Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
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F-35
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Rafale
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Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1230 em: Abril 14, 2017, 11:43:22 am »
Continuo achar que a melhor escolha seria o Gripen:

-Por ser similar ao F16

- por ser uma plataforma nova

- e ainda com muita capacidade de evolução.

Mas pronto lá vamos nós de f86 até o limite


Parafraseando aqueles testes da DECO, essa teria sido sem dúvida a Escolha Acertada. Porém, a 75M€/80M€ a unidade e excluindo armamento e sobressalentes, o Gripen E/F para já teria sido incomportável. Muito provavelmente o preço baixará a partir do momento em que entrar ao serviço e, quem sabe, o facto de vir a ser operado pela FAB e construído no Brasil venham a ser factores que atraiam ainda mais a FAP para o Gripen daqui a uns tempos.

Para já vamos com a Escolha Económica, o F-16V, que apenas ficará atrás do F-16 Block 70/72 em termos de capacidades.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1231 em: Abril 14, 2017, 02:59:46 pm »
CG, naquela foto que postaste anteriormente do V, o pod é um Litening e não um Sniper. Com já possuímos o primeiro, não estou a ver a FAP a adquirir o segundo. CFT's, AIM-120D e HARM também não estou a ver, dadas as quantidades irrisórias de AIM-120C que possuímos e a baixa probabilidade de envolver os parcos F-16 que temos em missões SEAD. As SDB como são baratinhas talvez venham. O AIM-9X de que tanto se fala há uma década também é provável. O Harpoon também é possível, já que dispomos de bastantes exemplares.

No entanto, upgrades estruturais, AESA, mais AIM-120C, AIM-9X, SDB's, links para comunicar com caças 5ª geração e talvez IRST seriam melhorias muito significativas que manteriam os nossos Viper viáveis para missões secundárias por mais duas décadas.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1232 em: Abril 14, 2017, 03:36:02 pm »
CG, naquela foto que postaste anteriormente do V, o pod é um Litening e não um Sniper.

Sim, eu sei. O engano foi da Lockheed Martin, não meu. Na artist impression logo abaixo já tens o F-16V com Sniper e CFT's.  ;)


Com já possuímos o primeiro, não estou a ver a FAP a adquirir o segundo. CFT's, AIM-120D e HARM também não estou a ver, dadas as quantidades irrisórias de AIM-120C que possuímos e a baixa probabilidade de envolver os parcos F-16 que temos em missões SEAD. As SDB como são baratinhas talvez venham. O AIM-9X de que tanto se fala há uma década também é provável. O Harpoon também é possível, já que dispomos de bastantes exemplares.

Os modernizados doze Litening G4 que agora começámos a receber (e cuja Dinamarca também utiliza) sofreram, de facto, bastantes melhorias. Se a FAP quiser - ou tiver - de optar pelo Sniper com o F-16V (aliás, os próprios MLU a partir da Tape M5 já o podem integrar como se pode ver pelo seu uso, por exemplo, nos aparelhos noruegueses, belgas e holandeses), o mercado está bastante agitado e compradores decerto não faltarão para os nossos pods de designação de alvos. A própria Roménia, que nos adquiriu os 12 aparelhos, vai equipá-los com o Sniper.

F-16AM norueguês com pod Sniper


F-16AM belga com pod Sniper


F-16AM holandês com pod Sniper



Quanto a armamento, logo se verá. Já que a FAP a nível de caças segue sempre de perto a doutrina da USAF, creio que pelo menos o AIM-9X e as SDB's venham já que com as GBU-12 e 49 se eliminou a necessidade de adquirir as JDAM de 500lbs GBU-38 e 54. O HARM também acho pouco provável para ser sincero, SEAD não é uma missão contemplada nas nossas ASFAO, e o AGM-84 Harpoon/SLAM seria sempre útil.
« Última modificação: Abril 14, 2017, 08:44:27 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1233 em: Abril 15, 2017, 06:35:18 pm »
Pensei que não seria possível, mas o "fantasma" A-7, volta de novo...

Estamos sempre uma geração atrás dos nossos aliados, muito por culpa da nossa situação económica e da corrupção que por cá grassa...

No entanto penso que se poderia ter optado por um meio termo, modernizar uns 15  F-16 para o padrão V, e adquirir uns 12 F-35A, para missões com os nossos aliados.


Cumprimentos
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1234 em: Abril 15, 2017, 07:19:51 pm »
Mesmo se tivessemos dinheiro, investir no F-35 neste momento não me parece boa opção.
« Última modificação: Abril 15, 2017, 07:22:44 pm por Alvalade »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1235 em: Abril 15, 2017, 08:12:33 pm »
Pensei que não seria possível, mas o "fantasma" A-7, volta de novo...

Não penso que seja a mesma coisa, até porque a optarmos pelo F-16V - convém lembrar que se trata de uma recomendação/sugestão do relatório entregue à comissão parlamentar de Defesa, não uma imposição -, ficaremos, agora sim, no mesmo patamar de aliados como os Estados Unidos (que os deverá operar até 2048), e Grécia e hipoteticamente Polónia se escolherem fazer o upgrade das suas frotas para a versão Viper. A única preocupação poderá ser a estrutura do aparelho, a célula, mas esta irá ser alvo de um SLEP para durar mais 4 mil horas de voo. 


Mesmo se tivessemos dinheiro, investir no F-35 neste momento não me parece boa opção.

A melhor opção para Portugal seria, sem dúvida, o JAS-39E/F Gripen que é um caça ainda de geração 4.5. Isto muito embora a doutrina da FAP quanto a caças esteja quase umbilicalmente ligada à da USAF e daí se pensar no F-35A. As conclusões do relatório são muito lúcidas na minha opinião: é prematuro e muito oneroso para já avançar para um caça de 5ª geração. O avião sueco é muito caro, operamos o F-16 há quase 23 anos, tem toda a lógica escolher o padrão Viper.
« Última modificação: Abril 16, 2017, 11:28:47 am por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1236 em: Abril 15, 2017, 09:38:36 pm »
Essa da escolha do G4, com quase 10 anos, em vez do novo G5 que tem capacidade IRST foi uma escolha que não entendi, mas enfim.

Charlie, explica lá essa das Paveway eliminarem a necessidade de adquirir JDAM. O que querias dizer com isso?
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1237 em: Abril 15, 2017, 11:15:26 pm »
Charlie, explica lá essa das Paveway eliminarem a necessidade de adquirir JDAM. O que querias dizer com isso?

A GBU-49 Paveway II, anteriormente conhecida por Enhanced Paveway II EGBU-12, é dual mode, ou seja, pode ser utilizada com o habitual guiamento laser ou então por GPS como as JDAM permitindo o seu emprego em quaisquer condições climatéricas:

Citar
The Enhanced Paveway II EGBU-12 is a dual-mode guided bomb designed to effectively operate in all-weather conditions. Laser-guided GBU-12s can only operate in optimal weather conditions endangers the laser beam which guides the bomb through its intended target. EGBU-12s, which were introduced in 2001 during operation Enduring Freedom in Afghanistan, relies on semi-active laser guidance and Global Positioning System (GPS) aided inertial guidance system to seamlessly hit the target. The GPS guides the bomb in poor weather conditions and laser guidance aides engaging mobile targets of opportunity.

http://www.deagel.com/Defensive-Weapons/GBU-49-Paveway-II_a001151008.aspx

GBU-49


A FAP possui já há vários anos esta versão melhorada da GBU-12 de 500lbs e por isso terá achado supérfluo adquirir as JDAM de 500lbs GBU-38 e as LJDAM GBU-54. Creio que o contrato recente aqui reproduzido no fórum acerca da aquisição de mais JDAM dirá respeito aos modelos de 2000lbs.

Pessoalmente acho que não fazia mal nenhum adquirir tanto a GBU-38 e 54 como a sua calha dupla, mas tendo em conta os cenários dos conflitos actuais talvez a aquisição da GBU-39 Small Diameter Bomb de 250lb fizesse mais sentido dado que a partir da Tape M6.1 os MLU já a podem utilizar.

GBU-54 LJDAM


GBU-39 SDB


« Última modificação: Abril 16, 2017, 08:33:30 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1238 em: Abril 16, 2017, 12:09:41 am »
Não sabia que a FAP dispunha de enhanced Pav II, obrigado pela info, CG. No entanto, dado que os kits são mais caros (40.000 USD) do que os JDAM (25.000 USD) ou laser 'simples' (15.000 USD) e o seu emprego é para situações climáticas mais extremas do que as que a FAP irá normalmente encontrar, é quanto a mim mais uma aquisição absurda. Dados os números irrisórios de munições inteligentes normalmente adquiridos, preferia que tivessem encomendado mais unidades dos modelos 'unitários', mas enfim é o que temos.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1239 em: Abril 16, 2017, 11:26:16 am »
Não sabia que a FAP dispunha de enhanced Pav II, obrigado pela info, CG. No entanto, dado que os kits são mais caros (40.000 USD) do que os JDAM (25.000 USD) ou laser 'simples' (15.000 USD) e o seu emprego é para situações climáticas mais extremas do que as que a FAP irá normalmente encontrar, é quanto a mim mais uma aquisição absurda. Dados os números irrisórios de munições inteligentes normalmente adquiridos, preferia que tivessem encomendado mais unidades dos modelos 'unitários', mas enfim é o que temos.

A foto abaixo, que tirei em Monte Real em 2009, já mostra claramente a GBU-49 em primeiro plano, e em segundo plano a GBU-12.  ;)

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1240 em: Abril 16, 2017, 05:40:56 pm »
Resta saber se não compraram só as versões de treino para a fotografia  ::)
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1241 em: Abril 16, 2017, 06:22:29 pm »
Resta saber se não compraram só as versões de treino para a fotografia  ::)

Posso-te garantir que não, e daí a suposta relutância da FAP em adquirir as JDAM e LJDAM de 500lbs dado já ter ao seu dispôr a GBU-49.  ;)

Já agora mais umas fotos das JDAM de 2000lbs disponíveis actualmente para os F-16MLU.

GBU-31(V)1/B (MK.84)


GBU-31(V)3/B (BLU-109)

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1242 em: Abril 16, 2017, 07:12:28 pm »
Resta saber se não compraram só as versões de treino para a fotografia  ::)

Posso-te garantir que não, e daí a suposta relutância da FAP em adquirir as JDAM e LJDAM de 500lbs dado já ter ao seu dispôr a GBU-49.  ;)

Já agora mais umas fotos das JDAM de 2000lbs disponíveis actualmente para os F-16MLU.

GBU-31(V)1/B (MK.84)


GBU-31(V)3/B (BLU-109)


Belos bichinhos !!!!!
A estrutura interna de um plano de asa de um F16, ou outro acft, para suportar, só em alguns pontos de sustentação, essas 2000 lbs, deve ser uma pequena maravilha !!
« Última modificação: Abril 16, 2017, 07:18:18 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1243 em: Abril 16, 2017, 08:32:26 pm »
Essa da escolha do G4, com quase 10 anos, em vez do novo G5 que tem capacidade IRST foi uma escolha que não entendi, mas enfim.

A Dinamarca, que está muito longe de ser um país do 3º mundo e que cá em Portugal é sempre citada como exemplo nisto e naquilo, foi em 2008 o cliente internacional de lançamento do Litening II G4 apesar de quase toda a sua frota ser MLU M6.5 e por conseguinte capaz de usar o Sniper XR. Acho que não é por aí, amigo NVF.

Aliás, num recente artigo da Airforces Monthly é escrito que dos 30 aparelhos F-16AM/BM dinamarqueses só cerca de 23 receberam a Tape M6.5, sendo que 7 são Block 10 Tape M4.3, o que impossibilita o emprego de um pod de designação de alvos e do míssil ar-ar AIM-120 Amraam, estando exclusivamente alocados à Defesa Aérea do reino com 4 AIM-9L e canhão. Além disso a Dinamarca, ao contrário dos restantes aliados europeus da EPAF, só em 2013 é que adquiriu e em segunda-mão 50 motores F100-PW-220E para os seus caças. Os nosso Peace Atlantis I, por exemplo, trouxeram este motor já de fábrica.

Logo, e apesar de tudo, até penso que a nível dos nossos F-16 não estaremos assim tão mal. Se há lugar a melhorias para constituírem um meio ofensivo e de dissuasão credível? Claro que sim.  ;)
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1244 em: Abril 17, 2017, 12:20:17 am »
Obrigado pelas fotos, CG. Não sabia que dispúnhamos de bunker busters. Quanto à tua resposta relativa à Dinamarca, só me dás razão: a Dinamarca adquiriu os G4 há 9 anos; nós decidimos efectuar upgrade para a versão G4, quando a versão G5 (com capacidade IRST!) existe há quase dois anos. Obviamente, trata-se de um avanço, mas fica sempre um travo amargo na boca. Em linguagem de smartphone, é como se fossemos adquirir iPhones 3G, quando os iPhones 6 já estavam disponíveis.
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