Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
2
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:09:55 pm »
Tirem lá o ST das fotos, já chateia.  :N-icon-Axe:

Será que na FAP, quem olha para as imagens e vê um ST e um "RPAS" lado a lado, não chega à conclusão que um RPAS sob a forma de UCAV faz o trabalho da avioneta LAA?
3
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por mafets em Hoje às 03:06:10 pm »
Salvo erro na altura falava-se no máximo de 100 milhões por navio. Mas como a Vdg teria um investimento mínimo, ficar-se-ia com um pouco mais de verba. Ainda assim 100 milhões é o que os Gregos vão gastar por fragata, mas estes já estão no segundo upgrade.  ::)

https://en.wikipedia.org/wiki/Hydra-class_frigate 

Citar
Upgrade programs
In 2007, an upgrade of the STIR fire control system to allow the firing of the RIM-162 ESSM surface-to-air missile was launched. Salamis was the first to be upgraded and, in August 2008, successfully completed a live firing test. The other three Hydra vessels were upgraded during 2008.

On April 25, 2018 the Greek defense minister Panos Kammenos announced that the modernization of the four vessels is in progress but without presenting any further details about the program.[3]

In May 2019, the Joint Chiefs of General Staff Council (ΣΑΓΕ) decided the commencement of the modernization program for the four ships of the class.[4] The program was finally approved by the Greek Parliament in April 2023.[5]



Saudações
5
Marinha Portuguesa / Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:55:59 pm »
Agora fico ainda mais confuso.

Citar
It adds that the upgrade included the installation of LHTEC CTS800-4N turboshaft engines; a new glass cockpit with integrated display units; a tactical processor; an electrically powered rescue hoist and various other upgrades to the platform’s avionics suite.

Citar
In a press release, Leonardo said: “The modernisation programme of Lynx Mk95A is a real step-change for the Portuguese Navy. The upgrades will provide extra capability to the aircraft with the new engines and Tactical Air Navigation System; these helicopters will enable the customer to undertake missions safely and effectively.”

O que é que terá sido prometido então, que não tem sido cumprido, e que tenha sido eventualmente cumprido para outros clientes da mesma modernização? A MB queixa-se do mesmo?

Eu lembro-me de haver o problema das vibrações, algo que não sei se foi resolvido ou não.

É que os nossos Lynx, receberam o upgrade mais minimalista possível, sem FLIR, com apenas 2 sonares modernizados.
6
Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 02:49:46 pm »
Esperemos que sejam os meios ligeiros realmente relevantes. Até modelos como já vimos aqui destinados a defesa aérea, em vez de trotinetes e sidecars

Algo que se enfie nuns C130 ou KC e possa ser rapidamente largado lá

Na falta de blindagem, que tenham poder de fogo. Não seria de todo deslocado ter misseis com uso contra navios, montados em viaturas 4x4, como aqui apresentadas no link abaixo.
Viaturas discretas, que não tendo muitos misseis, aqui na foto tem um par, fazem diferença. Fáceis de deslocar por meio aéreo e em poucas horas podem estar onde é preciso. E quem tem pouco tem de apostar em mobilidade
 (também nunca teremos muitos misseis)
 https://www.militaryaerospace.com/sensors/article/14303476/raytheon-technologies-corp-anti-ship-missiles-shore-defense
7
Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por mafets em Hoje às 02:43:49 pm »
Já me tinha chegado aos ouvidos a mesma informação, inclusive com um destacamento nas Lages.  ;)

Saudações

Eu sei que sim, e foste inclusivamente a primeira pessoa a falar nisso. ;)

Coloquei em dúvida na altura e coloco agora, não só pelo nível de investimento que isso acarretará, como pela total inexistência (neste momento) de tripulações para tamanha frota.

É como os F35. O Dinheiro, manutenção e a malta desenrasca-se depois... :mrgreen:

Saudações

P.S. Já para não falar dos Zuns Zuns sobre o P8 lá mais para a frente.  :P
9
Mundo / Re: Sector Automóvel
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 02:35:58 pm »
E a Toyota não foi estúpida ao ponto de mergulhar de cabeça na seita dos eléctricos como outros que agora estão na m..... ( olá VW), na Europa os chineses da BYD e Xiaomi vão rebentar com o mercado.
Just wait and see

Coloquei aqui a notícia propositadamente por causa disso!!!!
A Toyota, que é só o líder mundial na produção de automóveis, tem uma cabeça (Direcção/Administração) que já afirmou publicamente que não aposta a 100% nos carros eléctricos porque tem a firme convicção de que não são o futuro!!!!!!

E a realidade está a dar-lhes razão!!!!!
E não podemos esquecer que os carros eléctricos são muito subsidiados e não pagam impostos nenhuns, excepto o IVA, que no caso das empresas é reembolsado a 100%!!!!!

Mas como acordamos todos os dias com pessoas ..... eu diria mal intencionadas (para não dizer pior), a tentarem vender-nos a ideia de que temos de ser verdes a todo o custo, até existem brigadas verdes ou vermelhas para boicotarem as empresas que não sejam 100% renováveis e não há um adulto na sala que diga a estes...... (ía dizer uma asneira), que mudar de uma tecnologia para outra recente tem custos imensos! E nós temos dinheiro para mergulharmos de cabeça numa tecnologia nova?
Os portugueses têem todos dinheiro para irem a correr trocarem os carros a combustão por carros eléctricos? A nossa rede eléctrica aguenta tal pico de consumo? A realidade mostra-nos que esta gente que toma decisões estratégicas está alheada da realidade. Quando a população tem um parque automóvel envelhecido e que aumenta a idade média do nosso parque automóvel, isso quer dizer-nos que adoramos clássicos e não trocamos porque gostamos de poluír?!?!?!?! Secalhar há quem pense que sim!!!!!

https://jornaldasoficinas.com/pt/parque-automovel-nacional-a-envelhecer/

Os chineses estão a exportar carros de qualidade duvidosa, que não cumpriu com nenhuma legislação que é aplicada a qualquer empresa que opere na Europa e nós achamos bem.....

Mas parece-me que as marcas europeias já acordaram e mesmo o declínio da venda de carros eléctricos (muito estranho numa tecnologia nova) já está a ser combatida!!!!

Quem vai a um stand de carros novos, pergunte ao vendedor quanto custa substituir as baterias todas e veja os argumentos que o mesmo vai usar para não responder à pergunta (até hoje ainda nenhum respondeu quanto custa substituir as baterias do carro que estou a ver à minha frente. Eu sei que no caso de um Tesla, as baterias podem custar entre 15 e 25.000€!!!!!). E não é preciso esperar pelos 8 anos ou 200.000km para tal acontecer, só é preciso que o carro tenha um acidente que envolva o chassis (basta uma bateria rebentar e dá-se um fogo de artifício espetacular). Ou até um carro andar num charco de água ou circular com elevadas temperaturas e já agora também parece que o frio excessivo prejudica a autonomia!!!!!

Quem precisa de comprar um carro e analisa racionalmente todos os dados, valores, autonomia, pode seguramente chegar à conclusão que o híbrido é a melhor solução!!!!! Permite andar algumas dezenas de km em modo totalmente eléctrico e depois desse limite usa o motor a combustão em exclusivo!!!!!
10
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:35:24 pm »
Pois, as nossas terão direito a uma estonteante verba de quando? 40-50 milhões por navio?  ::)

Penso que à uns tempos atrás era de 322 milhões de euros, mas como entretanto o concurso fechou e depois reabriu, não sei se houve alterações no orçamento.

Nunca ouvi falar de tal valor. Na LPM a verba total sempre rondou os 130-140 milhões.

Se o orçamento total fosse realmente de 322 milhões, e só desse para aquilo que tem sido mencionado, reforçava-se o sentimento de desperdício de dinheiro, em que os navios continuavam a ser estupidamente limitados.


Entretanto, convinha alertar que, quanto mais equipamento no programa for contabilizado como GFE, mais equipamento podemos contabilizar como "FFBNW", como vimos com as Marlin do segundo par dos NPO. GFE funciona bem quando o Governo de facto fornece o equipamento, e não demora meia década para o fazer.
GFE não me interessa, interessa-me mais quando for GAFE (Government Actually Furnishes the Equipment).
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10