“PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?

  • 37 Respostas
  • 19091 Visualizações
*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
“PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« em: Abril 02, 2011, 01:18:45 pm »
Fomos ver o que o Centro de Investigação Academia da Força Aérea e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto estão a fazer no PITVANT, o Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados. Será o primeiro passo para a entrada ao serviço de um UAV (Unmanned Aerial Vehicle) português?

http://www.operacional.pt/%E2%80%9Cpitv ... portugues/

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #2 em: Novembro 26, 2011, 06:22:24 pm »
Citar
PITVANT dá passo importante em voo teste

A Academia da Força Aérea (AFA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) deram, no dia 23 de Novembro, um passo importante no projecto PITVANT.

Em coordenação com a Esquadra Independente de Tráfego Aéreo (área militar integrada na sala de operações do Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa que estabelece a ponte entre a defesa aérea e o serviço da NAV Portugal), o "EXTENDED", uma das plataformas desenvolvidas no âmbito deste projecto, realizou pela primeira vez um voo teste com um transponder a bordo, tornando possível a sua identificação e localização nos sistemas de controlo e gestão de tráfego aéreo de Portugal.

Este teste requereu a comunicação constante entre os operadores do "EXTENDED" e a Esquadra Independente de Tráfego Aéreo, para atestar o correcto funcionamento do transponder a bordo do UAV (Unmanned Aerial Vehicle). Um observador no terreno e um operador aos comandos da plataforma, mantiveram Lisboa Militar informada das suas movimentações e alterações de altitude, confirmando desta forma o correcto funcionamento do equipamento, tanto no que respeita ao código IFF (Identification Friend or Foe) da aeronave, como à correcta indicação de altitude de pressão da mesma.

Este teste decorreu no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota, onde tipicamente se encontra o destacamento PITVANT 15 dias por mês. Este destacamento é composto por militares e civis que integram, testam e avaliam diversos sistemas como: pilotos automáticos, sistemas de visão avançados, computadores de bordo, algoritmos de controlo, sistemas de comunicações ou os vários tipos de consolas de comando e controlo. O voo durou cerca de 40 minutos em modo automático e foi bem sucedido, tendo correspondido às expectativas.

O marco alcançado no projecto PITVANT demonstrou a evolução e os avanços tecnológicos desenvolvidos durante os 3 anos da sua existência. Ao longo desse período, investigadores da AFA e da FEUP têm contribuído com a integração de novos processos e inovações, tendo este transponder, sido integrado no âmbito da dissertação de mestrado de um aluno de pilotagem aeronáutica, Aspirante Piloto-Aviador Rómulo Pereira, orientado pelos docentes e investigadores da Academia da Força Aérea, Tenente Engenheiro Electotécnico Tiago Oliveira e Tenente Engenheiro Electrotécnico Gonçalo Cruz.

Especificações técnicas do EXTENDED:

- Peso máximo à descolagem: 20Kg

- Envergadura: 3,5 M

- Velocidade máxima: 120Km/H

- Carga útil máxima: 10Kg

- Autonomia máxima: 3H

- Altitude máxima: 3Km

- Motor de combustão ou eléctrico

- Voo autónomo (incluíndo descolagem e aterragem)

- Transmissão vídeo em tempo real  

- Sistema computacional a bordo

http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.726&lang=pt
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #3 em: Janeiro 24, 2012, 08:13:38 pm »
Citar
PITVANT: configuração da plataforma Antex como plataforma UAV
No âmbito do Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados (PITVANT) a Academia da Força Aérea (AFA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) têm, desde Outubro de 2011, concentrado grande parte das suas actividades na configuração de uma das plataformas Antex de 150 kg de peso máximo à descolagem, como plataforma para voo autónomo (UAV). Com este objetivo tem-se procedido, desde então, a todo um conjunto de testes de voo radio-comandado (RC) no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea , na Ota, no sentido de avaliar a fiabilidade e qualidades de voo desta plataforma.Os testes realizados até ao momento excederam as expetativas relativamente ao desempenho desta plataforma prevendo-se, em face dos bons resultados obtidos, realizar o primeiro voo UAV a partir do segundo trimestre deste ano. No segundo semestre prevê-se a realização dos primeiros voos autónomos fora de linha de vista, sobre o mar. A partir de 2013 a realização destes voos UAV sobre o mar terá como objectivo, entre outros, avaliar a exequibilidade da integração deste tipo de plataformas UAV em missões de vigilância marítima e busca e salvamento.

Muito recentemente foram ainda desenvolvidos e testados procedimentos para descolagem por catapulta de plataformas UAV com peso máximo à descolagem até 20 kg.

O projeto PITVANT ultrapassou, recentemente, a realização de 400 voos autónomos, com um total acumulado de mais de 160 horas de voo, sendo considerado o grupo de investigação europeu, na área dos UAV, que desenvolve maior actividade neste domínio. (FAP)

Características operacionais da plataforma Antex


Peso máximo à descolagem: 150kg

Envergadura: 5.5m

Carga útil: 35kg

Autonomia expectável: 5h - 8h

Velocidade máxima: 70kts

Altitude máxima: 13000ft

Motor combustão interna

Descolagem autónoma

Voo autónomo

Aterragem autónoma

Transmissão vídeo em tempo real

Sistema computacional

Payload configurável

http://defesanacionalpt.blogspot.com/20 ... forma.html
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #4 em: Janeiro 24, 2012, 10:11:01 pm »
Essa noticia também se encontra no site da Força Aérea.
http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.749&lang=pt
 

*

Toni87

  • 34
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #5 em: Janeiro 25, 2012, 04:41:46 pm »
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #6 em: Janeiro 26, 2012, 12:28:07 am »
SG.

Há putos de 9/10 anos que compram hélis telecomandados com máquina fotográfica e câmara de filmar por cerca de 150 euros, em grandes superfícies.
Também existem já á venda em determinadas superfícies comerciais, por cerca de 300 euros - se não  me falha a memoéria -, objetos voadores telecomandados de aspeto muito semelhante! Minto, de aspeto comercial mais atraente.

Na área de negócios:

“UAVISION Industrial

Tem uma ideia de um produto ou peça, mas precisa de competências ou capacidades complementares para construir um protótipo ou um produto final?
Precisa de melhorar uma parte do seu processo de produção?
A UAVision Industrial pode ajudar.
 
A nossa equipa de engenharia está habituada a apoiar clientes e parceiros em todas as fases do ciclo de produção. Ao recorrer aos serviços da UAVision Industrial tem à sua disposição uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos industriais, e a capacidades avançadas de produção.
 
UAVision Industrial: a sua ideia concretizada, rapidamente e a custo reduzido.”

Terão eles alguma divisão de intertenimento? Não digo “flippers” e jogos de vídeo na empresa onde trabalham. Produtos destinados ao lazer, pergunto eu?. Fabricarão eles sob alguma denominaçao comercial secreta, algum helicóptero ou avião telecomandado que se possa encontrar nas casas de modelismo ou até em supermercados?

Cump.
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #7 em: Janeiro 26, 2012, 12:35:34 am »
Em Portugal, projectos e ideias nesta área há em abundância…encontrei mais um:
ttp://azoreanuav.net/

 Parece-me que já era tempo de algum destes projectos resultar em algo “operacional”.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #8 em: Fevereiro 22, 2012, 09:57:23 pm »
Os Belgas já operam há 10 anos UAV´s Israelistas, nós andamos a inventar a "roda"... :roll:
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5320
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #9 em: Fevereiro 25, 2012, 10:35:52 am »
Citar


http://defesanacionalpt.blogspot.com/

será que esse modelo aí é a evolução dos nossos UAVs?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #10 em: Fevereiro 25, 2012, 02:29:41 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citar


http://defesanacionalpt.blogspot.com/

será que esse modelo aí é a evolução dos nossos UAVs?

Não sei, mas espero que sim. Pelo menos é lindo e parece mesmo badass...   :lol:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #12 em: Maio 10, 2012, 10:12:25 pm »
Citar
Tecnologia do PITVANT utilizada para projeto europeu PERSEUS

A Força Aérea Portuguesa, através da Academia da Força Aérea (AFA), é um dos 29 parceiros, provenientes de 12 países europeus, que estão envolvidos no consórcio responsável pela execução do projeto PERSEUS - Protection of EuRopean borders and SEas through the intelligent Use of Surveillance.

O projeto PERSEUS foi aprovado pela Comissão Europeia, em Março de 2010, no âmbito do concurso Seventh Framework Programme - Security Research Call (FP7-SEC), concurso este tendo como objetivo o controlo e a proteção das fronteiras europeias.

Em conformidade, o projeto PERSEUS tem como principal objectivo integrar tecnologia inovadora que permita implementar um sistema de vigilância do perímetro marítimo da União Europeia - desde as regiões costeiras até ao alto mar - tendo em vista o incremento dos níveis de segurança das populações face a situações de emergência ou de ameaças externas, tanto de âmbito militar como civil (emigração ilegal, desembarque de droga, atividades marítimas ilícitas, etc). Pretende-se que este sistema funcione de forma complementar e integrada relativamente aos sistemas de vigilância atualmente em operação, aumentando a capacidade de resposta destes em termos de eficiência e rapidez.

Num ambiente de integração e cooperação nacional e comunitária, cada um dos parceiros desenvolve as suas atividades de investigação em áreas complementares e afins, tendo em vista o desenvolvimento de sinergias conducentes à concretização do objetivo final do projeto PERSEUS. O envolvimento neste projeto de 12 países europeus, com interesses e objetivos diversificados, impõe a necessidade de uma cobertura geográfica mais abrangente no âmbito da vigilância marítima.

No âmbito do projeto PERSEUS cabe à Força Aérea Portuguesa utilizar tecnologia desenvolvida no projeto PITVANT na área de plataformas aéreas não tripuladas (UAV) tendo em vista, nomeadamente, as seguintes ações: i) demonstração do uso de novas ferramentas de monitorização de longo alcance operadas a partir de plataformas UAV de pequena e média dimensão (até 150 kg de peso máximo à descolagem); ii) desenvolvimento de conceitos de operação para vigilância marítima envolvendo, de forma integrada e colaborativa, aeronaves tripuladas e UAV.

O projeto PERSEUS tem uma duração de quatro anos. Desde o seu início, em Janeiro de 2011, foram definidos, até ao momento, requisitos técnicos e operacionais relativamente às missões de vigilância a empreender, bem como possíveis demonstrações a efetuar.

Em conformidade, terão lugar demonstrações em Portugal, Espanha, França e Itália, em 2013, e na Grécia, em 2014.

No que concerne à demonstração a realizar em Portugal, a mesma terá possivelmente lugar ao largo dos Açores, no segundo trimestre de 2013, estando prevista a recolha de dados, em ambiente marítimo, por plataformas UAV desenvolvidas no âmbito do projeto PITVANT e sua disseminação para um terminal PERSEUS.

Para além da Academia da Força Aérea e do INOV-INESC, o projecto PERSEUS, liderado pela INDRA (Espanha - Indústria), envolve a EADS-DS (França - Indústria), a DCNS (França - Indústria), a Technical Expert Architecture SoS Engineering (Itália - I&T), a Isdefe (Espanha - Agência Governamental), a EADS Casa (Espanha - Indústria), a Demokritos (Grécia - ID), a Saab (Suécia - Indústria), a ASTRA (Luxemburgo - Indústria), Boeing Europa (I&T) e a Luxspace (Alemanha - Prestador de Serviços Aeroespaciais), entre outros.

Com a experiência e com o conhecimento que a AFA tem vindo a adquirir desde 2009, no âmbito do projeto PITVANT, reúne atualmente, condições para integrar projetos comunitários envolvendo UAV, em situação de igualdade com instituições nacionais e internacionais de grande prestígio, integração que se espera venha a ser, doravente, cada vez mais incrementada.

http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.794
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #13 em: Junho 26, 2012, 03:43:29 pm »
Outro modelo, mas face à semelhança do tema...

Citar
By VMSB
The Portuguese company TEKEVER will show its AR4 Light Ray unmanned aircraft system at Farnborough 2012 airshow to be in the United Kingdom between 9 and 15 July. The unmanned aircraft will perform day flights at the event.

Along the mini lightweight unmanned aircraft, the company will be showing its command & control systems and tactical communication solutions.

The AR4 Light Ray system has been trialed by the Portuguese Army.

http://defesaglobal.wordpress.com/2012/06/26/4581/
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #14 em: Julho 09, 2012, 06:42:09 pm »
Esta notícia está incorrecta, certo?  Este nao foi o primeiro UAV portugues.

Citar
Primeiro Avião Autónomo português voou hoje no Farnborough Air Show da Grã-bretanha
O mercado internacional de aviação e defesa presente no Farnborough Air Show, que decorre esta semana no Reino Unido, “pôde hoje assistir ao bem-sucedido desempenho em pista do primeiro ‘avião de voo autónomo’ (UAV) concebido e fabricado em Portugal pela TEKEVER, uma empresa nacional de alta tecnologia”, avança a empresa em comunicado.

A mesma fonte a sublinha que “foi a primeira vez que uma empresa portuguesa se apresentou com um produto desta natureza devidamente certificado para fins operacionais numa Feira Internacional da especialidade, competindo num mercado até agora dominado por americanos e israelitas e cujo valor económico cresce de forma vertiginosa”.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=567091