motores (F100-PW-229), fiando-se na garantia da Pratt & Whitney de apoio aos -220E até 2045. E para isso olhou para o exemplo de Taiwan, que manteve o -220 por razões de custo aquando da modernização dos A/B Block 20 para F-16V (embora tenham escolhido o -229EEP para os novos Block 72).

O pessoal por vezes esquece-se que o F100-PW-220E é um motor bastante fiável, disso não hajam dúvidas, mas usado e que foi modernizado do -200 original para ficar com as mesmas capacidades do -220, e daí o "E" para Equivalente. E por ter mais horas de serviço, precisa de inspeção e manutenção com maior frequência, diminuindo assim o número de células disponíveis a um dado momento.
Poderemos também vir a fazer algo como Taiwan fez, que deverá vir a comprar os motores dos F-15 que os japoneses vão retirar de serviço. Portanto, chegando a altura compra-se uns motores em segunda-mão e aproveita-se o resto de vida das células dos F-16.

Ao fim do dia, por mais conversa que haja sobre compromissos NATO e problemas que possam existir na manutenção dos F-16, os F-16 ainda vão durar muitas décadas, provavelmente para lá de 2040. Se for preciso até se vai comprar mais F-16 em segunda-mão à USAF ou aos polacos.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3948 em: Julho 04, 2023, 09:58:16 am »
Mandem para o CEMGFA... ::)

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/missoes-da-forca-aerea-em-risco-no-curto-prazo

Citar
Missões da Força Aérea em risco “no curto prazo”
General alerta que tem “efetivo muitíssimo reduzido” e não consegue estancar “inúmeras saídas”. Não vê “o futuro com total confiança”.

Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3950 em: Julho 06, 2023, 10:58:05 pm »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3951 em: Julho 06, 2023, 11:02:59 pm »
https://www.flickr.com/photos/forcaaereaportuguesa/52217879593/in/album-72177720300565463/

 :)

Já vai sair a encomenda?
Troca/envio de F-16 para leste e F-35 para nós?  :D
Isso é que era bem visto…mandamos os PA2 e 3 PA1 para a Ucrânia e recebemos 12 F-35… one can but dream…
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3952 em: Julho 07, 2023, 08:36:53 am »
https://www.flickr.com/photos/forcaaereaportuguesa/52217879593/in/album-72177720300565463/

 :)

Foi um seminário ocorrido no ano passado, todavia tratou-se de uma excelente apresentação por parte da Lockheed Martin.  :)

O futuro cada vez mais se perfila desta forma (veremos mais tarde):

- Esquadra 201 "Falcões" com F-16M+/V Peace Atlantis I, com a adição de armamento melhorado para missões ar-ar e ar-superfície;

- Esquadra 301 "Jaguares" com F-35A Block 3F/4.


Rumores:

- aeronaves Peace Atlantis II disponibilizadas para a Ucrânia a médio prazo, inclusivé as 3 células AM que estão a ser modificadas na OGMA (alienação de 9 caças no total);

- facilidades norte-americanas para a aquisição de equipamento (hardware e software) caso isso se confirme;

- mísseis de cruzeiro Lockheed Martin AGM-158 JASSM, AGM-158B JASSM-ER e anti-navio AGM-158C LRASM poderão vir a fazer parte do pacote de aquisição do F-35A;

- novo armamento a ser comprado terá de ser compatível com ambos os sistemas de armas (F-16 e F-35);

- a FAP desejaria comprar inicialmente 20 Lightning II, porém será mais realista algo entre as 14 a 16 células. Os EUA não estão receptivos a encomendas abaixo de uma dúzia de aparelhos;

- uma das Esquadras de Caça poderá eventualmente ser transferida para a BA11;

- hipótese de no futuro poder ser estudada a integração do míssil ar-ar de longo alcance MBDA Meteor nos F-35A, após o phase-out dos F-16;

- Saab Gripen não está sequer a ser equacionado como hipótese.




Vamos aguardar então por novidades. Se 1/10 disto se viesse a concretizar já não seria nada mau. Intenções claras para isso há, falta o resto (vontade política e disponibilização de verbas).
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3953 em: Julho 07, 2023, 10:04:52 am »
Interessante a questão do Meteor

Se não estou em erro o seu IOC está esperado só lá para 2027

Com JATM a supostamente entrar já em IOC para o ano não seria mais interessante olhar antes para isso?

De qualquer forma ambos seriam excelentes adições
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3954 em: Julho 07, 2023, 01:28:00 pm »
- novo armamento a ser comprado terá de ser compatível com ambos os sistemas de armas (F-16 e F-35);

- uma das Esquadras de Caça poderá eventualmente ser transferida para a BA11;

Informações interessantes, mas estas partes criaram-me questões.

Qual a razão para a possivel deslocação de uma das esquadras de caças para Beja? Alguma razão operacional? É que Beja até corre o risco de ficar cheia de esquadras e Monte Real só uma, parece algo desequilibrado, à falta de mais informação. Está certo que se o F-35 não utilizar nada do apoio logístico comum com o F-16, não faz diferença que estejam em bases diferentes.

Outra coisa é o armamento comum entre o F-16 e F-35, até que ponto dá para dividir isso entre duas bases...
« Última modificação: Julho 07, 2023, 01:41:39 pm por Lightning »
 

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3955 em: Julho 07, 2023, 02:10:48 pm »
Tudo OK,
Tirem Beja e metam Ovar.
CPS
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3956 em: Julho 07, 2023, 03:04:22 pm »
Qual a razão para a possivel deslocação de uma das esquadras de caças para Beja? Alguma razão operacional? É que Beja até corre o risco de ficar cheia de esquadras e Monte Real só uma, parece algo desequilibrado, à falta de mais informação. Está certo que se o F-35 não utilizar nada do apoio logístico comum com o F-16, não faz diferença que estejam em bases diferentes.

Outra coisa é o armamento comum entre o F-16 e F-35, até que ponto dá para dividir isso entre duas bases...

Também me causa alguma confusão porque, e como bem disseste, embora Beja seja uma base enorme, começa de facto a ficar com uma certa falta de espaço.

Quanto à razão porque não poderiam ficar F-16 e F-35 em simultâneo na BA5, o que me foi apontado é que Monte Real não teria (ou terá) capacidade para tal. Portanto ou uma Esquadra ou outra, o que de certa forma é estranho para uma unidade que já chegou a albergar ao mesmo tempo na década de 80 duas Esquadras de A-7P/TA-7P, e 1 Esquadra de Treino Avançado com T-33 e T-38.


Tudo OK,
Tirem Beja e metam Ovar.
CPS

Sinceramente parece-me uma hipótese mais realista que Beja, sem dúvida. Até porque desde que passou a BA8 há uma certa pressa em "povoá-la", apesar dos UH-60A estarem atrasados.

Atenção que tudo isto são só rumores que circulam, "take it with a grain of salt" como se costuma dizer, porque se fosse aqui colocar todos os que por aí andam não fazia mais nada. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3957 em: Julho 07, 2023, 03:50:59 pm »
Interessante a questão do Meteor

Se não estou em erro o seu IOC está esperado só lá para 2027

Com JATM a supostamente entrar já em IOC para o ano não seria mais interessante olhar antes para isso?

De qualquer forma ambos seriam excelentes adições

O Meteor é fantástico. Se cumprir com tudo o que está  previsto é um absoluto game changer.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3958 em: Julho 07, 2023, 05:19:41 pm »
Interessante a questão do Meteor

Se não estou em erro o seu IOC está esperado só lá para 2027

Com JATM a supostamente entrar já em IOC para o ano não seria mais interessante olhar antes para isso?

De qualquer forma ambos seriam excelentes adições

O Meteor é fantástico. Se cumprir com tudo o que está  previsto é um absoluto game changer.
Sem dúvida, um excelente míssil e ficará ainda melhor no F-35

Se receber o mesmo estilo de datalink que o JATM pretende ter então acho que vamos ter uma escolha difícil entre os dois 

Portanto digo que se compre ambos  :mrgreen: :mrgreen:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3959 em: Julho 07, 2023, 05:32:45 pm »
Qual a razão para a possivel deslocação de uma das esquadras de caças para Beja? Alguma razão operacional? É que Beja até corre o risco de ficar cheia de esquadras e Monte Real só uma, parece algo desequilibrado, à falta de mais informação. Está certo que se o F-35 não utilizar nada do apoio logístico comum com o F-16, não faz diferença que estejam em bases diferentes.
Quanto à razão porque não poderiam ficar F-16 e F-35 em simultâneo na BA5, o que me foi apontado é que Monte Real não teria (ou terá) capacidade para tal. Portanto ou uma Esquadra ou outra, o que de certa forma é estranho para uma unidade que já chegou a albergar ao mesmo tempo na década de 80 duas Esquadras de A-7P/TA-7P, e 1 Esquadra de Treino Avançado com T-33 e T-38.
Será uma questão de reaproveitar edifícios ao invés de construir novas infra-estruturas por forma a poupar dinheiro?

Vamos então imaginar: vêm uns poucos F-35 e são colocados em Ovar ou Beja, reaproveitam os edifícios e instalações e constroem as outras novas infra-estruturas necessárias. Os F-16 entretanto ficam em MR e ficam reduzidos a uma dúzia. As décadas passam e pela lógica da coisa os F-16 são mais velhos e gastando mais horas de voo em missões de policiamento aéreo vão ser retirados ao serviço mais cedo.

Pronto, foram retirados de serviço os F-16 e agora o que acontece à BA5?
1. Vêm mais F-35 e são colocados em MR?
2. Passam os F-35 e todo o equipamento de Ovar para MR?
3. Passam outra esquadra com outro meio para MR?
4. Fecham de vez a BA5 e convertem em aeroporto civil?
5. Fecham de vez a BA5, deixam passar umas décadas e vendem às imobiliárias?

Se eu fosse pessimista ou paranóico diria até que colocar qualquer nova frota de caças noutra base que não a BA5 seria uma forma de preparar já o fecho da base no futuro. Eventualmente ficaríamos apenas com três bases aéreas no continente (BA1, BA11 e BA8) e não deve ser pouco difícil para a BA1 também perder esse estatuto.

Cumprimentos,
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