Bem se vamos por aí, pela facilidade da manutenção e motores comuns etc, então não demorem mais e comprem os helis civis AW-169, e mais uma vez vai-se adquirir uma aeronave "manca", como aconteceu com os AW-119.
Só acho piada é que quando puderam ter helis com os mesmos motores ( NH-90 e EH-101) ou mesmo os C-130J e C-27J e P-3C/J, motores e manutenção muito semelhante isso não aconteceu.
Quanto aos pilotos, não adianta comprar helis se não há pilotos, isso tanto dá para o AW-169, como UH-60, como NH-90
Relativamente ao material em 2º mão, penso que a menção ao A-7 acaba por ser injusta, pois a maior parte dos acidentes foi por falha humana e não falha do avião em si.
E uma nação como a nossa, que sempre recorreu ao material em 2 mão dos EUA e aliados, penso que não é altura para sermos "esquisitos", no entanto, a FAP que faça como quizer, se quer ser 100 % Leonardo, siga !