Orgulho de Ser Português

  • 290 Respostas
  • 77828 Visualizações
*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #15 em: Outubro 15, 2008, 06:32:29 pm »
http://www.youtube.com/watch?v=ZvbBxh87444

Só o traidor não devia estar lá ...  :)

 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 15, 2008, 06:34:22 pm »
Citação de: "komet"
Dispenso o 8  :wink:


Dessa lista, poucas são as coisas que me orgulham de ser português.

Pior do que a 8 apenas a 12...

Tremoços, caracóis, bulhão ??? Muito menos...

Mas pronto...
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Outubro 15, 2008, 06:45:19 pm »
Como se começa a falar aqui de tremoços e caracóis é melhor dar uma "empurrãozinho" ao tópico. :rir:                          :conf:

Assim é que é!
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #18 em: Outubro 15, 2008, 06:48:17 pm »
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "komet"
Dispenso o 8  :wink:  :wink:

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #19 em: Outubro 15, 2008, 06:58:48 pm »
Citação de: "André"
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "komet"
Dispenso o 8  :wink:  c34x  :lol:  :feliz:  :feliz:  :jok:

 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Outubro 15, 2008, 07:04:24 pm »
" Estava-se de novo em guerra com Castela, no tempo do rei D.Fernando. Um forte esército castelhano entrou pelo Minho e pôs cerco a Monção.

O alcaide do castelo estava fora quando o castelo foi cercado, pelo que foi sua mulher, Deu-la-Deu Martins, que se encarregou de dirigir a resistência aos castelhanos. E foi incansável a orienter os combatentes, a assistir os feridos, a encorajar os sitiados.

Como de costume em caso de cerco, começou a haver falta de mantimentos e em breve os sitiados estavam a passar fome. O desespero começou a apossar-se deles.
Deu-la-Deu Martins procurou encorajar os demais, mas os cestos de comida, os sacos de farinha e de cereal, os fumeiros...chegaram ao fim. A corajosa mulher sentiu, ela também, subir no peito uma onde de desânimo.



Não podiam resistir mais.

«Perdidos por cem, perdidos por mil» pensou. Mandou rapar os restos de farinha que rareava no fundo dos sacos e, com esse pouco, mandou cozer alguns pães. Quando todos pensavam que iam finalmente comer uma côdea, Deu-la-Deu subiu a muralha com os pães e atirou-os do alto para os inimigos sitiantes dizendo-lhes:

«Sabemos que tendes falta de comida e nós temos fartura, Aqui vos mandamos estes pães para que vos sacieis um pouco. Se não forem suficientes...pedi mais!»

Os castelhanos, que realmente já estavam a passar fome, perderam as esperanças de conquistar o castelo, levantaram o cerco e foram-se embora."
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Outubro 15, 2008, 07:08:49 pm »
Citação de: "André"
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "komet"
Dispenso o 8  :wink:  :lol: ....só disse aquilo porque daqui a bocado chega o triton e começa aí a meter fotos de portuguesas e não sei mais o quê...
Ele é todo marado  :P...
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #22 em: Outubro 15, 2008, 07:50:41 pm »
Citação de: "komet"
Dispenso o 8  c34x  :wink:

 

*

Xô Valente

  • Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Outubro 15, 2008, 07:50:49 pm »
:rir:  :rir:
De uma forma engraçada, a lista está gira. :wink:
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #24 em: Outubro 16, 2008, 11:37:18 pm »
Citação de: "TOMSK"
subindo para bordo aos gritos de "Santiago", com as suas espadas na mão direita e as adagas na esquerda.


Uma dúvida, os 5 corajosos portugueses não deviam gritar a São Jorge, é que Santiago cheira-me a Tapas ...  :lol:  :lol:

 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Outubro 16, 2008, 11:51:19 pm »
Citação de: "André"
Citação de: "TOMSK"
subindo para bordo aos gritos de "Santiago", com as suas espadas na mão direita e as adagas na esquerda.

Uma dúvida, os 5 corajosos portugueses não deviam gritar a São Jorge, é que Santiago cheira-me a Tapas ...  :lol:  :lol:

A ordem de Santiago tinha uma "ramificação" em Portugal, logo é uma situação perfeitamente possível.

Citar
A Ordem em Portugal
 
.Em Portugal, a ordem começou também a actuar logo desde os seus primórdios, ainda em reinado de Afonso Henriques, mas só teve maior visibilidade a partir do reinado de Afonso II, e sobretudo, Sancho II. Detiveram como sedes o castelo de Palmela e, depois, o de Alcácer do Sal, que se tornou sede da província espatária portuguesa.

Foi mestre comendatário da Ordem em Alcácer o grande Paio Peres Correia, que acabaria por chegar a Grão-Mestre da Ordem, em Uclés, mas não sem antes ter dado um valoroso contributo para a reconquista de Portugal – as suas forças, muitas das vezes lideradas por ele pessoalmente, conquistaram, entre 1234 e 1242, grande parte do Baixo Alentejo e do Algarve (Mértola, Beja, Aljustrel, Almodôvar, Tavira, Castro Marim, Cacela ou Silves); foi também com o auxílio desta Ordem que Afonso III consumou a conquista do Algarve, em 1249, tomando os derradeiros redutos muçulmanos de Faro, Loulé, Albufeira e Aljezur.

Como recompensa, a Ordem foi agraciada, em territórios portugueses, com várias dessas terras do Alentejo e do Algarve, com a missão de as povoar e defender. A isso não é alheio, ainda hoje, o facto de muitas delas terem por orago Santiago Maior, e de nas suas armas figurar a cruz espatária.

Chamada mais tarde de Ordem de Santiago da Espada, constituiu-se em ordem honorífica em Portugal, da qual o chefe do Estado português se constitui o Grão-Mestre.




Variante da cruz de Santiago, em tons de púrpura.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #26 em: Outubro 16, 2008, 11:57:16 pm »
Mas se formos por ai, eu também posso dizer que quem teve mais empenhado nos Descobrimentos e posteriormente na construção do Império Português foi a Ordem de Cristo (ex-Templários)  ...   :?

 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Outubro 17, 2008, 12:04:35 am »
Citação de: "André"
Mas se formos por ai, eu também posso dizer que quem teve mais empenhado nos Descobrimentos e posteriormente na construção do Império Português foi a Ordem de Cristo (ex-Templários)  ...   :?


O que não quer dizer que todos os capitães ou chefes militares fossem da Ordem de Cristo...

Veja-se o exemplo de Afonso de Albuquerque, que era comendador da Ordem de Santiago.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #28 em: Outubro 17, 2008, 12:09:13 am »
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "André"
Mas se formos por ai, eu também posso dizer que quem teve mais empenhado nos Descobrimentos e posteriormente na construção do Império Português foi a Ordem de Cristo (ex-Templários)  ...   :?

O que não quer dizer que todos os capitães ou chefes militares fossem da Ordem de Cristo...

Veja-se o exemplo de Afonso de Albuquerque, que era comendador da Ordem de Santiago.


OK, mas continuo com as minhas dúvidas, como é que 5 simples mas corajosos soldados fossem gritar por Santiago sendo o santo protector dos Castelhanos e sendo os 5 de regiões opostas do país ...  :?

 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Outubro 17, 2008, 12:14:57 am »
Citação de: "André"
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "André"
Mas se formos por ai, eu também posso dizer que quem teve mais empenhado nos Descobrimentos e posteriormente na construção do Império Português foi a Ordem de Cristo (ex-Templários)  ...   :?

O que não quer dizer que todos os capitães ou chefes militares fossem da Ordem de Cristo...

Veja-se o exemplo de Afonso de Albuquerque, que era comendador da Ordem de Santiago.

OK, mas continuo com as minhas dúvidas, como é que 5 simples mas corajosos soldados fossem gritar por Santiago sendo o santo protector dos Castelhanos e sendo os 5 de regiões opostas do país ...  :?


Sim, mas como neste caso a " porrada " não era contra castelhanos, e os mouros não sabiam quem era esse de Santiago... :lol:  :P