6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2865 em: Fevereiro 03, 2022, 09:23:56 pm »
Como disse e muito bem o Matra, é muito provavelmente mais uma "ofensiva publicitária" da Leonardo nos países onde se anda a cogitar a compra de helicópteros da classe do AW139M, Portugal inclusive.

Com o Blackhawk a ter supostamente já a preferência de todos os ramos (pelo menos nos bastidores), a opção por AW139M novos seria um verdadeiro golpe de teatro, muito embora no final de 2019/princípio de 2020 até fosse apontado como o favorito para futuro helicóptero de evacuação.

Por exemplo, este também nunca veio cá parar. E olhando para o caso canadiano, ainda bem...

« Última modificação: Fevereiro 03, 2022, 09:25:11 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2866 em: Fevereiro 04, 2022, 12:10:49 pm »
US Donates Military Helicopters to Croatia
Citar
The US has delivered two UH-60M Black Hawk helicopters worth 360 million Kuna ($54.8 million) to Croatia, which is currently involved in an arms race with neighboring Russian ally Serbia.

According to the US Embassy in Zagreb, the recent donation will contribute to the Balkan nation’s growing defense capabilities and military preparedness amid emerging threats.

The Black Hawks are capable of a range of military missions, including special operations, tactical troop transport, and medical evacuation.

Croatia’s incorporation of the American helicopters builds on the two nations’ ongoing military cooperation, along with the European country’s upcoming procurement of Bradley Fighting Vehicles.

With the arrival of the aircraft, the embassy revealed that US military assistance to Croatia has reached 4.5 billion Kuna ($685 million) in equipment, training, and infrastructure construction. (...)
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2867 em: Fevereiro 04, 2022, 12:32:02 pm »
CG, ás tantas será que vamos ter mesmo um NOVO heli médio ??
Quando a esmola é grande o pobre desconfia.....

https://twitter.com/i/status/1488461876346372097

Abraços

Esperemos que sim! O AW139 é mesmo o ideal para o que era preciso.
Falta ver é que ginastica financeira vão fazer pra isso....
 :-P

Ideal seria o UH-60M e mais tarde o MH-60 para a Marinha, diria uns 12 UH-60 e 8 MH-60.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2868 em: Fevereiro 04, 2022, 02:49:27 pm »
CG, ás tantas será que vamos ter mesmo um NOVO heli médio ??
Quando a esmola é grande o pobre desconfia.....

https://twitter.com/i/status/1488461876346372097

Abraços

Esperemos que sim! O AW139 é mesmo o ideal para o que era preciso.
Falta ver é que ginastica financeira vão fazer pra isso....
 :-P

Ideal seria o UH-60M e mais tarde o MH-60 para a Marinha, diria uns 12 UH-60 e 8 MH-60.

Concordo a 110 %. Aliás, não percebo a panca com as cenas da Leonardo... (perceber, percebo, a mesma cena do 295 quando a FAP preferia o C27. E não venham com a "explicação" que um tinha versão de PM e o outro não).  :mrgreen: :mrgreen:













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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2869 em: Fevereiro 04, 2022, 03:18:06 pm »
Concordo a 110 %. Aliás, não percebo a panca com as cenas da Leonardo... (perceber, percebo, a mesma cena do 295 quando a FAP preferia o C27. E não venham com a "explicação" que um tinha versão de PM e o outro não).

O C295 venceu o C-27 em concurso, não tem a ver com preferências. A mesma coisa aconteceu com o Lynx, EH101 e acho que Koala da Leonardo. Se a FAP acha mal então que descreva melhor as características para o concurso.

Mas como disse antes, a FAP ou um qualquer general, não podem ter preferências, o dinheiro não é deles, isto não é uma compra pessoal, sso é favoritismo. As varias empresas tem o direito de competir em pé de igualdade, e a melhor proposta que ganhe.

Se fosse por preferências o exército não tinha FN SCAR, tinha HK.
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2870 em: Fevereiro 04, 2022, 03:33:17 pm »
O C295 venceu o C-27 em concurso, não tem a ver com preferências. A mesma coisa aconteceu com o Lynx, EH101 e acho que Koala da Leonardo. Se a FAP acha mal então que descreva melhor as características para o concurso.

Exacto. A competição entre o C-295M e C-27J até foi bem transparente; existia, de facto, uma preferência da FAP pelo Spartan devido ao tal possível negócio envolvendo o binómio C-130J + C-27J, no entanto a verdade é que o aparelho da então EADS-CASA venceu na quase totalidade dos parâmetros a concurso, e isso acabou por convencer o ramo onde alguns membros achavam ainda que um "avião com tantas janelas" não podia ter emprego militar. E, olhando para trás, foi uma decisão igualmente muito acertada, senão veja-se o sucesso operacional de uma e de outra aeronave. ;)

O mesmo se passou com o EH-101 face ao Eurocopter Cougar Mk.2/2+ (que mais tarde se tornaria no EC725/H225M Caracal) e ao Sikorsky S-92 Superhawk (embora os norte-americanos tenham primeiramente apresentado uma versão híbrida de Blackhawk com características do Jayhawk da Coast Guard, que foi recusada).

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2871 em: Fevereiro 04, 2022, 04:36:20 pm »
E o Lynx que nos anos 80/90 ainda era da empresa britânica Westland ganhou ao Seasprite americano.

 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2872 em: Fevereiro 04, 2022, 04:54:09 pm »
E o Lynx que nos anos 80/90 ainda era da empresa britânica Westland ganhou ao Seasprite americano.



Sim, que ganhou aos velhinhos Seasprite que seriam reacondicionados, esqueci-me de falar nesse. ;)

Ainda só para terminar o off-topic, e a propósito da proposta inicial da Sikorsky para o concurso de substituição do SA-330 Puma: tive hipótese de em 2000 consultar uma brochura da proposta de um helicóptero híbrido, com fuselagem do UH-60 mas sistemas de busca e salvamento do então HH-60J Jayhawk da U.S. Coast Guard, e pode-se dizer que era uma barafunda autêntica. À questão da FAP sobre como colmatar o alcance inferior ao desejado (requisito fundamental do concurso), o fabricante norte-americano contrapôs com tanques de combustível internos semelhantes aos colocados a bordo dos Puma (os tanques exteriores já estavam contabilizados), de maneira que o espaço disponível para operador de guincho, recuperador-salvador e resgatados acabava por ser quase tão exíguo como no SA-330.

Não admira por isso que a FAP tenha rejeitado esta proposta, tendo logo de seguida a Sikorsky apresentado o novo H-92 Superhawk que no entanto acabaria por ficar em terceiro classificado devido a ser fundamentalmente um helicóptero civil que teria de ser militarizado, o que também provou ser uma boa opção se atentarmos ao contínuo folhetim em torno do CH-148 Cyclone da RCAF.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2873 em: Fevereiro 04, 2022, 08:41:56 pm »
Esse UH-60 era um confusão.
Mais valia colocar a sonda de reabastecimento e oferecerem a transformação de 1 ou 2 C130 em KC130  :mrgreen:.
 

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asalves

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2874 em: Fevereiro 07, 2022, 01:29:25 pm »
Portanto a conclusão é, sempre que há um concurso ficamos bem servidos.
 

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PereiraMarques

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2875 em: Fevereiro 10, 2022, 11:06:23 am »
Podem fechar o tópico  :mrgreen: ...

Despacho n.º 1705/2022
Defesa Nacional e Administração Interna - Gabinetes do Ministro da Defesa Nacional e da Ministra da Administração Interna
Determina a transferência da frota de seis helicópteros pesados KAMOV KA-32A11BC da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para a Força Aérea

Despacho n.º 1705/2022

Sumário: Determina a transferência da frota de seis helicópteros pesados KAMOV KA-32A11BC da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para a Força Aérea.

A frota de helicópteros pesados KAMOV KA-32A11BC integra o dispositivo de meios aéreos próprios do Estado, nos termos da alínea b) do n.º 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 139/2018, de 23 de outubro.

A referida resolução do Conselho de Ministros determinou a realização de uma auditoria, a realizar pela Autoridade Nacional de Aviação Civil, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Força Aérea, sobre as condições de aeronavegabilidade das aeronaves que, por transferência, integram o dispositivo de meios aéreos próprios do Estado.

Entre 7 de junho e 2 de julho de 2021 foi efetuada a auditoria tripartida prevista na alínea c) do n.º 6 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 139/2018, de 23 de outubro, tendo aquela concluído pela viabilidade técnica e económica da recuperação de cinco das seis aeronaves da frota KAMOV KA-32A11BC.

O Governo considera que se justifica a recuperação das aeronaves em causa, as quais podem ser utilizadas no cumprimento de missões no âmbito das Forças Armadas, tanto de natureza militar ou de apoio militar a emergências civis.

Nestes termos e no cumprimento do determinado no n.º 6 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 139/2018, de 23 de outubro, importa efetivar a transferência da frota de helicópteros pesados KAMOV KA-32A11BC para a Defesa Nacional, prevendo-se a sua utilização ambivalente.

Assim, o Ministro da Defesa Nacional e a Ministra da Administração Interna determinam o seguinte:

1 - A frota de seis helicópteros pesados KAMOV KA-32A11BC propriedade do Estado é transferida da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para a Força Aérea, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 139/2018, de 23 de outubro.

2 - Compete à Defesa Nacional proceder à reposição das condições de aeronavegabilidade das aeronaves com vista à sua recuperação e utilização nas Forças Armadas.

3 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

27 de janeiro de 2022. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho. - A Ministra da Administração Interna, Francisca Eugénia da Silva Dias Van Dunem.
 

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2876 em: Fevereiro 10, 2022, 11:15:07 am »
Mãe querida...  ::)

Quero ver os contractos de manutenção dos ditos...

Ainda vão usar a verba dos 53m para os recuperar.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2877 em: Fevereiro 10, 2022, 11:22:38 am »
Não é caso virgem usar helicópteros civis na nossa Força Aérea... porque, informação da wikipedia:

Citar
Kamov Ka-27 (NATO reporting name 'Helix') is a military helicopter developed for the Soviet Navy, (...). Variants include the Ka-29 assault transport, the Ka-28 downgraded export version, and the Ka-32 for civilian use

Citar
Ka-32A11BC - Canadian, Chinese, European-certified version with Klimov TV3-117MA engines and Glass Cockpit.
 
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2878 em: Fevereiro 10, 2022, 11:27:47 am »
Pois, é entregar à FAP, e depois a FAP que resolva o resto. ::)
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2879 em: Fevereiro 10, 2022, 11:34:23 am »
A confirmar-se, ausento-me do FD para sempre....