Mas não, as minhas "fontes" não estão na comunicação social caso contrário tudo o que já escrevi não faria sentido.
Sempre referi que não estou aqui para enganar ninguém, apenas para contribuir positivamente para este brainstorming mas não posso dizer exatamente a origem desta informação, espero que compreendam.
Com todo o respeito que me merece, se há coisa para a qual não tem contribuído é para o esclarecimento cabal deste assunto; pelo contrário, arrisco-me mesmo a dizer que aposta mais na desinformação e lançamento de cortinas de fumo que no "brainstorming". Vou dar dois exemplos concretos confirmados por múltiplas fontes: Seahawk e/ou Blackhawk? Pfff, balelas! Falar do AW169M? Boato! Proveniência das suas fontes ou qual a razão porque afirma tão categoricamente o contrário? Zero!
Aliás o amigo quando as perguntas são mais directas tende a esquivar-se bem, a fintá-las ou a fazer-se de esquecido, e isso nada contribui para aquilo que aqui fazemos, desculpe que lhe diga. Não me interessa se é militar ou civil, apenas que se diz querer contribuir positivamente para esta discussão o concretize, algo que não faz na realidade. Cita lugares comuns, porém informação importante e que possa revelar pistas para o que o futuro nos possa trazer, zero.
Não tome estas palavras como qualquer inimizade que possa sentir por si, que não é o caso; o que não gosto particularmente é daquelas pessoas que sonegam informação quando estão na posse da mesma, tipo colocar a cenoura à frente do burro para o pôr a andar na direcção que mais desejam. Quando as fontes nos pedem sigilo é uma coisa, contra-informação é outra. Por isso peço-lhe que reflicta nas suas palavras e se deixe de jogos florais, concretizando aquilo que deixa no ar e/ou refuta, ou então não contribuindo de todo para esta discussão.
Agora voltando um pouco ao helicóptero em si e aos requisitos para o mesmo: trata-se de um aparelho de porte médio, para executar missões de transporte aéreo geral e táctico, inserção e extracção de tropas/forças especiais, capaz de efectuar missões MEDEVAC e CASEVAC, e com alguma capacidade de auto-defesa como blindagem, armamento leve operado manual ou axialmente e sistema de contramedidas. Apesar da brochura da Leonardo para o AW169M avançar que este poderá ser também um aparelho para apoio táctico, o que se pretende será sobretudo um helicóptero bimotor de transporte com alguma capacidade de sobrevivência em ambiente hostil. E com um número tão reduzido, 4/5 aparelhos, não nos podemos dar a devaneios de "mini-Apache" como se queria com o EC635T2, facto que acabou por descarrilar todo o processo.
https://www.leonardocompany.com/documents/20142/3151253/body_LEAFLET_AW169M.pdf?t=1539939393564