Mensagens recentes

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10
31
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 04:17:21 pm »
Por cá, é raríssimo as brigadas operarem em conjunto. Se a ideia fosse "armas combinadas", não havia tanto problema (choradeira) quando se fala numa fusão das 2 principais brigadas, passando a uma brigada coesa, com os meios e capacidades típicos das respectivas forças numa só, e sem gorduras adicionais, havendo uniformização onde possível.

O CMSM não sai do sítio, sendo o local ideal para treino combinado, e exercícios de grande dimensão. Mantendo-se aquilo em boas condições com infraestruturas bem cuidadas, e tirando o improvável cenário de mobilização geral, permitia receber ocasionalmente outras forças militares nacionais e estrangeiras (NATO), não faltando espaço para isso.

32
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:34:53 pm »
Por cá, é raríssimo as brigadas operarem em conjunto. Se a ideia fosse "armas combinadas", não havia tanto problema (choradeira) quando se fala numa fusão das 2 principais brigadas, passando a uma brigada coesa, com os meios e capacidades típicos das respectivas forças numa só, e sem gorduras adicionais, havendo uniformização onde possível.

O CMSM não sai do sítio, sendo o local ideal para treino combinado, e exercícios de grande dimensão. Mantendo-se aquilo em boas condições com infraestruturas bem cuidadas, e tirando o improvável cenário de mobilização geral, permitia receber ocasionalmente outras forças militares nacionais e estrangeiras (NATO), não faltando espaço para isso.
33
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:09:33 pm »
Podem também cancelar certas obras públicas megalomaníacas. Vendam a TAP. Que se crie uma indústria de Defesa a sério, que sirva não só para fornecer as FA, mas que também consiga exportar. Acabem com a mama e mordomias, com os carros de luxo para o Estado, com a corrupção.

Ainda associado à indústria de Defesa, podem também acabar com as ofertas para as ex-colónias de material velho, e vender a custo "simbólico", ou vender a preço inteiro e pago em X anos, material novo fabricado em Portugal. A venda de material made in Portugal, mesmo que não dê lucro directo, pelo menos serve para criar/manter postos de trabalho qualificados, e permite eventualmente um crescimento das ditas empresas, tanto a nível de produtividade, como do seu peso no mercado internacional.

O que não pode acontecer, é falta de vontade em investir na indústria de Defesa. Quando o Alfeite está na lama porque o Governo não quer pagar a tempo e horas, ou não quer dar o devido orçamento à Marinha para a manutenção dos seus navios, dinheiro este que vai directamente para o AA, torna-se difícil. Quando existem atrasos na produção dos novos fardamentos, e acaba por se encomendar o serviço a empresas de outro país, em vez de se aumentar a produção da empresa portuguesa, torna-se difícil.
A estupidez política em matéria de Defesa é uma coisa absurda. Não investir em empresas nacionais, optando por contratar serviços básicos no estrangeiro, não tem cabimento.

E já agora, coloco aqui o seguinte artigo, do qual a segunda metade é o que interessa para este tema:
https://observador.pt/opiniao/industria-de-defesa-nem-industria-nem-defesa/

Citar
...quanto é que a indústria da defesa “pesa” na economia portuguesa... O valor mais ajustado que se conhece refere-se a 2019 e aponta para que as atividades económicas na área da defesa se cifravam em 1,1% do valor acrescentado bruto nacional e deste, 0,8% resultava de consumo e investimento realizados pelas FA´s/Ministério da Defesa, ou seja, contas feitas, representavam 0,3% da economia portuguesa.

Ora bem, se calhar começávamos por tentar subir dos 0,3% para 1%.

E já agora:
Citar
o Ministério da Defesa, funciona como um banal facilitador dos pequenos interesses pessoais e obstáculo para os grandes investimentos. A possibilidade de grandes grupos como a FN montarem uma fábrica de munições em Portugal não parece ser acompanhada de interesse nacional e tudo se fica pelo rumor.

Não me recordo de ver isto falado em algum lado. Talvez me tenha escapado. Mas tratou-se apenas de um rumor, ou...?
34
Exército Português / Re: Missão na Roménia
« Última mensagem por Anthropos em Hoje às 02:52:10 pm »
everyone point and laugh



E novidades?  :mrgreen:

Contam-se pelos dedos de uma mão (e ainda sobram ) os simuladores ou simples auxiliares de treino existentes em Portugal. Se nem para armas ligeiras, quanto mais para materiais complexos e caros... Como somos um país rico, nunca se treina com inertes ou cargas reduzidas, é sempre (embora muito raramente) com munição real... Pelo menos quando a há  ::)
35
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 02:50:03 pm »
O cockpit do Super Tucano é demasiado complexo para instrução básica, tem sempre de ser uma aeronave mais simples nesta função. Talvez existam versões do Tucano mais indicadas para instrução básica, mas ai já pode perder outras capacidades.

Epsilon


Super Tucano
36
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 02:38:29 pm »
Tucanos para mim só para instrução básica (substituir os Epsilon)  e talvez para andar atrás das avionetas da droga onde elas costumam esconder-se dos F-16 nos vales montanhosos.
CAS? se fosse eu a decidir seria feito a grande altitude por F-35's ou drones a orbitar a zona de combate como o reaper. CAS feito por pilotos a baixa altitude é um bocado suicida nos dias de hoje, é tão fácil haver armas portáteis escondidas no terreno hoje em dia. Tenho duvidas que seja viável ainda para mais para um país com meios em tão reduzido numero.
37
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por PTWolf em Hoje às 02:33:46 pm »
Muito sinceramente não percebi ainda, se o Marcelo, filho de um Governador de uma antiga colónia, da linha de Cascais, que olha para quem vem de fora do círculo da capital como alguém rural e sem perfil para governar um país, se estas "gafes" não terão sido propositadas para desviar atenções (motivações políticas, mesmo que para isso rebaixe o país), ou se já terá mesmo perdido a lucidez!!!!!

Confesso que não sei e nem sei qual será pior! Enfim...........

Ainda faltam cumprir mais 2 anos de mandato!!!!!! Contando com a instabilidade do actual governo que nem 30% de votos teve, quando mais precisávamos de um PR para dar alguma estabilidade....... futuro risonho!

https://exame.com/casual/6-sinais-de-que-voce-precisa-diagnosticar-sua-saude-mental/
Acredito que possa ajudar. Eu acho que é um pouco das 2 situações que descreves
38
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:32:40 pm »
Querem que Portugal gaste 2% do PIB sem lascar o estado social, procurem estes temas;

1- fundos SIFIDE, usados em fundos imobiliários
2- Fundações
3- empresas públicas
4-organizações estatais intermediárias

Pois, só que nisso não mexem porque há muito tacho
39
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:31:08 pm »
Coisas que aborrecem como acontece a malta do cinema e da canção(divas). Não havia necessidade

Não sejas assim também. Trata-se de esprit de corps. c56x1



Sei de uma vez que não aconteceu e o sr capitão Pilav ficou chateado pelo avião que as Operações lhe atribuíram  :mrgreen:, tinha uma pintura da outra esquadra lol.

É bem verdade. Muito Falcão já ficou audivelmente chateado por ter de voar num "gatinho", e muito Jaguar por ser obrigado a pilotar um "pombinho".  :mrgreen:

Isso sim são coisas importantes!!!
40
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Desporto
« Última mensagem por P44 em Hoje às 02:25:38 pm »
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10