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Substituiçao dos F-16's

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3915 em: Junho 30, 2023, 03:58:09 pm »
Interessante que os Finlandeses conseguiram um negócio bem superior, pelo menos na minha opinião

E lá está talvez para nós a melhor aposta seria a promessa de F-16 a certa pessoa e com um acordo estilo ringtaush ter F-35 mais baratos

E acima de tudo isto é o resultado de deixar a substituição de P-3, F-16, C-130, MLU EH-101, MLU Pandur, M114, MLU e substituição das fragatas, AOR e mais sei lá o quê tudo para ser ao mesmo tempo, óbvio que assim não existe dinheiro para tudo

Constantemente Lisboa falha nos timings de compras e MLU, se isso não for resolvido, é para esquecer
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3916 em: Junho 30, 2023, 04:57:15 pm »
Esta FMS à República Checa é muito útil por duas ordens de razões: primeiro, dá-nos a capacidade de perceber de forma mais clara os montantes envolvidos na aquisição do F-35A e respectivo armamento e equipamento associado, e segundo como o valor atribuído à nossa Lei de Programação Militar 2023-2034 é diminuto, e cada vez menos condizente com as circunstâncias actuais.

Quando um Estado pretende adquirir 2 Esquadras de caças de 5ª geração pelo mesmo valor da lei que estabelece o investimento público em meios e equipamentos para as Forças Armadas num período de 12 anos, penso que pouco mais há a dizer, e que fora com as Embraers desta vida, o nosso país estará sempre condenado a ter de comprar material em segunda-mão.

Ainda acabamos a ficar com os Gripen C/D checos em 2035... ::)

Uma e parte dela paga pelos Americanos.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3917 em: Junho 30, 2023, 05:57:16 pm »
https://www.defense-aerospace.com/us-approves-5-6-billion-sale-of-24-lockheed-f-35a-fighters-to-czechia/

Continuem a sonhar com F35

Por esse preço só mesmo no reino dos sonhos.

Sem dúvida.
Compras de aeronaves que podiam ser atrasadas um triênio ou até mais uma vez que a capacidade de transporte táctico permanecia a mesma, o que permitiria efectuar o MLU de seis ESQ da FAP, demonstraram bem a importância que os crápulas dos Irresponsáveis politicos atribuem à DN.
Se o 390 fosse comprado em 2026 permitiria actualizar pelo menos 56 aeronaves e comprar uma dezena de helis medios, só isso !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3918 em: Junho 30, 2023, 06:06:29 pm »
Pode ser que no futuro a Embraer comece a fabricar F35 sob licença e então guito não vai faltar  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3919 em: Junho 30, 2023, 06:19:43 pm »
Por aqui continua a intensa propaganda da Embraer,  com fotos as pazadas do Kacete. Na próxima temporada  desta novela será a glorificação dos tucanitos e receio que não fique por aí, na transformação da FAP numa força aérea sul americana, completamente deslocada das necessidades nacionais na geografia europeia e corredor atlântico
« Última modificação: Junho 30, 2023, 06:21:50 pm por Pescador »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3920 em: Junho 30, 2023, 07:03:40 pm »
Por aqui continua a intensa propaganda da Embraer,  com fotos as pazadas do Kacete. Na próxima temporada  desta novela será a glorificação dos tucanitos e receio que não fique por aí, na transformação da FAP numa força aérea sul americana, completamente deslocada das necessidades nacionais na geografia europeia e corredor atlântico

Os Tutanitos são do melhor que há Pescador, tu não estás a colaborar com os nossos especialistas iluminados da area da aviação, és um Má Língua!!!!

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3921 em: Junho 30, 2023, 07:04:48 pm »
Interessante que os Finlandeses conseguiram um negócio bem superior, pelo menos na minha opinião

E lá está talvez para nós a melhor aposta seria a promessa de F-16 a certa pessoa e com um acordo estilo ringtaush ter F-35 mais baratos

E acima de tudo isto é o resultado de deixar a substituição de P-3, F-16, C-130, MLU EH-101, MLU Pandur, M114, MLU e substituição das fragatas, AOR e mais sei lá o quê tudo para ser ao mesmo tempo, óbvio que assim não existe dinheiro para tudo

Constantemente Lisboa falha nos timings de compras e MLU, se isso não for resolvido, é para esquecer

Os Finlandeses não brincam com a sua Defesa Nacional !!!

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3922 em: Junho 30, 2023, 07:10:59 pm »
Pode ser que no futuro a Embraer comece a fabricar F35 sob licença e então guito não vai faltar  :mrgreen:

Pois, teriamos os Kacetes, os Super Tutanos mais os F's made in Brasil,  era uma farra completa.

Pena é esta gentalha IrResponsavel não pensar nas lacunas dos Pandur e adquirir uns quantos Guaranis PM120, e umas duzias de RWS 12,7, até da REMAX, para os nossos ICV, não fazerem as tristes figuras na Roménia.
Isso sim seriam umas dezenas de milhões bem empregues, e ajudavam a indústria Brasileira, agora esbanjar mais de 800 MILHÕES em Cagueiros Tácticos, não me lixem !!!

http://www.ares.ind.br/new/en/land-systems/remax.php


Abraços
« Última modificação: Junho 30, 2023, 07:17:32 pm por tenente »
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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3923 em: Julho 01, 2023, 08:18:37 am »
Para nós 24 F-35 seria de certeza mais barato que esse contrato checo.

É que eles compraram muitas dezenas de misseis e bombas várias, nós com os nossos 18 AIM-9X e o resto que já temos estamos bem :mrgreen:.
« Última modificação: Julho 01, 2023, 08:19:02 am por Lightning »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3924 em: Julho 01, 2023, 10:22:58 am »
Se olharmos como foi a aquisição dos F16, diria que qualquer aquisição seriam em pelo menos duas tranches, 12/14 cada uma.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3925 em: Julho 01, 2023, 10:56:14 am »
Uma e parte dela paga pelos Americanos.

Por acaso até li algures que seriam 2 Esquadras, mas seja como for - com ajuda norte-americana ou sem ela - são negócios com valores finais para os quais pura e simplesmente não estamos preparados.


Eu acho que o que vai acabar por acontecer é Portugal adquirir F-35 Block 3F usados em meados dos anos 30, quando os Block 4 começarem a existir em número suficiente para os 3F começarem a ser transferidos para unidades de treino ou para a ANG (embora algumas unidades da ANG já estejam a receber 3F novos). Talvez aí se consigam comprar uns 24 e pagar a modernização para Block 4… novos, nem pensar…

E mesmo assim, se for esse o caminho no futuro, é necessário ter em conta que a modernização do 3F para o Block 4 implica o upgrade igualmente do motor [F135 Engine Core Upgrade (ECU)], dada a necessidade do Block 4 de ter mais potência eléctrica e capacidade de arrefecimento à sua disposição. Poderá não ser tão oneroso como optar por um dos futuros motores AETP, porém ainda será forçosamente um investimento extra. Veremos o que a cartada das Lajes ainda valerá.
« Última modificação: Julho 01, 2023, 10:57:25 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3926 em: Julho 01, 2023, 11:42:11 am »
Qual é a viabilidade para reduzir o número de aeronaves por esquadrão para, por exemplo, 8 aviões em vez de 12?

Isto do lado português. Não sei se a LM ficaria contente com uma encomenda tão pequena.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3927 em: Julho 01, 2023, 03:12:24 pm »
Qual é a viabilidade para reduzir o número de aeronaves por esquadrão para, por exemplo, 8 aviões em vez de 12?

Isto do lado português. Não sei se a LM ficaria contente com uma encomenda tão pequena.

Isso na prática dava em quantos operacionais a cada momento.
Devo ser um burro do c...que não entendo uma frota de cargueiros para carregar nada de relevante, já que os pandur e vantac são no geral versões básicas e depois reduzem nos aviões de combate. Nesse caminho daqui a nada eram tantos tucanitos quando F16 e diziam que uma das esquadras de combate ao solo era de tucanitos.
Já para não falar que pelas opcções mais em evidencia, existe um seita mais interessada em missões africadeles que na soberania nacional e compromissos europeus e atlânticos


Não se percebe não gastar duas centenas de mihões em MLU F16 e armas destes e, gastar em mais um kacete
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3928 em: Julho 01, 2023, 03:13:52 pm »
Por aqui continua a intensa propaganda da Embraer,  com fotos as pazadas do Kacete. Na próxima temporada  desta novela será a glorificação dos tucanitos e receio que não fique por aí, na transformação da FAP numa força aérea sul americana, completamente deslocada das necessidades nacionais na geografia europeia e corredor atlântico

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Os gajos que me mandem uma secção do PCC que eu recebo-os. Não lhes vai faltar nada  ;D
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3929 em: Julho 01, 2023, 03:27:11 pm »
Qual é a viabilidade para reduzir o número de aeronaves por esquadrão para, por exemplo, 8 aviões em vez de 12?

Isto do lado português. Não sei se a LM ficaria contente com uma encomenda tão pequena.
Aqui a questão é quantos aparelhos  são necessários para garantir os compromissos operacionais (QRA, NATO, etc.) e de treino para os pilotos. A distribuição por esquadras é mais administrativa que outra coisa… a USAF usa 18, 21 ou 24 células ativas + 3 de reserva por esquadrão, enquanto a RAF usa 11 células por esquadrão de Typhoon e 12 de F-35…

No nosso caso, julgo que a ideia é termos um mínimo de 8 aviões para QRA (4) e NATO (4), mas posso estar enganado e agradeço que me corrijam se estiver… juntamente com os aparelhos necessários para manter as horas de voo dos pilotos, julgo que a idea será ter no mínimo umas 12 células ativas a cada momento, mas, novamente, corrijam-me se estiver enganado. Se estes números não andarem muito longe da verdade, então um total de 16 células não chega, porque obrigaria a uma taxa de operacionalidade de 75%, quando os números reais são mais da ordem do 50-60%…. 24 células deve ser o número absolutamente mínimo…
 
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