Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 737510 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4297
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1404 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1140 em: Novembro 05, 2016, 12:28:23 pm »
Eu não contava com muitas certezas, para um horizonte temporal superior a 4 anos, por 2 motivos muito importantes a saber:

- O actual governo só vai durar até 2019, quem vier a seguir pode muito bem mandar para o lixo tudo o que tiver sido feito até lá em termos de programação militar;

- Outro aspecto muito importante e que acho que de futuro vai ser utilizado no financiamento militar com a benção da UE. O actual programa de Fundos Comunitários termina em 2020 (Portugal2020), e precisamente em 2020 entra em Phasing-out. Depois vem um novo quadro comunitário de 2020 a 2027 e não sabemos se vai ser agreste para Portugal (pois passou do bom aluno para o aluno rebelde);

Por estas contas, um governo consciente, tomaria essas decisões de investimentos militares lá para 2019 a 2021, mas conhecendo a prata da casa...... não sei se há decisões em 2023 ou pior se só for tomada em 2027 (ano que inicia outro quadro comunitário!!!!!). Acho que o governo nem sabe o que vai acontecer até 2019, quanto mais em 2025 ou 2030 :)
 

*

mayo

  • Membro
  • *
  • 140
  • Recebeu: 17 vez(es)
  • Enviou: 789 vez(es)
  • +5/-256
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1141 em: Novembro 06, 2016, 01:43:07 pm »
Eu acho que F-35 já é um fiasco. portugal só vai ter dinheiro par duas esquadras de.....F-16V ou JAS-39E, tudo o resto é conversa fiada !

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1142 em: Novembro 07, 2016, 10:14:43 am »
Posso também adiantar que é por convicção, mas altamente fundamentada, sei de fonte segura que Portugal vai ter  +/- €1500 milhões para gastar em aviões em 2025

Consegue escrever uma coisas dessas sem se rir? Em que dimensão espaço-tempo tem vivido? Há algum projecto, em qualquer sector, a um horizonte de 10 anos em Portugal cuja concretização se consiga afirmar com tanta convicção? Recue 10 anos e veja quantos NPOs teriamos hoje com toda a certeza? E quantos NH-90? E linhas de TGV? E estou a falar de projectos que tinham contractos assinados, não de meras conjecturas. Ideias e palpites há sempre muitas, mas se nem sabemos bem como vão ser as coisas daqui a 2 anos, quanto mais daqui a 10.


Caro  Clausewitz

Claro que consigo dizer o que disse sem me rir.... principalmente quando estas ideias e palpites,como diz, politicamente são transversais no espectro politico PS  e PSD/CDS,  e nas mais altas instâncias da FAP, posso garantir-lhe que apesar de tudo, havemos de ter F-35 no futuro, nunca um equipamento militar, reuniu tantos consensos como o F-35, quer politicamente, quer em termos técnicos, numa perspectiva de evolução da FAP para outros patamares.... apesar de sabermos que neste momento o Avião é no mínimo controverso!!

1500 milhões é de facto muito dinheiro, mas aqui alguém está a pensar  gastar menos do que isto para substituir 30 F-16??? Em 1994(há 22 anos) vieram 20 F-16 A/B por +/- 20 milhões usd, preço unitário,o que dá 400 milhões, podemos, juntar a isto mais 100/150 milhões usd para sobresselentes, treino de pilotos, formação de equipas de manutenção,etc...  e depois gastámos mais 268 milhões usd em F-16 usados + 20 kits MLU, depois vieram  mais 19 kits MLU e as suas constantes actualizações até á actual tape 6.1.....assim por alto, estamos a falar num valor muito perto de 1000 milhões investidos no programa F-16 com custos diretos, sendo que +/- 768 milhões foram compras directas (+/-400+268)... então e 36 anos depois(2030) querem gastar o mesmo ou menos em 30 aviões novos ou usados com upgrades??? Uma coisa é certa em 2030 os F-16 não vão poder voar mais, e veremos quantos vão estar operacionais na altura, estamos a falar de células, umas com 36 anos(PAI)  e outras com 46/47 anos(PAII)..... ou é isso ou deixar de ter aviões de combate!!!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3674 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1143 em: Novembro 07, 2016, 02:45:04 pm »
Uma coisa é certa em 2030 os F-16 não vão poder voar mais, e veremos quantos vão estar operacionais na altura, estamos a falar de células, umas com 36 anos(PAI)  e outras com 46/47 anos(PAII)..... ou é isso ou deixar de ter aviões de combate!!!

Porquê, porque nessa altura só existirá o F-35 como único caça ocidental? Sabe tão bem como eu que isso não é verdade.

Todos aqui no fórum têm conhecimento quase até à exaustão que sou parcial nesta questão e considero que o Gripen E/F seria a escolha ideal para a FAP, ou então o F-16V. Sim, na vertente de caças a Força Aérea sempre pendeu mais para a aquisição de equipamento norte-americano (excepção notável o saudoso Fiat G.91), mas considero que a nível dos requisitos operacionais não vejo a necessidade de um avião de combate stealth como sendo condição fundamental para o substituto dos F-16 em Portugal.

Não mencionando os "problemas de juventude" e preço proibitivo, o F-35 (que provavelmente mais deveria ser designado por A-35), por exemplo, para ser considerado uma ameaça credível na arena ar-ar, tem de obrigatoriamente montar duas estações externas onde colocar os AIM-9X, apesar dos dois AIM-120C/D que carregue internamente. Logo perde o factor principal pelo qual tanto é aclamado, a sua quase invisibilidade ao radar convencional. E até isso pode estar em vias de ser uma característica quase inútil com o desenvolvimento em estado avançado de uma nova geração de radares de longo alcance na China e Rússia alegadamente capazes de detectar aparelhos furtivos de 5ª Geração (Sunflower, Quantum, etc).

Também é algo que sempre me levantou algumas questões quanto ao F-35: qual a necessidade actual e futura de ter uma aeronave furtiva que largue as suas armas perto ou sobre o alvo numa altura em que o armamento stand-off capaz de ser carregado por aeronaves de combate prolifera a olhos vistos? É-me de difícil compreensão, mas provavelmente sou só eu a embirrar com a Lockheed-Martin.  ;D ;)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1144 em: Novembro 07, 2016, 03:22:06 pm »
Citação de: ferreira76

Claro que consigo dizer o que disse sem me rir.... principalmente quando estas ideias e palpites,como diz, politicamente são transversais no espectro politico PS  e PSD/CDS,  e nas mais altas instâncias da FAP, posso garantir-lhe que apesar de tudo, havemos de ter F-35 no futuro, nunca um equipamento militar, reuniu tantos consensos como o F-35, quer politicamente, quer em termos técnicos, numa perspectiva de evolução da FAP para outros patamares.... apesar de sabermos que neste momento o Avião é no mínimo controverso!!
O F35 reúne consensos? Onde? Só se for na LM, em alguns experts da USAF e meia dúzia de países que foram na onda sem ver no que se metiam, tipo a Holanda. Mesmo nações como a Grã- Bretanha que fez dois Porta-Aviões à medida do F35 não avança com números concretos e já mudou encomanda meia duzia de vezes e sempre para baixo. Itália e Espanha, que estão no mesmo filme, apenas falam do assunto. Aparentemente lá existem uns que mandam os foguetes e apanham já as canas, como Israel, mas também se calhar é mais por necessidade não fosse o congresso Norte-Americano amuar e voltar a vender os F16 mais sofisticados aos Emiratos deixando Israel a Chuchar no Dedo. Controverso? Isso é a versão light, já que pelos meandros do Capitólio e do Pentágono existe quem lhe chame outras coisas e até já não se importe de "partilhar" o F22 com outras nações aliádas (os Turcos era antes do actual governo ter "flipado".   ;D


De momento o F35 é um caça caro e dom inúmeros problemas, desde o software à injecção, passando pelo capacete e acabando no radar. Eventualmente serão resolvidos e o caça estará ao mesmo nível dos seus sucessores, mas até lá é melhor "não colocar a carroça à frente dos bois". E com os americanos a colocar o preço nos 80 milhões por caça a LM já veio ameaçar com os Tribunais. Vamos ver se o casamento não acaba em divórcio com o cumprimento apenas dos contratos assinados. E cada vez mais se ouve no Pentágono odes à possível re-abertura da linha do F22.  ;)
Citar
http://edition.cnn.com/2016/08/26/politics/f-35-fighter-jet-problems-gilmore-memo/

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3552155/Controversial-F-35-fighter-jet-brain-problem-entire-fleet-grounded-claims-report.html

http://www.popularmechanics.com/military/weapons/a22530/pentagon-tester-f-35-combat-testing-delays/

http://www.businessinsider.com/here-are-all-the-problems-with-the-f-35-that-the-pentagon-found-in-a-2014-report-2015-3
 
http://www.defensenews.com/story/defense/2016/04/19/house-legislation-orders-f-22-restart-study/83248788/

http://www.wsj.com/articles/lockheed-martin-secures-6-1-billion-f-35-contract-1478124769



Saudações
« Última modificação: Novembro 07, 2016, 03:36:49 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1145 em: Novembro 07, 2016, 03:24:19 pm »
Uma coisa é certa em 2030 os F-16 não vão poder voar mais, e veremos quantos vão estar operacionais na altura, estamos a falar de células, umas com 36 anos(PAI)  e outras com 46/47 anos(PAII)..... ou é isso ou deixar de ter aviões de combate!!!

Porquê, porque nessa altura só existirá o F-35 como único caça ocidental? Sabe tão bem como eu que isso não é verdade.

Todos aqui no fórum têm conhecimento quase até à exaustão que sou parcial nesta questão e considero que o Gripen E/F seria a escolha ideal para a FAP, ou então o F-16V. Sim, na vertente de caças a Força Aérea sempre pendeu mais para a aquisição de equipamento norte-americano (excepção notável o saudoso Fiat G.91), mas considero que a nível dos requisitos operacionais não vejo a necessidade de um avião de combate stealth como sendo condição fundamental para o substituto dos F-16 em Portugal.

Não mencionando os "problemas de juventude" e preço proibitivo, o F-35 (que provavelmente mais deveria ser designado por A-35), por exemplo, para ser considerado uma ameaça credível na arena ar-ar, tem de obrigatoriamente montar duas estações externas onde colocar os AIM-9X, apesar dos dois AIM-120C/D que carregue internamente. Logo perde o factor principal pelo qual tanto é aclamado, a sua quase invisibilidade ao radar convencional. E até isso pode estar em vias de ser uma característica quase inútil com o desenvolvimento em estado avançado de uma nova geração de radares de longo alcance na China e Rússia alegadamente capazes de detectar aparelhos furtivos de 5ª Geração (Sunflower, Quantum, etc).

Também é algo que sempre me levantou algumas questões quanto ao F-35: qual a necessidade actual e futura de ter uma aeronave furtiva que largue as suas armas perto ou sobre o alvo numa altura em que o armamento stand-off capaz de ser carregado por aeronaves de combate prolifera a olhos vistos? É-me de difícil compreensão, mas provavelmente sou só eu a embirrar com a Lockheed-Martin.  ;D ;)



Caro Charlie Jaguar

Concordo com tudo o que disse, e apesar dos meus posts, não sou um adepto frenético do F-35, apenas digo aquilo que acho que vai ser a realidade, a FAP quer o F-35 ponto!!... e vai ter... veremos é que versão.... temos a questão das missões nato que é crucial para a escolha do F-35, nomeadamente quando os nossos parceiros europeus já estão a ser equipados com o avião, não vamos querer ficar novamente isolados nessa matéria,(já entrámos muito  tarde no programa F-16, ainda por cima com a versão A) não é por acaso que alguns países já querem despachar eurofighters tranche 1.... custo/beneficio pouco!!
 
Concerteza que em 2025/2030 os problemas de juventude do F-35 vão estar ultrapassados..... a questão do nível stealth do F-35, é para mim um requisito menor, (Nova serie de radares como disse)até porque a versão de exportação será sempre menos furtiva que a dos Americanos que só por si também já baixou de "stealth"  para "low observable" e também o facto do pouco armamento que carrega nessa condição. A grande vantagem da FAP passar de F-16 MLU PARA F-35 está nos sensores e aviónicos que ai não tenhamos duvidas, neste momento, é o melhor avião do Mundo e seria um grande salto qualitativo!!


 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1146 em: Novembro 07, 2016, 03:41:25 pm »
Uma coisa é certa em 2030 os F-16 não vão poder voar mais, e veremos quantos vão estar operacionais na altura, estamos a falar de células, umas com 36 anos(PAI)  e outras com 46/47 anos(PAII)..... ou é isso ou deixar de ter aviões de combate!!!

Porquê, porque nessa altura só existirá o F-35 como único caça ocidental? Sabe tão bem como eu que isso não é verdade.

Todos aqui no fórum têm conhecimento quase até à exaustão que sou parcial nesta questão e considero que o Gripen E/F seria a escolha ideal para a FAP, ou então o F-16V. Sim, na vertente de caças a Força Aérea sempre pendeu mais para a aquisição de equipamento norte-americano (excepção notável o saudoso Fiat G.91), mas considero que a nível dos requisitos operacionais não vejo a necessidade de um avião de combate stealth como sendo condição fundamental para o substituto dos F-16 em Portugal.

Não mencionando os "problemas de juventude" e preço proibitivo, o F-35 (que provavelmente mais deveria ser designado por A-35), por exemplo, para ser considerado uma ameaça credível na arena ar-ar, tem de obrigatoriamente montar duas estações externas onde colocar os AIM-9X, apesar dos dois AIM-120C/D que carregue internamente. Logo perde o factor principal pelo qual tanto é aclamado, a sua quase invisibilidade ao radar convencional. E até isso pode estar em vias de ser uma característica quase inútil com o desenvolvimento em estado avançado de uma nova geração de radares de longo alcance na China e Rússia alegadamente capazes de detectar aparelhos furtivos de 5ª Geração (Sunflower, Quantum, etc).

Também é algo que sempre me levantou algumas questões quanto ao F-35: qual a necessidade actual e futura de ter uma aeronave furtiva que largue as suas armas perto ou sobre o alvo numa altura em que o armamento stand-off capaz de ser carregado por aeronaves de combate prolifera a olhos vistos? É-me de difícil compreensão, mas provavelmente sou só eu a embirrar com a Lockheed-Martin.  ;D ;)



Caro Charlie Jaguar

Concordo com tudo o que disse, e apesar dos meus posts, não sou um adepto frenético do F-35, apenas digo aquilo que acho que vai ser a realidade, a FAP quer o F-35 ponto!!... e vai ter... veremos é que versão.... temos a questão das missões nato que é crucial para a escolha do F-35, nomeadamente quando os nossos parceiros europeus já estão a ser equipados com o avião, não vamos querer ficar novamente isolados nessa matéria,(já entrámos muito  tarde no programa F-16, ainda por cima com a versão A) não é por acaso que alguns países já querem despachar eurofighters tranche 1.... custo/beneficio pouco!!
 
Concerteza que em 2025/2030 os problemas de juventude do F-35 vão estar ultrapassados..... a questão do nível stealth do F-35, é para mim um requisito menor, (Nova serie de radares como disse)até porque a versão de exportação será sempre menos furtiva que a dos Americanos que só por si também já baixou de "stealth"  para "low observable" e também o facto do pouco armamento que carrega nessa condição. A grande vantagem da FAP passar de F-16 MLU PARA F-35 está nos sensores e aviónicos que ai não tenhamos duvidas, neste momento, é o melhor avião do Mundo e seria um grande salto qualitativo!!
Sempre julguei que o grande trunfo era o stealth, mas se não é assim, podemos abordar estas questões:  :P Por exemplo em Dogfight onde está esse salto quantitativo? Ou para CAS/FAC, onde determinados iluminados da USAF dizem que o F35 vai substituir o A10?  ;D

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1147 em: Novembro 07, 2016, 03:45:34 pm »
caro Mafets,

"De momento o F35 é um caça caro e dom inúmeros problemas, desde o software à injecção, passando pelo capacete e acabando no radar. Eventualmente serão resolvidos e o caça estará ao mesmo nível dos seus sucessores, mas até lá é melhor "não colocar a carroça à frente dos bois". E com os americanos a colocar o preço nos 80 milhões por caça a LM já veio ameaçar com os Tribunais. Vamos ver se o casamento não acaba em divórcio com o cumprimento apenas dos contratos assinados. E cada vez mais se ouve no Pentágono a possível re-abertura da linha do F22."

Então mas a LM ameaça com tribunais e acaba em divorcio, e depois re-abre a linha de produção do F-22????....ó diabo,....para acontecer o mesmo que o F-35, acabar em divórcio??.... qual é a lógica??

O orçamento militar dos EUA a encolher e corta-se no nº de encomendas de F-35, e depois encomendam-se F-22 que custam pelo menos o dobro do F-35, já para não falar que depois iriam ser feitos updates aos mesmos com os sensores usados no F-35 com toda a panóplia de problemas que identificou.... mais uma vez, onde é que está a lógica???

Acho muito bem que o governo americano ponha travão nos lucros da LM.... Já gastaram o que havia e o que não havia no desenvolvimento do avião com o dinheiro dos contribuintes e querem manter o valor dos  lucros inalterável, para não falar, como sabe, do subsidio que vai ser atribuído á mesma para poder exportar o avião a preços que alguém que não os EUA possam comprar....
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1148 em: Novembro 07, 2016, 04:01:05 pm »
caro Mafets,

"De momento o F35 é um caça caro e dom inúmeros problemas, desde o software à injecção, passando pelo capacete e acabando no radar. Eventualmente serão resolvidos e o caça estará ao mesmo nível dos seus sucessores, mas até lá é melhor "não colocar a carroça à frente dos bois". E com os americanos a colocar o preço nos 80 milhões por caça a LM já veio ameaçar com os Tribunais. Vamos ver se o casamento não acaba em divórcio com o cumprimento apenas dos contratos assinados. E cada vez mais se ouve no Pentágono a possível re-abertura da linha do F22."

Então mas a LM ameaça com tribunais e acaba em divorcio, e depois re-abre a linha de produção do F-22????....ó diabo,....para acontecer o mesmo que o F-35, acabar em divórcio??.... qual é a lógica??

O orçamento militar dos EUA a encolher e corta-se no nº de encomendas de F-35, e depois encomendam-se F-22 que custam pelo menos o dobro do F-35, já para não falar que depois iriam ser feitos updates aos mesmos com os sensores usados no F-35 com toda a panóplia de problemas que identificou.... mais uma vez, onde é que está a lógica???

Acho muito bem que o governo americano ponha travão nos lucros da LM.... Já gastaram o que havia e o que não havia no desenvolvimento do avião com o dinheiro dos contribuintes e querem manter o valor dos  lucros inalterável, para não falar, como sabe, do subsidio que vai ser atribuído á mesma para poder exportar o avião a preços que alguém que não os EUA possam comprar....
A lógica é ter um avião mais caro e suportar os custos de uma nova linha de produção a bombar, bem como o preço de uma guerra em tribunal, os quais mesmo assim são inferiores ao balúrdio que já se gastou a desenvolver o F35 e nos contratos de mais uns tantos. Ah, e o F22 nunca deu nem um terço dos problemas do F35, é mais avançado, melhor num conjunto de aspectos e mais barato somando tudo (ao que parece já inclusive "fez uma perninha" na Síria enquanto que o F35 e os seus sistemas "do outro mundo" continuam em testes "made in USA").  ;)


Relativamente aos lucros da LM e ao desenvolvimento do Caça é a velha questão de assinar contratos à doida sem se saber o que daí vai sair. Depois quando existem ameaças de tribunal ou económicas como aos canadianos (Portugal quando desistiu do Nh90 não foi tratado pela empresa do respectivo equipamento assim e continua a participar industrialmente na execução do Helicóptero), a culpa é só da empresa e não dos génios que andaram a meter assinaturas em papeis às cegas? E lá voltamos ao "poder" das empresas de armamento em determinados sectores da política, que conseguem vender aviões e estimatimas "ainda no papel". depois quando vem a fatura final, assustam-se. Falta saber quanto ainda vão gastar para colocar tudo funcional, coisas algumas complicadissimas, como o canhão ...  ;D
Citar
http://www.thedailybeast.com/articles/2014/12/31/new-u-s-stealth-jet-can-t-fire-its-gun-until-2019.html

Citar
U.S. defence giant Lockheed Martin is warning Canada that $825 million in aerospace industrial contracts signed with Canadian companies to build and equip F-35 jets would be moved to other partner nations if the Trudeau government decides to buy a different fighter jet.

Steve Over, the company's director of F-35 international business development, says other countries that have already committed to buying the stealth jet are clamouring for the work.

"It's not really a threat," Over said in an interview with CBC News. "I don't want it perceived as a threat, but we will have no choice, if Canada walks away from F-35, except to relocate work in Canada to other purchasing nations."​

By the end of the year, Over said he expects the value of Canadian parts and sustainment contracts to reach $1 billion, with an anticipated lifetime value of $10 billion or more.

http://www.cbc.ca/news/politics/stealth-fighter-contracts-1.3629403


Cumprimentos

P.S. Meu caro ferreira 76, surpreende-se com o que é dito nos bastidores de Washington, D.C. e não com o que algumas carolas na instituição militar portuguesa dizem nas conversas de café? Não se surpreenda que "cenas do arco da velha" existem em todo o lado.  ;)
« Última modificação: Novembro 07, 2016, 04:23:50 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1149 em: Novembro 07, 2016, 04:28:23 pm »
Caro mafets,

O F22  deu problemas e graves.... o Avião com a chuva e com a neve(mau tempo) tinha muitas dificuldades em voar sem estar próximo do acidente, aliás, se a memória não me falha houve pelo menos um que caiu mesmo!!.... mas isso foi em 1997/98/99....não nos podemos esquecer que mesmo sem parecer, o F-22  está quase com 20 anos, o F-35 ainda tem muito caminho a percorrer, neste momento ainda é um patinho feio, nomeadamente pelo que custou a desenvolver, contrariando todas as promessas que foram feitas de ser um  capaz substituto do F-16 do F/A-18 e Harrier,  praticamente ao mesmo preço.... agora não esquecer também que o F-22 foi desenvolvido para ser um caça de superioridade aérea com pouca capacidade ar-solo , a adição dos trusth vectoring nozzles, por isso altamente manobrável, um puro dogfighter com capacidade stealth, ou seja no inicio, era um caça com menos "nós para desatar"....
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1150 em: Novembro 07, 2016, 04:44:53 pm »
Caro mafets,

O F22  deu problemas e graves.... o Avião com a chuva e com a neve(mau tempo) tinha muitas dificuldades em voar sem estar próximo do acidente, aliás, se a memória não me falha houve pelo menos um que caiu mesmo!!.... mas isso foi em 1997/98/99....não nos podemos esquecer que mesmo sem parecer, o F-22  está quase com 20 anos, o F-35 ainda tem muito caminho a percorrer, neste momento ainda é um patinho feio, nomeadamente pelo que custou a desenvolver, contrariando todas as promessas que foram feitas de ser um  capaz substituto do F-16 do F/A-18 e Harrier,  praticamente ao mesmo preço.... agora não esquecer também que o F-22 foi desenvolvido para ser um caça de superioridade aérea com pouca capacidade ar-solo , a adição dos trusth vectoring nozzles, por isso altamente manobrável, um puro dogfighter com capacidade stealth, ou seja no inicio, era um caça com menos "nós para desatar"....
Meu caro, é como lhe digo: Se existem na FAP quem defenda o F35, pela capital Norte Americana existe quem defenda a re-abertura da linha de produção do F22, menos encomendas do F35 e inclusive foi feito um estudo nesse campo, com uma possível adição de mais 194 novos "raptors":
Citar
Some U.S. politicians are calling to restart the F-22 line, citing its superior capability to the F-35A Joint Strike Fighter (JSF), also made by Lockheed. Under a congressional directive, the service is weighing the cost of producing another 194 Raptors.

http://aviationweek.com/defense/comparing-f-22-f-35-cost-and-capability
Relativamente ao F35, tanto aqui como num demorado artigo "para fins pessoais" (ultimo link abaixo), são conhecidas as minhas ideias e o que penso sobre o aparelho. Alias, na minha perceptiva este é vitima das trapalhadas sobretudo da LM e da USAF, mas isso outros aviões no passado também o foram e deram excelentes aparelhos com uma grande folha de serviço.  Agora, fala-se muita coisa tanto cá como lá e é importante referir o "que se ouve" (nem que seja para ás vezes ver o nível da loucura  ;D ) . Do que se espera de tal avião mas sobretudo dos custos que ainda não estão fechados. E isso é um problema, mais ainda para tesos como Portugal. Portanto é principalmente aqui que quero chegar, ou seja: Ou o custo de voo, manutenção e aquisição descem (e nos 80 milhões já era qualquer coisa) ou a LM, dificilmente conseguirá vender para um conjunto de países inclusive Portugal. Seja um F35, F22, ou qualquer outro aparelho caro e que ainda tem um conjunto de problemas para resolver, upgrades futuros avaliados, etc, tudo aditivos de custos. E novamente não fique surpreendido pelo que se diz em W.D.C. (da mesma forma que eu não fico surpreendido pelo que se diz por cá em alguns bastidores). Afinal nos EUA existem amanha eleições e os candidatos são quem são:  ::)


Saudações
« Última modificação: Novembro 07, 2016, 04:50:35 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1151 em: Novembro 07, 2016, 05:33:56 pm »
Citar
Posso também adiantar que é por convicção, mas altamente fundamentada, sei de fonte segura que Portugal vai ter  +/- €1500 milhões para gastar em aviões em 2025, e que o F-35, é neste momento o avião em cima da mesa de discussão

Partindo do princípio que isto vai acontecer,  e tendo em conta que no orçamento do estado para 2017 num total de 141 032 071 914,00€ uma parcela de 90 607 142 062,00€ é para o serviço da divida publica e   provavelmente o orçamento da Força Aérea vai continuar pelos 300 milhões pelas próximas décadas, queria ajudar escrevendo  um rascunho para um documento a ser enviado em 2025 a vários esquadrões da FAP:

Pessoal dos Elefantes, Bisontes e Pumas, que é que ainda andam para aqui a fazer, as vossas missões não interessam a ninguém, deixam entrar nas vossas aeronaves qualquer um e só estão aqui a gastar os recursos disponíveis. Como já estoirámos a verba para os fogos florestais  não existe motivo para estarem aqui a ocupar espaço, ordeno que passem à reserva.
Caracóis que me interessa que os vossos aviões de brincar mantenham o melhor nível de disponibilidade de toda a Força Aérea, vamos mandar os nossos futuros TOP GUN para treinarem nos EUA e até já os vejo a ganharem o RED FLAG.
Zangões a força aérea a sério não voa em batedeiras, a vossa única utilidade era impedir o exército de ter helicópteros, mas como não há dinheiro o problema ficou resolvido, juntem-se aos caracóis e arrumem as malas.
Roncos senão são capazes de ver se um individuo é piloto de caça, talvez seja melhor mudarem-se. 
Assinado: Um PILAF ressabiado mas com bons apoios na Maçonaria, Opus Dei, diversos BIDONS e mais algum grupo que tenha ficado esquecido.
Nota: (Partiu-se do principio que os Linces e os Lobos já estarão extintos por esta altura)
Com todos estes problemas resolvidos penso que estaremos em condições de manter um esquadrão de 12 F-35 em operação durante os 25 anos seguintes.

PS: Ferreira76 isto não é uma piada a si, é apenas o que penso que irá acontecer se os seus prognósticos estiverem corretos e tendo em conta a nossa realidade financeira e o meu gosto por levar as coisas ao absurdo. Não são só os Fóruns que gostam de cenários irrealistas, muitas vezes as burocracias com ou sem uniforme sofrem exactamente do mesmo problema.
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1152 em: Novembro 08, 2016, 10:00:49 am »
Citar
Posso também adiantar que é por convicção, mas altamente fundamentada, sei de fonte segura que Portugal vai ter  +/- €1500 milhões para gastar em aviões em 2025, e que o F-35, é neste momento o avião em cima da mesa de discussão

Partindo do princípio que isto vai acontecer,  e tendo em conta que no orçamento do estado para 2017 num total de 141 032 071 914,00€ uma parcela de 90 607 142 062,00€ é para o serviço da divida publica e   provavelmente o orçamento da Força Aérea vai continuar pelos 300 milhões pelas próximas décadas, queria ajudar escrevendo  um rascunho para um documento a ser enviado em 2025 a vários esquadrões da FAP:

Pessoal dos Elefantes, Bisontes e Pumas, que é que ainda andam para aqui a fazer, as vossas missões não interessam a ninguém, deixam entrar nas vossas aeronaves qualquer um e só estão aqui a gastar os recursos disponíveis. Como já estoirámos a verba para os fogos florestais  não existe motivo para estarem aqui a ocupar espaço, ordeno que passem à reserva.
Caracóis que me interessa que os vossos aviões de brincar mantenham o melhor nível de disponibilidade de toda a Força Aérea, vamos mandar os nossos futuros TOP GUN para treinarem nos EUA e até já os vejo a ganharem o RED FLAG.
Zangões a força aérea a sério não voa em batedeiras, a vossa única utilidade era impedir o exército de ter helicópteros, mas como não há dinheiro o problema ficou resolvido, juntem-se aos caracóis e arrumem as malas.
Roncos senão são capazes de ver se um individuo é piloto de caça, talvez seja melhor mudarem-se. 
Assinado: Um PILAF ressabiado mas com bons apoios na Maçonaria, Opus Dei, diversos BIDONS e mais algum grupo que tenha ficado esquecido.
Nota: (Partiu-se do principio que os Linces e os Lobos já estarão extintos por esta altura)
Com todos estes problemas resolvidos penso que estaremos em condições de manter um esquadrão de 12 F-35 em operação durante os 25 anos seguintes.

PS: Ferreira76 isto não é uma piada a si, é apenas o que penso que irá acontecer se os seus prognósticos estiverem corretos e tendo em conta a nossa realidade financeira e o meu gosto por levar as coisas ao absurdo. Não são só os Fóruns que gostam de cenários irrealistas, muitas vezes as burocracias com ou sem uniforme sofrem exactamente do mesmo problema.


Caro amigo Perdadetempo,

Bom, ao ler veste seu post, parto do principio que para alem dos linces e dos lobos, zangões, bisontes etc...também os falcões e os jaguares estarão extintos.... aliás toda a força aérea.... não vejo lógica alguma no seu comentário, completamente uma perdadetempo!!!

Uma coisa é o orçamento anual para cada ramo das forças armadas, outra coisa é um investimento em equipamento militar, senão nunca nunca na vida teríamos comprado 2 submarinos  por +/- 1000 milhões...

Acho que muitos ainda não perceberam, Certo, certo é que em 2030 terás que ter aviões "novos" a voar, e por isso quero ver com quantos milhões de euros é querem fazer a coisa..... se calhar de borla... A não ser que apostemos num acesso de  loucura do Trump (se ganhar as eleições) e o gajo oferece-nos 15 F-35 novinhos á estreia a custo zero e depois, como somos uns gajos porreiros, levem lá mais uns F-16 aqui da nossa USAF,  ainda vos ofereço uns kits versão V para o upgrade...... Tenham dó....Amigos, vamos ter que gastar muito dinheiro, mesmo que venham Gripens NG,  é sempre um investimento na ordem dos 1000 milhões..... ou é isso ou deixar de ter aviões de combate, é isso que vai acontecer????...não me parece!!

Caro amigo, Vamos ter F-35 e ponto!! Acredite nisto que lhe digo, até os podemos ter mais cedo do pensa!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1153 em: Novembro 08, 2016, 12:52:43 pm »
Citação de: ferreira76


Caro amigo, Vamos ter F-35 e ponto!! Acredite nisto que lhe digo, até os podemos ter mais cedo do pensa!!
A Uale também acreditava que ia ter Helicópteros (Aliás, pelo site ainda acreditam)...  :D ;D
Citar
http://www.exercito.pt/sites/UALE/Paginas/Visao_e_Missao.aspx
A Marinha também acreditava que ia ter Lanchas de Fiscalização Costeira feitas em Viana do Castelo...  ::) :P
Citar
http://barcoavista.blogspot.pt/2009/07/lanchas-de-fiscalizacao-costeira.html

E a Força Aérea voa de Alouette III à 53 anos. Aparentemente acredita que em 2018 terá helicópteros novos (por 20 milhões mais IVA segundo o MDN  :o ). Já perdi a conta à quantos anos luta para os ter (a noticia é de 2009 e refere que à pelo menos 10 anos, portanto desde pelo menos 1999, que o filme dura, mas tenho ideia que é bem anterior).  ;D :D
Citar
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Luís Araújo, insistiu esta segunda-feira na necessidade de Portugal adquirir novos helicópteros ligeiros para substituir os Alouette III, que já operam há mais de 40 anos.

A compra dos novos helicópteros, para substituir os 18 Alouette III da Força Aérea Portuguesa (FAP) que já têm um total acumulado de «mais de 300 mil horas de voo», «já estava prevista» na actual Lei de Programação Militar mas «não foi concretizada», lamentou o general.

Lembrando que «há 10 anos» que a Força Aérea «luta» pela substituição dos Alouette III, o general disse que «espera» que a compra dos novos helicópteros, para a Força Aérea e o Exército, «seja acordada» e «concretizada» no âmbito de uma eventual revisão da actual Lei de Programação Militar, que termina no final deste ano.

Neste sentido, no âmbito da próxima revisão daquela lei, «quando for feita e o poder político a definir», a Força Aérea e o Exército vão «insistir» na substituição dos Alouette III, garantiu Luís Araújo.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/alouette/forca-aerea-quer-comprar-novos-helicopteros
Teremos F35 na FAP, face a este historial. Bom, mas depressa vejo um Português Astronauta (mesmo assim estavamos em 2013 e em 2016 nada   ;D :D ), mas isto sou só eu...  8) ;)
Citar
Texto de Inês Estrela Amorim • 21/08/2013 - 19:00

Jocelino pode ser o primeiro astronauta português no espaço
Foi um dos quatro vencedores, entre 87 mil participantes, do concurso inglês da marca AXE, o que lhe dá fortes hipóteses de ganhar uma viagem ao espaço

http://p3.publico.pt/actualidade/ciencia/8989/jocelino-pode-ser-o-primeiro-astronauta-portugues-no-espaco



Cumprimentos

P.S. Força Jocelino. Estamos contigo...  :P ;D
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1154 em: Novembro 08, 2016, 02:47:06 pm »
Citar
Caro amigo, Vamos ter F-35 e ponto!! Acredite nisto que lhe digo, até os podemos ter mais cedo do pensa!!

Tirando as piadas de mau gosto da minha parte, existe um problema base neste cenário que eu continuo a não descortinar:

Tudo bem que se arranjem 1500 milhões de euros para gastar numa dúzia de F-35, para quem já estoirou mais 7-12000 milhões de euros a safar bancos isso não é nada, são mais uns milhares de milhões de euros na nossa divida publica e provavelmente só as gerações que ainda não nasceram é que virão o fim dessa novela se tiverem sorte.

Não estou é a ver como com o orçamento da Força Aérea se vai conseguir manter os F-35 aviões operacionais e com os pilotos a voar as 150horas de voo por/ano, e cumprir as suas restantes missões. O habitual nestes cenários é sacrificar-se o que se considera não essencial e penso que provavelmente até na Força Aérea existirão muitas divergências sobre o que é não essencial.

A USAF na sua ânsia de receber o F-35, tem congeminado os esquemas mais estapafúrdios para se livrar do A-10, num período em que estes aviões são dos mais solicitados pelas forças terrestres. Nós não temos A-10 mas temos aviões e esquadrões que fazem missões importantes e que provavelmente poderão sofrer a mesma sorte.

PS: Eu não me esqueci dos Jaguares e dos Falcões, parti do principio que seriam os que iriam ficar com os F-35

Cumprimentos