ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: Martinhaa em Maio 04, 2009, 02:22:22 pm

Título: Dúvida (compensações)
Enviado por: Martinhaa em Maio 04, 2009, 02:22:22 pm
Olá! Boa Tarde!

O meu namorado é militar e já percebi que o estatuto dele é complicado. Hoje tivemos a falar, e tiraram-lhe aquilo que ele chama de “compensações”.

Eu gostaria de esclarecer uma dúvida, ele é barista, e faz serviços durante o fim-de-semana e durante a semana. Quando faz os de fim-de-semana fica lá sexta, sábado e domingo, até a semana passada davam-lhe 2 dias de compensação, que normalmente eram quinta e sexta-feira, porque fazia o tal serviço de 3 dias. Agora apenas tem direito ao fim de semana em casa… ou seja está no quartel todos os dias e se quando lhe calha o fim-de-semana de serviço, fica 15 dias lá!

A minha dúvida é… com tantos dias lá será que ele não tem direito a ficar dias em casa como ficava antes?
Um militar que faça serviço de fim-de-semana não tem direito a descansar?
Ele está nesta situação, mas não e o único. Já ninguém tem direito a compensações!

Eu gostava de saber se esta regra que impuseram agora de não dar as compensações é justa ou não. Porque eles são humanos, tem família, tem casa… e tem de descansar! Há alguma lei ou direito que faça com que eles após um serviço tenham direito a descansar?
Título:
Enviado por: Aim em Maio 04, 2009, 02:45:34 pm
Lamento mas não não há nenhuma lei que obrigue a ter descanso após o serviço .

O descanso após serviço está directamente dependente do Chefe de Impedimento do militar e posteriormente do Comandante de Companhia do militar.

Aliás podem argumentar que para isso é que o militar recebe o subsídio de condição militar
Título:
Enviado por: Martinhaa em Maio 04, 2009, 03:18:52 pm
Então isso quer dizer que as compensações são uma benesse que lhes dão, certo?
E se eles precisarem de algum dia para tratarem de alguma coisa, vai acontecer o que acontece sempre não lhes dão. Assim têm sempre a semana ocupada e nem sequer podem tratar dos assuntos pessoais deles…
E estas compensações dependem de quartel para quartel… o problema é que mesmo que eles peçam transferência nem que seja para tarem mais perto de casa, essa transferência e sempre negada, e a razão é sempre a mesma, temos poucos militares na unidade! Enfim… começo a perceber que se calhar ser militar não é a profissão “ideal”…  :?
Título:
Enviado por: typhonman em Maio 04, 2009, 03:44:44 pm
Citação de: "Martinhaa"
Então isso quer dizer que as compensações são uma benesse que lhes dão, certo?
E se eles precisarem de algum dia para tratarem de alguma coisa, vai acontecer o que acontece sempre não lhes dão. Assim têm sempre a semana ocupada e nem sequer podem tratar dos assuntos pessoais deles…
E estas compensações dependem de quartel para quartel… o problema é que mesmo que eles peçam transferência nem que seja para tarem mais perto de casa, essa transferência e sempre negada, e a razão é sempre a mesma, temos poucos militares na unidade! Enfim… começo a perceber que se calhar ser militar não é a profissão “ideal”…  :wink:
Título:
Enviado por: Aim em Maio 04, 2009, 04:06:20 pm
Citação de: "Martinhaa"
Então isso quer dizer que as compensações são uma benesse que lhes dão, certo?
E se eles precisarem de algum dia para tratarem de alguma coisa, vai acontecer o que acontece sempre não lhes dão. Assim têm sempre a semana ocupada e nem sequer podem tratar dos assuntos pessoais deles…
E estas compensações dependem de quartel para quartel… o problema é que mesmo que eles peçam transferência nem que seja para tarem mais perto de casa, essa transferência e sempre negada, e a razão é sempre a mesma, temos poucos militares na unidade! Enfim… começo a perceber que se calhar ser militar não é a profissão “ideal”…  :lol:
Título:
Enviado por: Martinhaa em Maio 04, 2009, 04:30:31 pm
Citação de: "typhonman"

Tem sempre a "Pizzahut" ou "macdonalds", aí dão pausas...

Neste momento só vai para as FA´s quem quer, quem não quer, pode sair.  :wink:



Sim! Ele foi porque quis... ninguém o obrigou... contudo tenho pena do estado do nosso País... quando ele foi dar o nome prometeram muita coisa... e quando é preciso nada se vê. E no sitio onde ele está não há "pizzahut" nem "macdonalds" aquilo e tipo fim do mundo :S


Em relação a dar ou não os dias que pedem, na minha opinião eles naquela unidade gostam de complicar, visto que tenho um primo noutra unidade do país, e eles pode dizer-se que está lá bem... tem as ditas compensações e quando pede o dia é-lhe autorizado... mas na unidade do meu namorado só dificultam... e como digo não é só a ele... é a maior parte dos praças! :S Ele precisou de um dia para fazer um exame na escola, tem estatuto de trabalhador estudante(dizem eles), e mesmo assim teve de  muita dificuldade em dar o dia! Só no próprio dia que precisava da tarde é que lhe dizer que podia sair! Acho isto uma vergonha… mas enfim!
Título:
Enviado por: Instrutor em Maio 04, 2009, 05:05:17 pm
Essa história esta muito mal explicada, sempre que um militar precisa de resolver qualquer coisa dentro do horário de serviço, pode te-lo salvo execpçoes, como exercícios militares ou outros serviços importantes, diga-me uma coisa, o seu namorado é militar contratado??? È barista como diz??? É muito estranho se ele é barista, no bar de Praças e no bar de sargentos, estes bares são "geridos" por um sargento normamelmente um 1º ou 2º sargento, ele que fale com ele e que lhe exponha a situação, se for barista no bar de oficiais este ber é "gerido" por um alferes, tenente ou capitao, normamente quem gere estes bares até tem uma certa afinidade pelos militares que trabalham com eles, normamlmente até são sargentos e oficiais "porreiros" provindos da CCS (Companhia de Comando e Serviços), por isso se lhe estao a barrar ou a dificultar a sua saida de licença é porque ele aprontou alguma, ou entao é muito dificil ele pedir uma sexta ou uma segunda, normalmente eles dão mais benesses no meio da semana. Mas ele que fale com o seu supeiror hierarquico e lhe exponha o problema. Mas ca para mim ele mandou fazer a algum oficial ou sargento uma completa de 50......... quando assim é por vezes pode ficar na unidade mais de 1 mes.......
Título:
Enviado por: Martinhaa em Maio 04, 2009, 05:34:16 pm
As compensações foram proibidas pelo comandante a todos os praças da unidade!
Em relação a situação que eu expliquei anteriormente, o meu namorado precisou do dia para vir a escola fazer um exame, exame este que foi exactamente a meio da semana (quarta-feira), precisava de estar cá as 15.30, pediu o dia com uma semana de antecedência, e só no dia que precisava de sair é que lhe assinaram o toque de ordem, e a viagem ate cá demora mais ou menos hora e meia… e o toque de ordem foi assinado, as 14.00 horas, parece que estão mesmo a gozar com a situação… o que lhe aconteceu a ele já aconteceu a outros militares da unidade… e é como digo o meu primo está noutra unidade e não tem complicações para nada… e na unidade onde o meu namorado está parece que só querem e complicar…

Neste caso o bar é gerido por um Sargento-ajudante, será que isso influencia em alguma coisa…?
Não sei quantos “homens” têm de estar num bar de praças, mas sei que na unidade dele houve duas semanas (o que incluiu 3 fins de semana) que esteve só um, porque o meu namorado estava internado e o outro de ferias… então o que ficou lá “lixou-se” e no fim disto o “homem” que fez os serviços todos seguidos só teve direito a 2 dias de compensação… acho injusto…

Os militares têm deveres e também têm direitos… (acho eu)

Eu estou aqui só a refilar porque isto revolta-me… já assisti a tanta coisa desde que ele está naquela unidade, que até eu começo a pensar que o que eles querem e gozar com os praças que lá andam…
Título:
Enviado por: Aim em Maio 04, 2009, 06:33:16 pm
Continuo a achar uma decisão um pouco ao quanto estranho  :roll:
Título:
Enviado por: Instrutor em Maio 04, 2009, 10:57:05 pm
Também acho isso muito estranho..... esta previsto na LEI que todos os militares que possuam estatuto trabalhador - estudante tem DIREITO ao dia antes e o dia do exame, isso se aconteceu mesmo foi abuso de autoridade, passar por cima da LEI, estipulada pelo Governo e TRIBUNAL.

O MILITAR  em questão que siga hierarquicamente explicações para o sucessido, deverá em primeiro lugar estar inserido num pelotão, logo ele que se dirija ao seu comandante de secção que posteriormente repotara a explicação ao comandante de pelotao e assim sucessivamente, até chegar ao Comandante de Unidade.... Por acasa a senhora Marta, não quer dizer qual a unidade em questão, salvaguardando claro a entidade do seu namorado???
Título:
Enviado por: HSMW em Maio 04, 2009, 11:10:33 pm
Diz ele que fica de serviço...  :mrgreen:  :jok:
Título:
Enviado por: Instrutor em Maio 04, 2009, 11:16:32 pm
HSMW nao sejas mauzinho.... nao me digas que estas a insinuar que o rapaz anda a pular a ........... :lol:  :lol:

Fora de brincadeiras se fosse a si ia falar directamente a SIC ou a TVI eles punham tudo em pratos limpos..... mas o se nao era que o seu namorado estava em maus lençois ate ao fim da sua estadia no Exercito.
Título:
Enviado por: Martinhaa em Maio 05, 2009, 12:03:29 pm
- Não vou dizer nem a unidade nem a entidade do meu namorado…

- E a parte de ele ter de vir à escola e lhe terem feito tudo o que eu já contei, continuo a dizer-lhe que é verdade, e sim, ele também disse o que o senhor Instrutor já referiu: “tem DIREITO ao dia antes e o dia do exame”, contudo no dia antes estava de serviço, e não sei se será bem assim que está escrito mas tenho ideia de que têm direito ao dia antes e ao dia do exame SE este não implicar com o serviço do militar. E como já afirmei nos outros comentários o que estou aqui a contar não acontece só a um militar, tem acontecido a vários…

- Em relação à história das compensações, foi uma ordem dada pelo Comandante da unidade, quando o meu namorado estava de férias. Logo soube-a uma semana depois… (ontem) e quando lá chegou contaram-lhe e não era o único chateado com esta situação… agora se aconteceu alguma coisa na sua ausência ou não eu não sei, porque se tivesse acontecido suponho que ele me teria contado, porque assim já saberia o porque de lhes terem dado essa ordem.

- Não gosto muito que insinuem coisas sem conhecer as pessoas… mas vocês é que sabem… e se ele anda a fazer alguma coisa, isso é comigo e com ele… no entanto posso dizer-lhe que confio nele… e que continuarei a defende-lo sim, não para sempre, mas até ao dia que ele mereça que eu o defenda!

- Em suma, continua a dizer que o que eles gostam de fazer naquela unidade é gozar com o pessoal que lá se encontra…
Título:
Enviado por: Instrutor em Maio 05, 2009, 12:25:36 pm
Não ha que desesperar... não é o fim do mundo. Não acredito que um comandante de unidade tenha declarado guerra aos seus subordinados........... nao deve passar tudo de um mal entendido e os boatos bem isso espalham-se como um rastilho de polvora. O seu namorado o que tem a fazer é antes dos exames verificar mesmo se nao esta de serviço nessa altura e se tiver pode sempre pedir a um camarada para lhe fazer uma troca devidamente autorizado pelo seu superior hierarquico.
Título:
Enviado por: Primy em Maio 05, 2009, 07:33:55 pm
Martinhaa,eu sou Militar no activo e digo que ele não tem qualquer direito de compensações,as mesmas são ofertas e não obrigações,o que ele não pode por Lei Militar é fazer serviço de permanencia de 24 horas sem ter 24 de descanso e mesmo isso começa a ser ultrapassado pois a falta de Militares é enorme infelizmente

Relativamente ao ter familia,vida própria,etc,todos temos,mas para ser Militar temos que aceitar a condição Militar,que nem sempre é fácil,nem para o Militar,nem para a familia do mesmo,eu passo semanas que vejo a minha filha 1 ou 2 horas e a dormir,deslocações para outras unidades,etc,é dificil,mas tem que ser e alguém tem de fazer esse trabalho

Relativamente ao estatuto Trabalhador/Estudante,ele perde o direito ao dia se estar nomeado de serviço,o serviço sobrepõe-se aos estudos,mas,a unidade onde o seu namorado está pode passar uma justificação da ausência do Militar em questão,agora o problema é se a escola não aceita,pois há Militares que foi aceite outros não,e muitos perderam exames por estarem de serviço e em exercicios,é a vida!!!
Título:
Enviado por: grifo em Junho 13, 2009, 06:39:44 pm
Citação de: "typhonman"
Citação de: "Martinhaa"
Então isso quer dizer que as compensações são uma benesse que lhes dão, certo?
E se eles precisarem de algum dia para tratarem de alguma coisa, vai acontecer o que acontece sempre não lhes dão. Assim têm sempre a semana ocupada e nem sequer podem tratar dos assuntos pessoais deles…
E estas compensações dependem de quartel para quartel… o problema é que mesmo que eles peçam transferência nem que seja para tarem mais perto de casa, essa transferência e sempre negada, e a razão é sempre a mesma, temos poucos militares na unidade! Enfim… começo a perceber que se calhar ser militar não é a profissão “ideal”…  :wink:


Lamento discordar desta humilde opinião.
Lamento também que este tipo de opinião prolifére nas fileiras.
Como fruto maduro destas ideias pobres, temos uma carência cada vez maior de Praças no Exército, um cada vez maior desinteresse pelo Exército e uma cultura institucional cada vez mais mediocre.
A resistência á mudança é das pragas mais dificéis de combater nas organizações e como resultado desta praga, temos um Exército que só a muito custo ou chantageado, se actualiza com a sociedade em que está inserida e sempre com muitos anos de atraso.
Parabéns a quem fomenta este tipo de opinião arrogante e prepotente que em acção concertada ou então a reboque dos avaliadores que o rodeiam, é cega perante aquilo que se passa á sua volta. Afinal de contas lá vão conseguindo que o Ramo Exército se distinga dos restantes e que continue na cave de um edificio não muito alto, mas que tenta aguentar ao longo dos tempos numa sociedade em crise de valores.´
Cumprimentos!