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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: dc em Setembro 03, 2010, 04:55:02 pm

Título: AWACS para a FAP
Enviado por: dc em Setembro 03, 2010, 04:55:02 pm
Boas
Com este tópico gostaria de saber a vossa opinião sobre qual o avião de vigilância aérea antecipada deveria ser adquirido para a FAP.
As possibilidades são:
E-3 Sentry
G550 CAEW
R99A
S100 Argus

Se souberem de mais algum digam.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 03, 2010, 04:59:16 pm
A FAP não vai ter esse tipo de aviões porque:

1 - Não faz parte dos objectivos traçados pela FAP;
2 - Não há dinheiro;
3 - Em caso de necessidade recorre-se à OTAN (como já aconteceu várias vezes)
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Instrutor em Setembro 03, 2010, 05:30:38 pm
O P3C tem um excelente radar.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Cláudio C. em Setembro 03, 2010, 06:02:41 pm
Citação de: "Instrutor"
O P3C tem um excelente radar.


Em que medida o P3C pode ser utilizado como AWAC, ou seja ate que ponto e eficaz neste modus operandi em comparaçao com AWACS "puros sangue"? Pensei que a sua unica funçao fosse patrulhamento maritimo e luta anti-submarina.

Saudaçoes cordiais
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: typhonman em Setembro 03, 2010, 09:55:09 pm
Citação de: "Cláudio C."
Citação de: "Instrutor"
O P3C tem um excelente radar.


Em que medida o P3C pode ser utilizado como AWAC, ou seja ate que ponto e eficaz neste modus operandi em comparaçao com AWACS "puros sangue"? Pensei que a sua unica funçao fosse patrulhamento maritimo e luta anti-submarina.

Saudaçoes cordiais

Entre as novas missões, além de ASW e ASuW, existe AEW,Comando e Controlo e ISTAR, de MPA, passa a MMA (Multi Mission Aircraft).

O radar é Israelita, é da Elta.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Cláudio C. em Setembro 04, 2010, 03:10:25 am
Obrigado caro typhonman! Entao tem a valencia AEW (vigilancia aerea antecipada) certo? Curioso, nunca pensei em tal como normalmente esse tipo de aeronaves tem sempre uns radares todos xpto em apendices... Nunca pensei que os nossos P3C tambem desempenhassem tal funçao...
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: typhonman em Setembro 04, 2010, 02:54:32 pm
Citação de: "Cláudio C."
Obrigado caro typhonman! Entao tem a valencia AEW (vigilancia aerea antecipada) certo? Curioso, nunca pensei em tal como normalmente esse tipo de aeronaves tem sempre uns radares todos xpto em apendices... Nunca pensei que os nossos P3C tambem desempenhassem tal funçao...

Sim, mas não possuem o alcance de um E-3 AWACS, ou similar, o E-3 possui um radar por cima do aparelho, que lhe dá uma cobertura de 360 graus, enquanto que o que está situado no nariz do P-3, terá um angulo menor.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2010, 04:43:22 pm
Citação de: "dc"
Boas
Com este tópico gostaria de saber a vossa opinião sobre qual o avião de vigilância aérea antecipada deveria ser adquirido para a FAP.
As possibilidades são:
E-3 Sentry
G550 CAEW
R99A
S100 Argus

Se souberem de mais algum digam.

Mais alguns podem ser:
Northrop Grumman E-2 Hawkeye
http://en.wikipedia.org/wiki/E-2_Hawkeye (http://en.wikipedia.org/wiki/E-2_Hawkeye)

Boeing 737 AEW&C
http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_737_AEW%26C (http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_737_AEW%26C)

Boeing E-767
http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_E-767 (http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_E-767)


Este tipo de aeronaves tudo depende do radar, pois consoante o radar que se pretenda ter, tem que ser instalado numa aeronave em que tal seja fisicamente possivel, não se consegue colocar o radar do E-3 Sentry num pequeno jacto embraer.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Get_It em Setembro 04, 2010, 10:31:54 pm
Pergunto-me se o C-295 terá capacidade para o sistema Erieye da Saab ou até mesmo um sistema parecido como o que os israelitas estão a começar a operar.

Cumprimentos,
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: typhonman em Setembro 04, 2010, 10:55:40 pm
Citação de: "Get_It"
Pergunto-me se o C-295 terá capacidade para o sistema Erieye da Saab ou até mesmo um sistema parecido com o que os israelitas estão a começar a operar.

Cumprimentos,

Já vi uma imagem de um C-295 com esse radar, mas não sei onde.....
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Get_It em Setembro 05, 2010, 12:27:47 am
Citação de: "typhonman"
Já vi uma imagem de um C-295 com esse radar, mas não sei onde.....
Encontrei agora uma notícia de 2008 sobre a Saab estar a testar a possibilidade de instalar o sistema no C-295: PICTURE: Saab unveils C-295 Erieye concept (http://http).
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi295.photobucket.com%2Falbums%2Fmm153%2Fsandglasspatrol%2Fblog%2F295radar.jpg&hash=231adbcfbe89a72da0abc643457baeb9)

E encontrei também esta imagem num fórum:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fu.kaskus.us%2F2%2F1khkcu9w.jpg&hash=82912badce5d1e1366d55da7520a26a0)

Cumprimentos,
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: LuisC em Setembro 05, 2010, 01:46:35 pm
Se o sistema Erieye é instalado na plataforma S100 Argus, não tenho dúvidas que tecnicamente poderá também sê-lo num C-295.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: dc em Setembro 06, 2010, 04:48:26 pm
Boas
Depois de uma pesquisa encontrei isto:
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... s%3Disch:1 (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/AW101_ASaC.jpg&imgrefurl=http://www.naval.com.br/blog/tag/royal-navy/&usg=__D7cpo7YPMC-m-kDODsG9GxcQbOc=&h=546&w=898&sz=50&hl=pt-PT&start=5&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=509nkJYOe-9sPM:&tbnh=89&tbnw=146&prev=/images%3Fq%3Daw101%2Bmodel%2B112%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26rlz%3D1R2SUNC_pt-PTPT371%26tbs%3Disch:1)
AW101 Model 112
O que acham desta versão do EH101 para equipar o futuro NAVPOL?
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: typhonman em Setembro 06, 2010, 06:31:58 pm
Citação de: "dc"
Boas
Depois de uma pesquisa encontrei isto:
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... s%3Disch:1 (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/AW101_ASaC.jpg&imgrefurl=http://www.naval.com.br/blog/tag/royal-navy/&usg=__D7cpo7YPMC-m-kDODsG9GxcQbOc=&h=546&w=898&sz=50&hl=pt-PT&start=5&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=509nkJYOe-9sPM:&tbnh=89&tbnw=146&prev=/images%3Fq%3Daw101%2Bmodel%2B112%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26rlz%3D1R2SUNC_pt-PTPT371%26tbs%3Disch:1)
AW101 Model 112
O que acham desta versão do EH101 para equipar o futuro NAVPOL?

Não, os nossos são da versão CSAR, Combat Search and Rescue, possuem blindagem adicional, e as pás e a cauda são retrácteis.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Instrutor em Setembro 06, 2010, 08:38:03 pm
Exatamente caro Typhonman, ja agora diga-me uma coisa, relativamente as unidades operacionais estes 4 EH101 CSAR são do lote que se encontram operacionais ou nao, se estão operacionais, estao a serem empregues noutras missoes?
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: typhonman em Setembro 06, 2010, 09:50:04 pm
Citação de: "Instrutor"
Exatamente caro Typhonman, ja agora diga-me uma coisa, relativamente as unidades operacionais estes 4 EH101 CSAR são do lote que se encontram operacionais ou nao, se estão operacionais, estao a serem empregues noutras missoes?

Sim, estão operacionais os 4, são empregues em missões como SAR, transporte de tropas, treino de CSAR com a UPF, treino de SAR com NVG´s, etc, além disso encontram-se equipados com modernos sistemas de RWR, chaff e flares.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Instrutor em Setembro 06, 2010, 11:24:43 pm
Excelente, muito obrigado.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Lightning em Setembro 10, 2010, 12:22:38 am
Citação de: "dc"
O que acham desta versão do EH101 para equipar o futuro NAVPOL?

Não tem utilidade. Os navios do tipo Navpol usam helicopteros de transporte para apoio ao desembarque das forças terrestres que transporta no seu interior, esse tipo de EH101 (versão AEW) não serve para transportar tropas, é sim para utilizar nos Porta-Aviões Ligeiros de aeronaves STOVL que a Itália tem em apoio aos aviões que transporta.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: papatango em Setembro 10, 2010, 02:03:44 am
Para que nos serviriam tais aeronaves :conf: :conf:  ? ? ?
Num país como o nosso, com todas as questões que se levantam por causa do mar, de que nos serviria uma coisa dessas ?
Para saber quando os aviões americanos descolam dos porta-aviões ?

Airborne Early Warning implica a capacidade de detectar aeronaves com grande antecedência, ou seja a grande distância...
Será eventualmente mais eficiente (e mais barato) um radar 3D colocado num ponto alto nos Açores ou na Madeira
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Lightning em Setembro 10, 2010, 01:46:44 pm
Citação de: "papatango"
Será eventualmente mais eficiente (e mais barato) um radar 3D colocado num ponto alto nos Açores ou na Madeira

Penso que no caso de Portugal não, é mais barato e eficiente uma rede fixa de radares, imagine quantos avioes seriam necessários para cobrir 24h por dia, 365 dias por ano todo o espaço aéreo de Portugal Continental, Açores e Madeira? É que um avião só voa um numero limitado de horas, depois tem que aterrar para reabastecer de combustível, as tripulações tem que ser substituidas para poderem descansar, as aeronaves de vez em quando avariam e tem que ir para manutenção, etc, etc, etc.

O tipo de plataforma mais normal de ser usado como AEW são aviões muiti-motor e não hélicopteros, só os paises que tem porta-aviões ligeiros é que usam helicopteros AEW (Reino Unido, Itália, Espanha) pois estes porta-aviões não tem capacidade de operar aviões de asa fixa com descolagem convencional como o E-2 Haweye que é usado pelos Estados Unidos e pela França em Porta-Aviões.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: zawevo em Setembro 11, 2010, 12:38:41 am
Nós com os arquipélagos dos Açores e Madeira temos hipótese de vigiar uma grande quantidade de espaço.

Só há um constrangimento que é a curvatura da terra que não permite vigiar os níveis baixos a partir de certas distâncias.

Utilização de aviões é cara e só poderia funcionar como complemento a esses radares fixos. Claro como em tudo na vida há vantagens e desvantagens.

Havendo €€€ e o ideal seria um sistema misto, já que os aviões também poderiam funcionar como um duplicador de forças numa altura de crise.

Z
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: dc em Fevereiro 12, 2011, 10:23:05 pm
Boas
Achariam viável modificar os Falcon 20 para a função ECM como os que estão ao serviço da FA Paquistanesa? Penso que seria uma solução para a FAP visto ter uma grande lacuna no que diz respeito à guerra electronica e como já temos as aeronaves é só modificá-las sendo o trabalho feito se possivel na OGMA.
Aqui ficam umas fotos dos referidos aviões:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... front1.jpg (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f6/PAF_No_24_Blinders_Squadron_Falcon_DA-20_right_side_front1.jpg)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... _side1.jpg (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Pakistan_Air_Force_No_24_Blinders_Squadron_Falcon_DA-20_left_side1.jpg)

Cumps
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Nuno Calhau em Fevereiro 13, 2011, 07:44:38 pm
Falcon 20?

Já se tiveram já, resta uma meu caro. E está inibida há muito.

Um Abraço.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: AtInf em Fevereiro 14, 2011, 09:14:28 am
Citação de: "papatango"
Para que nos serviriam tais aeronaves :conf: :conf:  ? ? ?
Num país como o nosso, com todas as questões que se levantam por causa do mar, de que nos serviria uma coisa dessas ?
Para saber quando os aviões americanos descolam dos porta-aviões ?

Airborne Early Warning implica a capacidade de detectar aeronaves com grande antecedência, ou seja a grande distância...
Será eventualmente mais eficiente (e mais barato) um radar 3D colocado num ponto alto nos Açores ou na Madeira

Ou se daqui por uns anitos tivessemos mais €€€, um sistema tipo aerostato com radar como os US querem instalar no Afeganistão.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Leonidas em Fevereiro 21, 2011, 11:16:29 pm
“Para que nos serviriam tais aeronaves     ? ? ?
Num país como o nosso, com todas as questões que se levantam por causa do mar, de que nos serviria uma coisa dessas ?
Para saber quando os aviões americanos descolam dos porta-aviões ?

Airborne Early Warning implica a capacidade de detectar aeronaves com grande antecedência, ou seja a grande distância...
Será eventualmente mais eficiente (e mais barato) um radar 3D colocado num ponto alto nos Açores ou na Madeira”

“Penso que no caso de Portugal não, é mais barato e eficiente uma rede fixa de radares, imagine quantos avioes seriam necessários para cobrir 24h por dia, 365 dias por ano todo o espaço aéreo de Portugal Continental, Açores e Madeira? É que um avião só voa um numero limitado de horas, depois tem que aterrar para reabastecer de combustível, as tripulações tem que ser substituidas para poderem descansar, as aeronaves de vez em quando avariam e tem que ir para manutenção, etc, etc, etc.”

Ó meus amigozzzz zzz zzz zzzzz zzzzz hummm…
Não há necessidade???!!!! Vós estais possuídos pelo demo da crise… (eu também)
Afinal, porque é que os States, russos, franciús, brasileiros e sei lá mais quem… Eles é que estão errados?

Esses países também estão possuídos pelo demo da crise. Será que gostam sempre de jogar á defesa? A resposta é não!!! Não, porque têm o ó bem no sitio! Eles têm o ólvo na mira.

Isto sim!! Isto sim!! Istó é que é de ser Ómem.
Ide… Ide e não tenhais maus pensamentos. Não há necessidade.

Cump.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Leonidas em Fevereiro 21, 2011, 11:39:14 pm
Citar
Crime

Narcotráfico. Portugal não tem capacidade para detectar droga que chega por via aéreaPublicado em 26 de Outubro de 2009
Centenas de pequenos aeródromos e até pistas florestais são usadas por aeronaves que levantam e pousam sem qualquer controlo
Portugal tem poucas hipóteses para combater o tráfico de droga que passa ou chega ao nosso país por via aérea, tanto em voos comerciais como particulares. O calcanhar de Aquiles está nas centenas de aeródromos, pequenas pistas e descampados espalhados por todo o país e na falta de meios.

O coordenador da Polícia Judiciária Ramos Caniço, antigo director de segurança do aeroporto de Lisboa, explica que "os radares não conseguem detectar avionetas e ultraleves que voem a mil pés (cerca de 300 metros) e, no mar, não se consegue perceber se é um avião ou um barco". Um dos problemas, para o especialista em segurança aérea, é que "os aviões pequenos podem aterrar praticamente em todos os locais, incluindo pistas florestais".
Há pelo menos duas formas de ludibriar as autoridades: levantar de um local e pousar noutro, sem nunca haver qualquer plano de voo reportado ou comunicações, ou ainda informar um plano de voo que posteriormente não é cumprido. Assim sendo, um avião que venha da Colômbia ou do México para a Guiné e, daí, passar pela Mauritânia, quando chega a Portugal não há forma de saber a origem, mesmo que reporte um plano de voo à Navegação Aérea de Portugal (NAV), responsável pelo espaço aéreo.

Entre muitos outros casos de acidentes, em Agosto deste ano o dono do avião e proprietário da empresa de pára-quedismo SkyDive, Eddy Resende, caiu e morreu no Bairro de Almeirim. A notícia correu a Imprensa, mas nunca foi divulgado que o piloto chegou a ser suspeito de tráfico de droga e investigado pelas autoridades. O i apurou que havia um inquérito na Polícia Judiciária onde constavam escutas, depois de se ter sabido que Eddy Resende tinha sido contactado por dois sul-americanos. O piloto operava em Évora, um dos aeródromos mais conhecidos, mas que continua sem segurança apropriada. Há muito referenciado pela PJ e polícia espanhola, em Junho de 2008, em Évora, durante uma operação conjunta entre Portugal e Espanha, foram apanhadas três aeronaves e apreendido dinheiro, armas e estupefacientes: os suspeitos eram um grupo de espanhóis, franceses e colombianos.

Em Março passado, um F-16 da Força Aérea obrigou uma avioneta a aterrar no Algarve, mas o piloto acabou por fugir a pé. O i apurou que o avião vinha a ser seguido por caças espanhóis e, já em Portugal, conseguiu contactar cúmplices que ajudaram na fuga. Numa queda de uma aeronave, ainda por explicar, em Setembro deste ano, um espanhol e dois holandeses morreram em Castro Verde. Também ficaram fora das notícias as mortes de alguns portugueses em Marrocos.

Ao nível das investigações na Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária, facilmente se percebe a falta de meios. Há cerca de 14 elementos para o tráfico aéreo e drogas sintéticas, mas estes agentes todos têm processos que, por várias ligações, acabam por não ser apenas do tráfico por ar.

No que diz respeito aos voos comerciais, a PJ está atenta essencialmente às rotas regulares dos aviões que vêm do Brasil e Venezuela, mas os voos charter ficam por controlar. Há relatos recentes de uma rede de tráfico que vestiu uma dezena de mulheres e homens para se fazerem passar por turistas e desta forma conseguir introduzir cocaína em Portugal. Numa operação recente, a PJ decidiu identificar 12 guineenses que vinham num avião da Guiné sem bagagem. Onze traziam cocaína no estômago. Nestas operações é preciso destacar, pelo menos, dois agentes e outros dois substitutos, que conduziram os suspeitos ao hospital, para esperarem pelo raio-X e os acompanharam nas 48 horas seguintes. Em constante vigilância. Uma operação simples que emprega meios que a PJ não tem sem pôr em risco outras investigações.

Em Espanha, por exemplo, El Grego (Grupo de Respuesta Especial al Crimen Organizado) sedeado em Cadiz, conta com 30 agentes especialistas em informação e investigação criminal, análise e inteligência. Entre outros meios têm veículos de grande cilindrada, material informático de última geração, equipas de comunicação, sistemas de localização próprios, vigilâncias de alta tecnologia e sistemas especiais técnico-policiais independentes.

Enquanto os relatórios internacionais identificam rotas de tráfico de cocaína através da Guiné-Bissau e Guiné Equatorial, com origem na América do Sul, alguns investigadores disseram ao i que essas rotas estão constantemente a ser alteradas. Se algum método resulta, rapidamente as redes de tráfico avançam para o reforço dessa rota ou procedimento. Sabe-se, por exemplo, que ultimamente o aeroporto de Barcelona tem sido uma rota preferencial do tráfico.

O último relatório do Gabinete das Nações Unidas para a droga e crime refere que a Guiné-Bissau, juntamente com a Guiné Equatorial são das principais plataformas entre América e Europa para o tráfico de cocaína, e entre Oriente e Europa, medicamentos contrafeitos e cigarros de contrabando. Mas os traficantes estão constantemente atentos a novas formas de tráfico.

http://www.ionline.pt/interior/index.ph ... Nota=29628 (http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=29628)
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: dc em Março 10, 2011, 08:44:36 pm
Esta noticia é mais um exemplo de tal necessidade.
Estes aviões não iriam vigiar toda a nossa extensão pois para isso temos os radares terrestres, serviriam sim para apoiar os F16 nas intercepções e "vigiar" as zonas que os radares terrestres não apanham.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Instrutor em Março 11, 2011, 09:51:38 pm
Os F-16 com o actual radar cerca de 116km à velocidade do som limpam o espaço aéreo português em 20 minutos.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: junger em Maio 14, 2011, 01:31:57 am
O E3 Sentry já não se constroi, é um quadrireactor logo dispendioso de operar e manter, e é excessivamente caro.
O G550 CAEW é igualmente caro a 250 milhões de dólares a unidade.
O Embraer R99 é uma solução bem mais barata, mas só cobre 300º em torno da aeronave
O mesmo é válido para o S100 Argus que contudo é ainda mais barato a 56 milhões.

Todos são soluções caras.
Uma solução mais económica para nós é o EH101 AEW.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 14, 2011, 11:39:13 am
A solução barata é acabarem o radar da Madeira e fazer-se outro nos Açores.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Lightning em Maio 14, 2011, 02:02:25 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A solução barata é acabarem o radar da Madeira e fazer-se outro nos Açores.

Exactamente, um radar terrestre se não tiver obstaculos naturais (montanhas) tem um alcance enorme, a sua unica desvantagem é ser fixo.

além disso ninguem usa helicopteros AEW para fazer vigilância do seu espaço aéreo, é um ideia sem sentido, em relação aos aviões, os helicopteros são aparelhos mais lentos, com menor autonomia, menor tecto, tem que parar mais vezes para manutenção, o radar é muito inferior ao que se pode instalar num avião em todos os sentidos, esqueçam.

Os helicopteros AEW só tem sentido em caracteristicas muito especificas, que são, estarem embarcados em navios que não tem capacidade para operar aviões de asa fixa AEW como o E-2 Hawkeye, mais nada.

Em relação aos aviões AEW o mais importante é o radar, quem tem muito dinheiro quer ter o melhor radar possivel (tem que ser grande, e estar instalado num avião que grande que o possa transportar como um Boeing), quem tem menos dinheiro tem que se ficar por uma solução mais humilde (radar com menos capacidades, mais pequeno, pode ser instalado num avião de médio porte como o Embraer), quem não tem dinheiro, não tem avião AEW :mrgreen: .

O E-3 Sentry como a USAF, RAF, Franceses e NATO tem já não se constroi, mas ainda se pode ter esse sistema radar só que instalado noutro avião que tenha capacidade de o transportar, como os Japoneses que receberam em 2000 4 Boeing 767 com esse radar.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.mod.go.jp%2Fasdf%2Fequipment%2Fimages%2Fimg_e-767.jpg&hash=61584f7e91c36dfa14bda21311e46408)

Nesse escala também temos o 737 AEW&C dos Australianos e Turcos
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F0%2F0b%2FBoeing_737_AEW%26amp%3BC_Turkish_Air_Force_flight_2.jpg%2F800px-Boeing_737_AEW%26amp%3BC_Turkish_Air_Force_flight_2.jpg&hash=29a662ad34791dd04f49fc3b445ae3f1)
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: afonsinho em Maio 19, 2011, 03:25:07 pm
Citar
Airbus Military testa novo protótipo AEW numa aeronave C295
Por Fernando Valduga Aviação Militar

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcavok.com.br%2Fblog%2Fwp-contents%2Fuploads%2F2011%2F05%2F39742.jpg&hash=7e8aebba962e160aa0667eb837be5210)

Concepção artística do novo protótipo da aeronave C295 AEW da Airbus. (Foto: Airbus Military)

A Airbus Military, uma unidade da EADS e Airbus, construiu um protótipo de uma aeronave de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) utilizando como plataforma de testes um avião de transporte leve C295, informou o Vice Presidente da Airbus Military Miguel-Angel Morell. Os investimentos estão todos sendo feitos pela própria empresa.

O protótipo deve entrar num programa de testes de voo de três meses com uma antena falsa de 6 metros de diâmetro montada sob a fuselagem. Os voos de testes vão avaliar o arrasto criado pela nova antena. Segundo a Airbus, o baixo custo operacional do C295 poderá assegurar novos clientes num grande mercado potencial.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcavok.com.br%2Fblog%2Fwp-contents%2Fuploads%2F2011%2F05%2F39743.jpg&hash=543dba2a2133b58f561dc1d9399d9d79)

O estudo de viabilidade ocorreu com um modelo em escala testado num túnel de vento. (Foto: Airbus Military)

O estudo de viabilidade foi lançado após a metade do ano passado como um projeto inicial de engenharia, e demorou um ano antes da Airbus Military decidir desenvolver a aeronave com base numa aeronave comercial.

 

Até o momento não houve a seleção do modelo de radar a ser instalado. Isso somente vai ocorrer depois da empresa decidir se vai prosseguir com o projeto.
in http://cavok.com.br/blog/?p=32918 (http://cavok.com.br/blog/?p=32918)


Bons sonhos pessoal!!
Abs
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: old em Maio 30, 2011, 04:47:27 pm
Sorpresa, Airbus Military (eads-casa antes) tiene listo un prototipo C295 AEW

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-_QtCz1OdBTs%2FTeNiGyOw_aI%2FAAAAAAAAIto%2FDvdBhf2l5sQ%2Fs1600%2FC-295%252BAEW%252B3.jpg&hash=ba6b685faf3a7ba79fd6cf7abdef1aa7)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-Q7NMKGS8UwY%2FTeNiGtIUIPI%2FAAAAAAAAItg%2FGcrOZBJBMoY%2Fs1600%2FC-295%252BAEW%252B1.jpg&hash=7246441f5da76456a23e79fb3c60a40d)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-_oBms4T0qpg%2FTeNiGZb045I%2FAAAAAAAAItY%2FjPM01D7NpAQ%2Fs1600%2FC-295%252BAEW%252B2.jpg&hash=f5855cbe55432f8a280fa3a6ef281968)
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Desertas em Maio 30, 2011, 07:28:49 pm
Old , tens algumas especificações para o equipamento de radar do C295 AEW ?

Um Abraço
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: old em Maio 30, 2011, 08:11:56 pm
No tengo ni idea, si ya les digo que ver un prototipo tan avanzado ha sido algo sorprendente. Creo que el modelo de radar no se conoce y se utiliza la estructura para comprobar el comportamiento del avion con semejante trasto encima
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Desertas em Maio 30, 2011, 08:21:53 pm
Obrigado Old ! Assim que saibas algo mais sobre o desenvolvimento desta aeronave partilha connosco .

 :G-beer2:
Um Abraço
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: old em Junho 08, 2011, 05:49:25 pm
Primer vuelo del C295 AEW en la factoria de San Pablo (Sevilla)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airbusmilitary.com%2FPortals%2F0%2FImgs%2FEnglish%2FPress%2F05_08-2011.jpg&hash=710797773a5a1309042225f00cf098ab)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg146.imageshack.us%2Fimg146%2F6198%2F1932178.jpg&hash=0a46626e510c2e7f5e87d5c2643825b9)

Es posible que el EdA haya renunciado definitivamente a Awacs de gran tamaño (E3 Sentry) y sea el cliente lanzador de este prototipo, aunque lo veo dificil porque no se que capacidades añadiria al sistema MIDS y en general a la malla de cobertura Aerea existente en la actualidad.

Son solo especulaciones mias.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: old em Junho 21, 2011, 10:19:22 pm
Radar IAI para el C295 Awac

Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: HSMW em Junho 21, 2011, 11:34:30 pm
Ai e tal que o C-27 é que era bom...  :roll:
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 22, 2011, 12:07:08 pm
Citação de: "HSMW"
Ai e tal que o C-27 é que era bom...  c34x
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Lightning em Junho 23, 2011, 10:09:15 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "HSMW"
Ai e tal que o C-27 é que era bom...  c34x

Podiamos-lhes vender os nossos :lol: .
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Menacho em Julho 20, 2011, 11:14:58 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "HSMW"
Ai e tal que o C-27 é que era bom...  c34x


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-8hChQTLSs4c%2FTaTmjipzuSI%2FAAAAAAAAIiQ%2F279_HQ-eS_g%2Fs1600%2F800px-C-212_USAF.JPEG&hash=b250de4a06bbf9f56054c5bdbb979040)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fe%2Fe6%2FAWS_Casa-212_in_afghanistan.jpg%2F800px-AWS_Casa-212_in_afghanistan.jpg&hash=70132d03d1a88fd34ec42d4e5de77414)

Y también los 235:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.spyflight.co.uk%2Fimages%2Fjpgs%2Fcia%2520usaf%2520sf%2FSpecial%2520Ops%2520CASA%2520CN-235.jpg&hash=322bd696811c747d866f5fdddd605a4d)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi220.photobucket.com%2Falbums%2Fdd304%2Fcarmedic%2Fcarmedic%2520II%2FCN-235.jpg&hash=f822cd771919aaf8a98d80e26514dc8d)
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Menacho em Julho 20, 2011, 11:20:05 pm
Por cierto, foto del interior de un Aviocar americano transportando tropas:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-ruHhilcP1Aw%2FTgJquWso7XI%2FAAAAAAAAHwE%2FmK5lCG-K604%2Fs1600%2Fafganistan.jpg&hash=bdf6e05052d91932f87e4f5a03620ce0)

 :mrgreen:
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Upham em Julho 21, 2011, 10:38:01 am
Citação de: "Menacho"
Por cierto, foto del interior de un Aviocar americano transportando tropas:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-ruHhilcP1Aw%2FTgJquWso7XI%2FAAAAAAAAHwE%2FmK5lCG-K604%2Fs1600%2Fafganistan.jpg&hash=bdf6e05052d91932f87e4f5a03620ce0)

:mrgreen:

Bom dia!

Hummmmmmmmmmmm?  :mrgreen:

(peço á Administração que seja tolerante com a minha brincadeira off topic, mas não resisti)

Cumprimentos
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 21, 2011, 11:31:43 am
Nãaaaaaaaaaaaa, os Portugueses é que são muito grandes! c34x  :lol:
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Desertas em Julho 22, 2011, 04:59:38 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-ruHhilcP1Aw%2FTgJquWso7XI%2FAAAAAAAAHwE%2FmK5lCG-K604%2Fs1600%2Fafganistan.jpg&hash=bdf6e05052d91932f87e4f5a03620ce0)

Já tinha visto esta foto , mas com a seguinte legenda :

Citar
U.S. servicemen sit inside a C-17 Globemaster waiting to take off for Afghanistan at Manas Air Base near Kyrgyzstan's capital Bishkek, Feb. 13, 2009. (Shamil Zhumatov/Reuters)

Tenho a certeza que a foto não é de um aviocar . Abaixo podem constatar as diferenças .

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.globalsecurity.org%2Fmilitary%2Fsystems%2Faircraft%2Fimages%2Fc-17_air-dop_020816_03.jpg&hash=4e8166f83a99a212b22beec0f40dc66b)

C-17 Globemaster

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F_YzXtx_GM6pI%2FTO_RNedpv2I%2FAAAAAAAABGs%2FhIv7SmsyGEE%2Fs1600%2FC212_16505_LPPS_05Nov2010c.jpg&hash=2880015ad38a9e52aa92aadf82085374)

C-212 Aviocar

Um Abraço
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Lightning em Julho 22, 2011, 08:47:56 pm
Citação de: "Desertas"
Tenho a certeza que a foto não é de um aviocar . Abaixo podem constatar as diferenças .

É verdade, mas o Menacho quando disse isso tava a ser ironico :wink: , ele sabe bem a diferença entre um C-17 e um Aviocar.
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Get_It em Julho 22, 2011, 09:14:20 pm
Citação de: "Menacho"
:mrgreen:
^Acho que isto diz tudo.

Cumprimentos,
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 23, 2011, 05:54:49 pm
Ó Desertas, então tu não sabes que os Americas são capazes de tudo, incluindo tornar o interior de um Aviocar tão grande como a de um C-17?! :lol:
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: Desertas em Julho 24, 2011, 12:51:53 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Ó Desertas, então tu não sabes que os Americas são capazes de tudo, incluindo tornar o interior de um Aviocar tão grande como a de um C-17?! :lol:

Tipo uma série de Banda desenhada dos anos 80 , o Sport Billy .

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F_Mne1dcQXWwI%2FTIYTh2ps-OI%2FAAAAAAAACn4%2FZzpLe80CPi8%2Fs400%2Fsportbilly.jpg&hash=5109e2300d5a74f33802e82c91893d27)

Um Abraço
Título: Re: AWACS para a FAP
Enviado por: BGalrito em Março 04, 2014, 04:30:30 pm
Olá Boa tarde, acabei de me registar no forum devido a ter lido este tópico.
Tenho um pedido se for vos for possível.
Neste momento estou a fazer um trabalho extenso sobre a plataforma c295 AEW, e precisava de algumas informações (todas as que me poderem dar) Neste momento já tenho o trabalho +/- estruturado, mas claro que toda a info. adicional é bem vinda, como as vossas opiniões pós e contras, deste sistema, tal como fotos que possam ter além das que circulam na net.

Fica então feito o meu pedido feito, espero aprender e trocar informações.


Posso deixar a minha Opinião, embora não consiga exprimir na totalidade o conhecimento ou o que sei quanto ao assunto, devido à impossibilidade de se abordar matérias classificadas.

Uma Aeronave AWACS para Portugal é excelente.
As vantagens entre outras já foram debatidas anteriormente, não vale a pena estar a reforçar.
 
Quanto as desvantagens a meu ver, são  O CUSTO, e a autonomia. (ainda não averiguei bem o preço da aeronave nova já com o sistema montado, mas já li em algures 28milhões :D  :wink: