6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1815 em: Abril 26, 2020, 06:47:33 pm »
Esqueçam os PUMA.

E esqueçam mesmo, os nossos por esta altura só para a sucata ou colecções de privados eventualmente.

Lá fora falei no caso da Roménia que os usa neste momento no Mali na MINUSMA, mas é um país utiliza a aeronave continuamente desde 1975, sempre a actualizá-la e não sei mesmo se ainda não estará em produção na IAR Brasov.

MEDEVAC no Mali efectuado por um IAR-330L da Força Aérea Romena em Fevereiro passado













Para nós a solução terá forçosamente de passar por outro lado, seja uma aeronave nova bimotor mais ligeira como o 169M, ou em segunda-mão, reacondicionada e modernizada como o UH-60/HH-60.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1816 em: Abril 26, 2020, 07:04:59 pm »
Preferia os UH-60, até porque para o futuro o know-how destas aeronaves poderá ser útil caso se venha a substituir os Lynx por SH/MH-60.
Mas se é pelo know how o AW169 é a melhor opção, pois duvido que não seja a escolha da FAP para a futura frota de combate a incêndios.

A melhor escolha seria sempre o UH60L para helicóptero de evacuação, mas como no papel já temos um dos melhores modelos de helicóptero para essa missão o que vai ser escolhido provavelmente é o melhor multirole.

Para combater incêndios podíamos comprar uns quantos Firehawk, sempre partilham muitos componentes com os Blackhawk, e era mais fácil a transição de pilotos de Blackhawk da FAP para estes caso fosse necessário.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1817 em: Abril 26, 2020, 07:20:20 pm »
Preferia os UH-60, até porque para o futuro o know-how destas aeronaves poderá ser útil caso se venha a substituir os Lynx por SH/MH-60.
Mas se é pelo know how o AW169 é a melhor opção, pois duvido que não seja a escolha da FAP para a futura frota de combate a incêndios.

A melhor escolha seria sempre o UH60L para helicóptero de evacuação, mas como no papel já temos um dos melhores modelos de helicóptero para essa missão o que vai ser escolhido provavelmente é o melhor multirole.

Para combater incêndios podíamos comprar uns quantos Firehawk, sempre partilham muitos componentes com os Blackhawk, e era mais fácil a transição de pilotos de Blackhawk da FAP para estes caso fosse necessário.

Basicamente podemos fazer várias missões só com uma plataforma.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1818 em: Abril 26, 2020, 07:25:48 pm »
Esqueçam os PUMA.

E esqueçam mesmo, os nossos por esta altura só para a sucata ou colecções de privados eventualmente.

Lá fora falei no caso da Roménia que os usa neste momento no Mali na MINUSMA, mas é um país utiliza a aeronave continuamente desde 1975, sempre a actualizá-la e não sei mesmo se ainda não estará em produção na IAR Brasov.

Para nós a solução terá forçosamente de passar por outro lado, seja uma aeronave nova bimotor mais ligeira como o 169M, ou em segunda-mão, reacondicionada e modernizada como o UH-60/HH-60.

CG, sou da mesma opinião pois não há dinheiro, bem haver até há bastaria não existirem as cativações, para comprar os 139M, que seriam a minha escolha, como opção de helis novos, em vez dos 169M.

Já aqui se aflorou a hipótese de se adquirirem + lynx como helis de apoio o que traria vantagens pois como temos os nossos cinco, seriam tanto utilizados como apoio ás FND, em terra como reforço de helis para a marinha, no entanto, e apesar de também considerar esta opção como válida, iria obrigar a que os CSAR fossem equipados para serem os verdadeiros helis de evacuação e como já disse atrás, não temos dinheiro, e, sem dinheiro, não há palhaços, por isso estamos na merda !! 






Abraços
« Última modificação: Abril 26, 2020, 07:38:11 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1819 em: Abril 26, 2020, 08:03:04 pm »
A questão é que nós estamos a tentar fazer a quadratura do circulo e tal vai ser sempre impossível.

A escolha cairá sempre ou por algo em segunda-mão ou por algo novo, mas que a nível de capacidades vai deixar a desejar. Obviamente que há depois a questão da manutenção, mas lá está mais uma vez não dá para quadrar o circulo. Aliás o Chile e a Grécia são conhecidos compradores de material em segunda-mão e não parece que disso venha mal ao mundo.

A questão parece-me é que em Portugal tudo serve de desculpa para não se fazer nada, ora porque é muito caro, ora porque é insuficiente, ora porque é velho, ora porque é novo e não testado, ora porque vai ficar caro a manter, ora porque não permite receber o merlin, ora até pode receber o merlin, mas não interessa porque merlin é só SAR e podia continuar a listar todos os defeitos que gostamos de colocar. No final, o facto é que a missão fica por fazer.

Mais vale parar de ter devaneios e manias de rico e assentar os pés e fazer com o que se tem à mão.

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1820 em: Abril 26, 2020, 09:31:52 pm »
Boas recuperem os Kamov...novos motores...Com Flir...Flares  umas browning nas janelas ...umas placas de Kevlar no chao nos pontos cruciais... do helicoptero e manda para a Rca que os nossos homens so agradeciam….e se tem potencialidades la isso tem….ha e tambem da para missoes SAR de transporte e evacuacao  para combater os incendios enfim com algumas alteracoes ficariamos muito bem servidos mas enfim...nao existe cabecinhas pensadoras….
abraxo
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1821 em: Abril 26, 2020, 09:44:47 pm »
Boas recuperem os Kamov...novos motores...Com Flir...Flares  umas browning nas janelas ...umas placas de Kevlar no chao nos pontos cruciais... do helicoptero e manda para a Rca que os nossos homens so agradeciam….e se tem potencialidades la isso tem….ha e tambem da para missoes SAR de transporte e evacuacao  para combater os incendios enfim com algumas alteracoes ficariamos muito bem servidos mas enfim...nao existe cabecinhas pensadoras….
abraxo

Quanto ia custar isso?
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1822 em: Abril 26, 2020, 09:55:32 pm »
Não é pratico nem viável tanto em termos de custos, que sao elevadissimos so falando em peças,  tanto em numero de aeronaves que possuimos, apenas quatro.

Cumprimentos

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1823 em: Abril 26, 2020, 10:19:59 pm »
Não é pratico nem viável tanto em termos de custos, que sao elevadissimos so falando em peças,  tanto em numero de aeronaves que possuimos, apenas quatro.

Cumprimentos



Além
Boas recuperem os Kamov...novos motores...Com Flir...Flares  umas browning nas janelas ...umas placas de Kevlar no chao nos pontos cruciais... do helicoptero e manda para a Rca que os nossos homens so agradeciam….e se tem potencialidades la isso tem….ha e tambem da para missoes SAR de transporte e evacuacao  para combater os incendios enfim com algumas alteracoes ficariamos muito bem servidos mas enfim...nao existe cabecinhas pensadoras….
abraxo
Mais uma ideia de loucos, converter os Kamov.

Amigo, esqueça lol
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1824 em: Abril 27, 2020, 07:16:30 am »
Não é pratico nem viável tanto em termos de custos, que sao elevadissimos so falando em peças,  tanto em numero de aeronaves que possuimos, apenas quatro.

Cumprimentos



Além
Boas recuperem os Kamov...novos motores...Com Flir...Flares  umas browning nas janelas ...umas placas de Kevlar no chao nos pontos cruciais... do helicoptero e manda para a Rca que os nossos homens so agradeciam….e se tem potencialidades la isso tem….ha e tambem da para missoes SAR de transporte e evacuacao  para combater os incendios enfim com algumas alteracoes ficariamos muito bem servidos mas enfim...nao existe cabecinhas pensadoras….
abraxo
Mais uma ideia de loucos, converter os Kamov.

Amigo, esqueça lol

completamente !!!

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1825 em: Abril 27, 2020, 12:23:42 pm »
Por mim iam buscar 6/8 Blackhawk + 2 para peças, mais 4 a 6 Firehawk. Tenho que ideia que o Firehawk também pode fazer SAR, corrijam-me se estiver enganado, o que a se confirmar, permitia livrar os 4 Merlin CSAR.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1826 em: Abril 27, 2020, 01:45:12 pm »
Por mim iam buscar 6/8 Blackhawk + 2 para peças, mais 4 a 6 Firehawk. Tenho que ideia que o Firehawk também pode fazer SAR, corrijam-me se estiver enganado, o que a se confirmar, permitia livrar os 4 Merlin CSAR.

Conformem-se com uma coisa: seja qual for a opção seguida serão 5, no máximo 6 aparelhos; não sonhem com Esquadra, mas antes com Esquadrilha. Se vierem mais do que meia-dúzia de células é porque decerto estamos a falar de equipamento em segunda-mão que incluirá aeronaves desactivadas para usar como fonte de peças sobressalentes, vulgo vacas.

Eu sei que é muito giro estarmos aqui a avançar "N" hipóteses, a discutir às vezes ad nauseam "N" opiniões e wish lists, até porque a quarentena nos confere mais tempo para podermos estar nestas coisas, porém também temos de ser um pouco realistas e apercebermo-nos que com 53M€ à disposição não se pode esperar muito em termos de quantidade. Mesmo material em segunda-mão terá de ser regenerado, modernizado e equipado antes de ser entregue, e isso não é grátis, pelo que o número de helicópteros a chegar será sempre de 1 dígito.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1827 em: Abril 27, 2020, 04:10:28 pm »
Por mim iam buscar 6/8 Blackhawk + 2 para peças, mais 4 a 6 Firehawk. Tenho que ideia que o Firehawk também pode fazer SAR, corrijam-me se estiver enganado, o que a se confirmar, permitia livrar os 4 Merlin CSAR.

Conformem-se com uma coisa: seja qual for a opção seguida serão 5, no máximo 6 aparelhos; não sonhem com Esquadra, mas antes com Esquadrilha. Se vierem mais do que meia-dúzia de células é porque decerto estamos a falar de equipamento em segunda-mão que incluirá aeronaves desactivadas para usar como fonte de peças sobressalentes, vulgo vacas.

Eu sei que é muito giro estarmos aqui a avançar "N" hipóteses, a discutir às vezes ad nauseam "N" opiniões e wish lists, até porque a quarentena nos confere mais tempo para podermos estar nestas coisas, porém também temos de ser um pouco realistas e apercebermo-nos que com 53M€ à disposição não se pode esperar muito em termos de quantidade. Mesmo material em segunda-mão terá de ser regenerado, modernizado e equipado antes de ser entregue, e isso não é grátis, pelo que o número de helicópteros a chegar será sempre de 1 dígito.

Só acrescentar que até para arranjar pilotos para esses 5 vai ser difícil.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1828 em: Abril 27, 2020, 04:27:19 pm »
Mais vale ter aeronaves a mais para os pilotos, do que a menos. Assim pelo menos não se sucede como os Lynx, sobrecarregados de horas de voo em cima, ao haver rotação das células entre os pilotos.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1829 em: Abril 27, 2020, 08:30:52 pm »
Mais vale ter aeronaves a mais para os pilotos, do que a menos. Assim pelo menos não se sucede como os Lynx, sobrecarregados de horas de voo em cima, ao haver rotação das células entre os pilotos.

Mas os pilotos dos Lynx são da Marinha.