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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: foxtrot em Julho 14, 2007, 05:45:17 pm
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No site da FAP, está um artigo publicado pelo general CEMFA para uma revista da NATO (NATO´s Nations). Vários aspectos sobre o reequipamento da FAP são revelados, nomeadamente:
- a modernização dos P-3 será prolongada até 2012;
-a substituição dos Aviocar pelos C-295 M, a partir de 2009;
- o prolongamento da vida útil dos C-130 H até 2015;
- a componente Combat SAR dos EH-101 atingirá IOC em 2009;
- a subsituição dos AL III a médio-prazo;
- a manutenção do projecto AEJPT (Advanced European Jet Pilot Training);
- a criação, até 2011, de um destacamento de 12 F-16 MLU (nº máx.) vocacionado para missões externas de projecção de poder aéreo;
- a conclusão até 2015 do programa de Defesa Aérea Interna que prevê não só a modernização dos F-16, mas também a extensão da cobertura radar aos Açores e Madeira e a criação de uma capacidade de defesa anti-aérea própria (mísseis anti-aéreos).
Cumptos
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Já vem com uns dias de atraso:
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... &start=384 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=519&postdays=0&postorder=asc&start=384)
Aliás gostava de saber a data em que esse artigo foi escrito ou aceite para publicação (atenção que não estou a referir à data de publicação, muitas revistas técnicas e/ou científicas publicam artigos escritos à meses). Essa história dos P-3 Orion para 2012 ainda deve ser do tempo em que se pensava modernizar os "P" e depois acabou-se por adquirir os "C" da Marinha Holandesa.
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Deve-se focar a compra de munições para os P3 de modo a realizarem missões anti-superficie (misseis Maverick ou SLAM-ER)
Misseis anti-navio para os F16, provavelmente HarpoonII ou SLAM-ER, para o desempenho de missoes TASMO.
Misseis Anti-aéreos(médio/longo alcance?) e cistemas C2 de comando e controlo, assim como radar para os Açores.
Substituição dos C130H, provavelmente por A400M.
Aumento da capacidade de moblidade e combate
Compra de pods e mais munições inteligentes para os F16, para executar missoes de ataque de precisão e CAS(apoio aéreo proximo)
Compra dos substitutos dos Alouette III, provavelmente A109M
Capacidade RESCOM
No meu entender falta colmatar a capacidade de EW (guerra electrónica) e alguma capacidade de reabastecimento aéreo, seria bom ter-mos capacidade CAS a nivel de helicopeteros de ataque, mas vejo essa hipotese muito remota.
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Capacidade RESCOM
Vamos ver o que sai do NFOT...
No meu entender falta colmatar a capacidade de EW (guerra electrónica)
Li algures que querem equipar os P-3C para possuir capacidade C4ISTAR, mas parece-me que seja mais virado para a captura de informações electronicas do que para empastelar radares.
http://en.wikipedia.org/wiki/C4ISTAR#C4ISTAR (http://en.wikipedia.org/wiki/C4ISTAR#C4ISTAR)
Pelo que sei as aeronaves EW, tipo o EA-6B Prowler da US Navy servam para acompanhar os caças e bombardeiros nos seus ataques, mas essas proprias aeronaves possuem alguma capacidade EW, bem como os nossos F-16 que tem pods de guerra electronica (EW), qual a real capacidade e função desses pods EW nos F-16?
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a criação, até 2011, de um destacamento de 12 F-16 MLU (nº máx.) vocacionado para missões externas de projecção de poder aéreo
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Hace poco no enviaron 4 F16 a Letonia Lituania y Estonia en mision rotatoria de la Otan?
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Sim la estaremos em Novembro
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I – Crónicas Militares Nacionais
Tenente-Coronel Miguel Silva Machado
Dispositivo da Força Aérea
Além de outros reajustamentos internos a nível da organização do Estado‑Maior a Força Aérea está a proceder a alterações no seu dispositivo, muito devido à entrada em serviço da novas aeronaves como a já concretizada do EH‑101 e a próxima do C‑295. Assim apresenta‑se aqui um resumo do que de mais significativo foi alterado a este nível e o que deverá ser concretizado num futuro próximo:
Na Base Aérea Nº 1 em Sintra está a Esquadra 401, equipada com C‑212‑100 e C‑212‑300 e a Esquadra 502 com C‑212‑100 e FTB 337. A 502 mantém três destacamentos C‑212‑100, um na BA 4 nas Lages com 3 aeronaves, outro em Porto Santo com uma aeronave e outro em S. Tomé e Príncipe com uma aeronave. Com a chegada dos 12 aviões C‑295 (sete de transporte geral táctico e cinco de vigilância marítima) com início previsto para 2008, estas novas aeronaves e bem assim como as que actualmente se encontram na BA1 que não forem substituídas (C‑212‑300 e FTB), serão colocadas na BA 6, no Montijo. Quando o C212‑300 for retirado de serviço a sua função será assumida pelo C295.
Ainda em Sintra está e deverá permanecer a Esquadra 804, conhecida pela esquadrilha de Voo da Academia da Força Aérea, a qual está dotada de aeronaves DH1 Chipmunk (versão remotorizada) e planadores Blanik e ASK 21.
A partir do final deste ano deverão iniciar‑se na BA 1 importantes obras para acomodar o “Museu do Ar”, renovando e aumentando significativamente o que neste momento lá existe.
Na Base Aérea Nº 5 em Monte Real manter‑se‑ão as actuais Esquadras 201 e 301 equipadas respectivamente com aeronaves F‑16 A e F‑16A/B e F‑16AM/BM, vulgo MLU.
Na Base Aérea Nº 6 no Montijo estão instaladas a Esquadra 501, com C‑130H e C‑130H‑30, a Esquadra 504 com Falcon 50 (embora esta seja considerada uma esquadra destacada no AT 1), a Esquadra 601 com aviões P3‑P e P3‑C, que deverão no final deste ano ser transferidos para a BA 11 e a Esquadra 751 dotada com os helicópteros EH‑101. A 751 mantém dois destacamentos permanentes fora do continente, um na BA 4 nas Lages com três aeronaves e outro em Porto Santo com uma aeronave.
Na Base Aérea Nº 11, em Beja, estão a Esquadra 101 com aviões Épsilon, a Esquadra 103 com Alpha‑Jet e a Esquadra 552 com helicópteros AL III. A 552 mantém um destacamento com uma aeronave no AM 1 em Maceda.
Assim num horizonte temporal já bem próximo a Força Aérea disporá de 3 bases com unidades aéreas operacionais (Monte Real, Montijo e Beja) e uma dedicada à actividade aérea do ensino superior e acções culturais (BA1), para além de destacamentos aéreos nas Lages, Porto Santo, Lisboa (ou junto a um futuro aeroporto internacional), Maceda. A questão de S. Tomé e Príncipe a seu tempo será decidida.
Fonte: http://www.revistamilitar.pt/modules/ar ... php?id=208 (http://www.revistamilitar.pt/modules/articles/article.php?id=208)
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É um pormenor mas penso que o FTB na ba1 foi desactivado no mês passado.
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Correcto e afirmativo, no dia 25 de Julho de 2007, quando já somente duas aeronaves estavam em condições de vôo. Claro que também no universo de aeronaves da FAP a frota FTB era um mero pormenor porque inclusive ja não tinha Esquadra própria, estava integrada na Esq.502.
Um abraço :twisted:
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Correcto e afirmativo, no dia 25 de Julho de 2007, quando já somente duas aeronaves estavam em condições de vôo. Claro que também no universo de aeronaves da FAP a frota FTB era um mero pormenor porque inclusive ja não tinha Esquadra própria, estava integrada na Esq.502.
Um abraço :twisted:
Informação correctíssima. Posso acrescentar segundo leitura na revista Airforces Monthly que a cerimonia foi presidida pelo General Luís Araújo, ouve uma passagem de 2 FTB e no fim o General entregou simbolicamente ao Director do Museu do Ar Coronel Rodrigues uma chave de uma unidade que ficará lá exposto. Ficando 11 outras unidades entregues ao Ministério da Defesa. Mas para que?
Alguém sabe responder?! Venda a civis?! Monumentos nalguma praça de Município?!
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Alguém sabe explicar o cancelamento deste concurso??
http://www.eda.europa.eu/ebbweb/Default.aspx (http://www.eda.europa.eu/ebbweb/Default.aspx)
Neste país parece que a maioria de todos os concursos da área da defesa têm de passar por incontáveis peripécias...
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Um não foi logo dois programas.
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Saudações guerreiras
http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... ght=#77801 (http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?p=77801&highlight=#77801)
http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5501 (http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5501)
http://www.eda.europa.eu/ebbweb/Default.aspx (http://www.eda.europa.eu/ebbweb/Default.aspx)
Cumprimentos
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Ministro defende regresso, a prazo, de Portugal ao projecto do avião europeu A400-M
Lisboa, 01 Out (Lusa) - O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, defendeu hoje que, a prazo, "é do interesse nacional" Portugal regressar ao projecto europeu do avião A400-M, que abandonou há quatro anos quando Paulo Portas era ministro.
"Neste momento esse assunto não está em cima da mesa, porque o transporte estratégico vai funcionar até 2014 ou 2015. Mas creio que nessa altura é do interesse nacional regressar ao projecto", afirmou Severiano Teixeira.
O governante respondia a uma pergunta da eurodeputada do PS Ana Gomes, durante uma conferência de presidentes das Comissões de Defesa dos países da União Europeia (UE), do Parlamento Europeu e de países candidatos, na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa.
Portugal integrou até 2003 o consórcio para construção do avião europeu de transporte militar, mas o então ministro da Defesa, Paulo Portas, anunciou no início desse ano a decisão de abandonar o projecto, optando pela compra de aparelhos norte-americanos da Lockheed.
Em declarações à Lusa, Ana Gomes considerou "importante" que o ministro defenda o regresso ao projecto europeu, criticando o abandono de Portugal do projecto, por decisão do ex-ministro Paulo Portas, "cedendo a pressões e por subserviência".
Para a eurodeputada e ex-embaixadora de Portugal em Timor-Leste, "Portugal não pode nem deve alhear-se, como coprodutor e como co-proprietário" de um projecto com a importância do A400-M.
NS.
Lusa/Fim
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Só para esclarecer um ponto em relação á minha anterior intervenção no tópico, a propósito do material que, ao que parece, foi cancelado. Eu não sabia de nada sobre se iria haver algum cancelamento ou outra situação qualquer. Que fique bem claro. Acho tão estranho quanto vocês, mas neste país e com os políticos que temos... tudo pode acontecer!
Cumprimentos
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Será possivel no futuro conjugar os P-3C com os F-16MLU para a realização de missões TASMO através do guiamento de munições JDAM ou JSOW pelos própios P-3C? Os americanos fazem algo semelhante com o E-8 Joint Stars.
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boas
Segundo sei, os P3C que vão neste momento ser actualizados, em tres sentidos, fuselagem, equipamentos e motores. quanto aos equipamentos que o avião vai levar é do mais evoluído que existe, por isso o mais certo é que o avião possa usar esse tipo de equipamento.
Cump.
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Governo: Aterragens por segurança
Sócrates recusa substituir Falcon
Por duas vezes desde o início de Novembro passado os Falcon que transportavam o primeiro-ministro e outros membros do Governo foram obrigados a aterrar, pouco tempo após terem levantado voo, por motivos de segurança. Mesmo assim, José Sócrates já deixou claro a vários membros do Executivo que “enquanto houver garantia de segurança não haverá compra de nenhum avião”, nas palavras de fonte conhecedora do processo.
Ao que o CM apurou, uma aeronave capaz de satisfazer as necessidades de deslocação oficiais do Governo e da Presidência da República exige um investimento de cerca de 20 milhões de euros.
No início de Novembro o primeiro-ministro e outros membros do Governo foram surpreendidos, durante uma deslocação no Norte do País, com a necessidade de uma aterragem repentina do Falcon, da Força Aérea, por motivos de segurança. A 16 de Dezembro acontecia uma situação semelhante: poucos minutos depois de ter levantado voo do Aeroporto de Figo Maduro, um problema técnico num dos reactores do Falcon obrigou a uma aterragem súbita na mesma pista e a comitiva de 11 pessoas foi forçada a viajar noutra aeronave. Ao perceber que iria chegar atrasado a Argel, José Sócrates exigiu, segundo o ‘Sol’, que a Força Aérea enviasse para o seu gabinete um relatório sobre o incidente.
A 11 de Dezembro, o ministro da Defesa ficou também em terra em Itália depois de o Falcon ter tido um problema na bomba hidráulica. A fim de transportar Severiano Teixeira para a Lituânia, foi necessário enviar outro Falcon de Portugal. Fonte da Força Aérea garante que os aviões são seguros e que, por motivos de segurança, por vezes têm de parar.
A substituição dos três Falcon, adquiridos nos anos 70, tem sido um assunto corrente nos últimos anos. Por forma a incluírem estes aviões como troca num futuro negócio, os governos dos últimos anos apuraram que uma nave com capacidade para 20 pessoas custa quase 20 milhões de euros. Como “neste momento há contenção orçamental, está fora de hipótese comprar outros aviões na actual legislatura”, afirma a mesma fonte.
SAIBA MAIS
3 é o número de Falcon 50 que a Força Aérea tem na Esquadra 504 – Linces, sediada na Base Aérea do Montijo. Esses três aviões são usados por Governo e Presidência da República nas deslocações oficiais.
75milhões de euros foi a verba prevista, em 2004, para comprar três novas aeronaves para substituir os actuais Falcon.
MISSÕES
Além de serem usados nas viagens oficiais do Governo e da Presidência da República, os Falcon 50 são também utilizados com frequência no transportes de doentes e órgãos humanos.
INOPERACIONAL
Durante vários anos um dos três Falcon 50 esteve inoperacional.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=90&p=200 (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=271656&idselect=90&idCanal=90&p=200)
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Adquiridos nos anos 70 ???!!! Pela FAP ???!!!
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Adquiridos nos anos 70 ???!!! Pela FAP ???!!!
Com certeza uma confusão entre ano de lançamento do modelo e ano de aquisição pela FAP. É que seria muito cansativo verificar junto da Força Aérea ou simplesmente no seu site. Coisas de jornalistas...
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boas
Tenho pena que estas noticias apareçam nos nossos médias, mas só desta maneira que as coisas em Portugal andam, espero não estar a fazer futurologia, mas com isto vindo a público é quase certeza que o concurso para compra destas aéronaves abra já no próximo ano, pois como aconteceu como no caso dos Audis, é mais importante o conforto dos ministros, de que o resto.
Ps. se não há dinheiro para comprar aviões novos podem sempre ir em aviões da Tap, sempre são aviões do estado, pois se não estou enganado a TAP ainda é em parte do estado.
Cump.
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Adquiridos nos anos 70 ???!!! Pela FAP ???!!!
Com certeza uma confusão entre ano de lançamento do modelo e ano de aquisição pela FAP. É que seria muito cansativo verificar junto da Força Aérea ou simplesmente no seu site. Coisas de jornalistas... :lol:
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¿Solo tiene Portugal 12 AMRAAM............? Me parecen muito pocos...........
Enlace:
http://www.sipri.org/contents/armstrad/REG_EXP_USA_97-06.pdf/download
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Desconheço, mas o Sipri é conhecido pelas suas falhas - entre elas dizer que Portugal opera 12 EC-120 Colibri.
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Parecia-me que a FAP tinha recebido os AMRAAM em dois lotes de 10, o que daria 20. Ainda assim, seria mesmo muito pouco.
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Botas Novas
Concurso Público para Aquisição de botas mod. RUFA* (http://http)
*RUFA - Regulamento de Uniformes da Força Aérea (http://http)
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Aquisição de artigos do uniforme de campanha para climas quentes — padrão deserto (http://http)
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É só para a FAP, certo?!
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É só para a FAP, certo?!
Sim.
Aquisição de dois testes hidráulicos para o sistema de armas F-16 MLU (http://http)
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Aquisição de artigos do uniforme de campanha para climas quentes — padrão deserto (http://http)
Poderá ser além dos habitués (FAC's/Comunicações Tácticas e afins) também para o pessoal da UPF da PA.
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Aquisição de artigos do uniforme de campanha para climas quentes — padrão deserto (http://http)
Poderá ser além dos habitués (FAC's/Comunicações Tácticas e afins) também para o pessoal da UPF da PA.
No dia da Força Aérea em Braga, a Rescom tinha camuflados de deserto, há por ai as fotografias...
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Na Take Off tinha as fotos que mencionaste Lightning.
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Ok mas como o contigente está a aumentar (este ano já decorre um curso...) é provável que a aquisição também se direccione no sentido da UPF, além de que, como qualquer uniforme de campanha tb sofre desgaste e terão que ser substituidos os já existentes...
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Quantos elementos tem a UPF?
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é totally off-topic mas mandei-te PM.
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Aquisição de artigos do uniforme de campanha — Padrão Tropical (http://http)
Alguem sabe que padrão é este
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Não sei nem conheço, mas fico aparvalhado ao ver a FAP com todo o tipo de camuflados e o Exército...com a porcaria de camuflado que agora anda para aí. Meu rico camuflado (o que eu usei), agora nem precisa de ir ao mato nem nada, começa por si só a desfazer-se! :roll:
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Será que
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg207.imageshack.us%2Fimg207%2F641%2Fcamisohwy99f99aah2.jpg&hash=866ce46f5bb9b2f60018ce318b7b6ef1)
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Aí exigia uma morena para acompanhar o martini.
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn-www.airliners.net%2Faviation-photos%2Fphotos%2F7%2F9%2F5%2F1344597.jpg&hash=b712991948a5511beb66d5884fdc1cd1)
Uma pergunta, que missil é esse
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AMRAAM?
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Aim_ ... 03_1.4.jpg (http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Aim_120_amraam_missile_20040710_145603_1.4.jpg)
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Efectivamente ese misil es un AMRAAM(haciendo honor a mi nick c34x ).Si no recuerdo mal,la FAP posee un lote de unos 10-15(creo recordar que a la veintena no llegaban) de estos misiles.De todas formas,seguro que algun compañero de este foro tiene mas informacion al respecto.
SALUDOS!!
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Ya que estamos hablando de misiles como los AMRAAM,los cuales,supongo que la FAP los habra introducido con motivo de la MLU de los f-16,tengo curiosidad por saber si hay algun plan mas para introducir armamento de nueva generacion en los f-16 MLU,ya sean bombas(JDAM,paveway IV),misiles(tipo storm shadow,taurus),misiles aire-aire como sustitutos de los swidewinder(iris-t,asraam,aim 9-x)..etc.Cualquier informacion al respecto es agradecida .
SALUDOS!!
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Ya que estamos hablando de misiles como los AMRAAM,los cuales,supongo que la FAP los habra introducido con motivo de la MLU de los f-16,tengo curiosidad por saber si hay algun plan mas para introducir armamento de nueva generacion en los f-16 MLU,ya sean bombas(JDAM,paveway IV),misiles(tipo storm shadow,taurus),misiles aire-aire como sustitutos de los swidewinder(iris-t,asraam,aim 9-x)..etc.Cualquier informacion al respecto es agradecida .
SALUDOS!!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010088.jpg&hash=6861d710349806c4b89b581a03174394)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010076.jpg&hash=0d0bf75768db1d919e361efe847b5a66)
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... c&start=15 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=4377&postdays=0&postorder=asc&start=15)
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5501 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5501)
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5116 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5116)
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Uma pergunta, que missil é esse :wink:
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Gracias mike 23!! :wink: .
Desde mi punto de vista, si se concreta lo de los misiles python o cualquier otro tipo de misil de corto alcance y de guiado IR,en el inventario de la FAP creo que solo falta un misil aire-tierra de largo alcance tipo taurus,storm shadow/scalp,jasmm con el que se puedan batir objetivos a 300-500km.
En uno de los link de mike 23 ,ponia algo acerca del interes de Portugal en los misiles yankees jasmm,¿hay algun plan a corto plazo,para dotarse con estos misiles o con otros del estilo o ,en cambio,son solo rumores?Yo creo que un arma de este estilo en cualquier escenario actual es de gran importancia ya que te permite destruir objetivos importantes o de "vital importancia" a grandes distancias y fuera del alcance de los sistemas antiareos enemigos.De hecho vemos como en Europa,muchos paises ya se han decantado por alguno de estos sistemas disponibles en el mercado(Francia,Gran Bretaña,Italia,grecia por el storm shadow; España,Alemania,Suecia por el Taurus; Finlandia,holanda(en estudio),y Australia(pais no europeo) por el jassm ,si consiguen corregir los problemas de este.)
SALUDOS!!
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Gracias mike 23!! Por lo tanto, de los link que me has puesto deduzco que la fap a dia de hoy dispone de amraam y jdam como armamento mas moderno ,12 pods litenning ,JHMCS..
Faltam aí algumas "coisitas".
Vê bem esta foto.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010088.jpg&hash=6861d710349806c4b89b581a03174394)
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MIKE 23 me referia como armamento de ultima adquisicion :lol: Corrigeme por si me dejo algo. :wink:
SALUDOS!!
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Yo no veo ninguna JDAM..............mira bien...........
Es una bomba tonta de 900 Kg....
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É sim uma JDAM, não consegue ver o kit no dorso da bomba, mas garanto que é uma JDAM GBU-31.
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Yo no veo ninguna JDAM..............mira bien...........
Es una bomba tonta de 900 Kg....
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi23.photobucket.com%2Falbums%2Fb392%2FJotapicos%2F55%2520Anos%2520FAP%2FP1010076.jpg&hash=0d0bf75768db1d919e361efe847b5a66)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fas.org%2Fman%2Fdod-101%2Fsys%2Fsmart%2Fjdam-001.jpg&hash=7626deacfcde41da1535d872642393c3)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.fas.org%2Fman%2Fdod-101%2Fsys%2Fsmart%2Fjdamp1a.jpg&hash=799a8e1766536e38f32ef9b2486fdfac)
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E não se esqueçam da LGB GBU-12 Paveway II de 500lbs que também aparece sob o lado esquerdo do F-16AM.
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Só por curiosidade
http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.088&lang=pt (http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.088&lang=pt)
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No discurso do CEMFA deste ano nos Açores foram proferidas as seguintes palavras:
É meu entendimento que importa, prosseguir com elevada prioridade:
- O programa de modernização das aeronaves F-16, para continuar a garantir a missão primária de Defesa e de Policiamento do Espaço Aéreo Nacional e do Espaço Interterritorial, bem como a satisfação dos compromissos internacionais assumidos;
- Assegurar a sustentação contínua do helicóptero EH-101, instrumento indispensável na nossa capacidade de Busca e Salvamento no vasto espaço interterritorial;
- Dar continuidade à capacidade de Patrulhamento e Fiscalização, através da modernização da frota de aviões P-3;
- Finalizar o programa de substituição do C-212 “Aviocar” pelo C-295, o que permitirá uma melhoria significativa das nossas capacidades de Transporte, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento e Evacuação Sanitária, libertando o C-130 para missões que exijam maior raio de acção e capacidade de carga;
-Iniciar o programa de modernização do C-130, peça fundamental na capacidade de projecção e sustentação das forças nacionais em operações combinadas ou autónomas
É esta a evolução desejável das frotas no curto/médio prazo, ajustando-nos às necessidades reais do País na actual conjuntura económico-financeira.
O “Plano de Acção” da Força Aérea, fundamentado num esforço de racionalização de recursos e aproveitamento de sinergias, com a finalidade de potenciar o emprego eficaz e eficiente dos meios aéreos disponíveis, conduziu a um reajustamento interno, que implicou alterações na estrutura superior e a consequente revisão e adequação de todos os documentos enquadradores da Organização.
Este processo encontra-se concluído e a nova estrutura em fase final de implementação. Tal conduziu à necessidade de ajustar o dispositivo de forças, movimentando a Esquadra 601, de aviões de patrulhamento marítimo, para Beja, aproveitando infra-estruturas já disponíveis, com a evidente redução de custos e libertando espaço na Base Aérea do Montijo, que concentrará nas suas instalações três sistemas de armas com afinidades nas respectivas missões: o C-130, o C-295 e o EH-101.
Iniciar o programa de modernização do C-130, peça fundamental na capacidade de projecção e sustentação das forças nacionais em operações combinadas ou autónomas
Aí vem o glass cockpit e helices com 8 pás..
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No discurso do CEMFA deste ano nos Açores foram proferidas as seguintes palavras:
É meu entendimento que importa, prosseguir com elevada prioridade:
- O programa de modernização das aeronaves F-16, para continuar a garantir a missão primária de Defesa e de Policiamento do Espaço Aéreo Nacional e do Espaço Interterritorial, bem como a satisfação dos compromissos internacionais assumidos;
- Assegurar a sustentação contínua do helicóptero EH-101, instrumento indispensável na nossa capacidade de Busca e Salvamento no vasto espaço interterritorial;
- Dar continuidade à capacidade de Patrulhamento e Fiscalização, através da modernização da frota de aviões P-3;
- Finalizar o programa de substituição do C-212 “Aviocar” pelo C-295, o que permitirá uma melhoria significativa das nossas capacidades de Transporte, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento e Evacuação Sanitária, libertando o C-130 para missões que exijam maior raio de acção e capacidade de carga;
-Iniciar o programa de modernização do C-130, peça fundamental na capacidade de projecção e sustentação das forças nacionais em operações combinadas ou autónomas
É esta a evolução desejável das frotas no curto/médio prazo, ajustando-nos às necessidades reais do País na actual conjuntura económico-financeira.
O “Plano de Acção” da Força Aérea, fundamentado num esforço de racionalização de recursos e aproveitamento de sinergias, com a finalidade de potenciar o emprego eficaz e eficiente dos meios aéreos disponíveis, conduziu a um reajustamento interno, que implicou alterações na estrutura superior e a consequente revisão e adequação de todos os documentos enquadradores da Organização.
Este processo encontra-se concluído e a nova estrutura em fase final de implementação. Tal conduziu à necessidade de ajustar o dispositivo de forças, movimentando a Esquadra 601, de aviões de patrulhamento marítimo, para Beja, aproveitando infra-estruturas já disponíveis, com a evidente redução de custos e libertando espaço na Base Aérea do Montijo, que concentrará nas suas instalações três sistemas de armas com afinidades nas respectivas missões: o C-130, o C-295 e o EH-101.
Iniciar o programa de modernização do C-130, peça fundamental na capacidade de projecção e sustentação das forças nacionais em operações combinadas ou autónomas
Aí vem o glass cockpit e helices com 8 pás..
Desculpem mas eu não sou entendido nestas coisas da FAP.
Mas a modernização do C-130 passa unicamente por esses dois pontos (cockpit e hélice)?
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Penso que sim.
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Noticia de abertura de ontem (12/02/2009) do telejornal da RTP-Madeira, radar do pico do Areeiro consignada em Janeiro à empresa Ferreira Dias Oliveira Lda.
ver aqui:
http://mms://195.245.168.21/rtpfiles/RTPMadeiraWin/telejm/tjmadeira_20090211.wmv
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Este radar não era aquele radar castelhano com um alcançe de 400 e tal km, que queriam por há uns anos?
E agora o radar é de uma empresa portuguesa?
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Deve ser a construção do edificio onde o radar vai ser instalado e talvez do resto da unidade como por exemplo alojamentos, serviços administrativos, messes, etc.