6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #960 em: Dezembro 28, 2019, 09:40:21 pm »
Desculpem mas não resisti.






Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #961 em: Dezembro 28, 2019, 11:32:57 pm »
Com um esquema de pintura assim, parecem mesmo vindos de um filme estilo G.I.Joe. Até afugentavam o inimigo sem ter que disparar uma única bala.  :mrgreen:

Agora um MLU desses aos Merlin, mais 8 HH-60H.  8)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #962 em: Dezembro 29, 2019, 11:39:14 am »
Com um esquema de pintura assim, parecem mesmo vindos de um filme estilo G.I.Joe. Até afugentavam o inimigo sem ter que disparar uma única bala.  :mrgreen:

Agora um MLU desses aos Merlin, mais 8 HH-60H.  8)

Não percebo o vossos gosto por helicópteros de portas laterais pequenas para certo tipo de missões.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #963 em: Dezembro 29, 2019, 12:13:15 pm »
Actualmente para héli com portas largas já tens os Merlin CSAR, que para a função servem perfeitamente. O que não tens é um héli navalizado, armado, para os escoltar e apoiar missões nas FND ou em qualquer conflito convencional.

Mesmo que esqueçamos a perspectiva de os embarcar, mais tarde será necessário adquirir outro héli, provavelmente de um modelo diferente, para embarcar num LPD, AOR, fragatas, ou o que seja.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #964 em: Dezembro 29, 2019, 12:27:57 pm »
Actualmente para héli com portas largas já tens os Merlin CSAR, que para a função servem perfeitamente. O que não tens é um héli navalizado, armado, para os escoltar e apoiar missões nas FND ou em qualquer conflito convencional.

Mesmo que esqueçamos a perspectiva de os embarcar, mais tarde será necessário adquirir outro héli, provavelmente de um modelo diferente, para embarcar num LPD, AOR, fragatas, ou o que seja.

Essa é  a pura das verdades dc, o que as FFAA necessitam é  de um modelo de heli que possa dar cobertura/apoio tanto às  forças  terrestres como aos quatro CSAR que possuimos.
Se o modelo escolhido tiver a capacidade de ser embarcado seria o ideal.
Esta ideia peregrina dos helis de Evakuacao foi mesmo parida por alguns especialistas que gostam de botar faladura, quando o essencial são  resolver o contrato de MNT dos 101 e equipar devidamente os 04 CSAR.
Se tal for conseguido o problema das dimensões dos acessos do heli dito de Evakuacao fica resolvido.

Grande Abraço
« Última modificação: Dezembro 29, 2019, 12:31:41 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #965 em: Dezembro 29, 2019, 01:14:46 pm »
Actualmente para héli com portas largas já tens os Merlin CSAR, que para a função servem perfeitamente. O que não tens é um héli navalizado, armado, para os escoltar e apoiar missões nas FND ou em qualquer conflito convencional.

Mesmo que esqueçamos a perspectiva de os embarcar, mais tarde será necessário adquirir outro héli, provavelmente de um modelo diferente, para embarcar num LPD, AOR, fragatas, ou o que seja.

É esse tipo de mentalidade que nos fez chegar ao ponto que estamos.
Primeiro vamos acabar com o mito dos Merlin CSAR, os 516 são a versão 514 que era para ser operada pela Marinha.
Na boa mentalidade portuguesa fomos comprar 4 Merlin´s para a marinha quando não havia nenhum meio para as operar, porque no futuro podia fazer sentido, não fez.
Não só os meios foram desnecessários como prejudicaram a aquisição de meios da marinha. Se calhar se em vez de insistirem em Merlin´s para a Marinha, hoje tínhamos um Siroco, a operar sh-60 e hh-60. No final ficamos sem um navio que tanta falta faz e também sem a marinha ter um helicóptero para missões de apoio a desastres.

Vamos aproveitar o pequeno orçamento que temos para ter os meios que precisamos.  8)
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #966 em: Dezembro 29, 2019, 02:57:27 pm »
É esse tipo de mentalidade que nos fez chegar ao ponto que estamos.
Primeiro vamos acabar com o mito dos Merlin CSAR, os 516 são a versão 514 que era para ser operada pela Marinha.
Na boa mentalidade portuguesa fomos comprar 4 Merlin´s para a marinha quando não havia nenhum meio para as operar, porque no futuro podia fazer sentido, não fez.
Não só os meios foram desnecessários como prejudicaram a aquisição de meios da marinha. Se calhar se em vez de insistirem em Merlin´s para a Marinha, hoje tínhamos um Siroco, a operar sh-60 e hh-60. No final ficamos sem um navio que tanta falta faz e também sem a marinha ter um helicóptero para missões de apoio a desastres.

Vamos aproveitar o pequeno orçamento que temos para ter os meios que precisamos.  8)

Entendo perfeitamente o seu ponto, mas antes de mais, defendia que todos os Merlin pudessem ser embarcados, por questões mesmo da disponibilidade devido aos períodos de manutenção. A Marinha nunca teria outro helicóptero com ou sem a vinda do Merlin Mk-516, basta olhar para quando se pensou em adquirir mais 2 Lynx adicionais com a aquisição das BD, ficou tudo em águas de bacalhau e hoje os 5 têm de fazer o trabalho que, segundo diz a lógica, só pode ser feito por 7 hélis.

Os atrasos, adiamentos e cancelamentos em nada são da responsabilidade do programa dos Merlin, além disso, na altura, já se pensava em NH-90s e EC-635 para helicópteros de transporte médio e de "escolta" respectivamente. Agora deparamo-nos com a situação, ou optamos por um héli que faça o que o NH-90 era suposto fazer, ou optamos por um que faça o mesmo que o EC-635, ou algo que, na mesma plataforma, corresponda a ambas as necessidades e ainda possa ser embarcado.

Eu não tenho problema com o Blackhawk, é certamente bem vindo, mas temos de ver que se um dia se lembram de adquirir um LPD, a discussão aqui no Fórum será exactamente porque não se planeou em adquirir um héli navalizado para complementar o Merlin.  :-P
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #967 em: Dezembro 29, 2019, 04:11:04 pm »
É esse tipo de mentalidade que nos fez chegar ao ponto que estamos.
Primeiro vamos acabar com o mito dos Merlin CSAR, os 516 são a versão 514 que era para ser operada pela Marinha.
Na boa mentalidade portuguesa fomos comprar 4 Merlin´s para a marinha quando não havia nenhum meio para as operar, porque no futuro podia fazer sentido, não fez.
Não só os meios foram desnecessários como prejudicaram a aquisição de meios da marinha. Se calhar se em vez de insistirem em Merlin´s para a Marinha, hoje tínhamos um Siroco, a operar sh-60 e hh-60. No final ficamos sem um navio que tanta falta faz e também sem a marinha ter um helicóptero para missões de apoio a desastres.

Vamos aproveitar o pequeno orçamento que temos para ter os meios que precisamos.  8)

Entendo perfeitamente o seu ponto, mas antes de mais, defendia que todos os Merlin pudessem ser embarcados, por questões mesmo da disponibilidade devido aos períodos de manutenção. A Marinha nunca teria outro helicóptero com ou sem a vinda do Merlin Mk-516, basta olhar para quando se pensou em adquirir mais 2 Lynx adicionais com a aquisição das BD, ficou tudo em águas de bacalhau e hoje os 5 têm de fazer o trabalho que, segundo diz a lógica, só pode ser feito por 7 hélis.

Os atrasos, adiamentos e cancelamentos em nada são da responsabilidade do programa dos Merlin, além disso, na altura, já se pensava em NH-90s e EC-635 para helicópteros de transporte médio e de "escolta" respectivamente. Agora deparamo-nos com a situação, ou optamos por um héli que faça o que o NH-90 era suposto fazer, ou optamos por um que faça o mesmo que o EC-635, ou algo que, na mesma plataforma, corresponda a ambas as necessidades e ainda possa ser embarcado.

Eu não tenho problema com o Blackhawk, é certamente bem vindo, mas temos de ver que se um dia se lembram de adquirir um LPD, a discussão aqui no Fórum será exactamente porque não se planeou em adquirir um héli navalizado para complementar o Merlin.  :-P

Mas planeamento a serio é como os Dinamarqueses fizeram. Construiram primeiro o seu navio de apoio(Absalon) e depois usaram 90% do desenho do casco para fazer as suas fragatas. Com o dinheiro que pouparam conseguiram ter das fragatas mais bem equipadas da Europa e onde ambas operam o mesmo helicóptero base o MH-60R sendo que Absalon opera também o EH101.

O helicóptero para o futuro LPD deve ser escolhido em relação as futuras fragatas e não ser motivo de condicionamento de uma escolha futura no programa de fragatas.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #968 em: Dezembro 29, 2019, 06:51:49 pm »
Com um esquema de pintura assim, parecem mesmo vindos de um filme estilo G.I.Joe. Até afugentavam o inimigo sem ter que disparar uma única bala.  :mrgreen:

Agora um MLU desses aos Merlin, mais 8 HH-60H.  8)

Apoiado a 100%, a FAP ficava com uma frota de 25 helis, muito interessante !!!
Acrescento só isto, aquisição de mais seis 60H's, para a Marinha, quando chegasse a hora de substituir os lynx.

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #969 em: Dezembro 29, 2019, 06:55:12 pm »
Com um esquema de pintura assim, parecem mesmo vindos de um filme estilo G.I.Joe. Até afugentavam o inimigo sem ter que disparar uma única bala.  :mrgreen:

Agora um MLU desses aos Merlin, mais 8 HH-60H.  8)

Não percebo o vossos gosto por helicópteros de portas laterais pequenas para certo tipo de missões.

Acho que não se trata de uma questão de gosto mas de rapidez nos procedimentos de des/embarque, ou os helis que interessam, tem de ter portas laterais de grandes dimensões para evacuar o que quer que seja ????
O merlin tem duas portas laterais, onde se pode colocar uma ML/MM/MP e além dessas duas portas, tem uma rampa de dimensões muito generosas ou estou enganado ???
Não é muito mais fácil e rápido des/embarcar uma, duas secções de atiradores, ou um par de macas, pela rampa ??

RedBaron, Indica-me um heli com duas portas laterais, onde se pode colocar armamento, e se possa des/embarcar com rapidez sem obstruir os campos de tiro das armas !

Abraços
« Última modificação: Dezembro 29, 2019, 07:01:44 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #970 em: Dezembro 29, 2019, 07:07:43 pm »
É esse tipo de mentalidade que nos fez chegar ao ponto que estamos.
Primeiro vamos acabar com o mito dos Merlin CSAR, os 516 são a versão 514 que era para ser operada pela Marinha.
Na boa mentalidade portuguesa fomos comprar 4 Merlin´s para a marinha quando não havia nenhum meio para as operar, porque no futuro podia fazer sentido, não fez.
Não só os meios foram desnecessários como prejudicaram a aquisição de meios da marinha. Se calhar se em vez de insistirem em Merlin´s para a Marinha, hoje tínhamos um Siroco, a operar sh-60 e hh-60. No final ficamos sem um navio que tanta falta faz e também sem a marinha ter um helicóptero para missões de apoio a desastres.

Vamos aproveitar o pequeno orçamento que temos para ter os meios que precisamos.  8)

Entendo perfeitamente o seu ponto, mas antes de mais, defendia que todos os Merlin pudessem ser embarcados, por questões mesmo da disponibilidade devido aos períodos de manutenção. A Marinha nunca teria outro helicóptero com ou sem a vinda do Merlin Mk-516, basta olhar para quando se pensou em adquirir mais 2 Lynx adicionais com a aquisição das BD, ficou tudo em águas de bacalhau e hoje os 5 têm de fazer o trabalho que, segundo diz a lógica, só pode ser feito por 7 hélis.

Os atrasos, adiamentos e cancelamentos em nada são da responsabilidade do programa dos Merlin, além disso, na altura, já se pensava em NH-90s e EC-635 para helicópteros de transporte médio e de "escolta" respectivamente. Agora deparamo-nos com a situação, ou optamos por um héli que faça o que o NH-90 era suposto fazer, ou optamos por um que faça o mesmo que o EC-635, ou algo que, na mesma plataforma, corresponda a ambas as necessidades e ainda possa ser embarcado.

Eu não tenho problema com o Blackhawk, é certamente bem vindo, mas temos de ver que se um dia se lembram de adquirir um LPD, a discussão aqui no Fórum será exactamente porque não se planeou em adquirir um héli navalizado para complementar o Merlin.  :-P

Mas planeamento a serio é como os Dinamarqueses fizeram. Construiram primeiro o seu navio de apoio(Absalon) e depois usaram 90% do desenho do casco para fazer as suas fragatas. Com o dinheiro que pouparam conseguiram ter das fragatas mais bem equipadas da Europa e onde ambas operam o mesmo helicóptero base o MH-60R sendo que Absalon opera também o EH101.

O helicóptero para o futuro LPD deve ser escolhido em relação as futuras fragatas e não ser motivo de condicionamento de uma escolha futura no programa de fragatas.

Quando chegar a altura de termos novas fragatas, daqui a uns quinze anos, logo se verá, não se pode é condicionar a escolha de um heli para CAS das tropas terrestres, por causa da escolha do modelo do substituto dos lynx.

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #971 em: Dezembro 29, 2019, 07:20:50 pm »
Actualmente para héli com portas largas já tens os Merlin CSAR, que para a função servem perfeitamente. O que não tens é um héli navalizado, armado, para os escoltar e apoiar missões nas FND ou em qualquer conflito convencional.

Mesmo que esqueçamos a perspectiva de os embarcar, mais tarde será necessário adquirir outro héli, provavelmente de um modelo diferente, para embarcar num LPD, AOR, fragatas, ou o que seja.

É esse tipo de mentalidade que nos fez chegar ao ponto que estamos.
Primeiro vamos acabar com o mito dos Merlin CSAR, os 516 são a versão 514 que era para ser operada pela Marinha.
Na boa mentalidade portuguesa fomos comprar 4 Merlin´s para a marinha quando não havia nenhum meio para as operar, porque no futuro podia fazer sentido, não fez.
Não só os meios foram desnecessários como prejudicaram a aquisição de meios da marinha. Se calhar se em vez de insistirem em Merlin´s para a Marinha, hoje tínhamos um Siroco, a operar sh-60 e hh-60. No final ficamos sem um navio que tanta falta faz e também sem a marinha ter um helicóptero para missões de apoio a desastres.

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Red Baron, será assim como dizes não temos nenhum 516 ???
Se for então anda muita gente enganada, agradecia que disponibilizasses essa info sobre os nossos quatro CSAR, helis não serem da versão 516.

https://www.emfa.pt/aeronave-17-agustawestland-eh101-merlin

A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

https://www.helis.com/database/cn/3031/

https://www.helis.com/database/model/513/

List of Operators of AgustaWestland EH101 Mk.516

From    Organisation with model EH101 Mk.516
2005     Força Aérea Portuguesa  EH101 12 2005/   
 
Construction Numbers      
   C/N   Year   History
          50122   19609 : 50122/SAR09/516001. FAP Esq751 23jul13 pictured during HB2013 at Ovar airbase  Jul14 HB2014 at Ovar airbase
          50140   19610 : 50140/SAR10/516002. FAP Esq751
          50152      19611 : FAP, 516003/SAR1 FAP, 516003/SAR1; Sep06 pictured (pic1) with Esq751 Pum+  Jul12 HB2012 at Ovar
                         airbase 23jul13 pictured (pic2) during HB2013 at Ovar airbase  Jul14 HB2014 at Ovar airbase 08sep18 pictured (pic3)   
                         during  Belgian Air Force Days 2+
          50158    19612 : FAP Esq751 10jul12 pictured during HB2012 at Ovar airbase
4 C/N.
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« Última modificação: Dezembro 29, 2019, 07:24:56 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #972 em: Dezembro 29, 2019, 07:30:11 pm »
Red Baron,

tens aqui a listagem da AW, com os números de cauda da FAP e não só e do construtor, das diversas versões dos 101.
A meio da primeira pág, aparecem, bem referenciados os quatro MK516 que a FAP tem, deixo aqui o link, e os números e versões que a FAP possui.

http://www.airport-data.com/manuf/AgustaWestland.html

19601 0000 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.514 50088 3 29 Portugal
19602 0000 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.514 50094 3 29 Portugal
19603 0000 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.514 50104 3 29 Portugal
19604 0000 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.514 50107 3 29 Portugal
19605 2005 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.514 50126 3 29 Portugal
19606 2005 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.514 50128 3 29 Portugal
19607 2005 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.515 50100 3 29 Portugal
19608 2005 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.515 50115 3 29 Portugal
19609 2006 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.516 50122 3 29 Portugal
19610 2006 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.516 50140 3 29 Portugal
19611 2006 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.516 50152 3 29 Portugal
19612 2006 AgustaWestland EH-101 Merlin Mk.516 50158 3 29 Portugal


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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #973 em: Dezembro 29, 2019, 08:48:10 pm »
O Red Baron já por várias vezes manifestou que não considera os 516 verdadeiros helis CSAR. Quando confrontado com os factos, afirma que não são CSAR por não disporem de DIRCM. Na volta se instalarem DIRCM nos Koalitas, estes já se podem considerar verdadeiros helis CSAR.
Talent de ne rien faire
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #974 em: Dezembro 29, 2019, 09:23:52 pm »
O Red Baron já por várias vezes manifestou que não considera os 516 verdadeiros helis CSAR. Quando confrontado com os factos, afirma que não são CSAR por não disporem de DIRCM. Na volta se instalarem DIRCM nos Koalitas, estes já se podem considerar verdadeiros helis CSAR.


Na altura em que compramos os Merlin os sistemas DIRCM não eram standard praticamente em lado nenhum.
Faziam falta mas não é so isso que faz um helicoptero CSAR.
 :-P