isso seria nalgum universo paralelo, onde houvesse interesse
Mas a ideia aqui é precisamente discutir hipóteses lógicas que beneficiem a MGP, neste caso sobre o LPD ou alternativas a este. E neste momento, a julgar pelo desenvolvimento dos Tejo (que foram exactamente uma alternativa à demora das LFCs), e que deu no que deu, penso que converter um navio civil em algum tipo de Ro-Ro ou AOR ou LPD ou o que seja, vá dar ao mesmo resultado. Nós conseguimos modificar os Tejo, para pior, e ainda por cima ainda tivemos de esperar por eles!
Este mesmo ponto aplica-se no caso do Camiño. Se é para demorar 5 anos a converter o dito navio para alguma coisa que sirva a Marinha, mais vale investir logo o dinheiro que está alocado na LPM, em navios novos para as funções que se pretende, e assim ficarmos safos para 30/40 anos. Uma opção para "tapar o buraco" só vai adiar a aquisição do LPD e/ou AOR para o prazo em que se pretende substituir as fragatas e os F-16, e os P-3, e tudo o resto (a mítica década de 30).
Se a Marinha vir com urgência a necessidade de um navio de desembarque, transporte de veículos e resposta a emergências, então compra-se 2 LSTs que não deverão custar muito mais que um OPV, com tripulação reduzida e com custos de operação certamente inferiores ao do Camiño. Enquanto isto constrói-se o LPD/LHD com pés e cabeça, e com tempo para actualizar o projecto para os tempos modernos.
A malta fala muito da Industria Nacional, de inovação, de parcerias e outros sonhos, mas não fala do FUNDAMENTAL.
Isto é, quanto é que custa e quanto é que a malta pode meter ao bolso com o negócio!?
Mais valia ter uma adaptação num navio como o "Camiño", curiosamente há um arrestado em Lisboa, do que muitos planos e sonhos e no final andar a descarregar pacotes de leite a braços para um zebro. E o resto é conversa.
Se o problema é descarregar pacotes de leite, um simples navio civil alugado faz o serviço. O problema nos Açores foram os portos não estarem em condições para atracar navios. O Camiño resolvia este problema?
eu continuo a apostar num LPD/NPL dos modelos da Damen, 0 10.000 ou até o 9.000, cá construído e um AOR vindo da Coreia, ou cá também construído, mas isto sou eu que sou Nacionalista !!!
Abraços
Eu também queria um LPD, ou até um LHD de dimensões semelhantes (dadas as vantagens de operação de vários helicópteros em simultâneo), e em cima disso, 2 LSTs que tanta falta fazem nos arquipélagos e que poderiam (finalmente) substituir as LDG, que tanta falta fazem hoje.
Quanto ao AOR, tanto me faz a origem, desde que seja bom, e que não seja excessivamente caro. Um tipo Maud quando resolverem os problemas da segurança contra incêndios do navio norueguês, seria um grande candidato, ou então uma das opções da Damen. Se possível construído cá, aliás, como todos os navios que falei neste paragrafo. Resta a questão, o AA seria capaz de construir LSTs de 100m?