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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3105 em: Novembro 21, 2021, 08:54:13 pm »
Boa noite,
Relativamente a este assunto, o que está a ser estudado, é um upgrade a frota de PA I, para V (12000 H voo) e a aquisição entre 2025 e 2027, de um número acima de 12 unidades de F-35A, provavelmente 14 ou 16.
Cps,
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3106 em: Novembro 21, 2021, 10:35:52 pm »
Se for assim, prevalece o bom-senso.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3107 em: Novembro 21, 2021, 10:47:06 pm »
Não estou é a ver recursos para, antes 2030, comprar F35A; até porque talvez um par de fragatas fosse mais urgente.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3108 em: Novembro 22, 2021, 01:25:30 am »
Apesar de ter sido uma solução falada até mais por aqui, e das melhores, parece bom demais pra ser verdade....
 :-\
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3109 em: Novembro 22, 2021, 09:31:21 am »
Boa noite,
Relativamente a este assunto, o que está a ser estudado, é um upgrade a frota de PA I, para V (12000 H voo) e a aquisição entre 2025 e 2027, de um número acima de 12 unidades de F-35A, provavelmente 14 ou 16.
Cps,

Subsea, eu gosto muito da informação que cá adiciona, mas os desejos de alguns está ao nível das Arleigh Burke class of guided missile destroyers (DDGs) que o NVF andava por aqui a proclamar que iriam chegar no fim deste ano.

Eu pessoalmente continua achar que a FAP vai ficar sem caças até 2025.
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Agostinho da Silva
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3110 em: Novembro 22, 2021, 09:51:47 am »
Apesar de ter sido uma solução falada até mais por aqui, e das melhores, parece bom demais pra ser verdade....
 :-\

Stalker, já somos dois eu também penso que seria uma boa opção, mas, para o tamanho da nossa bolsa, acredito apenas que se " POSSA " efectuar o upgrade dos PAI e nada mais, os F35 só acredito quando os vir pintados com a Cruz de Cristo.
Basta reparar nos investimentos recentes da FAP e compará-los com os outros Ramos, será razoável que depois dos Kualas, dos 390, ainda a FAP irá conseguir uns 1800 milhões para os PAI e 12 a 16 F35 ??
E esta despesa até 2030 no máximo ??
Acho muito POUCO provável,
A Marinha necessita de pelo menos 1300 milhões para 03 novas fragatas e pelo menos um AOR, nem menciono, as lacunas dos FUZOS, o Exército necessita de verba para um sistema AAA e para substituir os M113, ou a Brimec deixará de existir, como unidade com algum poder de choque .

Abraços

« Última modificação: Novembro 22, 2021, 10:32:11 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3111 em: Novembro 22, 2021, 10:11:01 am »
Apesar de ter sido uma solução falada até mais por aqui, e das melhores, parece bom demais pra ser verdade....
 :-\

Stalker, já somos dois eu também penso que seria uma boa opção, mas, para o tamanho da nossa bolsa, acredito apenas que se " POSSA " efectuar o upgrade dos PAI e nada mais, os F35 só acredito quando os vir pintados com a Cruz de Cristo.

Abraços

Como os heli para o UALE?  :mrgreen:  :-X
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3112 em: Novembro 22, 2021, 10:17:32 am »
Boa noite,
Relativamente a este assunto, o que está a ser estudado, é um upgrade a frota de PA I, para V (12000 H voo) e a aquisição entre 2025 e 2027, de um número acima de 12 unidades de F-35A, provavelmente 14 ou 16.
Cps,

Esse é um dos cenários a ser estudado, o mais optimista neste caso. Se este cenário concreto terá pernas para andar, é outra questão totalmente diferente.

Como as coisas estão neste preciso momento, poucos conseguem achar possível um investimento de pelo menos 1500M€ na capacidade de combate da Força Aérea entre meados e finais desta década, mas é certo que as coisas mudam, as circunstâncias mudam, as pessoas mudam e os Governos mudam. E, à falta de melhor, que nos seja ao menos permitido sonhar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3113 em: Novembro 22, 2021, 12:25:49 pm »
De facto a opção em causa, é a que tem sido tida como mais favorável aqui pelo Fórum. Eu até diria que era perfeitamente aceitável optar pelos 14/16 F-35 a partir de 2030. Por outro lado, se conseguíssemos que o plano aqui falado fosse para a frente com os prazos mencionados, isto permitia que a década de 30 tivesse muito maior margem orçamental para outros programas.

Dentro dos mega investimentos que são necessários, preferia que ficassem despachadas as fragatas primeiro, antes de 2030. Mas dada a lentidão do processo, e o facto de parecer que neste ramo ninguém está interessado em fragatas antes de 2030, mais vale despachar a questão dos caças. Ainda para mais que, quanto mais cedo substituirmos os PA II, mais eles rendem na venda para fora, certamente mais do que vender as 3 VdG no estado em que estão.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3114 em: Novembro 22, 2021, 04:15:48 pm »
Boa noite,
Relativamente a este assunto, o que está a ser estudado, é um upgrade a frota de PA I, para V (12000 H voo) e a aquisição entre 2025 e 2027, de um número acima de 12 unidades de F-35A, provavelmente 14 ou 16.
Cps,

A solução mais equilibrada, sem duvida.

As datas parecem-me optimistas, mas se resolvermos adquirir em 2025 / 2027, só lá 2028/29 temos o primeiro com a cruz de cristo, no programa de treino (Luke AFB) e 2030/31 teremos o primeiro em solo nacional.

Estas datas estarão relacionadas com algum "alivio" do programa KC390 a partir de 2027/28?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3115 em: Novembro 22, 2021, 04:29:28 pm »
Mas, na revisão da LPM em 2022, vai haver mais dinheiro...?!
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3116 em: Novembro 22, 2021, 04:40:16 pm »
Honestamente não compreendo a razão de comprar aviões para estarem estacionadas em solo americano.
Não poderia a formação ser dada em aviões da USAF!? Talvez daquela primeira fornada que não estão aptos para combate? Ficaria mais barato.
 :-P
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3117 em: Novembro 22, 2021, 04:55:06 pm »
Boa noite,
Relativamente a este assunto, o que está a ser estudado, é um upgrade a frota de PA I, para V (12000 H voo) e a aquisição entre 2025 e 2027, de um número acima de 12 unidades de F-35A, provavelmente 14 ou 16.
Cps,

A solução mais equilibrada, sem duvida.

As datas parecem-me optimistas, mas se resolvermos adquirir em 2025 / 2027, só lá 2028/29 temos o primeiro com a cruz de cristo, no programa de treino (Luke AFB) e 2030/31 teremos o primeiro em solo nacional.

Estas datas estarão relacionadas com algum "alivio" do programa KC390 a partir de 2027/28?


Sendo a opção que faz todo o sentido, muito devido ao grande potencial que existe ainda nas células PA I - e mesmo PA II -, fico contudo intrigado onde será possível "descobrir" as verbas para fazer a modernização de uma frota e compra de outra. Mesmo a 80M$/unidade, a compra de por exemplo 14 F-35A Block 4 (ou low-hour Block 3F) traduz-se imediatamente em cerca de 1000M€, sem contar com a motorização, manutenção, sobressalentes, possível novo armamento, formação de pessoal e adequação/construção de infraestruturas.

Suponhamos que um "Full Viper" para 20 F-16 MLU, sem motor novo, ficará na ordem dos 300 a 350M€ para este número de aeronaves (quando em 2017 eram referidos 500M€ para 30), e ficamos logo à cabeça só na modernização da frota F-16 e na aquisição de lote inicial de F-35A com 1500M€. Não contando com os outros processos de modernização e reequipamento urgentes necessários à Força Aérea (substituição de toda a componente de treino de asa fixa, aquisição de helicópteros, actualização e modernização de frotas, etc), e não sei sinceramente onde a LPM irá desenterrar essa quantia, nem tão pouco vejo vontade política para tal mesmo a médio prazo. Espero e faço votos para que esteja enganado.
« Última modificação: Novembro 22, 2021, 05:13:43 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3118 em: Novembro 22, 2021, 04:56:36 pm »
Honestamente não compreendo a razão de comprar aviões para estarem estacionadas em solo americano.
Não poderia a formação ser dada em aviões da USAF!? Talvez daquela primeira fornada que não estão aptos para combate? Ficaria mais barato.
 :-P
Pois, é algo que não percebo também, mas o que é certo é que quando grupo de pilotos de um determinado cliente vai para o treino, a Luke AFB recebe os 2 primeiros aviões produzidos para esse mesmo cliente, foi assim que os turcos ficaram sem nenhum F35  :mrgreen:

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3119 em: Novembro 22, 2021, 05:04:15 pm »
Sendo a opção que faz todo o sentido, muito devido ao grande potencial que existe ainda nas células PA I - e mesmo PA II -, fico contudo intrigado onde será possível "descobrir" as verbas para fazer a modernização de uma frota e compra de outra.
Isto vai ser tal e qual como nos anos 80. Andaram a namorar os F-5 e vieram os A-7. Mesmo com os A-7 continuaram a tentar comprar o F-5 e nunca apareceu os fundos necessários para tal.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: