Classificação de veículos

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papatango

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Classificação de veículos
« em: Março 19, 2007, 06:14:28 pm »
Como relativamente às armas ligeiras, tenho agora algumas dúvidas sobre a classificação de veículos.

Quanto a carros de combate (vulgo tanques) a divisão que fiz é pacífica. (carro de combate leve, até 25 toneladas, carro médio de 25 a 50 toneladas e carro pesado a partir das 50 toneladas).

O problema, é nos outros tipos de veículos.

Como classificar veículos blindados ligeiros?

Um Pandur, é um veículo de reconhecimento, um VBTP ou um carro de combate ligeiro?

Qual será a melhor forma de separar as águas?

Um HUMMER e um Panhard VBL são o mesmo tipo de veículo ?

Que estratificação será a melhor?

Exemplo:

Veiculos de transporte e apoio (Berliet / Hummer / DAF / Unimog Etc...)
Veículos Blindados de Transporte de Pessoal (Pandur / Chaimite/Urutu Etc...)
Veículos de reconhecimento (Panhard / Cascavel etc... )
-
Tanques leves
Tanques médios
Tanques pesados

Além disso há veículos especificos como:
Veículos porta-morteiro
Sistemas antiaéreos
Sistemas de artilharia autopropulsada.

Sugestões aceitam-se

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 19, 2007, 11:49:36 pm »
Caro Papatango:

Parece-me que a sua questão se prende mais com a doutrina que escolher para se basear do que com uma taxonomia estanque. Senão, vejamos, de uma forma genérica e sem preocupação de estudo detalhado:

- Para a mesma viatura, funções diferentes implicam designações diferentes. Um M113 que transporte uma secção de atiradores é uma VBTP. O mesmo M113 que transporte uma secção de reconhecimento (ou de exploração) é uma viatura de reconhecimento. À mesma viatura, consoante o emprego táctico que lhe é dado, pode ser dada uma classificação ou designação diferente;

- Se uma Pandur tiver um canhão de 90 ou 105, não pode ser um carro de combate ligeiro. Inclusive é discutível se se trata de carro de combate. Em tempos idos era comumente aceite em Portugal que uma viatura blindada de rodas, independentemente do seu armamento, se designava genericamente por "autometralhadora". Daqui também se pode inferir que o CC ligeiro, médio e pesado não depende somente do seu "peso real" - ligado essencialmente à blindagem, mas também ao seu emprego táctico como arma. Se a sua peça for de um calibre pesado, que tipo de carro será?

Os militares, quando representam as unidades sobre as cartas topográficas, utilizam símbolos tácticos. Para não serem equívocos, colocam, por exemplo, o símbolo de Esquadrão de Reconhecimento e escrevem ao lado o tipo de arma principal (em princípio uma viatura) que equipa esse esquadrão.

Face ao exposto, posso não ter ajudado muito, mas o melhor é apoiar-se numa doutrina (que pode ser a NATO) que represente uma linguagem mais ou menos universal. Em jeito de conclusão, devo dizer-lhe que me parece que pode ser errado pensar numa classificação dos equipamentos somente pelo que eles são enquanto objectos físicos, sem fazermos uma ligação ao que realmente importa: ao modo como são empregues tacticamente, isto é, em combate.
 

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papatango

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(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 20, 2007, 12:14:53 am »
Muito obrigado pelo comentário.

De facto surgem vários problemas de solução complexa, porque o objectivo é tentar ser o mais abrangente possível.

Um dos exemplos das minhas dúvidas está expresso aqui:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/List.aspx?T=2&F=TC

O que é um caça tanques?
Estas viaturas deveriam ser classificadas de que maneira?

O veículo para os fuzileiros brasileiros, será comparável aos carros da Alemanha durante a II guerra mundial?

Fica especialmente complicado estabelecer as diferenciações, quando o tema a tratar inclui veículos antigos, e países diferentes, o que implica também utilizações diferentes.


Mas há sempre problemas e dúvidas, mesmo quando tratamos de apenas uma classificação.

O Centauro 8x8 com canhão de 120mm será um caça tanques?
O Rooikat da África do Sul, com peça de 76mm será um veículo blindado de reconhecimento ?

O Stryker, por exemplo, com o seu canhão de 105mm igual ao do M-60, pode ser em termos genéricos designado como caça tanques ?

= = =

As minhas divisões (por alto) são as seguintes

Como carros de combate (tanques) estarão os veículos com uma peça capaz de disparar munição perfurante contra outros tanques, e que se movem sobre lagartas (classificados como leves médios e pesados)

Se não tiverem blindagem capaz de resistir a munição com pelo menos metado do seu calibre, então não podem ser considerados tanques, e aí entra a designação «caça tanques» (e os tanques médios deixam de poder ser tanques) :mrgreen:

Veículos 8x8 e 6x6, com canhões de 20, 25, 30 ou 40mm são Veículos de combate de infantaria.

Veículos equipados com arma inferior a 20mm, são veículos de transporte de pessoal, ou de reconhecimento (se não transportarem infantaria)

Todos os veículos que não transportem armamento ou que apenas disponham de capacidade de suporte para armamento (TOW, LAG-40 ou metralhadora 12.7) são considerados veículos de transporte e apoio.

Mas estão sempre a surgir dúvidas, como no caso dos caça-tanques...

Cumprimentos
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(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 20, 2007, 01:34:05 am »
Caro Papatango:

Naturalmente, como já foi dito, a classificação depende da doutrina utilizada. Quanto aos "caça-tanques" talvez haja um ou dois pontos que o possam ajudar e que humildemente me proponho a expor:

- Um "caça-tanques" é antes de mais, uma arma anticarro. Foi criado para isso e com sistema de armas, tacticamente, é desta forma que é encarado. A sua missão é essa e não a do carro de combate (aliar o poder de fogo ao poder de choque para destruir o inimigo). O facto de ser blindado e deslocar-se sobre lagartas deve ser encarado como secundário, pois o fundamental é a sua função. Orgânicamente encontrá-lo-emos integrado nas unidades de apoio de combate e não nas de manobra: os esqudrões e grupos anticarro. Logo, não pode ser um carro de combate, porque efectivamente não o é, e, por conseguinte, não é um sistema da manobra - é do apoio. Se o quiser encaixar junto dos canhões sem recuo transportados em viaturas 1/4 Ton (jipes, etc.), e sistemas de armas como os mísseis anticarro (MILAN e TOW, por exemplo), de um ponto de vista táctico está perfeitamente correcto.

Relembro-lhe que os sistemas se armas têm significado pelo emprego que deles se faz e não pelo objecto físico que representam.

Cumprimentos.