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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3300 em: Janeiro 30, 2022, 09:41:47 pm »
O problema foi detectado em 2017 e impossibilita o F35 de fazer QRA.

Na Noruega o F-35 já assumiu o QRA, e os F-16 penso que foram vendidos à Roménia, por isso agora só tem mesmo o F-35.
E os Italianos já os têm a fazer QRA no Báltico… alguém lhes devia dizer que é impossível…

Se os russos começarem a fazer incursões de desgaste como os chineses em Taiwan vamos ver se os Noruegueses ficarão satisfeitos com a opção.

Quando se diz que o F35 não pode fazer QRA não é uma questão deles caírem do céu se o fizerem. Até podes fazer QRA com um c-130. Vai fazer um trabalho de bosta mas fazer faz. Quando se diz que não pode fazer QRA é porque se o fizer os gastos em reparações e manutenção do stealth serão muito mais elevados do que o que seria esperado de outra forma. E se o fizeres frequentemente ou ficas sem aviões para o fazer (em manutenção) ou o fazes com aviões com a capaciadde stealth deteriorada.
E, sinceramente, achas que sabes mais que esse povo todo e achas que eles não consideraram isso quando escolheram o avião? E achas que mesmo que o F-35 não seja ideal para QRA e que existam maneiras mais baratas de o fazer, passa pela cabeça de alguém ter uma frota só para QRA e outra só para combate? Que luxo… dá-me um exemplo apenas onde isso aconteça… apenas um.. o mais semelhante que existe é a RAF fazer QRA com os Typhoon Tranche 1, mas isso é por outros motivos e vão aposentá-los em 2024 para poupar dinheiro… quando escolhes uma frota de aviões de combate, escolhes para isso mesmo, combate… o QRA é uma tarefa adicional…

Finalmente, o exemplo chinês não pega, porque eles têm feito incursões com muitos aviões, mas nunca de maneira continuas, i.e., mais que uns dias de seguida… nem os Chineses têm capacidades para fazer incursões daquelas durante um ou dois meses consecutivos e iam ser os Russos? Fazes alguma ideia do esforço humano, técnico e financeiro que é gerar 40 voos por dia durante meses? Obviamente que não, isto não é a Batalha de Inglaterra em 1940… Do ponto de vista do QRA esse é um problema de volume, não de sustentação… os Taiwaneses precisam ter muitos F-16 disponíveis durante relativamente pouco tempo, não alguns F-16 durante muito tempo… eu argumentaria que o F-35 seria ideal para esse tipo de QRA…

Estou certo que Israel e o Japão mandam os F35 fazer QRA e não os F15. Ou que a Rússia não manda os Mig 31, deve mandar antes os Su-34.

Claro que há muitas FA que têm aviões específicos para QRA. Chiça...até têm uma designação própria "interceptors".
Eu “adoro” quando o pessoal vai mudando os argumentos e arranjando opiniões novas de cada vez que uma das anteriores é desconstruida… primeiro o F-35 não servia para operações continuadas… quando foi apontado que esse é, de facto, um dos critérios principais de escolha pela generalidade das FA, passou a não ser bom para fazer QR de alta intensidade e de modo continuado… quando foi demonstrado que isso não existe, passou a não prestar nem para QRA normal porque é para isso que existem interceptores… vamos lá a desconstruir também esse argumento: qualquer pais escolhe os aviões de combate em função de como vão desempenhar em combate (chocante, não é?), não em função de como vão fazer QRA, senão ainda estávamos todos a usar F-104 Starfighter… o interceptor puro morreu… o único espécime ainda existente é o Mig-31 por causa das condições geográficas muito particulares do norte e leste da Rússia, leia-se o país é grande com’ó ca$$%#lho…. No Sul e no Oeste o QRA é garantido pelo Su-35… mesmo este último dos interceptores “puros” está a ser modificado para ataque, já que é o único avião táctico no inventário da FA Russa que consegue disparar o míssil hipersónico Kinzhal… hoje em dia TODOS os aviões tacticos são multirole, mesmo o Mig-31 e o F-15 EX Eagle II… qualquer, repito, qualquer avião tático consegue fazer QRA; na Noruega é o F-35, como noutros países é outro qualquer… nos Bálticos, os Italianos podiam ter continuado a enviar Typhoons, como sempre fizeram, mas desta vez têm lá F-35… escolhas que cada país faz, mas talvez porque em caso de a coisa aquecer na Ucrânia os F-35 sejam melhores que os Typhoon? Chocante, mais uma vez…

Então, agora que já vimos que o F-35 tb consegue fazer QRA, qual é o próximo  argumento?

Eu já não tenho paciência para discussões na internet que em vez de discutir o tema entra num campo de "a minha pilinha é maior que a tua". Por isso vou fazer um último post e acabar com isto já que esta discussão trouxe zero para o fórum.

O resto do pessoal percebeu e debateu coisas importantes. É só no F35C e B que ocorrem esses peroblemas ou tb no A? O F35 não é bom no QRA mas é bom noutras coisas. Só quero dizer duas ou três coisas.

1. A Finlândia e a Noruega tem que se preocupar com o S-400. Vamos ver o raioo de deteção do S-400 em territõrio russo e sobrep^-lo num mapa? Como é óbvio a questão do stealth é muito mais importante para eles do que para nós.

2. A questão do QRA não foi levantada por mim mas por artigos americanos de defesa por causa do problema que NÃO é só de tinta. É de tinta, É de criação de calor excessivo e é de problemas nos estabilizadores horizontais. Tanto na versão B como  na C este problema foi nomeado de grau 1 (o mais elevado) e decidiram olhar para o lado porque não encontraram solução.

3. Os dados indicam que em altitude e em QRA o F35C só pode fazer 80 segs a Mach 1.2 e 40 segs a Mach 1.3. Vai fazer QRA mas vai em subsónico na maior parte do tempo? Um Tu-160 voa acima de Mach 2.0. Vamos discutir se esse problema se esbate no F35-A? Ótimo. É uma discussão positiva. É por o airframe estar preparado para aguentar 9g em vez de 7g nas outras variantes? Tenho dúvidas mas se for ainda melhor.

4. O que eu disse aqui no fórum pode ser verificado com uma busca no Google.

Eu não sou anti-F35. Basta ver os meus posts anteriores. Mas os problemas continuam a surgir com este avião e nem referi os dois crashes nos porta-aviões do Uk e dos USA. E devemos ter muita atenção a estes problemas porque não temos capacidade financeira para colmatar erros. Por isso uma substituição progressiva dos F-16 poderia ser melhor colmatando a obsolescência dos actuais caças com um upgrade para a versão V.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3301 em: Janeiro 30, 2022, 09:42:14 pm »
Ficou a faltar a Noruega.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3302 em: Janeiro 30, 2022, 09:46:23 pm »
Concordo a 99%… hoje em dia o único interceptor puro que resta, e apenas devido à geografia muito específica da Rússia, é o Mig-31… todos os outros aviões em produção hoje, todos mesmo, são multirole… de resto, subscrevo por inteiro

Creio que já nem o Mig-31 se encontra em produção. No entanto referia-me a aeronaves em uso, não estritamente em produção, como os poucos Typhoon Tranche 1, SU-27 e os F-15 C/D que têm funções essencialmente de interceptor/superioridade aérea. De resto, até o F-22 chega a ser usado em missões de ataque.

O que importa reter, é que também não há grandes opções. Nenhum dos concorrentes do F-35 apresenta o potencial de longevidade e de "padrão NATO" que este tem, e como tal não vejo as limitações enquanto interceptor como suficientes para que não seja eleito o futuro caça da FAP (se vier a existir). Para nós, os custos, tanto de aquisição, manutenção e operação, seriam factores muito mais proibitivos que qualquer outro.
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3303 em: Janeiro 30, 2022, 09:57:39 pm »
Concordo a 99%… hoje em dia o único interceptor puro que resta, e apenas devido à geografia muito específica da Rússia, é o Mig-31… todos os outros aviões em produção hoje, todos mesmo, são multirole… de resto, subscrevo por inteiro

Creio que já nem o Mig-31 se encontra em produção. No entanto referia-me a aeronaves em uso, não estritamente em produção, como os poucos Typhoon Tranche 1, SU-27 e os F-15 C/D que têm funções essencialmente de interceptor/superioridade aérea. De resto, até o F-22 chega a ser usado em missões de ataque.

O que importa reter, é que também não há grandes opções. Nenhum dos concorrentes do F-35 apresenta o potencial de longevidade e de "padrão NATO" que este tem, e como tal não vejo as limitações enquanto interceptor como suficientes para que não seja eleito o futuro caça da FAP (se vier a existir). Para nós, os custos, tanto de aquisição, manutenção e operação, seriam factores muito mais proibitivos que qualquer outro.
Exactamente! Hoje em dia só não compra o F-35 quem não tem (ou não quer ter…🙄) dinheiro o quem os Estados Unidos não gostam…
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3304 em: Janeiro 30, 2022, 10:03:46 pm »
Não entendo, em um país como o nosso - sem dinheiro, sem vontade de investir na defesa, com tantas falhas na defesa - pensar, neste momento (ie algures até 2030), no F-35 e não no upgradepara F16V; ficamos para trás mas há outras falhas e o cobertor é curto.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3305 em: Janeiro 30, 2022, 10:28:21 pm »
Concordo a 99%… hoje em dia o único interceptor puro que resta, e apenas devido à geografia muito específica da Rússia, é o Mig-31… todos os outros aviões em produção hoje, todos mesmo, são multirole… de resto, subscrevo por inteiro

Creio que já nem o Mig-31 se encontra em produção. No entanto referia-me a aeronaves em uso, não estritamente em produção, como os poucos Typhoon Tranche 1, SU-27 e os F-15 C/D que têm funções essencialmente de interceptor/superioridade aérea. De resto, até o F-22 chega a ser usado em missões de ataque.

O que importa reter, é que também não há grandes opções. Nenhum dos concorrentes do F-35 apresenta o potencial de longevidade e de "padrão NATO" que este tem, e como tal não vejo as limitações enquanto interceptor como suficientes para que não seja eleito o futuro caça da FAP (se vier a existir). Para nós, os custos, tanto de aquisição, manutenção e operação, seriam factores muito mais proibitivos que qualquer outro.

A última notícia que li diziam que o MIG31 seria substituído pelo MIG41 que seria desenhado a partir da desenho do antecessor. É provável que seja mais um upgrade que um avião novo.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3306 em: Janeiro 30, 2022, 10:29:54 pm »
A ideia é manter a escola com os restantes parceiros da NATO mas desta vez com o F-35.

De qualquer forma isso já não interessa para nada.
Parabéns a todos! Vai ficar tudo como está.

Voltamos a este assunto daqui a 4 anos.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3307 em: Janeiro 30, 2022, 10:33:46 pm »
Não entendo, em um país como o nosso - sem dinheiro, sem vontade de investir na defesa, com tantas falhas na defesa - pensar, neste momento (ie algures até 2030), no F-35 e não no upgradepara F16V; ficamos para trás mas há outras falhas e o cobertor é curto.

Lá está, no nosso caso, o verdadeiro impedimento à adopção do F-35, é mesmo a questão financeira. E mais concretamente, o desinvestimento nas FA ser tal, que entre hoje e 2035 há tanta coisa por resolver, que está difícil vislumbrar tal compra.

Claro que cumprindo com os 2% do PIB para a Defesa, e sem artimanhas e cativações, arranja-se dinheiro para o que precisamos. O problema é mesmo cumprir esta meta, e que uma boa fatia vá para novas aquisição e manutenção dos meios.

A última notícia que li diziam que o MIG31 seria substituído pelo MIG41 que seria desenhado a partir da desenho do antecessor. É provável que seja mais um upgrade que um avião novo.

É possível, mas para já, creio que ainda não se viu esse suposto novo caça.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3308 em: Janeiro 31, 2022, 11:32:58 am »
De qualquer forma isso já não interessa para nada.
Parabéns a todos! Vai ficar tudo como está.

Voltamos a este assunto daqui a 4 anos.

Vamos lá ver quem será o próximo boy ou girl da Defesa. Com maioria absoluta, o que vai estar na ordem do dia é a distribuição de cargos, e tudo o resto que se lixe.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3309 em: Janeiro 31, 2022, 03:00:00 pm »
De qualquer forma isso já não interessa para nada.
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Voltamos a este assunto daqui a 4 anos.

Vamos lá ver quem será o próximo boy ou girl da Defesa. Com maioria absoluta, o que vai estar na ordem do dia é a distribuição de cargos, e tudo o resto que se lixe.  ::)

Apenas para complementar e encerrar este OT: no rescaldo dos resultados de ontem, agora com o PS a deter a maioria absoluta é que se vai perceber claramente se a estagnação na Defesa Nacional tinha ou não eventualmente mão do BE e PCP, e/ou se haverá ou não lugar a uma reorientação da estratégia para este sector.

Histórica e factualmente, até foi nos últimos consulados socialistas antes de António Costa que houve um maior impulso na área do reequipamento dos ramos, algo que não tem tido seguimento desde o mandato de 2015, supostamente muito por culpa de dois dos partidos políticos de Esquerda que ontem mais pesada derrota sofreram. Agora que os socialistas estarão à vontade para governar como bem desejarem, é que vai ser perceptível se a influência de BE e PCP era tão perniciosa assim ou se, pelo contrário, as Forças Armadas continuarão a ser encaradas como algo supérfluo e, no fundo, um motivo para chatices pelo novo Executivo maioritário.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3310 em: Janeiro 31, 2022, 03:14:09 pm »
De qualquer forma isso já não interessa para nada.
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Voltamos a este assunto daqui a 4 anos.

Vamos lá ver quem será o próximo boy ou girl da Defesa. Com maioria absoluta, o que vai estar na ordem do dia é a distribuição de cargos, e tudo o resto que se lixe.  ::)

Apenas para complementar e encerrar este OT: no rescaldo dos resultados de ontem, agora com o PS a deter a maioria absoluta é que se vai perceber claramente se a estagnação na Defesa Nacional tinha ou não eventualmente mão do BE e PCP, e/ou se haverá ou não lugar a uma reorientação da estratégia para este sector.

Histórica e factualmente, até foi nos últimos consulados socialistas antes de António Costa que houve um maior impulso na área do reequipamento dos ramos, algo que não tem tido seguimento desde o mandato de 2015, supostamente muito por culpa de dois dos partidos políticos de Esquerda que ontem mais pesada derrota sofreram. Agora que os socialistas estarão à vontade para governar como bem desejarem, é que vai ser perceptível se a influência de BE e PCP era tão perniciosa assim ou se, pelo contrário, as Forças Armadas continuarão a ser encaradas como algo supérfluo e, no fundo, um motivo para chatices pelo novo Executivo maioritário.

Eu não vou a bola com os Comunistas, mas fora o tema da NATO e tudo o que anda a sua volta, não me lembro dos comunistas terem bloqueado qualquer tipo de intervenção/investimento/gasto no sector da defesa.
 

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MATRA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3311 em: Janeiro 31, 2022, 03:36:19 pm »
De qualquer forma isso já não interessa para nada.
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Vamos lá ver quem será o próximo boy ou girl da Defesa. Com maioria absoluta, o que vai estar na ordem do dia é a distribuição de cargos, e tudo o resto que se lixe.  ::)

Apenas para complementar e encerrar este OT: no rescaldo dos resultados de ontem, agora com o PS a deter a maioria absoluta é que se vai perceber claramente se a estagnação na Defesa Nacional tinha ou não eventualmente mão do BE e PCP, e/ou se haverá ou não lugar a uma reorientação da estratégia para este sector.

Histórica e factualmente, até foi nos últimos consulados socialistas antes de António Costa que houve um maior impulso na área do reequipamento dos ramos, algo que não tem tido seguimento desde o mandato de 2015, supostamente muito por culpa de dois dos partidos políticos de Esquerda que ontem mais pesada derrota sofreram. Agora que os socialistas estarão à vontade para governar como bem desejarem, é que vai ser perceptível se a influência de BE e PCP era tão perniciosa assim ou se, pelo contrário, as Forças Armadas continuarão a ser encaradas como algo supérfluo e, no fundo, um motivo para chatices pelo novo Executivo maioritário.

Eu não vou a bola com os Comunistas, mas fora o tema da NATO e tudo o que anda a sua volta, não me lembro dos comunistas terem bloqueado qualquer tipo de intervenção/investimento/gasto no sector da defesa.
Sim, se excluir-mos a NATO e o anti-americanismo primário, o PCP, muito pelas mãos do correctissimo deputado António Filipe, não era Anti Forças Armadas por natureza.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3312 em: Janeiro 31, 2022, 06:00:02 pm »
Está aqui uma pescadinha de rabo na boca entre o F16V e o F35

Estou a pensar que entretanto não têm faltado versões "V" a sair para outros Países e por cá o F35 pode vir a ser mais um caso LSD Sebastião e nem o "V" vem, ficando por "F16 M EKO" durante mais uns 15 anos ou ainda mais.

Enfim...casa típica Portuguesa



« Última modificação: Janeiro 31, 2022, 06:11:03 pm por Pescador »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3313 em: Fevereiro 03, 2022, 12:09:05 pm »
Primeiro "Scramble" dos F-35A noruegueses em QRA, baseados em Evenes.





Citar
Royal Norwegian Air Force F-35s scrambled from Evenes airbase in Northern Norway to identify Russian aircraft operating in the High North, February 2. The Norwegian Control and Response Center at Sørreisa ordered the Quick Reaction Alert (QRA) scramble after multiple Russian aircraft were detected flying out of the Kola Peninsula. The F-35s launched over the Finnmark coast, where they identified and shadowed a Russian A-50 Mainstay aircraft before returning to Evenes. The Russian group of aircrafts divided up, some returning to Russian airspace while others continued south into the North Atlantic. (...)

(...) "Today's Identifications, demonstrate that the F-35 works in its new role as the QRA out of Evenes. This 24/7/365 days Air Policing mission is very important for NATO and the Norwegian Air Force are well prepared and ready to support," said Major General Rolf Folland, Air Chief Royal Norwegian Air Force. This is the first scramble for the Norwegian F-35s since they took over QRA duties from the F-16s earlier this year. The Russian aircraft were not transmitting a transponder code indicating their position and altitude, did not file a flight plan and did not communicate with air traffic controllers, posing a potential risk to other air users. The Russian aircraft did not enter Allied airspace and all interactions were safe and professional.

The NATO Air Policing system which includes the QRA aircraft and surveillance systems stands ready 24/7 to react to this kind of incident and maintain the security of Allies' airspace. NATO Air Policing is a vital part of collective defence, which serves as the backbone of the Alliance.

https://ac.nato.int/archive/2022/allies-launch-fighters-to-intercept-russian-aircraft-over-the-north-sea?fbclid=IwAR1-nJM0iXzgYg6Wz_sC4w5S6T5phZTJxLvDVn44weowRSr8YVZQuN4uQKA

Saudações Aeronáuticas,
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