Curso de Sargentos

  • 41 Respostas
  • 16426 Visualizações
*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Abril 26, 2008, 02:37:43 pm »
Citação de: "akyu"
Citar
A solução já existe e são vários os casos de sargentos do quadro permanente que concorreram à Academia (pessoalmente conheço 2).

Mas os sargentos que concorrem à classe de oficiais também têm que ter no máximo 21 anos de idade ou por já pertencerem aos quadros não estão sujeitos ao limite de idade? É que eu queria entrar para a Escola de Sargentos mas queria também poder tornar-me oficial ingressando na Academia, será isso possível tendo eu 22 anos?

Para pessoal do QP o limite é alargado mas por pouco.
São dois anos acho eu.
Por isso é que eu costumo recomendar concorrer directamente à Academia Militar.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

akyu

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Abril 27, 2008, 01:03:23 am »
Citar
Por isso é que eu costumo recomendar concorrer directamente à Academia Militar.


Segundo o que me disseram só é possível concorrer à Academia se tiver menos de 21 anos de idade. Se eu tenho 22 como é que posso concorrer? Existe mais alguma maneira de concorrer à Academia tendo mais de 21 anos?
akyu
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Abril 27, 2008, 01:33:17 am »
Citação de: "akyu"
Segundo o que me disseram só é possível concorrer à Academia se tiver menos de 21 anos de idade. Se eu tenho 22 como é que posso concorrer? Existe mais alguma maneira de concorrer à Academia tendo mais de 21 anos?

No meu caso estou arrependido em ter escolhido o ensino superior público e também já vou fazer os 22. Se consultares o site da academia militar podes constactar o seguinte:

Candidatos Civis:

-> Não completar 22 anos, até 31 de Dezembro de 2008

Candidatos Militares (Forças Armadas e Guarda Nacional Republicana):

-> Não completar 22 anos até 31 de Dezembro de 2008, para os Militares RV/RC abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 118/2004 de 21 de Maio que altera o Decreto-Lei n.º 320-A/2000 de 15 de Dezembro, nos termos do Art.º 47.º do mesmo diploma

-> Não completar 24 anos até 31 de Dezembro de 2008, para os Militares do QP e RV/RC não abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 118/2004 de 21 de Maio que altera o Decreto-Lei n.º 320-A/2000 de 15 de Dezembro

Basicamente terias de com 23 pertenceres aos quadros permanentes. Como sargento do exército é impossível, apenas como guarda seria possível se entrasses no concurso que vai abrir agora e se este terminasse antes da abertura do concurso para a academia militar (o que acho improvável).

Tens é a opção de tentares entrar na academia da força aérea. Para eles, os militares podem candidatar-se desde que não completem 26 anos e não interessa se é dos quadros ou por qual decreto-lei se encontra abrangido (não compreendo o porque da diferença entre estas academias :roll:
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Abril 27, 2008, 01:51:51 am »
Citação de: "tyr"
injusto porquê??? quem é sargento é o porque optou por concorrer à ESE e não à academia, a classe de sargentos na minha prespectiva é a melhor classe a que se possa pertencer (apesar de em portugal ainda existir a mentalidade de que ou se é oficial ou não se vale nada), pois os experts tecnicos são na sua grande maioria sargentos, as funções de sargento são super aliciantes (exepto as funções que metem papeis ao barulho, mas isso é opinião pessoal) e para alem disso têm uma carreira até sargento Mor (se conseguirem ser promovidos até lá).
para mim a carreira de oficial perde interesse a partir de capitão, pois eu adoro ter as mãos na massa e não nos papeis.

Quando falo em injusto refiro-me ao limitar que os sargentos que queiram continuar os estudos para progredir para oficiais sejam impedidos. É óbvio que para oficial se concorre directamente à AM e não para a ESE, mas podem existir vários motivos que impeçam a sua entrada logo à partida na AM, tais como a idade.
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Abril 27, 2008, 01:54:56 pm »
Se o pessoal entrou para a classe de sargentos por não ter idade para concorrer para a AM ai tenho que dar o braço a torser, pois é injusto (conheço um oficial miliciano muito competente que tinha dois problemas para seguir uma carreira militar, primeiro, como era oficial não podia concorrer a ESE, 2º como entrou com 23 anos não podia concorrer a AM, resultado actualmente ele é policia (psp)).
mas por outra razão não vejo a injustiça, se queriam ser oficiais concorressem (e entrassem, apesar de eu conhecer oficiais do quadro que não conseguiram entrar na ESE, não conheço o caso contrario de Sargentos que concorreram a AM e não entraram e que por isso foram para a ESE (eu não conhecer não quer dizer obviamente que não existam)).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

akyu

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Abril 28, 2008, 05:04:41 pm »
Citar
Tens é a opção de tentares entrar na academia da força aérea. Para eles, os militares podem candidatar-se desde que não completem 26 anos e não interessa se é dos quadros ou por qual decreto-lei se encontra abrangido


Eu voluntariei-me para as Operações Especiais, terminando o meu curso de OE também posso tentar ingressar na Academia Militar da Força Aérea ou para isso tenho que fazer a recruta na Força Aérea (e por de parte as Operações Especiais)?
akyu
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #36 em: Abril 28, 2008, 09:28:18 pm »
Citação de: "akyu"
Citar
Eu voluntariei-me para as Operações Especiais, terminando o meu curso de OE também posso tentar ingressar na Academia Militar da Força Aérea ou para isso tenho que fazer a recruta na Força Aérea (e por de parte as Operações Especiais)?



A recruta só se faz uma vez, pois o juramento de bandeira também só se faz uma vez.
No caso de deixar um ramo para incorporar outro após ter feito o juramento de bandeira num, ao passar para o outro ramo ingressa directamente no curso que pretende.

Isso acontecia muito com o pessoal do serviço militar obrigatório, o pessoal fazia o SMO no Exército e depois ingressava na Força Aérea e ia directamente para o curso.
 

*

akyu

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Abril 29, 2008, 02:53:54 am »
Citar
A recruta só se faz uma vez, pois o juramento de bandeira também só se faz uma vez.
No caso de deixar um ramo para incorporar outro após ter feito o juramento de bandeira num, ao passar para o outro ramo ingressa directamente no curso que pretende.

Isso acontecia muito com o pessoal do serviço militar obrigatório, o pessoal fazia o SMO no Exército e depois ingressava na Força Aérea e ia directamente para o curso.


Sim, eu sei que a recruta só se faz uma vez, não devo ter sido bem explícito no que queria dizer.
Vou reformular a pergunta.

É possível eu ir fazer a recruta a Lamego e fazer o Curso de Operações Especiais e depois ingressar na Academia da Força Aérea quando acabar o curso?
Ou não posso fazer o curso de OE se quiser entrar na Academia da FA?
akyu
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Abril 29, 2008, 09:30:16 am »
Podes fazer tudo o que quiseres e te der na "real telha" desde que no fim não fique por cumprir nenhuma condição de admissão (12º ano, exames nacionais, idade, etc).

Planeia bem a coisa que é para depois não te vires lamentar aqui no forumdefesa sobre quão más e injustas são as condições de acesso ao Quadro Permanente e como o pessoal das Forças Armadas foi ingrato face ao teu esforço  :roll:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #39 em: Abril 29, 2008, 05:20:35 pm »
Citação de: "akyu"
É possível eu ir fazer a recruta a Lamego e fazer o Curso de Operações Especiais e depois ingressar na Academia da Força Aérea quando acabar o curso?
Ou não posso fazer o curso de OE se quiser entrar na Academia da FA?


Teoricamente sim, mas tem que estar autorizado pelo CEME.

(ver ponto 2)
http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php ... ng=pt&op=1
 

*

akyu

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Abril 29, 2008, 05:33:47 pm »
Ok, pelo que me disseram no centro de recrutamento, o CEME autoriza quase sempre este tipo de situações.
Resta saber se consigo tirar nota mínima nos exames nacionais lol
akyu
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Maio 03, 2008, 03:57:28 pm »


Fui RC com muito orgulho!!

Desculpem ter tapado a minha face mas prefiro assim.

Fiquei proibido de concorrer à ESE a dada altura, por ter 3 dias de detenção...
Nunca tive cunhas... e das 3 vezes que concorri fiquei na reserva..
Mas tenho muito orgulho da minha farda.. e no meu passado como militar
Pra ESE nao conseguia, nem pintado a ouro... nem com mais medalhas... nem com mais cursos... nem mais louvores e nem com recursos... enfim convenci-me que de nada conta a minha farda "recheada" e nem o camuflado e as botas bem gastas de tanto alombar se não tiver "ajudas extras". Mas só me convenci mesmo nas ultimas, porque até lá  tive sempre esperança e confiança no meu valor.

Aconselho todos os candidatos a estudarem, pois conta mais para a entrada na ESE as vossas notas escolares e de provas de selecção, do que a valorização da vossa carreira enquanto são militares RC ou RV. Poupem-se...
Pensem nisso depois...
 Estudem muito e preparem-se fisicamente que isso é mais importante para "eles". Ao fim de estarem no QP façam todos os cursos do vosso interesse e valorizem-se tecnicamente para dignificarem a classe de Sargentos.

Eu não fui exemplo...
Ouvi sempre dizer, que um bom sargento tem de ter louvores pelo dobro das suas punições. Se assim é, eu fui um bom Sargento!
Daquilo que se vê na minha foto que aqui vos deixo, e do que não se mostra (outros cursos, louvores e das referências elogiosas) só me conta a detenção... Tecnicamente a minha bagagem é marcada pelo que se vê na minha farda... acima da média da maioria dos RC que conheci, e pela vida em Unidades Operacionais sempre em exercícios e preparações para as missões... e nelas por esse mundo fora.

A saber:
O curso de COMANDOS e o Batalhão de Comandos
A EPI (Escola Pratica de Infantaria)
O BIMec (Escola "da" Pratica da Infantaria)
4 missões

Mas tudo resumido a:... 3 dias de detenção - num dia mau da minha vida é "apenas" o que conta em 10 anos de serviço.


Conclusão:- O Curriculum militar de um RV/RC candidato à ESE não tem validade nenhuma, para efeitos de avaliação à entrada no QP.


Um VIVA a todos os Sargentos do nosso Exercito e um abraço a toda a comunidade militar deste ex-Comando que alguns conhecem.
Abraço

"MAMA SUMAE"