Orgânica ECC/GCC

  • 6 Respostas
  • 2695 Visualizações
*

diogorato

  • 4
  • +0/-0
Orgânica ECC/GCC
« em: Janeiro 25, 2010, 12:34:13 am »
Boa noite a todos.

Gostaria de abrir um tópico relativo à orgânica do GCC. Com a chegada dos leopard surgiu um novo quadro orgânico, da qual resultou uma nova missa para o GCC.
Perante as evoluções tecnológicas e militares que os leopard têm e perante a nova tipologia de missões que o GCC tem, qual a melhor organização para o ECC?
- Manter a doutrina americana: 3 pels a 4 CC?
- seguir modelos como o britânico e o alemão com 4 pels a 33C?
- ou doutrinar com 3 pels a 3 cc cada?

eventualmente se alguem tiver documentos relativamente a estudos sobre este assunto, gostaria que partilhassem (se for possível).

obrigado a todos

Diogo Rato
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +633/-323
Re: Orgânica ECC/GCC
« Responder #1 em: Janeiro 25, 2010, 03:10:38 pm »
Pelo andar da carruagem, parece-me que o GCC irá ser formado apenas por 2 ECC, e a BriMec irá formar dois agrupamentos à base de um BIMec e um ECC cada.

Não sei qual será a vantagem (ou desvantagem..) em ter os ECC com 3 pelotões de 4 cc cada, versus 4 pelotões a 3 cc cada. No fim, dá no mesmo, 12 cc..   :D

Como temos 37 cc Leopard, cada esquadrão poderia ter 12 cc, mais um de reserva, e ficaríamos com 3 ECC.

O que estranho é o facto de o ERec continuar a ser uma unidade pesada, com carros de combate.. O ERec deveria ter VB lagartas modernas e capazes e com armamento potente, misséis a/carro, canhões 25mm ou 30mm, material visão nocturna e de vigilancia do campo de batalha, para além de UAVs.

Prefiro um ERec, com meios mais equilibrados, 3 Pel. rec. cada um com uma secc. a/carro (2 viaturas blindadas lagartas com TOW ou outro sistema mais moderno), secc. Exploração (2 VBLagartas, com canhão 30mm, LG automático e ou/ met. 12,7mm), 1 secc. mort. 81mm em VB  e 1 secc. atiradores c/ 1 VB lagartas. Dispenso os cc e o Pel. Mort. pesados, ficando cada Pel. rec. com meios de fogo indirecto (cada secç atiradores pode ter um mort. 60mm ou 81mm também ) . O quarto pelotão teria os radares de vig. campo de batalha (2 em VB lagartas) e os UAVs.
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20249
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1335/-3462
Re: Orgânica ECC/GCC
« Responder #2 em: Janeiro 26, 2010, 01:51:28 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2361
  • Recebeu: 153 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +633/-323
Re: Orgânica ECC/GCC
« Responder #3 em: Janeiro 26, 2010, 04:18:45 pm »
Eu li este documento, foi o que me deixou na dúvida quanto ao 3o. ECC. Parece que a intenção é manter este 3o. ECC com M-60A3TTS  :conf:
Acho estranho...
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
Re: Orgânica ECC/GCC
« Responder #4 em: Janeiro 26, 2010, 06:19:29 pm »
Citação de: "Duarte"
Eu li este documento, foi o que me deixou na dúvida quanto ao 3o. ECC. Parece que a intenção é manter este 3o. ECC com M-60A3TTS  :conf:
Acho estranho...
Não me parece assim tão estranho; nem que seja para manter a organização e operacionalidade (dentro do possível...) do 3º ECC, na esperança de vir a ser equipado num futuro mais ou menos próximo com mais Leopard.

Aliás não me parece necessário serem da versão A6; o terceiro ECC já ficaria bem servido com Leopard 2A4 (no caso de haver alguns à venda), por menos €, e sem complicar muito (penso eu) a cadeia logística.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Orgânica ECC/GCC
« Responder #5 em: Janeiro 26, 2010, 08:06:48 pm »
Eu acho que pode ser por outra razão, é que o Leopard apesar de o vermos nas imagens a andar de um lado para o outro a passar pela lama, verdade é que ainda não faz tiro :mrgreen: , visto que os 2 Esquadrões de Leopard só servem para já para passear :wink: .
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
Re: Orgânica ECC/GCC
« Responder #6 em: Janeiro 28, 2010, 09:00:20 pm »
Pelotao de 4 CC ou 3 CC ?

Bom, em termos tacticos um pelotao de 4 CC pode ser cortado em 2 unidades de 2 CC enquanto o de 3 CC nao pode.

Antes da chegada da ultima geraçao de CC modernos LeopardII,M1,Challenger,Leclerc, os CC nao podiam se deslocar e combater ao mesmo tempo, mesmo se existiam sistemas de estabilizaçao como nos nossos M60TTS.

Actualmente um Leo pode andar em todo o terreno a uma velocidade de 50km/h, e disparar e acertar em alvos ao mesmo tempo!

Antigamente usava os pelotoes em cobertura quando outros se deslocavam. Por exemplo dentro do Esquadrao quando 2 pelotoes avançavam ou recuavam os outros 2 estavam em posiçao estatica para cobertura de tiro.Para aqueles que utilizavam 4 pelotoes, o que nao era o nosso caso que utilizavamos o modelo US de 3 pelotoes de 5 CC e 2 CC no comando.Portanto a manobra era dentro do pelotao explicada aqui:
 2 M60 a deslocar e 2 em manobra, e o M60 do chefe de pelotao a supervisar a manobra.(Tinhamos 5 CC por pelotao)

Portanto dentro dos Exercitos Europeus deixou de existir pelotoes de 4CC.

Os EUA ainda utilizam essa organizaçao porque eles nao precisam de poupar meios, ver o orçamento deles :D

Sobre o numero de pelotoes dentro do ECC, penso que no nosso caso o ideal é de 4 pelotoes porque num futuro proximo nunca teremos todos os pelotoes do ECC operacionais. Por isso com 4 pelotoes de 3 CC, poderemos sempre ter um minimo de 2/3 pelotoes operacionais.

Sobre o EREC com Leopards, isso é uma palhaçada, um EREC deve ser uma unidade ligeira e versatil, evitando o combate puro. O combate puro deve ser o "job" dos grupos mecanizados da BriMec. Esta simples organizaçao permitia libertar os LeopardII apenas para o GCC

Com 37 Leopard II podiamos constituir 3 ECC de 12 CC cada, com 4 pelotoes de 3 CC sendo um dos pelotoes o pelotao responsavel pelo CC do chefe ECC e reserva de CC
Ficando ainda 1 Leo para o chefe do GCC.

Durante a guerra fria poucas eram as unidades que tinham mais de metade dos seus meios organicos operacionais a 100% excepto os US, por exemplo num ECC Europeu 2 pelotoes estavam operacionais e os outros 2 parados por faltas de peças e de verbas, apenas durante as grandes manobras de primavera, perante os jornalistas russos é que tudo saia para o terreno para os impressionar...