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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 09:00:33 am »
Eu metia uns napalm já aqui falados para largar nas favelas

Os contornos das negociatas entre os Condes Andeiro e os amigues deles zucas são por demais evidentes.
O afilhados até se masturba a falar de tucanitos com "missiles", como se fossem o ultimo grito da moda.

Realmente precisamos muito de avionetas dessas para abater drones. Devem ser os drones na Marinheca do picas

A noção das realidades diferentes não existe
Mas valia agarrarem no dinheiro e comprarem drones a sério ou usar onde realmente importa.
Mas mentalidade de esquemas e de jacaré predomina
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 08:50:17 am »
Já se fala em adquiri mais dois só porque o padrinho mencionou.  Vamos ver isso  ;D
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 08:47:53 am »
Nada de insultos ao nosso Bismarck  :mrgreen:

Nem ao nosso navio-chefe couraçado Yamato, com 1 peca de 100 mm e DUAS! de 40 mm.  :mrgreen:





O mais poderoso patrulha da marinheca. Acho que esse é que devia andar no GdG. Mas se calhar não vai por faltar espeço para contentores e a adega ser pequena
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Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 07:52:50 am »
Eu não disse que a capacidade de carga era de 950kg, disse 1300kg, que é a capacidade do Lynx "normal".

Dei o exemplo do Polaris TP4 como exemplo de veículo possível de transportar por pesar menos que 1300kg.

Se o MK95A tiver realmente essa capacidade 2700kg. Já podemos falar noutros veículos como por exemplo o ISV de 2200kg que pode transportar 9 elementos.



Mas de certo haverá outras propostas, dependendo das características que os Fuzileiros indicarem.
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 07:46:57 am »
Portugal Despliega El Submarino NRP Arpão En El Atlántico Norte



Citar
Comunicado de prensa de la Armada danesa

El Comando Ártico recibe estos días a un submarino portugués en Nuuk. La marina portuguesa, Marinha Portuguesa, ha enviado el submarino ARPÃO a Nuuk, donde permanecerá en puerto unos días antes de dirigirse al norte junto con el buque de inspección EJNAR MIKKELSEN .

El plan es que el submarino realice un viaje bajo el hielo frente a Groenlandia, y EJNAR MIKKELSEN apoyará al submarino y será un barco de escolta. Proporciona un buen entrenamiento a la tripulación del EJNAR MIKKELSEN, que tiene la oportunidad de entrenar y actuar como apoyo a un submarino en aguas árticas.

El submarino diésel-eléctrico ARPÃO también navegará en la bahía de Baffin, entre Canadá y Groenlandia, y tras navegar bajo el hielo y otra breve estancia en Nuuk, el submarino navegará hacia Halifax.

Los ciudadanos de Nuuk tendrán la oportunidad de venir a ver el submarino y subir a bordo el viernes. Sigue el grupo Nuuk Citizen Info, donde anunciamos la hora y el lugar.


https://www.navalnews.com/naval-news/2024/04/portugal-deploys-submarine-nrp-arpao-to-the-north-atlantic/
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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por tenente em Hoje às 04:50:13 am »


Pelas 2pm a sobrevoar Lisboa? Seria um dos Bisontes?

Afirmativo  !!

Abraços

O som daqueles 4 turboprops 😍

Rotação no AT1, tinha acabado de descolar na 20.

Abraços
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Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:33:14 am »
Sim, e isso é suposto acontecer.

A questão é que para conseguirmos um Agrupamento Mecanizado, precisamos de 2 Brigadas a fornecer os meios, e dessas Brigadas, 1 apenas consegue fornecer um tipo de meio (Leopard) e mais nada. Uma Brigada "inteira" só para isto é um desperdício. Porquê? Porque se perde tempo a formar condutores e comandantes de viaturas para M-113 (obsoletas), quando dava muito mais jeito tê-los para reforçar as tripulações de Leopards e/ou de um IFV moderno.

O facto de se insistir num modelo de 3 Brigadas leva a um desperdício de recursos, para se conseguir "manter escola" numa brigada que nunca sofrerá uma modernização digna, e que terá militares que nunca serão empregues num Agrupamento Mecanizado, pela obsolescência dos meios que usam.

Ouviu-se muitas vezes a desculpa "para quê adquirir mais Leopard, se não temos tripulações para o número actual".
-Teríamos tripulações, se não tivéssemos que guarnecer uma frota de M-113 (e não só) para tentar justificar a existência desta Brigada.
Para se ter noção, uma componente de lagartas com 42 Leopard e 42 Bradley, necessitaria de 294 militares. Com o mesmo número de militares (ignorando postos e especialidades, apenas para o argumento), dava para operar 34 Leopard e 79 M-113 APC (menos, se incluirmos alguns com TOW, algo que muitos dos Bradley possuem de origem).

Uma destas duas opções é claramente superior à outra, e muito mais útil para integrar Agrupamentos Mecanizados. O número 42 não é acidental. É o necessário para que houvessem Leopard e Bradley suficientes, para integrar um total de 3 agrupamentos distintos (14 Bradley e 14 Leopard para cada um).

Se em vez de ter uma Brigada Mecanizada, tivéssemos sim uma Componente de Lagartas sediada no CMSM, e que as necessidades desta componente se centrassem na sua participação no Agrupamento Mecanizado, era muito mais fácil uma renovação dos meios, dado que o nº de veículos a adquirir seria muito mais reduzido quando comparado com uma renovação da BrigMec.

Havendo toda a questão dos restantes veículos, M577 (comando e ambulância), PM, recuperação, lança-pontes, os M548 e os M-109, é debatível a necessidade de adquirir um meio de lagartas para substituir alguns destes, sabendo que num Agrupamento Mecanizado, certas funções estariam a cargo de Pandur dedicadas.
Daria prioridade era à substituição dos veículos de recuperação e lança-pontes, por WiSENT 2 nas 4 variantes, todas elas com representação em cada Agrupamento Mecanizado.

Também optava por substituir os M109 e M548, por um MLRS + veículo municiador. É mais um caso em que, enquanto o M109A5 precisa de 6 militares para operar, e o M548 outros 4, cada HIMARS/M270, precisa de 3 e outros tantos para o municiador. Um melhor aproveitamento do pessoal existente, permite muito mais capacidades. No papel de sistema AP de 155mm, teríamos um veículo de rodas, como o CAESAR.

Concluindo:
O Agrupamento Mecanizado não deveria ser visto como "aquela coisa que tentas aprontar para a NATO", mas sim o plano central da organização da componente operacional para forças médias/pesadas. Tanto a nível da orientação do pessoal, como das necessidades de meios e capacidades a adquirir.
-É mais fácil ter este esqueleto do AgrMec, e começar a construir por aí, a pensar logo no número de Leopards, de Bradleys, e de Pandur nas várias versões, que seriam necessários por cada AgrMec, e consequentemente para formar 3 AgrMec.
-Teríamos uma Brigada Mista, capaz de edificar 3 AgrMec.
-Estes AgrMec teriam capacidade de expansão e modificações caso o TO assim exija. Qualquer expansão do EP (fruto de mobilização), veria a criação de mais agrupamentos com a mesma ideia em mente.
-O actual AgrMec é algo limitado ainda, faltando acrescentar algumas coisas, mas a ideia mantém-se.

Ou então, não se faz nada, e fica tudo na mesma, e continuam com o sonho de uma mega BrigMec.
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Brasil / Re: EMBRAER
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 01:51:03 am »
Olás.

IAF Partnering Embraer Defense

With their versatility, operational efficiency, and technological advancements, Embraer aircraft have become a trusted component of the IAF’s aerial arsenal



https://www.sps-aviation.com/story/?id=3479&h=IAF-Partnering-Embraer-Defense

Sds!
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Brasil / Re: Brasil Nuclear?!!
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 01:25:24 am »
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por NVF em Hoje às 12:33:38 am »
Toca a equipar os tucanitos com o armamento do CdG! Deve conseguir levar 6 Aster 15 sob cada asa.
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