GOE (Grupo de Operações Especiais)

  • 824 Respostas
  • 385845 Visualizações
*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #135 em: Março 22, 2007, 10:27:39 pm »
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:  :?


Acho que é de conhecimento geral que para quem vem directo da vida civil RANGERS, actualmente, é a tropa mais dura.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #136 em: Março 22, 2007, 10:34:11 pm »
Citação de: "hellraiser"
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:  :?

Acho que é de conhecimento geral que para quem vem directo da vida civil RANGERS, actualmente, é a tropa mais dura.


Fisicamente...comandos é a mais dura mentalmente...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #137 em: Março 22, 2007, 10:35:08 pm »
Citação de: "hellraiser"
Citação de: "PereiraMarques"
Logo nos primeiros anos não seria muito provavél, GOE fundado em 1979 e a especialidade de Operações Especiais (no CIOE, actual CTOE) surge em 1981 :idea:

O CIOE já existia no tempo da guerra colonial e formava OE's já nessa altura, os famosos grupos de caçadores especiais...
Alias o chamado curso ranger (COE) foi montado ainda no tempo da outra senhora...

Citar
LEGADO HISTÓRICO
O CENTRO DE INSTRUÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS, HERDEIRO DAS TRADIÇÕES HISTÓRICAS DO REGIMENTO DE INFANTARIA Nº9 (1839) FOI CRIADO A 16 DE ABRIL DE 1960 (DL 42926) PARA GARANTIR A FORMAÇÃO DE UNIDADES VOCACIONADAS PARA A CONTRA-GUERRILHA, OPERAÇÕES PSICOLÓGICAS E MONTANHISMO.

INICIANDO A FORMAÇÃO ATRAVÉS DE CURSOS E ESTÁGIOS DE CAÇADORES ESPECIAIS E ESTÁGIOS DE CONTRA-INSSURREIÇÃO, FOI MINISTRADA INSTRUÇÃO DE CONTRA-SUBVERSÃO, CONTRA-GUERRILHA, OPERAÇÕES DE EMBOSCADA, GOLPE DE MÃO, CERCO E LIMPEZA, ACÇÃO PSICOLÓGICA E ASSUNTOS CIVIS.

ANTES DOS PRIMEIROS ACTOS DE SUBLEVAÇÃO EM ANGOLA, SÃO MOBILIZADAS NO BC 5 AS PRIMEIRAS UNIDADES DE CAÇADORES ESPECIAIS (CCAÇESP 60, 61 E 62) QUE TERMINAM A INSTRUÇÃO NO CIOE E EMBARCAM A 10JUN60 PARA O TEATRO DE OPERAÇÕES DE ANGOLA. OS CURSOS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS INICIARAM-SE EM 1963 PARA GARANTIR A FORMAÇÃO DE SUB-UNIDADES NAS ÁREAS DA CONTRA-SUBVERSÃO E CONTRA-GUERRILHA, GARANTINDO-SE SIMULTANEAMENTE A ELABORAÇÃO DE DOUTRINA E A ACTUALIZAÇÃO DAS TÉCNICAS NESTAS ÁREAS.

EM 9 DE AGOSTO DE 1975, O CIOE FOI TRANSFORMADO EM ESCOLA DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS, FICANDO COM A MISSÃO DE MINISTRAR A PRIMEIRA PARTE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS, CUJO PRIMEIRO CURSO TEVE INICIO EM 7 DE FEVEREIRO DE 1977. DESDE ESSA DATA ATÉ AGOSTO DE 1981 A UNIDADE FORMOU 1111 SARGENTOS PARA AS DIVERSAS ARMAS E SERVIÇOS DO EXÉRCITO, CONTINUANDO EM SIMULTÂNEO A MINISTRAR O CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS A OFICIAIS E SARGENTOS DOS QUADROS PERMANENTES E COMPLEMENTO.


EM 1 DE FEVEREIRO DE 1981, POR DESPACHO DO GENERAL CHEFE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO, VOLTOU ESTA UNIDADE À SUA ANTERIOR DESIGNAÇÃO DE CENTRO DE INSTRUÇÃO DE OPERAÇOES ESPECIAIS, RECEBENDO NOVA MISSÃO, SIMILAR À ESTABELECIDA ANTERIORMENTE. POREM, É O DESPACHO Nº 37/88 DE 26 DE ABRIL DO CEME, GENERAL MÁRIO FIRMINO MIGUEL QUE SÃO DEFINIDAS COM EXACTIDÃO AS MISSÕES DA UNIDADE. ESTE DESPACHO DETERMINA AS ACÇÕES A DESENVOLVER NA ÁREA DAS OPERAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS, INSTRUINDO QUADROS E TROPAS DE OPERAÇOES ESPECIAIS PARA ACTUAREM COM UM ELEVADO GRAU DE INDEPENDÊNCIA E CUMPRIREM MISSÕES DE GRANDE DIFICULDADE E RISCO, COMO MINISTRAR O CURSO DE OPERAÇÕES IRREGULARES A TODOS OS OFICIAIS E SARGENTOS DO QUADRO PERMANENTE DO EXÉRCITO E ESTENSIVEL AOS OUTROS RAMOS DAS FA.


CONFORME SUPERIORMENTE APROVADO PASSA A INTEGRAR ENCARGO OPERACIONAL NO AMBITO DA OTAN E DEFESA DO TERRITÓRIO NACIONAL DESENVOLVENDO EM SIMULTÂNEO DOUTRINA NA ÁREA DAS NOVAS AMEAÇAS COMO O TERRORISMO.

EM 01 DE JULHO DE 2006, EM VIRTUDE DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO EXÉRCITO, MATERIALIZADO NO DL Nº 61/2006, DE 21 DE MARÇO E POR DESPACHO Nº 12555/2006 DE 24 DE MAIO DE 2006, DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL, PASSA A DESIGNAR-SE POR CENTRO DE TROPAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (CTOE). NO ÂMBITO DA MESMA REESTRUTURAÇÃO, PASSA A INTEGRAR A BRIGADA DE REACÇÃO RÁPIDA (BRIGRR) CONTINUANDO A TER A RESPONSABILIDADE PELA FORMAÇÃO DE MILITARES NA ÁREA DAS OPERAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS E A APRONTAR AS FORÇAS DE OPERAÇOES ESPECIAIS.



Fonte: Site do Exército

As minhas desculpas pela letra maiúscula, mas não estou para estar a passar o texto todo a "limpo".
Potius mori quam foedari
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #138 em: Março 23, 2007, 12:28:35 pm »
Citação de: "Raven"
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Sim no video aparecia o Wiesel, veiculo blindado de reconhecimento usado pelos Pára-quedistas Alemães. Também estou um confuso em relação à presença deste veiculo em Belas.

confesso que em relação á parte inicial do video ainda me deixa certas duvidas.
Eu estive uma vez em belas a assistir a uma demonstração da brigada cinotécnica e os edificios que surgem aquando das várias cenas de instrucção não me parecem muito identicos aos que me lembro.
mas também já foi há uma meia duzia de anos e se calhar os edificios até podem ter sido alterados.


as imagens relativas aos veículos blindados (e seguintes) creio que se referem a uma competição internacional CT na Áustria (ou Alemanha), em 2004 creio

se não estou em erro, o GOE ficou em 5º (mau desempenho na prova na agua)

os veículos blindados devem ter sido emprestados pelos anfitriões...(tb usaram BMW 7)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
(sem assunto)
« Responder #139 em: Março 23, 2007, 03:00:27 pm »
Citação de: "hellraiser"
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:  :?

Acho que é de conhecimento geral que para quem vem directo da vida civil RANGERS, actualmente, é a tropa mais dura.


Qual curso é que estás a falar? Curso de Operações Especiais para militares RC ou QP? Olha que são dois cursos com durações muito distintas. Há coisas que um Oficial/Sargento passa e aprende que um RC nunca irá aprender ou passar. Eu pessoalmente até acredito que o curso de OE para QP seja o curso mais duro no Exército. Mas o Curso de Operações Especiais para militares RC é provavelmente da mesma dureza que um de Comandos, ou de Auxiliares-Precurores (apesar deste último ser mais dificil entrar); e fica abaixo do Curso de Precursores. Mas isso é como tudo na vida, é a minha opinião e como ela à muitas...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #140 em: Março 23, 2007, 03:14:11 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Trafaria"
É verdade, todas aquelas cordas, a famosíssima janela, etc… nos fazem lembrar uma certa aproximação ao que foram os páras de outro tempo e a sua célebre pista vermelha. Mal de nós se nada nos fizesse lembrar …

Para quem conheceu essa pista posso adiantar que lá estive há pouco tempo e pelo menos em parte dela há indícios de não ser utilizada, ou de o sê-lo muito pouco.

É usado no Curso de Combate, durante a recruta os catatuas fazem a pista de obstáculos que está ao lado da pista de cordas.


Tinha a ideia que a pista vermelha tinha sido destruida devido a mortes que ocorreram nela.

O curso de combate dos páraquedistas é tirado na ETP?
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #141 em: Março 23, 2007, 04:04:00 pm »
Citação de: "Artic Fusion"
Citação de: "hellraiser"
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:  :?

Acho que é de conhecimento geral que para quem vem directo da vida civil RANGERS, actualmente, é a tropa mais dura.

Fisicamente...comandos é a mais dura mentalmente...


Mentalmente, pelo que o pessoal que tem ambas as especialidades me diz, estão ao mesmo nivel, alias grande parte do curso, de comando e de OE, é bastante parecido, entre provas especiais etc, a preparação mental pelo que me dizem é um caso de muda o disco, mas toca o mesmo. Fisicamente Comandos e Fuzileiros estão +- ao mesmo nivel, enquanto rangers é já um pouco mais puxado.

Alias so devido ao facto de ambas a tropas serem bastante parecidas permitira que ja tenham sido ministrados cursos de Comandos em Lamego, e se repararem com bastante aatneção, o simbolo na boina OE e na boina Comando, é incrivelmente parecido... coincidencias.  :wink:
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #142 em: Março 23, 2007, 04:19:13 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "hellraiser"
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:  :?

Acho que é de conhecimento geral que para quem vem directo da vida civil RANGERS, actualmente, é a tropa mais dura.

Qual curso é que estás a falar? Curso de Operações Especiais para militares RC ou QP? Olha que são dois cursos com durações muito distintas. Há coisas que um Oficial/Sargento passa e aprende que um RC nunca irá aprender ou passar. Eu pessoalmente até acredito que o curso de OE para QP seja o curso mais duro no Exército. Mas o Curso de Operações Especiais para militares RC é provavelmente da mesma dureza que um de Comandos, ou de Auxiliares-Precurores (apesar deste último ser mais dificil entrar); e fica abaixo do Curso de Precursores. Mas isso é como tudo na vida, é a minha opinião e como ela à muitas...


Falando puramente de cursos para RC/RV actualmente, o de Ranger é o mais duro, é a mesma coisa que um de comandos na parte psicológica mas de resto é mais puxado. Seguem-se comandos e fuzileiros, fuzos parece-me que actualmente são fisicamente mais exigentes que comandos, nomeadamente em provas especiais, o que seria de esperar dado que a reactivação dos comandos foi feita apenas e somente a condição de não se voltar a repetirem mortes em cursos. O curso de OE, o COE ate nem é nada do outro mundo, tudo bem que é o mais duro actualmente que pode ser acedido por civis, mas acaba por ser uma espécie de PCS para quem quer realmente ser OE, porque só após o COE, é que os militares podem frequentar os cursos de sniper, reconhecimento, infil/exfil, paraquedismo militar, etc, e apenas depois dessas qualificações podem são colocados nos GOE's. Os auxiliares precs são mais duros que os cursos de OE's para RC/RV, estão como diz ao nivel dos COE's para sarg e oficiais. Mas não ha uma diferença assim tao grande entre o COE para QP e para RC's.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #143 em: Março 23, 2007, 04:57:17 pm »
Não sabia que havia uma tabela (1º, 2º, 3º, etc) para classificar os cursos das tropas especiais. :lol:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
(sem assunto)
« Responder #144 em: Março 23, 2007, 06:46:53 pm »
Citação de: "Lightning"
Não sabia que havia uma tabela (1º, 2º, 3º, etc) para classificar os cursos das tropas especiais. :shock:

Fala ai com o...hellraiser e ele diz logo!  :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
(sem assunto)
« Responder #145 em: Março 23, 2007, 06:51:39 pm »
Citação de: "hellraiser"
Citação de: "Artic Fusion"
Citação de: "hellraiser"
Citação de: "nonameboy"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:  :?

Acho que é de conhecimento geral que para quem vem directo da vida civil RANGERS, actualmente, é a tropa mais dura.

Fisicamente...comandos é a mais dura mentalmente...

Mentalmente, pelo que o pessoal que tem ambas as especialidades me diz, estão ao mesmo nivel, alias grande parte do curso, de comando e de OE, é bastante parecido, entre provas especiais etc, a preparação mental pelo que me dizem é um caso de muda o disco, mas toca o mesmo. Fisicamente Comandos e Fuzileiros estão +- ao mesmo nivel, enquanto rangers é já um pouco mais puxado.

Alias so devido ao facto de ambas a tropas serem bastante parecidas permitira que ja tenham sido ministrados cursos de Comandos em Lamego, e se repararem com bastante aatneção, o simbolo na boina OE e na boina Comando, é incrivelmente parecido... coincidencias.  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #146 em: Março 23, 2007, 07:01:21 pm »
Então eu refiro o NFOT, antigo-rescom??? deve tar ao nivel de outras forças operações especiais.

Formação Base.
» Curso Sobrevivência;
» Curso Fuga Evasão;
» Estágio de NBQ;
» Estágio Tiro Prático.

Qualificação RESCOM-CSAR.
» Estágio de operações aéreas especiais, apoio a operações aéreas.

Formação Complementar.
» Curso de Socorrismo Avançado
» Estágio infiltração e exfiltração
» Estágio de Montanhismo
» Estágio de Snipper
» Estágio de Salto de Pára-quedas
» Estágio de Demolições

Todos os elementos fazem formação base, qualificação rescom e grande parte da formação complementar, acho que só socorrismo e demolições é que poucos militares tem, as outras qualificações (infil/exfil, montanhismo, sniper, paraquedista) se não tem todos poucos são os que não os tem.
O curso é todo dado internamente, excepto o curso de paraquedismo que é tirado na ETP em Tancos, mas isso acontece o mesmo com os Rangers e com o DAE, eles também ganham as asas em Tancos.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #147 em: Março 23, 2007, 07:05:43 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu não sei, simplesmente em Tancos se falares de Rangers o ppl encolhe os braços


A típica conversa de "calhau" :twisted:
Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
(sem assunto)
« Responder #148 em: Março 23, 2007, 07:08:59 pm »
Citação de: "Lightning"
Então eu refiro o NFOT, antigo-rescom??? deve tar ao nivel de outras forças operações especiais.

Formação Base.
» Curso Sobrevivência;
» Curso Fuga Evasão;
» Estágio de NBQ;
» Estágio Tiro Prático.

Qualificação RESCOM-CSAR.
» Estágio de operações aéreas especiais, apoio a operações aéreas.

Formação Complementar.
» Curso de Socorrismo Avançado
» Estágio infiltração e exfiltração
» Estágio de Montanhismo
» Estágio de Snipper
» Estágio de Salto de Pára-quedas
» Estágio de Demolições

Todos os elementos fazem formação base, qualificação rescom e grande parte da formação complementar, acho que só socorrismo e demolições é que poucos militares tem, as outras qualificações (infil/exfil, montanhismo, sniper, paraquedista) se não tem todos poucos são os que não os tem.
O curso é todo dado internamente, excepto o curso de paraquedismo que é tirado na ETP em Tancos, mas isso acontece o mesmo com os Rangers e com o DAE, eles também ganham as asas em Tancos.


São da FAP, tá tudo dito, a qualidade é um bem adquirido!!!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #149 em: Março 23, 2007, 07:11:41 pm »
Vamos todos fazer uma semana invertida, a levar com acção psicológica 24 horas por dia. E terminamos a matar umas galinhas com os dentes.  c34x
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito