Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 737389 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 740 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1080 em: Outubro 25, 2016, 03:11:11 pm »
Não me parece, até porque o governo PS é mais pro europeu que pro americano e neste sentido faz sentido falar de um eurofighter!

Até porque já me falaram que há muito interesse por parte das estruturas nesse menino.

Por parte da FAP ?

São fontes credíveis ?


cump

Nunca ouvi tal coisa exceto neste fórum, mas realmente sabendo que alemães, espanhois e italianos andam a ver se despacham alguns poderá vir dai esse suposto interesse nalgum negocio de ocasião...Agora se as nossas entidades e FAP assumem que o F-16 é para durar até 2030 duvido muito

quem me falou disso foram pessoas da FAP no ultimo hotblade.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1081 em: Outubro 25, 2016, 03:51:04 pm »
Não me parece, até porque o governo PS é mais pro europeu que pro americano e neste sentido faz sentido falar de um eurofighter!

Até porque já me falaram que há muito interesse por parte das estruturas nesse menino.

Por parte da FAP ?

São fontes credíveis ?


cump

Nunca ouvi tal coisa exceto neste fórum, mas realmente sabendo que alemães, espanhois e italianos andam a ver se despacham alguns poderá vir dai esse suposto interesse nalgum negocio de ocasião...Agora se as nossas entidades e FAP assumem que o F-16 é para durar até 2030 duvido muito

quem me falou disso foram pessoas da FAP no ultimo hotblade.

Em todo caso, se isso dos Eurofighter for verdade, a virem de Espanha, Alemanha ou Itália, serão sempre aviões da tranche 1, o que quer dizer que são equivalentes ou inferiores  ao F-16 MLU em termos de aviónicos, mudar de cavalo para burro e aumentar os custo de operação, logísticas completamente novas, não me parece, pelo menos não faz sentido!! e seria sempre uma solução transitória.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1082 em: Outubro 25, 2016, 07:21:25 pm »
É preciso interpretar o sales pitch da Saab (e dos colegas brasileiros) com um grão de sal. O facto do NG transportar mais 40 % de combustível nos tanques internos, comparado com as versões anteriores do Gripen, não se traduz num aumento do combat radius em 40 % — a relação não é linear! É desde logo uma aeronave mais pesada, com um motor mais pesado e mais potente.

O custo de operação/hora ao nível de um turbo-hélice (inferior aos Kamov!) é algo que nunca vi devidamente explicado em parte alguma. Foram utilizados os mesmos critérios para todas as aeronaves comparadas? Para além do habitual sales pitch, de umas estimativas da Jane's e de umas listagens sacadas da internet não há muito mais.

Mas deixo como sugestão que se adquiram NG que, devido à sua versatilidade e baixo custo de operação, poderão substituir os Kamov no combate a incêndios.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1083 em: Outubro 26, 2016, 12:00:47 am »
Não me parece, até porque o governo PS é mais pro europeu que pro americano e neste sentido faz sentido falar de um eurofighter!

Até porque já me falaram que há muito interesse por parte das estruturas nesse menino.

Acredito !

Mas depende também do tipo de pessoa da FAP que falou nisso, pois há pessoal que pensa que os civis comem tudo o que se lhes diz..

Digo isto, porque da ultima vez que fui a monte real, e estava a falar com um sargento MARME, e ele dizia a força toda, que as JDAM (GBU-32) eram guiadas a laser, assim como outras coisas loucas  :o :o :o

Agora se foi algúem de "confiança" ou da sua confiança, poderá dar-se o beneficio da dúvida...

Agora typhon, sem ser tranche 3... Não nos faz falta-...

Além disso, os Typhoon são compatíveis com as nossas JDAM ?

Sei que a integração do AGM-84 está a ser tentada, mas JDAM, nunca vi, nem sequer em fotos...


Cumprimentos.

Por parte da FAP ?

São fontes credíveis ?


cump

Nunca ouvi tal coisa exceto neste fórum, mas realmente sabendo que alemães, espanhois e italianos andam a ver se despacham alguns poderá vir dai esse suposto interesse nalgum negocio de ocasião...Agora se as nossas entidades e FAP assumem que o F-16 é para durar até 2030 duvido muito

quem me falou disso foram pessoas da FAP no ultimo hotblade.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1084 em: Outubro 26, 2016, 09:46:06 am »
Caro mafets,

Já vi que és um adepto incondicional do Gripen E/NG...  não duvido que venha e o termo certo é este, venha, a ser um bom avião, tem que sair do papel, ou neste caso, tem que sair da versão demo do Gripen C/D, depois podemos falar e analisar melhor. Agora, continuo a achar muito difícil  Portugal adquirir aviões novos á Suécia, nunca foi esse o ADN da FAP para aviões de combate, admito o Gripen usado, como solução transitória para algo como o F-35, mas também é publico que a Suécia pretende transformar todos os Gripens C/D para a versão NG.... por isso não sei se vão existir usados disponíveis.

Portugal precisa de um avião com mais autonomia que o F-16, mesmo considerando que o Gripen NG terá mais  40% de capacidade em relação ás versões anteriores, mas mesmo assim não chega, temos as ilhas, o espaço aéreo exclusivo de portugal é enorme comparado com o tamanho do país, ou então comprar mais aviões do que os que temos, mas não parece ser esse o caminho.

"P.S. ferreira76 a AMARG possui células de aparelhos com pouco uso, já que principalmente nos anos 90 houve muita coisa nova desactivada. São os próprios americanos que lá vão buscar aviões e já nem falo dos B52H, que recentemente colocaram 2 a voar. O próprio USMC anda a ir lá buscar F18C/D e possivelmente de futuro será a USAF a lá ir buscar F15s e F16s. "

Sem duvida que existe bom material no AMARG... mas concerteza que sabes que 2 dos 25 F-16 que fomos lá buscar vinham com fissuras graves na estrutura que os tornavam impossíveis de recuperar com custos aceitáveis, o que está na porta de armas da BA5 e o que anda ai nas exposições estáticas por esse Portugal fora, não creio que na altura tivesse sido possível detectar essas mesmas fissuras, senão como é obvio, não tinham vindo.
Nada disso. Apenas analiso o que existe disponível para analisar de momento. E neste ponto, tendo a Saab apenas estimativas sobre o NG, tendo em conta que dos 4.400 hora passa afinal para os 7.600 hora do Gripen C na Força Aérea Sueca, e face à experiência, custos e uso de Portugal com o F16, na minha perspectiva a melhor solução passa pelo F16V. Agora, o Gripen pelo preço de aquisição e de utilização real e esperado é inegavelmente um concorrente. Outros aparelhos poderão ser solução, mas inevitavelmente os custos de aquisição mas sobretudo de uso terão de ser menores (quiça até o F35 se chegar a valores bem mais baixos, mas duvido). E depois existe toda a formação, logística, armamento, etc, que um novo avião obriga a criar. Com o F16V dá-se um salto qualitativo (não chega à geração stealth mas é mais do que temos actualmente) e poupa-se numa série de aspectos. Não é o ideal? Portugal foi dos últimos países a adquirir o F16A, quando na altura toda a gente já adquiria praticamente o C, por isso...  ;)

Dois com fissuras, made in AMARG face ao total adquirido não me parece ser grave (e afinal acidentes acontecem  :P ). É como digo falamos de uma hipótese, isto se a linha fechar ou não existir alguma venda de ocasião de F16 ainda com boa vida útil pela frente.
Citar
Enviado por: NVF

« em: Outubro 25, 2016, 07:21:25 pm » Inserir Citação
É preciso interpretar o sales pitch da Saab (e dos colegas brasileiros) com um grão de sal. O facto do NG transportar mais 40 % de combustível nos tanques internos, comparado com as versões anteriores do Gripen, não se traduz num aumento do combat radius em 40 % — a relação não é linear! É desde logo uma aeronave mais pesada, com um motor mais pesado e mais potente.

O custo de operação/hora ao nível de um turbo-hélice (inferior aos Kamov!) é algo que nunca vi devidamente explicado em parte alguma. Foram utilizados os mesmos critérios para todas as aeronaves comparadas? Para além do habitual sales pitch, de umas estimativas da Jane's e de umas listagens sacadas da internet não há muito mais.
Por interpretar correctamente os valores da SAAB é que apresento também os valores reais existentes. A Força Aérea Sueca fornece os custos hora do Gripen C que está nos 7.600 hora. E na minha perspectiva é esse o valor com que temos de trabalhar. Mesmo que a SAAB diga que consegue baixar esses valores, ninguém ao nível dos operadores os está a praticar e do NG só saberemos quando entrar em serviço (ou no mínimo voar o protótipo monoplace). O próprio custo de aquisição do NG é um valor real mas que vem do contrato assinado entre a Força Aérea Sueca e a SAAB, no qual são transformados aparelhos C e D em E e F. Dificilmente o valor para um Ng novo será igual, mas de momento é o que existe. E de facto o que existe são valores interessantes e que tornam o Gripen, num potencial concorrente para uns tesos como Portugal. Só e apenas isso.  ;)


Cumprimentos
« Última modificação: Outubro 26, 2016, 10:06:09 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 740 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1085 em: Outubro 26, 2016, 09:56:36 am »
Não me parece, até porque o governo PS é mais pro europeu que pro americano e neste sentido faz sentido falar de um eurofighter!

Até porque já me falaram que há muito interesse por parte das estruturas nesse menino.

Acredito !

Mas depende também do tipo de pessoa da FAP que falou nisso, pois há pessoal que pensa que os civis comem tudo o que se lhes diz..

Digo isto, porque da ultima vez que fui a monte real, e estava a falar com um sargento MARME, e ele dizia a força toda, que as JDAM (GBU-32) eram guiadas a laser, assim como outras coisas loucas  :o :o :o

Agora se foi algúem de "confiança" ou da sua confiança, poderá dar-se o beneficio da dúvida...

Agora typhon, sem ser tranche 3... Não nos faz falta-...

Além disso, os Typhoon são compatíveis com as nossas JDAM ?

Sei que a integração do AGM-84 está a ser tentada, mas JDAM, nunca vi, nem sequer em fotos...


Cumprimentos.

Por parte da FAP ?

São fontes credíveis ?


cump

Nunca ouvi tal coisa exceto neste fórum, mas realmente sabendo que alemães, espanhois e italianos andam a ver se despacham alguns poderá vir dai esse suposto interesse nalgum negocio de ocasião...Agora se as nossas entidades e FAP assumem que o F-16 é para durar até 2030 duvido muito

quem me falou disso foram pessoas da FAP no ultimo hotblade.

Já agora passado dois anos, voltei à Base de Monte real e falaram me não do eurofighter mas sim da instalação do radar AESA no F16.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1086 em: Outubro 26, 2016, 11:14:10 am »
"Nada disso. Apenas analiso o que existe disponível para analisar de momento. E neste ponto, tendo a Saab apenas estimativas sobre o NG, tendo em conta que dos 4.400 hora passa afinal para os 7.600 hora do Gripen C na Força Aérea Sueca, e face à experiência, custos e uso de Portugal com o F16, na minha perspectiva a melhor solução passa pelo F16V. Agora, o Gripen pelo preço de aquisição e de utilização real e esperado é inegavelmente um concorrente. Outros aparelhos poderão ser solução, mas inevitavelmente os custos de aquisição mas sobretudo de uso terão de ser menores (quiça até o F35 se chegar a valores bem mais baixos, mas duvido). E depois existe toda a formação, logística, armamento, etc, que um novo avião obriga a criar. Com o F16V dá-se um salto qualitativo (não chega à geração stealth mas é mais do que temos actualmente) e poupa-se numa série de aspectos. Não é o ideal? Portugal foi dos últimos países a adquirir o F16A, quando na altura toda a gente já adquiria praticamente o C, por isso...  ;)"

Ao que julgo saber o projecto F-16V tem a ver com a modernização de F-16 já existentes, a começar pelos do Taiwan certo??... e mesmo esta modernização vai ser feita fora da lockeed,  Penso que a linha de produção dos F-16  novos (bloco 60) vai fechar em 2017, a Lockeed vai precisar das instalações para o F-35, assim esperam eles, por isso é praticamente impossível Portugal ter esse avião disponível na altura de substituir os nossos, não vejo como lógico ainda assim transformar os nossos 19 F-16 do Peace Atlantis 1 , gastando uma pipa de massa,  só para durarem mais 14 anos(até 2030), isso é para os americanos que têm essa disponibilidade financeira.

Agora que se abrisse uma linha de produção para os novos F-16V, seria sem duvida a melhor opção para Portugal. Mesmo considerando que o custo de um F-16V possa rondar os 60 Milhões dólares, mais do que um Super Hornet....

Não me parece, até porque o governo PS é mais pro europeu que pro americano e neste sentido faz sentido falar de um eurofighter!

Até porque já me falaram que há muito interesse por parte das estruturas nesse menino.

Acredito !

Mas depende também do tipo de pessoa da FAP que falou nisso, pois há pessoal que pensa que os civis comem tudo o que se lhes diz..

Digo isto, porque da ultima vez que fui a monte real, e estava a falar com um sargento MARME, e ele dizia a força toda, que as JDAM (GBU-32) eram guiadas a laser, assim como outras coisas loucas  :o :o :o

Agora se foi algúem de "confiança" ou da sua confiança, poderá dar-se o beneficio da dúvida...

Agora typhon, sem ser tranche 3... Não nos faz falta-...

Além disso, os Typhoon são compatíveis com as nossas JDAM ?

Sei que a integração do AGM-84 está a ser tentada, mas JDAM, nunca vi, nem sequer em fotos...


Cumprimentos.

Por parte da FAP ?

São fontes credíveis ?


cump

Nunca ouvi tal coisa exceto neste fórum, mas realmente sabendo que alemães, espanhois e italianos andam a ver se despacham alguns poderá vir dai esse suposto interesse nalgum negocio de ocasião...Agora se as nossas entidades e FAP assumem que o F-16 é para durar até 2030 duvido muito

quem me falou disso foram pessoas da FAP no ultimo hotblade.

Já agora passado dois anos, voltei à Base de Monte real e falaram me não do eurofighter mas sim da instalação do radar AESA no F16.

Eu não sei ao certo o preço de um radar AESA, mas deve ser muito caro, e depois não é só o radar que trocas....também uma serie de aviónicos adjacentes. Não acredito irem gastar uma pipa de massa neste upgrade só para durarem mais  10 anos no máximo, os F-16 vão voar até 2030, não sabemos quantos e em que condições,mas antes disso já tens que ter "novos" aviões adquiridos.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1087 em: Outubro 26, 2016, 12:03:13 pm »
Ferreira76, se fossemos pela lógica não voávamos Al III à 54 anos... ;)

Possivelmente até 2025 serão modernizações. Nesta altura será tomada uma decisão pois a frota é para voar até 2030. Candidatos são vários, escolha a ver vamos se o critério principal não será o preço. Se o F16V não será uma forma de manter a linha aberta? Afigura-se como a melhor, ou a LM está a espera de vender por exemplo F35s para o Afeganistão, Iraque, Taiwan ou Paquistão? Sinceramente não estou a ver mas...  ;)


Citar
F-16 Fighter Pilots over Afghanistan

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1088 em: Outubro 26, 2016, 05:02:36 pm »
Ferreira76, se fossemos pela lógica não voávamos Al III à 54 anos... ;)

Possivelmente até 2025 serão modernizações. Nesta altura será tomada uma decisão pois a frota é para voar até 2030. Candidatos são vários, escolha a ver vamos se o critério principal não será o preço. Se o F16V não será uma forma de manter a linha aberta? Afigura-se como a melhor, ou a LM está a espera de vender por exemplo F35s para o Afeganistão, Iraque, Taiwan ou Paquistão? Sinceramente não estou a ver mas...  ;)


Citar
F-16 Fighter Pilots over Afghanistan

Saudações


Até pode acontecer que a Lockeed  mantenha a linha de produção do F-16 com a versão V, e concordo, como alternativa ao F-35 para países tipo Afeganistão , Iraque ou Paquistão e outros com menos possibilidades económicas como os países  do báltico ou o ex pacto de Varsóvia e onde portugal de encaixava( ao nível económico claro), mas temos a questão da nato e as missões que Portugal desempenha normalmente em conjunto com os nosso aliados Americanos e Europeus e sendo assim repara:

EUA - F-35                                                      canadá F-35                   Israel F-35
UK - F-35 e Eurofighter                                Noruega - F-35              Japão F-35
França - Rafale (produção interna)            Dinamarca-F-35            Suécia - Gripen NG (Produção interna)
Espanha - F-35 e Eurofighter                      Holanda - F-35
Turquia - F-35                                                Bélgica  - Talvez F-35

Se portugal ficar com um futuro F-16V, não achas que ficaríamos um bocado isolados dentro deste contexto??? ou achas que portugal deve estar ao nível de países como o Afeganistão , Iraque ou Paquistão??
Mas devo desde já dizer que não sou adepto incondicional do F-35, que parece ter saído pior que a encomenda!! mas portugal vai ser um yes man, um follow the Leader.... já assim foi com os submarinos, que me perdoem os amantes dessas coisas, não tínhamos necessidade....


 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1089 em: Outubro 26, 2016, 07:21:44 pm »
No Japão e Turquia, os F-35 vão substituir os F-4. Ambos os países vão manter os respectivos F-16 (F-2 no caso japonês) por mais alguns anos.

A Espanha ainda não se decidiu pelo F-35. A Grécia, tal como a Turquia, possui números elevados de F-16C (alguns bem recentes) e não está a pensar na sua substituição imediata.

Mas o mais assustador em relação ao F-35 é o custo completamente absurdo, cujo resultado se reflecte no número incrivelmente baixo de unidades que a maioria dos países vai adquirir. Para além dos EUA, somente o RU, a Itália, a Austrália e a Turquia planeiam, para já, adquirir 90 ou mais unidades.

Só para efeitos de comparação, os pequenos países europeus (todos mais ricos que Portugal)  vão substituir:

- Holanda: 213 F-16 por 37 F-35
- Dinamarca: 58 F-16 por 27 F-35
- Noruega: 72 F-16 por 52 F-35
- Bélgica: 160 F-16 por ?? F-35

Estes países, obviamente, já não possuem as quantidades originais de F-16, mas ainda assim, tratam-se de reduções significativas num período de duas décadas. E enquanto a Noruega e a Dinamarca vão substituir as suas frotas praticamente numa base 'one to one', tanto a Holanda como a Bélgica vão passar dos actuais 60 F-16 para praticamente metade.

Considerando estes factores, o cenário do colega ferreira76, não me parece de todo descabido no contexto nacional. Daqui a uns 15 ou 20 anos passarmos a ter uma frota simbólica de 15 ou 16 F-35, estará ao nosso alcance até porque, possivelmente, não teremos pilotos para muito mais.

mafets: as 'bocas' do Gripen não eram para ti, mas o que é um facto é que comuns mortais como nós não têm acesso à 'whole picture'. Desconhecemos as metodologias utilizadas para calcular os números que andam pela internet para custo/hora de aviões de combate. Desconhecemos se a mesma metodologia foi aplicada a todos os aviões. E, finalmente, é no mínimo duvidoso acreditar que quem sabe a verdade (os fabricantes, as forças militares que utilizam tais aeronaves e as que as pretendem adquirir) venha prestar esclarecimentos neste ou em qualquer outro forum da internet. Bem, talvez abram uma excepção para o Poder Aéreo  ;D

« Última modificação: Outubro 26, 2016, 07:23:52 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1090 em: Outubro 26, 2016, 08:47:12 pm »
mas temos a questão da nato e as missões que Portugal desempenha normalmente em conjunto com os nosso aliados Americanos e Europeus e sendo assim repara:

EUA - F-35                                                      canadá F-35                   Israel F-35
UK - F-35 e Eurofighter                                Noruega - F-35              Japão F-35
França - Rafale (produção interna)            Dinamarca-F-35            Suécia - Gripen NG (Produção interna)
Espanha - F-35 e Eurofighter                      Holanda - F-35
Turquia - F-35                                                Bélgica  - Talvez F-35

Amigo Ferreira76, a NATO tem mais países que essa lista, e há países nessa lista que não pertencem à NATO, nem sequer são europeus, são países que vão adquirir o F-35 mas não temos historial de operar com eles, Japão, Israel, também podíamos falar da Coreia do Sul ou de Singapura.

Só como exemplo a Alemanha tem Eurofighter e não vai adquirir F-35, tal como vários países de leste, que também são membros da NATO, ainda não referiram nada em querer adquirir F-35.
A Espanha a adquirir F-35, só tem falado em substituir os (13) Harriers da Marinha.

O Iraque ou o Paquistão devem ter mais dinheiro que nós, os EUA é que podem não lhes querer vender F-35.

Pode ser que em 2030 os F-35 fiquem mais baratos do que hoje :G-beer2:.
« Última modificação: Outubro 26, 2016, 08:56:24 pm por Lightning »
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1091 em: Outubro 27, 2016, 10:39:22 am »
mas temos a questão da nato e as missões que Portugal desempenha normalmente em conjunto com os nosso aliados Americanos e Europeus e sendo assim repara:

EUA - F-35                                                      canadá F-35                   Israel F-35
UK - F-35 e Eurofighter                                Noruega - F-35              Japão F-35
França - Rafale (produção interna)            Dinamarca-F-35            Suécia - Gripen NG (Produção interna)
Espanha - F-35 e Eurofighter                      Holanda - F-35
Turquia - F-35                                                Bélgica  - Talvez F-35

Amigo Ferreira76, a NATO tem mais países que essa lista, e há países nessa lista que não pertencem à NATO, nem sequer são europeus, são países que vão adquirir o F-35 mas não temos historial de operar com eles, Japão, Israel, também podíamos falar da Coreia do Sul ou de Singapura.

Só como exemplo a Alemanha tem Eurofighter e não vai adquirir F-35, tal como vários países de leste, que também são membros da NATO, ainda não referiram nada em querer adquirir F-35.
A Espanha a adquirir F-35, só tem falado em substituir os (13) Harriers da Marinha.

O Iraque ou o Paquistão devem ter mais dinheiro que nós, os EUA é que podem não lhes querer vender F-35.

Pode ser que em 2030 os F-35 fiquem mais baratos do que hoje :G-beer2:.

Caro Lightning,

Eu referi países da nato, e também queria dizer contexto europeu e alguns que nem uma coisa nem outra vão operar o F-35, era uma "short List" de exemplo.

Continuo a acreditar que lá 2025 teremos acertado a compra de uma esquadra pequena (12-15 aparelhos) de F-35 para missões de ataque que vão servir para a esquadra 301, até porque nessa altura não faz sentido fazer missões Nato com os F-16 MLU, que vai estar completamente obsoleto, acho que nem mesmo policiamento aéreo nos Bálticos.... em 2030 já teremos que ter aviões "novos" a voar para substituir todos os F-16 em serviço, penso também que uma segunda esquadra (201) vai contar com aviões usados para as missões de combate/interdição aéreas, e ai sim admito o F-16 V a partir de células usadas da USAF versão C/D BLOCO 50/52 com +/- 20 anos, compradas ou ao AMARG ou directamente á USAF a quando da sua substituição pelo F-35, para depois voarem mais 10 anos até termos dinheiro para outra esquadra de aviões novos que pode o F-35 ou não.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1092 em: Outubro 27, 2016, 01:02:25 pm »
Todas as opiniões são de respeitar, mas há ai alguns pontos que não concordo, não acredito que Portugal compre dois tipos de caças para substituir os F-16 MLU, a evolução tem sido no sentido oposto, acredito em algo do tipo, se for o F-35 só haver dinheiro para uma esquadra de aviões novos e nesse caso a 2ª esquadra de aviões tampão ou é de F-16 MLU, ou se faz leasing de alguma aeronave ou simplesmente ficamos só com a esquadra de aviões novos até haver dinheiro para a 2ª esquadra, quando se comprou os F-16 ainda houve um tempo entre o fim dos A-7P e a vinda da esquadra de F-16 MLU, durante esses anos só houve uma esquadra de F-16 OCU.

Dizer que em 2025 os F-16 já estão completamente obsoletos até para QRA nos Bálticos acho eu, um bocado exagerado, pois nos Bálticos ainda chegaram a andar os Mig-21 Romenos (2007), os F-4 Phantom Alemães (2012) e os Mirage F1 Franceses (2013) aviões ainda de 3ª geração, temos ainda os Mig-29 Polacos que já são clientes frequentes, já são 4ª geração mas não tem nenhuma modernização, ainda estão muito 1980, os nossos F-16 até podem estar obsoletos nessa altura, mas acho que não vão estar, porque a FAP diz que ainda vai operar o F-16 até 2030 e porque comparado com o F-16V, o Gripen C/D, e arrisco até Eurofighter e Rafale não fica assim tão atrás para ser obsoleto.

Acho interessante o F-16V, mas concordo que possa ser complicado de operar se formos o unico ou dos poucos a operar essa aeronave na NATO.
« Última modificação: Outubro 27, 2016, 01:06:59 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1093 em: Outubro 27, 2016, 02:43:15 pm »
Todas as opiniões são de respeitar, mas há ai alguns pontos que não concordo, não acredito que Portugal compre dois tipos de caças para substituir os F-16 MLU, a evolução tem sido no sentido oposto, acredito em algo do tipo, se for o F-35 só haver dinheiro para uma esquadra de aviões novos e nesse caso a 2ª esquadra de aviões tampão ou é de F-16 MLU, ou se faz leasing de alguma aeronave ou simplesmente ficamos só com a esquadra de aviões novos até haver dinheiro para a 2ª esquadra, quando se comprou os F-16 ainda houve um tempo entre o fim dos A-7P e a vinda da esquadra de F-16 MLU, durante esses anos só houve uma esquadra de F-16 OCU.

Dizer que em 2025 os F-16 já estão completamente obsoletos até para QRA nos Bálticos acho eu, um bocado exagerado, pois nos Bálticos ainda chegaram a andar os Mig-21 Romenos (2007), os F-4 Phantom Alemães (2012) e os Mirage F1 Franceses (2013) aviões ainda de 3ª geração, temos ainda os Mig-29 Polacos que já são clientes frequentes, já são 4ª geração mas não tem nenhuma modernização, ainda estão muito 1980, os nossos F-16 até podem estar obsoletos nessa altura, mas acho que não vão estar, porque a FAP diz que ainda vai operar o F-16 até 2030 e porque comparado com o F-16V, o Gripen C/D, e arrisco até Eurofighter e Rafale não fica assim tão atrás para ser obsoleto.

Acho interessante o F-16V, mas concordo que possa ser complicado de operar se formos o unico ou dos poucos a operar essa aeronave na NATO.

Caro Lightining,

Acho que não estamos a assim tanto em desacordo....se leres melhor  o meu post e o teu, vais verificar isso.

Os F-16 OCU voaram em conjunto com os A7P entre  1994-1999, (e eu sou um felizardo porque pude assistir a isso todas as semanas desses 5 anos, vivo na Marinha Grande, por isso perto da BA5), desde logo 2  aviões, duas realidades completamente diferentes, por isso num futuro operar F-35 e F16 simultaneamente era algo que não iria ser estranho para a Fap.... Também não fazia sentido comprares F-16 usados (aviões tampão com lhe chamas) para lhe fazeres MLU, podes comprar direto a versão C/D bloco 50/52 que consegue ser ligeiramente superior ao MLU, se fosse agora só terias disponiveis bloco 30/40 e ai sim o MLU fazia sentido.

Sim, durante 4 anos (até 2003) tivemos apenas 1 esquadra, mas tinha 20 aviões, não 12/15, e  ai sim era manifestamente pouco.

A questão do QRA nos Bálticos era ironia.... até porque em 2025 esses países devem ter qualquer coisa a voar para fazer isso, olha, nunca se sabe se não serão F-16 ex Portugal já nas ultimas presos por arame....

Sobre o F-16V concordo inteiramente contigo, era só uma questão, caso adquiríssemos F-16 usados á USAF em condições de voar pelo menos mais 10 anos, poderia fazer sentido fazer-lhes um upgrade para a suposta versão V
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1094 em: Outubro 27, 2016, 04:21:35 pm »
Apenas um aparte, suponho que todos temos consciência que o F-35 ainda não é aquilo que se pode chamar um avião "operacional" no sentido real do termo, ou seja para missões de intercepção no Báltico ou ataque ao solo para os lados do Mediterrâneo?

Talvez em 2025 sejam o avião bom, barato e invisível que vinha substituir o F-16 como prometeram aos clientes mas por enquanto...

E mais uma estimativa de custos a juntar às existentes:

https://www.flightglobal.com/news/articles/f-35a-cost-and-readiness-data-improves-in-2015-as-fl-421499//

Cumprimentos,