O substituto do F-16, terá que ser um avião superior. Não tem grande lógica ir buscar algo low cost (entenda-se FA-50, M-346FA, e por aí em diante), pagar os custos associados de aquisição, nova linha logística, formação de mecânicos e afins, para ter um avião inferior em tudo. Ter uma grande quantidade de aeronaves destas, também não servirá de muito se só houver pilotos para metade delas.
Com base no contrato do upgrade dos F-16 de Taiwan para V (1.85 mil milhões de dólares para o upgrade de 145 aeronaves), conseguíamos fazer o upgrade aos nossos 28, por menos de 400 milhões (358 milhões na verdade, em contas de merceeiro, podendo a diferença para os 400, ser usada para comprar armamento, mais motores, etc). Isto é 1/10 desses 4000 milhões necessários para uma frota de caças novos. Mesmo os caças low cost, se tivéssemos que comprar 30 ou mais, o preço seria no mínimo o dobro do upgrade dos F-16, senão mesmo o triplo.