6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #975 em: Dezembro 29, 2019, 09:57:35 pm »
Mesmo com o melhor helicóptero SAR do mundo, com todos os equipamentos que se podem sonhar para esta função, não vale de nada sem um meio de escolta capaz. Seja um héli de ataque, seja um héli ligeiro ou médio armado, faz sempre falta qualquer um destes para aumentar as chances de sucesso da missão CSAR. E actualmente não temos nada deste género, por isso ou pegamos nos H-60 e adquire-se a versão que melhor se adequa a fazer isto, ou adquire-se os (propostos) Apaches ou uns Vipers para conferir verdadeiro poder de fogo.

Agora, o que vai ser decidido quanto aos helicópteros hawk propostos, não sei, e julgo que ninguém sabe ainda.

Mas planeamento a serio é como os Dinamarqueses fizeram. Construiram primeiro o seu navio de apoio(Absalon) e depois usaram 90% do desenho do casco para fazer as suas fragatas. Com o dinheiro que pouparam conseguiram ter das fragatas mais bem equipadas da Europa e onde ambas operam o mesmo helicóptero base o MH-60R sendo que Absalon opera também o EH101.

O helicóptero para o futuro LPD deve ser escolhido em relação as futuras fragatas e não ser motivo de condicionamento de uma escolha futura no programa de fragatas.

Qualquer fragata que se pense adquirir no futuro terá, à partida, capacidade de operar o Seahawk (ou NH-90). Em termos de navios em segunda-mão que se vislumbre no futuro, as DZP têm hangar para o NH-90, logo também deve dar para o Seahawk, já as Anzac vêm especificamente com o Seahawk. Se comprássemos navios novos, o hangar seria certamente especificado para hélis da dimensão do Seahawk no mínimo, até porque duvido que fosse sequer equacionada a aquisição de Merlin ASW como meio orgânico das fragatas ou limitar as dimensões do hangar para apenas receberem os Lynx. Quanto ao LPD, um requisito básico seria certamente um hangar capaz de acomodar pelo menos 2 Merlin, eventualmente 2 Merlin + 2 hawk ou Viper ou o que fosse.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #976 em: Dezembro 29, 2019, 10:29:00 pm »
Não sei porque este tópico faz-me lembrar o do LPD. Já vamos em 66 páginas e os Helis nada (vêm em dia de nevoeiro como o LPD D. Sebastião)... :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. Relembro que os dois últimos NPO's nem as marlim têm e estas não custam o preço de 6 Helicópteros  ;)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #977 em: Dezembro 29, 2019, 10:47:04 pm »
Nunca vamos investir 0,01€ em helicópteros de ataque (Apache, Viper, etc)... a esperança é os EUA fazerem um negócio muito favorável e termos cabeça para escolher algo tipo HH-60H, que portas à parte é um modelo que permite (um dia) ter algo tb para escolta... e permite o resto, incluindo uso naval.

Ou então lá iremos adquirir uns AW-109M... porque versão M do Koala deve ser complicada e acredito que ninguém militar escreva ser solução.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #978 em: Dezembro 29, 2019, 11:00:42 pm »


Nunca disse que não temos 516, o que eu digo é que os 516 são os 514 com a modificação MK1. É que ate os Mk1 da Royal Navy tem o kit DAS.
Citar
In 2009, Lockheed Martin equipped several Merlin mk1 helicopters with defensive aids suite (DAS) under a £7m contract awarded by the UK Ministry of Defence in January 2008. DAS would help increase the survivability of the Merlin in front-line operations.

E a Royal Navy diz que o Merlin (agora modernizado para MK2) faz as seguintes missões:
Citar
Beyond searching for submarines the helicopter is capable of much more, including round-the-clock maritime patrol and interdiction – armed with Sting-Ray Torpedoes, Mk11 Depth Charges and the M3m .50 Calibre Machine Gun; troop ferrying, casualty evacuation, medium lift under-slung loads, Search and Rescue, and other contingency tasks.
não fala nada de CSAR mas deve ser por lapso.




Quanto ao que eu acho que é mais importante para a missão CSAR, é os rádios especiais para a missão e a suite de guerra eletrotécnica. Porque o importante é encontrar o "amigo" sem deixar que os inimigos cheguem a ele primeiro.
 

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NVF

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #979 em: Dezembro 30, 2019, 12:43:30 am »
O Red Baron já por várias vezes manifestou que não considera os 516 verdadeiros helis CSAR. Quando confrontado com os factos, afirma que não são CSAR por não disporem de DIRCM. Na volta se instalarem DIRCM nos Koalitas, estes já se podem considerar verdadeiros helis CSAR.


Na altura em que compramos os Merlin os sistemas DIRCM não eram standard praticamente em lado nenhum.
Faziam falta mas não é so isso que faz um helicoptero CSAR.
 :-P

O DIRCM já nessa altura era standard em praticamente todos os helis de transporte do US Army, aviões de transporte da USAF e afins.

@Red Baron Não fala em CSAR porque é um helicóptero ASW, com sistemas caríssimos (incluindo radar 360°) que seria um desperdício ser empregue em missões CSAR. No âmbito das FFAA do RU, faz mais sentido empregar os Merlin Commando em missões CSAR.

Talent de ne rien faire
 
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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #980 em: Dezembro 30, 2019, 11:10:15 am »
O Red Baron já por várias vezes manifestou que não considera os 516 verdadeiros helis CSAR. Quando confrontado com os factos, afirma que não são CSAR por não disporem de DIRCM. Na volta se instalarem DIRCM nos Koalitas, estes já se podem considerar verdadeiros helis CSAR.


Na altura em que compramos os Merlin os sistemas DIRCM não eram standard praticamente em lado nenhum.
Faziam falta mas não é so isso que faz um helicoptero CSAR.
 :-P

O DIRCM já nessa altura era standard em praticamente todos os helis de transporte do US Army, aviões de transporte da USAF e afins.

@Red Baron Não fala em CSAR porque é um helicóptero ASW, com sistemas caríssimos (incluindo radar 360°) que seria um desperdício ser empregue em missões CSAR. No âmbito das FFAA do RU, faz mais sentido empregar os Merlin Commando em missões CSAR.
É uma questão de doutrina.
Citar
The UK has no aspiration to develop a dedicated combat search and rescue (CSAR) force.  The UK already possesses force elements capable of recovering isolated personnel from high threat areas.  Previous examples include:
* quick reaction forces (Northern Ireland), (standard for all operations to deal with ‘man away’ incidents); 
* immediate response teams (Bosnia);
* and airborne reaction forces (Afghanistan).
Retaining and developing this UK combat recovery capability will preserve the UK’s strategic freedom of action and operational effectiveness.  A combat recovery capability will serve to maintain morale and meet the expectations of the public, media and  next-of-kin.
in ALLIED JOINT DOCTRINE FOR RECOVERY OF PERSONNEL IN A HOSTILE ENVIRONMENT

Eles fazem joint personnel recovery (JPR) com o Mk3 e Mk4 da  Commando Helicopter Force (CHF) que tem DIRCM.

« Última modificação: Dezembro 30, 2019, 11:11:46 am por Red Baron »
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #981 em: Dezembro 30, 2019, 12:06:22 pm »
Tanta conversa em torno do DIRCM, seria assim tão difícil instalar este e outros sistemas nos Merlin actuais num futuro próximo, de forma a se encerrar este assunto? Transcende-me como é que a conversa do UH-60 vs HH-60H se torna isto, se o Cravinho lê isto, fica baralhado e ainda compra mais Koalas.  ::)
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #982 em: Dezembro 30, 2019, 01:54:34 pm »
Nunca vamos investir 0,01€ em helicópteros de ataque (Apache, Viper, etc)... a esperança é os EUA fazerem um negócio muito favorável e termos cabeça para escolher algo tipo HH-60H, que portas à parte é um modelo que permite (um dia) ter algo tb para escolta... e permite o resto, incluindo uso naval.

Ou então lá iremos adquirir uns AW-109M... porque versão M do Koala deve ser complicada e acredito que ninguém militar escreva ser solução.

Se viessem os 109M, o que eu faria era empandeirar de seguida os Kualas Civis, para a ANPC/MAI/PSP/GNR e colocava os 109M nas missões que os 119 tem.
Os 53 milhões dariam para comprar uns seis a sete 109M, e pelo caminho que esta aquisição dos helis de evacuação leva, depois do MDN ter afirmado que o modelo que viria, será muito parecido com o Kualita, o que penso que ira acontecer é comprarmos os 109M, mas isto sou eu a pensar alto.

Abraços 
« Última modificação: Dezembro 30, 2019, 02:07:22 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #983 em: Dezembro 30, 2019, 03:40:49 pm »
Ou então aproveitamos a hipótese dos H-60 e à partida ficaremos uns anos sem estar preocupados em adquirir novas aeronaves de asa rotativa. A não ser que entretanto se lembrem de ir buscar os supostos Apaches.  :mrgreen:
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #984 em: Dezembro 30, 2019, 06:23:15 pm »
Para a ANPC/MAI/PSP/GNR:







Preço base: 556 mil $. Mais que chega e sobra.

https://robinsonheli.com/r44-police-helicopter-specifications/

 c56x1
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #985 em: Dezembro 30, 2019, 06:41:42 pm »
Para a ANPC/MAI/PSP/GNR:







Preço base: 556 mil $. Mais que chega e sobra.

https://robinsonheli.com/r44-police-helicopter-specifications/

 c56x1

e essa amostra de asa rotativa que payload pode carregar ??
É que quando mencionei a transferência para ANPC/MAI/GNR/PSP era com o intuito de os utilizar em operações de Combate aos FF, intervenções do GOE/COE e afins e a amostra que postaste não me parece que consiga levar três elementos armados quanto mais cinco ou até seis.

Abraços
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Stalker79

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #986 em: Dezembro 30, 2019, 06:46:14 pm »
Ah ok, pensei que fosse pra andarem a passear ou á caça aos gambozinos, pra isso estes mais que podem e são baratos.
O mesmo se aplica se a força aerea quisesse helicopteros SÓ para instrução, o R66 Trainer custa menos de 1 milhão cada.
 :-P
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #987 em: Dezembro 30, 2019, 07:00:58 pm »
Ou então aproveitamos a hipótese dos H-60 e à partida ficaremos uns anos sem estar preocupados em adquirir novas aeronaves de asa rotativa. A não ser que entretanto se lembrem de ir buscar os supostos Apaches.  :mrgreen:

Na minha opinião seria a melhor opção, mas se nós, o grupo da Má-Língua, aqui no fórum não chegamos a uma conclusão sobre o modelo de heli XPTO/EvaKuativo, como queremos que os diversos Chefes dos Ramos das FFAA se entendam quanto ao modelo ????

Abraços
« Última modificação: Dezembro 30, 2019, 07:02:21 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #988 em: Dezembro 30, 2019, 07:54:24 pm »
querem melhor heli de evaKuação que estes ??
Se tiverem tempo vejam a partir do min 17.


Abraços
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jpthiran

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #989 em: Dezembro 31, 2019, 01:22:35 pm »
para criar um bocado mais de confusão...

aqui vai a proposta da Bell para exportação...

o argumento é o de ter 85% das peças comuns para os dois helicópteros...

é sobre o Viper e o Venom...


divirtam-se...

e bom ano, seus más linguas!... :D
 
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