6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1725 em: Abril 15, 2020, 07:06:58 pm »
Na componente da manutenção e suporte logístico estou totalmente de acordo mas não no ponto de vista a operação e treino operacional.

Não se pode trocar horas de treino operacional. O treino operacional tem de ser todo ele efetuado na aeronave que vai efetuar a missão.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1726 em: Abril 15, 2020, 07:19:48 pm »
Na componente da manutenção e suporte logístico estou totalmente de acordo mas não no ponto de vista a operação e treino operacional.

Não se pode trocar horas de treino operacional. O treino operacional tem de ser todo ele efetuado na aeronave que vai efetuar a missão.

epá já estamos a derivar…….o cerne da questão não é este mas sim os tipos de missão ou estou enganado, Togus ??

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1727 em: Abril 15, 2020, 07:44:03 pm »
Vou tentar explicar...

As missões de SAR e Carga Suspensa,, por exemplo, são algumas das missões que a 552 faz com o Koala, certo?

Para cada uma dessas missões  existe uma qualificação específica que se traduz em horas de voo de treino para cada piloto, i.e., aos pilotos não lhes basta o type rating (que para o Koala são 8 horas de voo)  para estarem qualificados para fazer SAR, têm de fazer horas de voo específicas SAR.

O que estava a dizer é que um piloto que tenha sido qualificado em SAR no Koala não está minimamente pronto a fazer SAR no EH, primeiro vai ter de fazer o Type Rating no EH e depois qualificar-se SAR no EH.

Um piloto pode facilmente ter mais do um type rating, e nesse sentido é seguramente mais fácil uma transição entre AW119 e AW139 do que AW119 para UH-60, mas a qualificação na missão de “apoio” tem de ser toda efetuada em AW139. :G-bigun:

Deu para perceber?
 

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1728 em: Abril 15, 2020, 08:01:57 pm »
Peço desculpa pela metralhadora no fim, carreguei onde não devia.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1729 em: Abril 15, 2020, 09:13:46 pm »
Peço desculpa pela metralhadora no fim, carreguei onde não devia.

no problem o meu type rating de rajada inclui a MP5SD a G3 a MG42, a HK21 entre outras.

Mas voltando á vaca quente,  quando o piloto faz parte de uma organização, AKA ESQ que possui várias aeronaves é normal que possua mais que uma qualificação, e se nessa ESQ é suposto efectuar vários tipos de missões, então terá que ter as HV necessárias para as desempenhar, nem faria sentido que não fosse assim, pois de outro modo a ESQ estaria limitada no numero de pilotos aptos a desempenhar as diversas missões.

Em termos de aviação civil, acontece o mesmo, e na minha experiência de operações de voo assisti muitos pilotos que no verão efectuavam voos de combate aos FF em CL215/415 FB802/4 e até catalinas, sim catalinas, no resto do ano ou faziam fotografia aérea ou voos de carga em aeronaves completamente diferentes como DO228/328, CV440/540 e mesmo vários modelos de cessnas.

Com isto o que quero dizer é que cada missão é uma missão, claro, mas nada impede que o factor humano esteja apto a desempenhar várias missões em vários tipos de aeronaves assim haja qualificações para tal e a FAP não é excepção, assim haja vontade e meios humanos e materiais, dinheiro, para investir em tais qualificações.

Abraços   
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1730 em: Abril 15, 2020, 10:04:34 pm »
Bem se vamos por aí, pela facilidade da manutenção e motores comuns etc, então não demorem mais e comprem os helis civis AW-169, e mais uma vez vai-se adquirir uma aeronave "manca", como aconteceu com os AW-119.
Só acho piada é que quando puderam ter helis com os mesmos motores ( NH-90 e EH-101) ou mesmo os C-130J e C-27J e P-3C/J, motores e manutenção muito semelhante isso não aconteceu.
Quanto aos pilotos, não adianta comprar helis se não há pilotos, isso tanto dá para o AW-169, como UH-60, como NH-90
Relativamente ao material em 2º mão, penso que a menção ao A-7 acaba por ser injusta, pois a maior parte dos acidentes foi por falha humana e não falha do avião em si.
E uma nação como a nossa, que sempre recorreu ao material em 2 mão dos EUA e aliados, penso que não é altura para sermos "esquisitos", no entanto, a FAP que faça como quizer, se quer ser 100 % Leonardo, siga !



« Última modificação: Abril 15, 2020, 10:06:07 pm por typhonman »
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1731 em: Abril 15, 2020, 10:09:05 pm »
Só vou dizer uma coisa, e fazendo previamente a ressalva que veria sempre com bons olhos a vinda de aparelhos da família Sikorsky S-70 para as Forças Armadas Portuguesas: cuidado com o material reacondicionado e com o embuste de comprar células baratas para depois ter de abrir bem os cordões à bolsa para as colocar operacionais. Já vimos essa novela, que teve a sua expressão máxima com os A-7P, e não teve uma história e desfecho bonitos. A não ser que fosse possível fazer um "zero hour" estrutural a essas células, há sempre a grande hipótese disso se poder tornar num presente envenenado a dada altura.

Dito isto, decerto que a ser uma hipótese considerada se terá atenção a esse facto, tal como foi em 2003 quando se recusaram os 9 Alpha para o então GALE por estarem nas últimas e com pouquíssima margem de recuperação, deixando o Paulinho com relações tremidas com um dos seus ídolos, Donald Rumsfeld, que pior devem ter ficado depois dos chaços das 2 OHP curtas também não terem vindo cá parar.

Pelos zuns-zuns que me têm chegado, está tudo neste momento na expectativa para ver quem oferece o melhor pacote, se a Leonardo, Lockheed Sikorsky ou mesmo Airbus. No entanto há já um problema identificado, e que nada tem a ver com as aeronaves, que é o facto da Esq. 552 ter alertado por mais de uma vez que não tem nem terá eventualmente tão cedo pilotos para esses aparelhos, uma vez que o que a FAP parece pretender é aliená-los aos Zangões sob a forma duma 2ª esquadrilha. A ver vamos como isto se desenrola, no entanto é quase certo que este ano dificilmente haverão grandes desenvolvimentos.



Airbus com NH-90 ?
 

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1732 em: Abril 15, 2020, 10:15:32 pm »
Mas o AW139M é sequer uma possibilidade?

Já é algo mais apresentável , face ao AW169.
« Última modificação: Abril 15, 2020, 10:16:05 pm por MATRA »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1733 em: Abril 15, 2020, 10:40:42 pm »
O AW139M era muito interessante tendo em conta a "logística", mas com o orçamento que temos... compramos quantos, 3...?

Isto ou é "mini" AW169M (ou H145M) ou UH-60 usados... parece-me, do que leio aqui.
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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1734 em: Abril 15, 2020, 10:52:37 pm »
O AW139M era muito interessante tendo em conta a "logística", mas com o orçamento que temos... compramos quantos, 3...?

Isto ou é "mini" AW169M (ou H145M) ou UH-60 usados... parece-me, do que leio aqui.

Infelizmente o caminho será mesmo esse, digo infelizmente não por causa do UH-60 mas principalmente pelas outras duas opções...

Já vi umas apresentações do H145M e do AW169M, com opções de configuração e, principalmente, com cenários de operação nas diferentes configurações, e os cenários não são famosos... ou transportam militares armados (8) ou transportam armamento... o MTOW e o espaço na cabine não permitem ambas as missões em simultâneo, para não falar que para levar uma única maca têm de retirar bancos... nesse contexto o AW139M é excecional mas na sua versão básica, civil, custa 13M€...
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1735 em: Abril 15, 2020, 10:58:30 pm »
De 7 já vamos em 6 Chipmunks. É sempre a reduzir...   :mrgreen: :mrgreen:

https://www.emfa.pt/aeronave-8-chipmunk-mk-20-modif

Citar
Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efetivo, foram selecionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.



Por este andar acho que vamos é "evacuar para o Wc" (já estou como à uns tempos atrás com os 707, que jeito nos faziam 6 Pumas artilhados)...  ::) ::)



Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1736 em: Abril 15, 2020, 11:40:25 pm »
Relativamente ao material em 2º mão, penso que a menção ao A-7 acaba por ser injusta, pois a maior parte dos acidentes foi por falha humana e não falha do avião em si.

A menção que fiz ao Corsair não se prende somente com acidentes, antes com a elevada taxa de indisponibilidade da frota por falta crónica de sobressalentes derivada da vetustez da versão (A) e outros erros crassos como falta de simulador, doutrina da FAP ser "USAF oriented" e as TOs, manuais e peças serem e terem de vir da USN, motor extremamente problemático e temperamental, etc, etc. Em relação aos acidentes nisso dou-te razão, 60 a 70% ficaram infelizmente a dever-se a falha humana (muito pela falta do simulador que só apareceria na década de 90), e os restantes a bird-strikes e ao malvado do TF30. Foi um salto tecnológico bastante significativo para a Força Aérea, mas com um elevado custo humano e material.


Airbus com NH-90?

Da Airbus o que continua a ser mais falado é o H145M, nada tão grande e caro como os Caracal ou NH90.

Temos de perceber todos uma coisa: sim, vai haver helicóptero novo, sim este será bimotor, terá de ter comprovadamente pedigree militar e não civil ao contrário dos fofinhos comedores de folhas de eucalipto, mas será tão ligeiro quanto possível devido à verba disponível na LPM. Ou isso ou em segunda-mão para reacondicionar e modernizar o que, face a isso, também fará com que não sejam muitos a vir. São estas duas opções e o pesar dos seus prós e contras que estão agora em estudo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1737 em: Abril 16, 2020, 12:09:34 am »
Relativamente ao material em 2º mão, penso que a menção ao A-7 acaba por ser injusta, pois a maior parte dos acidentes foi por falha humana e não falha do avião em si.

A menção que fiz ao Corsair não se prende somente com acidentes, antes com a elevada taxa de indisponibilidade da frota por falta crónica de sobressalentes derivada da vetustez da versão (A) e outros erros crassos como falta de simulador, doutrina da FAP ser "USAF oriented" e as TOs, manuais e peças serem e terem de vir da USN, motor extremamente problemático e temperamental, etc, etc. Em relação aos acidentes nisso dou-te razão, 60 a 70% ficaram infelizmente a dever-se a falha humana (muito pela falta do simulador que só apareceria na década de 90), e os restantes a bird-strikes e ao malvado do TF30. Foi um salto tecnológico bastante significativo para a Força Aérea, mas com um elevado custo humano e material.


Airbus com NH-90?

Da Airbus o que continua a ser mais falado é o H145M, nada tão grande e caro como os Caracal ou NH90.

Temos de perceber todos uma coisa: sim, vai haver helicóptero novo, sim este será bimotor, terá de ter comprovadamente pedigree militar e não civil ao contrário dos fofinhos comedores de folhas de eucalipto, mas será tão ligeiro quanto possível devido à verba disponível na LPM. Ou isso ou em segunda-mão para reacondicionar e modernizar o que, face a isso, também fará com que não sejam muitos a vir. São estas duas opções e o pesar dos seus prós e contras que estão agora em estudo.

Mesmo que sejam em segunda mão tem sempre de vir com um contrato de manutenção, nunca inferior a 10 anos.

Por exemplo a FAP previa gastar cerca de 20M por ano nos EH-101 sem o contrato pago pelo estado.
 

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Togus

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1738 em: Abril 16, 2020, 08:57:04 am »
De 7 já vamos em 6 Chipmunks. É sempre a reduzir...   :mrgreen: :mrgreen:

https://www.emfa.pt/aeronave-8-chipmunk-mk-20-modif

Citar
Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efetivo, foram selecionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.




Há mais de 15 anos que a frota de Chipmunk está reduzida a 6...

Cumprimentos.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1739 em: Abril 16, 2020, 10:01:01 am »
De 7 já vamos em 6 Chipmunks. É sempre a reduzir...   :mrgreen: :mrgreen:

https://www.emfa.pt/aeronave-8-chipmunk-mk-20-modif

Citar
Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efetivo, foram selecionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.


Há mais de 15 anos que a frota de Chipmunk está reduzida a 6...

Cumprimentos.

Nuca se sabe, podia ser "boato" (se nem os Chip conseguem ter os 7)...  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.dsca.mil/major-arms-sales/sweden-uh-60m-blackhawk-helicopters

Entretanto a Suécia em 2010 como não é esquisita...  ::) ::)

Citar
The Defense Security Cooperation Agency notified Congress Sept. 29 of a possible Foreign Military Sale to Sweden of 15 UH-60M BLACKHAWK Helicopters and associated parts, equipment and logistical support for a complete package worth approximately $546 million.





Saudações

« Última modificação: Abril 16, 2020, 10:03:53 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/