6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #915 em: Dezembro 20, 2019, 01:40:05 am »


 Novo heli de "evakuação" para USAF. O MH-139A Grey Wolf
 A versão original deste é que seria o ideal para a FAP. Mas o Rogeiro já disse que os americanos deram-nos 5 modelos à escolha a preços simbólicos. Quem sabe até pode ser este. Podiam vir 2 unidades.

Os modelos oferecidos são de uma "gama" superior ao 139, e se vierem, à partida serão em maior quantidade, podendo chegar ao dobro de helicópteros, e virão certamente muito melhor equipados do que o que quer que se comprasse novo por 53 milhões.
 

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oi661114

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #916 em: Dezembro 20, 2019, 11:12:18 am »
Nós para conseguirmos uma proeza dessas, teríamos de resolver de uma vez os problemas de manutenção dos Merlin, mais concretamente o contrato, depois ter a capacidade, tanto financeira, como de peças, como de pessoal para serem enviados para o TO e manter a aeronave a voar por lá, e a juntar a isto tudo, garantir que o SAR na nossa ZEE continuava garantido com os restantes Merlin, algo que está directamente dependente da situação da manutenção. A adicionar a isto tudo, era preciso um meio capaz de dar cobertura aos Merlin naquele TO.

Resumindo, mesmo com os 12 Merlin no pleno das suas actividades, ainda fica a faltar um helicóptero capaz de escoltar e/ou complementar o Merlin, e não é por os dinamarqueses poderem enviar os deles para lá, que os nossos problemas a nível de aeronaves de asa rotativa ficam resolvidos.

PS: Convém mencionar que eles além de terem mais 2 Merlin que nós, e provavelmente sem a novela da manutenção a afectar a frota, têm ainda 9 Seahawk (mais 4 aparelhos que nós temos Lynx) e 11 Fennec (mais 6 que os nossos Koala).

Acho que o maior entrave é os helicópteros não serem da FAP, mas sim duma empresa criada para tal!
 

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NVF

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #917 em: Dezembro 20, 2019, 12:39:03 pm »
Nós para conseguirmos uma proeza dessas, teríamos de resolver de uma vez os problemas de manutenção dos Merlin, mais concretamente o contrato, depois ter a capacidade, tanto financeira, como de peças, como de pessoal para serem enviados para o TO e manter a aeronave a voar por lá, e a juntar a isto tudo, garantir que o SAR na nossa ZEE continuava garantido com os restantes Merlin, algo que está directamente dependente da situação da manutenção. A adicionar a isto tudo, era preciso um meio capaz de dar cobertura aos Merlin naquele TO.

Resumindo, mesmo com os 12 Merlin no pleno das suas actividades, ainda fica a faltar um helicóptero capaz de escoltar e/ou complementar o Merlin, e não é por os dinamarqueses poderem enviar os deles para lá, que os nossos problemas a nível de aeronaves de asa rotativa ficam resolvidos.

PS: Convém mencionar que eles além de terem mais 2 Merlin que nós, e provavelmente sem a novela da manutenção a afectar a frota, têm ainda 9 Seahawk (mais 4 aparelhos que nós temos Lynx) e 11 Fennec (mais 6 que os nossos Koala).

Acho que o maior entrave é os helicópteros não serem da FAP, mas sim duma empresa criada para tal!

Os dois  SIFICAP são da FAP, os restantes dez são da Defloc.
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #918 em: Dezembro 20, 2019, 01:52:12 pm »
Negociatas é o que é.
 

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Major Alvega

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #919 em: Dezembro 20, 2019, 02:30:44 pm »


 Novo heli de "evakuação" para USAF. O MH-139A Grey Wolf
 A versão original deste é que seria o ideal para a FAP. Mas o Rogeiro já disse que os americanos deram-nos 5 modelos à escolha a preços simbólicos. Quem sabe até pode ser este. Podiam vir 2 unidades.



Os modelos oferecidos são de uma "gama" superior ao 139, e se vierem, à partida serão em maior quantidade, podendo chegar ao dobro de helicópteros, e virão certamente muito melhor equipados do que o que quer que se comprasse novo por 53 milhões.

Um Blackhawk de "gama superior" a um AW139M?? Isso de gama superior quer dizer o quê? Que é melhor?
O concurso para fornecimento à USAF foi entre os dois. Que o AW139 ganhou o concurso facilmente. O heli italiano é superior no desempenho ao UH-60 na esmagadora maioria dos parâmetros.
 
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Crypter

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #920 em: Dezembro 20, 2019, 04:55:32 pm »
Dúvida honesta:

Com os estado paupérrimo que as FA estão em termos de pessoal, o que é melhor?

5 helis de topo, ou 10 mediocres?
 

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #921 em: Dezembro 20, 2019, 05:09:30 pm »
Dúvida honesta:

Com os estado paupérrimo que as FA estão em termos de pessoal, o que é melhor?

5 helis de topo, ou 10 mediocres?

Quais são os 10 mediocres?
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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #922 em: Dezembro 20, 2019, 06:33:12 pm »


 Novo heli de "evakuação" para USAF. O MH-139A Grey Wolf
 A versão original deste é que seria o ideal para a FAP. Mas o Rogeiro já disse que os americanos deram-nos 5 modelos à escolha a preços simbólicos. Quem sabe até pode ser este. Podiam vir 2 unidades.



Os modelos oferecidos são de uma "gama" superior ao 139, e se vierem, à partida serão em maior quantidade, podendo chegar ao dobro de helicópteros, e virão certamente muito melhor equipados do que o que quer que se comprasse novo por 53 milhões.

Um Blackhawk de "gama superior" a um AW139M?? Isso de gama superior quer dizer o quê? Que é melhor?
O concurso para fornecimento à USAF foi entre os dois. Que o AW139 ganhou o concurso facilmente. O heli italiano é superior no desempenho ao UH-60 na esmagadora maioria dos parâmetros.

Capacidade de carga? Regra geral as classes de helicópteros de transporte dividem-se sobretudo neste parâmetro, algo que está provado pelo facto de este helicóptero ser adquirido pela USAF para substituir os Huey e não os Blackhawk.  ???

Além disso, o hawk tem milhentas variantes testadas e comprovadas para diversas funções, saltando à vista a versão Seahawk. Num país que se pretende reduzir a mistela de tipos de hélis em uso, o 139 mesmo sendo um excelente helicóptero, é um caminho sem saída, neste sentido.
 

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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #923 em: Dezembro 20, 2019, 07:32:45 pm »


 Novo heli de "evakuação" para USAF. O MH-139A Grey Wolf
 A versão original deste é que seria o ideal para a FAP. Mas o Rogeiro já disse que os americanos deram-nos 5 modelos à escolha a preços simbólicos. Quem sabe até pode ser este. Podiam vir 2 unidades.



Os modelos oferecidos são de uma "gama" superior ao 139, e se vierem, à partida serão em maior quantidade, podendo chegar ao dobro de helicópteros, e virão certamente muito melhor equipados do que o que quer que se comprasse novo por 53 milhões.

Um Blackhawk de "gama superior" a um AW139M?? Isso de gama superior quer dizer o quê? Que é melhor?
O concurso para fornecimento à USAF foi entre os dois. Que o AW139 ganhou o concurso facilmente. O heli italiano é superior no desempenho ao UH-60 na esmagadora maioria dos parâmetros.
Boas se de facto major alvega o AW139M foi escolhido pelos states  por algum motivo e superior ao blackhawk e por muito que eu goste do blackhawk e um heli ja muito ultrapassado...e muito limitado a nivel da missao transporte de militares...portanto quanto a pergunta eu preferia ter  AW139M do que os dez usados blackhawks...para a missao que se pretende que este novo heli faxa o AW139M e superior e muito mais versatil...ha e e novo obviamente...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #924 em: Dezembro 20, 2019, 08:10:15 pm »


 Novo heli de "evakuação" para USAF. O MH-139A Grey Wolf
 A versão original deste é que seria o ideal para a FAP. Mas o Rogeiro já disse que os americanos deram-nos 5 modelos à escolha a preços simbólicos. Quem sabe até pode ser este. Podiam vir 2 unidades.



Os modelos oferecidos são de uma "gama" superior ao 139, e se vierem, à partida serão em maior quantidade, podendo chegar ao dobro de helicópteros, e virão certamente muito melhor equipados do que o que quer que se comprasse novo por 53 milhões.

Um Blackhawk de "gama superior" a um AW139M?? Isso de gama superior quer dizer o quê? Que é melhor?
O concurso para fornecimento à USAF foi entre os dois. Que o AW139 ganhou o concurso facilmente. O heli italiano é superior no desempenho ao UH-60 na esmagadora maioria dos parâmetros.

O MH-139 ganhou porque ficou quase a metade do previsto para o projeto. 
Espertos foram os gajos da Boeing que foram buscar um dos mais construidos e mais respeitados helicópteros do mercado, e que ate era o mais próximo a nível de características do UH-1N. Enquanto os outro concorrentes apresentavam propostas de dois modelos diferentes do UH-60 que é um helicóptero de 10 tun a Boeing apareceu com um de 6 tun que custa muito menos e consegue cumprir todos os  requisitos do projeto. :snip:
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #925 em: Dezembro 20, 2019, 09:40:48 pm »
Exacto, dois helicópteros com capacidades completamente diferentes, de classes completamente diferentes.
Quanto ao 139 ser "melhor" que os H-60 para a missão pretendida, não é bem assim, até porque a missão que se pretende: não está definida, pois não há caderno de encargos, e dois assume-se que seja muito mais abrangente do que simplesmente transportar soldados do ponto A para o ponto B. De resto, a nível de carga que transporta, armamento que possui, e sobretudo a variedade de versões disponíveis, incluindo capacidade de ser embarcado e possível aquisição da versão ASW para substituir os Lynx, dão vitória aos Hawk de longe.

Qualquer um dos modelos seria uma excelente aquisição, mas com 53 milhões, quando muito daria para ter 3 ou 4 AW139 (talvez 5 se viessem sem FLIR, contra-medidas electrónicas, armamento, etc), enquanto que com esse mesmo orçamento podíamos ter aproximadamente 8 a 10 Hawk + 2 para peças e supostamente com o equipamento incluído.

Quanto à comparação "5 helicópteros topo de gama" vs "10 helicópteros medíocres" (considerar a família da Sikorsky medíocre é um crime de guerra, diga-se), talvez com o uso que terão, daqui a 10 anos as horas de voo dos 5 topo de gama chegariam perto das horas de voo dos 10 em segunda-mão, dado não haver nº suficiente de helicópteros para rodar entre si. Veja-se os Lynx, são tão poucos e fazem tanto, que só voam pelo milagre das equipas de manutenção.
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #926 em: Dezembro 22, 2019, 03:30:52 pm »
Falta de helicópteros na República Centro-Africana é problema que tem de ser resolvido pela ONU, havendo aparelhos de transporte, mas não de ataque.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1382040/falta-de-helicopteros-na-rca-e-problema-que-tem-de-ser-resolvido-pela-onu
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #927 em: Dezembro 22, 2019, 04:10:36 pm »
Falta de helicópteros na República Centro-Africana é problema que tem de ser resolvido pela ONU, havendo aparelhos de transporte, mas não de ataque.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1382040/falta-de-helicopteros-na-rca-e-problema-que-tem-de-ser-resolvido-pela-onu

É mais que sabido que o Exercito quer helicópteros de ataque, e a confirmar-se que foram oferecidos AH-64 Apache é normal que haja pressão política para tentar avançar com a sua compra ou pelo menos colocar a Força Aérea num situação onde o projeto de helicópteros no Exercito possa vir a ser possível.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #928 em: Dezembro 22, 2019, 05:06:31 pm »
Mais uma vez se confirma, enviar os nossos Merlin pouco resolveria a situação no RCA, ficando sempre a faltar um héli mais musculado para escoltar e conferir apoio aéreo próximo.

É mais que sabido que o Exercito quer helicópteros de ataque, e a confirmar-se que foram oferecidos AH-64 Apache é normal que haja pressão política para tentar avançar com a sua compra ou pelo menos colocar a Força Aérea num situação onde o projeto de helicópteros no Exercito possa vir a ser possível.

Não há vantagens em ter helicópteros no Exército, apenas serve para criar mais uma quintinha e consequente divisão entre os dois ramos. Mais vale meter tudo no mesmo saco, que em nada impede a sua compra. Quanto à necessidade de helicópteros de ataque, será sempre discutível, hoje são precisos, amanhã não são, depois serão outra vez, e por aí em diante, logo é sempre complicado adquirir um meio destes (que ainda por cima não tem a desculpa do "duplo-uso"). Mas a realidade é esta, a maioria dos nossos aliados possuem helicópteros destes, sendo nós um dos poucos países que não possui.

Em alternativa, sempre se poderia pensar desde logo armar "até aos dentes" os futuros possíveis Hawk, escolhendo a versão que melhor possa ser equipada neste sentido.
 

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Stalker79

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #929 em: Dezembro 22, 2019, 05:53:57 pm »
Se for para um cenario como o caso da RCA, não me venham com a do "duplo uso", helicopteros CSAR é uma coisa.
Para botar palhotas e Hilux´s abaixo ou é o Apache ou o AZ Cobra! Basta a arma principal e alguns rockets que rebeldes ou insurgentes, ou o ca****o que os f**a não tem por onde se esconder.
 :-P