O problema foi detectado em 2017 e impossibilita o F35 de fazer QRA.
Na Noruega o F-35 já assumiu o QRA, e os F-16 penso que foram vendidos à Roménia, por isso agora só tem mesmo o F-35.
E os Italianos já os têm a fazer QRA no Báltico… alguém lhes devia dizer que é impossível…
Se os russos começarem a fazer incursões de desgaste como os chineses em Taiwan vamos ver se os Noruegueses ficarão satisfeitos com a opção.
Quando se diz que o F35 não pode fazer QRA não é uma questão deles caírem do céu se o fizerem. Até podes fazer QRA com um c-130. Vai fazer um trabalho de bosta mas fazer faz. Quando se diz que não pode fazer QRA é porque se o fizer os gastos em reparações e manutenção do stealth serão muito mais elevados do que o que seria esperado de outra forma. E se o fizeres frequentemente ou ficas sem aviões para o fazer (em manutenção) ou o fazes com aviões com a capaciadde stealth deteriorada.
E, sinceramente, achas que sabes mais que esse povo todo e achas que eles não consideraram isso quando escolheram o avião? E achas que mesmo que o F-35 não seja ideal para QRA e que existam maneiras mais baratas de o fazer, passa pela cabeça de alguém ter uma frota só para QRA e outra só para combate? Que luxo… dá-me um exemplo apenas onde isso aconteça… apenas um.. o mais semelhante que existe é a RAF fazer QRA com os Typhoon Tranche 1, mas isso é por outros motivos e vão aposentá-los em 2024 para poupar dinheiro… quando escolhes uma frota de aviões de combate, escolhes para isso mesmo, combate… o QRA é uma tarefa adicional…
Finalmente, o exemplo chinês não pega, porque eles têm feito incursões com muitos aviões, mas nunca de maneira continuas, i.e., mais que uns dias de seguida… nem os Chineses têm capacidades para fazer incursões daquelas durante um ou dois meses consecutivos e iam ser os Russos? Fazes alguma ideia do esforço humano, técnico e financeiro que é gerar 40 voos por dia durante meses? Obviamente que não, isto não é a Batalha de Inglaterra em 1940… Do ponto de vista do QRA esse é um problema de volume, não de sustentação… os Taiwaneses precisam ter muitos F-16 disponíveis durante relativamente pouco tempo, não alguns F-16 durante muito tempo… eu argumentaria que o F-35 seria ideal para esse tipo de QRA…
Estou certo que Israel e o Japão mandam os F35 fazer QRA e não os F15. Ou que a Rússia não manda os Mig 31, deve mandar antes os Su-34.
Claro que há muitas FA que têm aviões específicos para QRA. Chiça...até têm uma designação própria "interceptors".
Eu “adoro” quando o pessoal vai mudando os argumentos e arranjando opiniões novas de cada vez que uma das anteriores é desconstruida… primeiro o F-35 não servia para operações continuadas… quando foi apontado que esse é, de facto, um dos critérios principais de escolha pela generalidade das FA, passou a não ser bom para fazer QR de alta intensidade e de modo continuado… quando foi demonstrado que isso não existe, passou a não prestar nem para QRA normal porque é para isso que existem interceptores… vamos lá a desconstruir também esse argumento: qualquer pais escolhe os aviões de combate em função de como vão desempenhar em combate (chocante, não é?), não em função de como vão fazer QRA, senão ainda estávamos todos a usar F-104 Starfighter… o interceptor puro morreu… o único espécime ainda existente é o Mig-31 por causa das condições geográficas muito particulares do norte e leste da Rússia, leia-se o país é grande com’ó ca$$%#lho…. No Sul e no Oeste o QRA é garantido pelo Su-35… mesmo este último dos interceptores “puros” está a ser modificado para ataque, já que é o único avião táctico no inventário da FA Russa que consegue disparar o míssil hipersónico Kinzhal… hoje em dia TODOS os aviões tacticos são multirole, mesmo o Mig-31 e o F-15 EX Eagle II… qualquer, repito, qualquer avião tático consegue fazer QRA; na Noruega é o F-35, como noutros países é outro qualquer… nos Bálticos, os Italianos podiam ter continuado a enviar Typhoons, como sempre fizeram, mas desta vez têm lá F-35… escolhas que cada país faz, mas talvez porque em caso de a coisa aquecer na Ucrânia os F-35 sejam melhores que os Typhoon? Chocante, mais uma vez…
Então, agora que já vimos que o F-35 tb consegue fazer QRA, qual é o próximo argumento?
Eu já não tenho paciência para discussões na internet que em vez de discutir o tema entra num campo de "a minha pilinha é maior que a tua". Por isso vou fazer um último post e acabar com isto já que esta discussão trouxe zero para o fórum.
O resto do pessoal percebeu e debateu coisas importantes. É só no F35C e B que ocorrem esses peroblemas ou tb no A? O F35 não é bom no QRA mas é bom noutras coisas. Só quero dizer duas ou três coisas.
1. A Finlândia e a Noruega tem que se preocupar com o S-400. Vamos ver o raioo de deteção do S-400 em territõrio russo e sobrep^-lo num mapa? Como é óbvio a questão do stealth é muito mais importante para eles do que para nós.
2. A questão do QRA não foi levantada por mim mas por artigos americanos de defesa por causa do problema que NÃO é só de tinta. É de tinta, É de criação de calor excessivo e é de problemas nos estabilizadores horizontais. Tanto na versão B como na C este problema foi nomeado de grau 1 (o mais elevado) e decidiram olhar para o lado porque não encontraram solução.
3. Os dados indicam que em altitude e em QRA o F35C só pode fazer 80 segs a Mach 1.2 e 40 segs a Mach 1.3. Vai fazer QRA mas vai em subsónico na maior parte do tempo? Um Tu-160 voa acima de Mach 2.0. Vamos discutir se esse problema se esbate no F35-A? Ótimo. É uma discussão positiva. É por o airframe estar preparado para aguentar 9g em vez de 7g nas outras variantes? Tenho dúvidas mas se for ainda melhor.
4. O que eu disse aqui no fórum pode ser verificado com uma busca no Google.
Eu não sou anti-F35. Basta ver os meus posts anteriores. Mas os problemas continuam a surgir com este avião e nem referi os dois crashes nos porta-aviões do Uk e dos USA. E devemos ter muita atenção a estes problemas porque não temos capacidade financeira para colmatar erros. Por isso uma substituição progressiva dos F-16 poderia ser melhor colmatando a obsolescência dos actuais caças com um upgrade para a versão V.