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Substituiçao dos F-16's

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3540 em: Abril 01, 2022, 03:01:35 pm »
Os EUA apontam os elevados custos de manutenção para o cancelamento de 33% e 25% (A e C) dos F35 em 2023.

O que me leva à questão seguinte. Há basicamente zero hipóteses da manutenção de um F-35 ficar mais barata que a de um Gripen como tem sido dito em concursos europeus. Não me acredito.
Errado, a USAF deixou bem claro quando apresentou o pedido de orçamento para 2023 que quer o 1763 aviões. Apenas quer atrasar as compras agora, que seriam Block 3F e compensar mais tarde adquirindo já Block 4 diretos de fábrica, em vez de estar a pagar o upgrade. Tem ZERO que ver com os custos de manutenção…

Desculpa mas li vários artigos e num deles era expressamente dito isso. Não me vais dizer que estou a mentir pois não? Ganhava alguma coisa com isso? Nada.

Eu até sou fã do Gripen mas realmente para PT não faria sentido algum. E sei que os dados que chegaram à Finlândia e Suíça diziam que o F-35 tinha manutenção mais barata. Isso são factos que não discuto. Mas em termos de opinião posso dizer que não me acredito. E acho que o futuro irá provar isso mesmo.
NNada como utilizar referências quando se afirma alguma coisa…
https://www.defensenews.com/air/2022/03/28/air-force-would-cut-150-aircraft-including-a-10s-buy-fewer-f-35s-in-2023-budget/
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-03-28/air-force-still-wants-1-763-f-35s-despite-cutting-back-next-year?sref=IYQ5mP1s
O desenvolvimento do software para o Block 4 não está a ser tão rápido como a USAF gostaria e então vão adquirir menos F-35 para já, para evitar terem que fazer upgrades mais tarde, e desviar o dinheiro para o NGAD. Mas querem os 1763 na mesma… não tem nada que ver com custos de hora de voo ou problemas de manutenção.


Contínuas a achar que ando por aqui a inventar. Fica registado.

https://www.19fortyfive.com/2022/03/we-think-we-know-why-the-us-air-force-cut-its-f-35-fighter-order/
Um artigo de opinião de um site (1945.com) que é uma câmara de ressonância anti-Biden (até o título diz “we think we know…”) vs., declarações oficiais dos responsáveis do Pentágono… exatamente a mesma credibilidade entre uns e outros…
« Última modificação: Abril 01, 2022, 03:02:25 pm por JohnM »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3541 em: Abril 01, 2022, 03:03:41 pm »
Essa dos krauts é a americanice, pá! Em tuga diz-se boche. Palavra que me traz sempre à lembrança o grande O’Neill, com o seu Bosch é brom.  :mrgreen:
😂tens razão… my bad…😂😂😂
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3542 em: Abril 01, 2022, 04:23:27 pm »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3543 em: Abril 01, 2022, 04:29:11 pm »
Business insider para os duvidosos.

https://www.businessinsider.com/us-reduces-f35-buys-as-other-militaries-buy-stealth-fighters-2022-3
Ou eu já não sei ler inglês, ou este artigo diz exatamente o mesmo que os dois que eu postei, i.e., que o abrandar das aquisições é devido ao desejo de ir diretamente para o Block 4, que está atrasado… nada que ver com custos de operação ou horas de voo… entretanto, e para compensar, aumentam k ritmo de aquisição dos F-15EX… faz todo o sentido… quando o Block 4 estiver operacional, voltam a aumentar as quantidades e o número total, para já, mantém-se nos 1763…
 

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Visitante123

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3544 em: Abril 01, 2022, 04:42:17 pm »
Citar
The unreleased version of the report described a number of other problems, such as low mission-capable rates and ongoing shortages of spare parts, including engines. A years-long delay on high-end simulated testing has also prevented an official decision on full-rate production of the jet.

Citar
In its most recent annual report, the Pentagon's director of operational test and evaluation said that in 2021 the F-35 program "continue[d] to field immature, deficient, and insufficiently tested Block 4 mission systems software."

Citar
"These aircraft are highly capable, but the question that we have to ask — and I think the Air Force is asking — [is] are they sustainable [and] durable," Reed said at a Defense Writers Group event. "Until they answer those questions, I think they're not going to rush in and acquire significant numbers."
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3545 em: Abril 01, 2022, 04:57:22 pm »
Citar
The unreleased version of the report described a number of other problems, such as low mission-capable rates and ongoing shortages of spare parts, including engines. A years-long delay on high-end simulated testing has also prevented an official decision on full-rate production of the jet.

Citar
In its most recent annual report, the Pentagon's director of operational test and evaluation said that in 2021 the F-35 program "continue[d] to field immature, deficient, and insufficiently tested Block 4 mission systems software."

Citar
"These aircraft are highly capable, but the question that we have to ask — and I think the Air Force is asking — [is] are they sustainable [and] durable," Reed said at a Defense Writers Group event. "Until they answer those questions, I think they're not going to rush in and acquire significant numbers."
Exatamente… atraso na operacionalização do Block 4 e nos testes finais de aceitação, coisa que já se sabia… Parece que afinal não estamos a falar de coisas muito diferentes
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3546 em: Abril 01, 2022, 09:26:52 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3547 em: Abril 03, 2022, 03:15:28 pm »
Entretanto, a USAF e a GE iniciaram na semana passada os testes ao motor XA100.

https://www.geaviation.com/press-release/military-engines/ge-begins-industrys-first-adaptive-cycle-engine-tests-arnold


Cada vez acredito mais que o JSF foi um esquema para substituir os Harrier. :mrgreen:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3548 em: Abril 09, 2022, 12:23:34 pm »
Air International de Maio, artigo sobre as futuras perspectivas para a aviação de caça europeia.

Citar
(...) Regarding further prospects for F-35 sales into Europe, a Lockheed Martin spokesperson associated with the programme stated: “We have also seen interest from Greece and the Czech Republic, among others. Follow-on buys continue to be of interest, too. In each of these countries a formal procurement process has yet to be launched.” (...)

(...) Portugal itself appears to have no solid future fighter plans beyond making occasional upgrades to its remaining 28 F-16AM/BM MLUs. (...)




E a Combat Aircraft de Maio traz também uma peça sobre as Esq. 201 e 301, as pontas-de-lança da Força Aérea Portuguesa. Entre várias coisas ressalto o seguinte:

Citar
Upgrades and missions

The F-16 has been in constant evolution and development – it is a non-stop process to help face new threats and environments to keep the F-16 as lethal as it can be. There is no major upgrade forthcoming to the aircraft itself, but Portugal is in the process of acquiring newer weapons and sensors. These upgrades will bring the FAP closer to 4.5 and fifth-generation aircraft and will enable the air force to fly in a much more integrated way with fifth-generation operators. Most of the work will be done in-house while collaborating with the entity that sells to the FAP. There are no fixed dates for future upgrades. ‘Splinter’ (Jaguares' CO) commented: “What is important is that the Portuguese Air Force, with the 201 and 301 Squadrons, is aware of the current capabilities of the F-16 and, most importantly, the limitations. Knowing and recognizing your weaknesses is a major step to improve your overall performance and to be able to face newer and more advanced threats.”

Portanto destas linhas penso ser seguro depreender que alguma espécie de modernização Viper irá ocorrer na frota.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3549 em: Abril 09, 2022, 12:30:41 pm »
Air International de Maio, artigo sobre as futuras perspectivas para a aviação de caça europeia.

Citar
(...) Regarding further prospects for F-35 sales into Europe, a Lockheed Martin spokesperson associated with the programme stated: “We have also seen interest from Greece and the Czech Republic, among others. Follow-on buys continue to be of interest, too. In each of these countries a formal procurement process has yet to be launched.” (...)

(...) Portugal itself appears to have no solid future fighter plans beyond making occasional upgrades to its remaining 28 F-16AM/BM MLUs. (...)




E a Combat Aircraft de Maio traz também uma peça sobre as Esq. 201 e 301, as pontas-de-lança da Força Aérea Portuguesa. Entre várias coisas ressalto o seguinte:

Citar
Upgrades and missions

The F-16 has been in constant evolution and development – it is a non-stop process to help face new threats and environments to keep the F-16 as lethal as it can be. There is no major upgrade forthcoming to the aircraft itself, but Portugal is in the process of acquiring newer weapons and sensors. These upgrades will bring the FAP closer to 4.5 and fifth-generation aircraft and will enable the air force to fly in a much more integrated way with fifth-generation operators. Most of the work will be done in-house while collaborating with the entity that sells to the FAP. There are no fixed dates for future upgrades. ‘Splinter’ (Jaguares' CO) commented: “What is important is that the Portuguese Air Force, with the 201 and 301 Squadrons, is aware of the current capabilities of the F-16 and, most importantly, the limitations. Knowing and recognizing your weaknesses is a major step to improve your overall performance and to be able to face newer and more advanced threats.”

Portanto destas linhas penso ser seguro depreender que alguma espécie de modernização Viper irá ocorrer na frota.

Só falta gozarem na AFM...
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3550 em: Abril 09, 2022, 12:42:08 pm »
Só falta gozarem na AFM...

Na AFM será na edição de Junho ou Julho, quando chegar a nossa vez no "European Fighter Survey".
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3551 em: Abril 14, 2022, 02:34:41 pm »
Pergunta técnica.

Se Portugal adquirisse o NASAMS e comprasse novos AMRAAM para os F-16 podíamos usar os antigos para equipar as baterias anti-aéreas? São compatíveis? Estão em bom estado para serem usados?
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3552 em: Abril 14, 2022, 03:26:13 pm »
Creio que sim, que os mísseis são iguais em ambos os casos. Temos é poucos, devem dar para encher 3 lançadores.

Quanto ao estado deles, certamente haverá gente mais indicada pera responder. No entanto não me admirava que fosse dado como "confidencial".
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3553 em: Abril 14, 2022, 06:21:56 pm »
Em relação aos custos de manutenção dos F-35 onde expressei dúvidas à uns tempos...

A Austrália prevê $233M para manter 48 F-35 em 2021-22.

Em 6 anos e meio 15-21 gastou $461M.

Até 2053 prevê gastar $10B para a manutenção de frota de 72 aviões. Portanto $4,6M por avião por ano.
 

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Visitante123

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Re: Substituiçao doA Finlândia prevê númers F-16's
« Responder #3554 em: Abril 14, 2022, 06:35:21 pm »
A Finlândia prevê custos semelhantes para 64 células mas a Suíça prevê os mesmos 16 a 17B para apenas 34 células. Como é possível?