Apetece-me gritar bem alto, FO...

  • 3267 Respostas
  • 455576 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2910 em: Março 04, 2023, 11:26:15 am »


Os desabafos, são como são ...

E as bastonadas, fazem-me lembrar nos idos anos da década de 1970 e 1980, em que quando havia greves, havia sempre grupinhos de pessoal da Setenave, com barras de ferro na mão, para garantir que os fura-greves não trabalhavam

O tempo da outra senhora durou 48 anos, desde a constituição de 33 até 1974 são 41 anos..
A democracia já leva quase cinquenta.

O tempo da outra senhora, ou do outro senhor, também muda, e a memória de quem se lembra da Ordem Revolucionária do partido, não desaparece.
A mesma ordem revolucionária que justifica uma greve selvagem, que justifica o nepotismo nas câmaras do partido, ou os espiões da KGB a amedrontarem os ucranianos.

Os camaradas nas portas da escolas são os mesmos. Não digo que sejam todos, mas nesta guerra selvagem em que sindicatos irresponsáveis mantêm a juventude deste país refém da contagem do tempo de serviço para que o senhor sindicalista  Mário Nogueira tenha uma reforma condigna - Os fanáticos sindicalistas fazem os professores PERDER A RAZÃO A CADA DIA QUE PASSA.

Os pais começam a perguntar às direções das escolas, porque é que sete (e contei da última vez em que lá estavam) senhores com cartazes na mão, conseguem impedir a entrada de mil alunos numa escola...

E isto, nem dá para começar a falar dos milhares de professores que também acham que a greve é selvagem, mas que não falam PORQUE ESTÃO COM MEDO DE RETALIAÇÕES.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-254
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2911 em: Março 04, 2023, 12:32:53 pm »
A greve é isto mesmo, tem que ser chata e o Mário Nogueira já perdeu protagonismo para o STOP.
A educação em Portugal viu manuais e conteúdos a serem alterados, mas estruturalmente não sofreu uma reforma profunda, em pleno séc XXI continuamos a colocar professores anualmente só por tradição e todos pertencem ao ME em vez de pertencerem a uma escola.
O modelo finlandês é o mais adequado e que o Governo deve ter coragem de importar, aplicar, assim como pagar o que deve a quem trabalhou, ninguém anda aqui para trabalhar de borla, compreendo quem é pai, eu não sou professor, mas as escolas não são repositórios para deixar os pais livres durante a semana. Há pessoas a trabalhar como tal devem ser pagas, não é admissível sequer que um professor tenha que andar a corrigir testes em casa fora do seu horário de trabalho sem que seja onerado para tal.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, PTWolf

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2912 em: Março 04, 2023, 12:47:57 pm »
Só um disclaimer, eu e minha mulher queremos que a Fenprof e o parasita do Mario  Nogueira se fo....lixem!
Esse chulo prefere pactuar com o governo, porque o que está a acontecer é que o STOP lhe está a tirar protagonismo (leia-se tacho!)

Ela não é nem nunca foi sindicalizada, simplesmente é revoltante ao ponto a que reduziram a profissão de professor neste país .

Só um masoquista aceita atualmente ir para professor.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2913 em: Março 04, 2023, 03:05:14 pm »
A título de disclaimer, e porque este tópico - como eu o vejo - destina-se a desabafos, onde o problema da generalização pode atingir níveis elevados, devo referiri que ...

Acho que, a questão da deslocação dos professores tem sido escandalosamente arrastada ao longo dos anos. Eu já conheço o problema desde a escola e deparo-me com o mesmo problema anos depois, do ponto de vista do encarregado de educação.

É inaceitável que, as pessoas tenham que ser deslocadas às vezes à pressa para tapar buracos numa ou noutra escola.

Há três ou quatro anos atrás, em Setembro, recebi uma chamada aflita de uma pessoa amiga, professora em Santarém, que por sua vez recebeu uma chamada telefónica de uma professora de Guimarães, que tinha sido colocada em Setubal. Era uma quarta-feira, ela tinha que se apresentar na segunda-feira em Setubal e não tinha sequer lugar para ficar.
Não conhecia ninguém, e o contacto mais ao sul que tinha, era em Santarém.

Portanto, não sou imune ou insensível a este tipo de coisas, muito pelo contrário.

Mas o que vejo nos piquetes de greve não são estas pessoas.
São pessoas que na maioria dos casos têm a vidinha arrumada, e que vão para a greve, porque está a chegar o tempo da reforma, e os anos, meses, semanas, dias, horas e minutos, que o sr. Nogueira quer que sejam pagos, dão jeito para a reforma.

E são as mesmas pessoas, que do ponto de vista técnico, são maus profissionais, deleixados e que são conhecidos pela sua arrogância.
Pode ser que eu tenha a pouca sorte de ver os professores que tenho por desleixados e incompetentes, nos piquetes de greve...
Caso seja apenas o meu caso, fica o desabafo, e o meu pedido de desculpas aos outros, que acabam por ir para o mesmo saco, sem terem culpa nenhuma...

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2914 em: Março 04, 2023, 03:06:29 pm »
Já agora, daqui a uns 5-10 anos, quando a maior parte dos professores se reformar, e tiverem turmas com 50-60 alunos, aí vão chorar muito pelos professores.

Só espero ainda cá estar para puder rir à grande.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2915 em: Março 05, 2023, 11:40:37 am »
Já agora, daqui a uns 5-10 anos, quando a maior parte dos professores se reformar, e tiverem turmas com 50-60 alunos, aí vão chorar muito pelos professores.

Só espero ainda cá estar para puder rir à grande.

Eu infelizmente não espero cá estar nessa altura.
Mas há uma solução simples para o problema, e é porque a solução é simples, que a defesa da escola pública é o Santo Graal...

A privatização ou semi-privatização do sistema de ensino.
Que o Estado devolva aos encarregados de educação, dois terços do dinheiro que gastam com o educando.
A criança sai do sistema público, o estado devolve parte do dinheiro e mesmo assim ainda fica com um terço, para os gastos dos que ficarem (toda a gente ganha).

O problema, é que a mama dos sindicatos vai-se ...

Sou tão diametralmente contra a privatização do sistema de saude como a favor da privatização do ensino.

E da dignificação dos professores. que não se faz com aumento de salário, faz-se também com regras, para que sejam respeitados nas salas de aula, e para que os encarregados de educação possam ser inteiramente responsabilizados pela baderna que os meninos fazem na sala de aula.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2916 em: Março 05, 2023, 05:08:45 pm »
Já agora, daqui a uns 5-10 anos, quando a maior parte dos professores se reformar, e tiverem turmas com 50-60 alunos, aí vão chorar muito pelos professores.

Só espero ainda cá estar para puder rir à grande.

Eu infelizmente não espero cá estar nessa altura.
Mas há uma solução simples para o problema, e é porque a solução é simples, que a defesa da escola pública é o Santo Graal...

A privatização ou semi-privatização do sistema de ensino.
Que o Estado devolva aos encarregados de educação, dois terços do dinheiro que gastam com o educando.
A criança sai do sistema público, o estado devolve parte do dinheiro e mesmo assim ainda fica com um terço, para os gastos dos que ficarem (toda a gente ganha).

O problema, é que a mama dos sindicatos vai-se ...

Sou tão diametralmente contra a privatização do sistema de saude como a favor da privatização do ensino.

E da dignificação dos professores. que não se faz com aumento de salário, faz-se também com regras, para que sejam respeitados nas salas de aula, e para que os encarregados de educação possam ser inteiramente responsabilizados pela baderna que os meninos fazem na sala de aula.

O problema é que ao contrário do "nosso tempo", os pais são atualmente os grandes responsáveis pelo comportamento dos seus rebentos, tomando invariavelmente o lado deles. Criou -se a cultura do aluno "coitadinho", "traumatizado" praticamente desde o berço, ao qual todas as vontades têm de ser automaticamente satisfeitas.

Eu ainda levei reguadas na primária e não morri nem fiquei "traumatizado" com isso,e invariavelmente os pais dessa altura davam razão aos professores.
Com a sucessiva retirada de autoridade aos professores, mais o denegrir e rebaixar constante da profissão, chegámos a um ponto que acho irreversível, porque não estou a ver como se vai dar a volta a isto.
Junte-se a tudo isto o facilitismo cada vez maior, para que nenhum aluno reprove no final do ano (não fazem ideia da burocracia necessária para efetivamente chumbar um aluno!), e temos a receita explosiva para o fracasso.

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4591/-871
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2917 em: Março 05, 2023, 07:39:20 pm »
Citar
O problema é que ao contrário do "nosso tempo", os pais são atualmente os grandes responsáveis pelo comportamento dos seus rebentos, tomando invariavelmente o lado deles. Criou -se a cultura do aluno "coitadinho", "traumatizado" praticamente desde o berço, ao qual todas as vontades têm de ser automaticamente satisfeitas.

Sim, isso é verdade.
Tragicamente verdade.
Há uma enorme responsabilidade dos pais na questão da educação e de uma forma às vezes dificil de explicar.
Numa escola com mais de mil alunos, foi possível manter a associação de pais, apenas por causa de uns quantos, que insistem em fazer qualquer coisa.
Há pessoas que quando ouvem falar na associação de pais, acham que é um organismo do estado e que as pessoas estão na associação para ganhar dinheiro.
Quando há problemas, há sempre quem contacta a associação de pais, que nunca soube ou nunca quiz saber que existia, para pedir conselhos e apoio.

Fazem-se peditórios aos pais e o resultado é sofrivel, uma média de 50 centimos por encarregado de educação (e sim, há os que contribuem com 10 ou vinte Euros), a maioria diz para termos paciência. Se não fossem as contribuições que se vão tentando arranjar...
Enfim... Até as paredes das salas precisam ser pintadas e a direção pede auxilio à Associação de Pais ...

É isto que explica também o sucesso das escolas privadas. Nas escolas privadas os pais estão à espera de resultados, porque pagam. Na escola pública, é mais um frete de levar os putos à escola. Parte dos miudos são deixados na Escola e depois ao fim do dia aparecem em casa e não se fala mais nisso...

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2918 em: Março 05, 2023, 08:04:09 pm »
Atenção que em muitas escolas privadas as notas são claramente inflacionadas (precisamente porque os pais PAGAM)

A minha mulher já chegou a corrigir exames nacionais feitos em escolas privadas em que era óbvio que tinha havido copianço em barda.

Fora os relatos de professores do privado que resolvem o exame no quadro para os alunos preencherem a folha de teste.

Há muita vigarice no privado
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2919 em: Março 06, 2023, 01:27:18 pm »
Muito bem, estão a falar da área onde trabalho já à 23 anos!

Tenho pena que ambos não possam ter estado no 3º Congresso das Escolas, que se realizou no Altice Fórum de Braga, que reuniu os responsáveis de todas as escolas nacionais: Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas, Associação Nacional de Directores de Escolas e a nossa Associação Nacional de Escolas Profissionais.

Compreendo e concordo com a larga maioria das observações que fazem sobre o momento da Educação no país, mas refiro vários aspectos que a realidade não é bem como a que imaginam:
- Os sindicatos e os professores querem recuperar todo o tempo de serviço congelado no tempo da Troika! Para mim não faz o menor sentido, porque toda a gente perdeu com a vinda da Troika, desde cortes salariais, congelamento de carreiras, até aos despedimentos! Porque motivo têem os professores de recuperar tudo, como se nunca tivéssemos uma crise em Portugal? E os outros portugueses não têem direito?

- Colocação dos professores. Vão desculpar-me mas são os próprios os principais responsáveis, por variadíssimos motivos: Então os directores, sub-directores das Escolas não são professores? Não são os professores a quererem que seja o Ministério a colocar os professores nas Escolas a nível nacional? Os professores recusam que sejam as Câmaras ou a própria Escola a recrutar os próprios professores!!!!! Então entendam-se, querem contratação a nível nacional ou a nível local (quer o STOP quer a Fenprof recusam que sejam as Câmaras a poderem contratar).
Ainda e sobre as contratações e para perceberem o nível de falta de profissionalismo que reina na classe, uma Escola aqui ao meu lado, tem uma professora quase na iminência de se reformar, o que é que a senhora faz para forçar a reforma? Mete baixas, mas por 26 ou 28 dias, para poder ainda trabalhar 1 ou 2 dias por mês. Desta forma a Escola não pode lançar um concurso para pedir um novo professor, porque só o podem fazer quando a baixa for de pelo menos 1 mês. Conclusão, os alunos desta senhora têem 1 ou 2 aulas por mês e falta nos outros tempos lectivos todos!!!!! Onde está aqui defendido o superior interesse do aluno? Pois sim……

- Agora o horário de trabalho. Meus caros, os professores com contrato a tempo inteiro, têem de trabalhar 49 a 50 semanas das 54 semanas que tem o ano e as restantes são férias! É verdade que o ano lectivo só tem 30 a 32 semanas, mas as restantes 22 semanas de férias, são-no para os alunos, não é para os professores!!!!!!
Outro aspecto relacionado com o horário de trabalho. Um professor do quadro e com horário completo, trabalha no máximo 22 horas, incluindo as horas não lectivas atribuídas em horário (por exemplo os Directores de turma, Coordenadores, etc). Mas uma semanas não tem só 22 horas!!!! A semana na Função Pública, de 2ª a 6ª tem 5 dias a 7 horas por dia e com um total de 35 horas de trabalho semanal. Por isso, quando um professor queixa-se que corrige testes em casa e não recebem, isso não é verdade, porque o professor normalmente só está na Escola 22 horas, mas ainda tem mais 13 horas que não estão no seu horário, que o professor gere como bem entender. Um professor dizer que corrige testes em casa sem receber por isso eu respondo claramente que isso não é verdade!!!!!!
- Outro aspecto que eu entendo não fazer qualquer sentido e que não existe em lado nenhum, é a exigência titânica de que todos os professores têem de chegar ao topo da carreira!!!!!! COMO!?!?! Já que estamos num Fórum de Defesa, essa reinvindicação é equivalente como se fizessem o mesmo nas FA e exigissem que todos chegassem a General/Almirante no fim de carreira!!!! Mas isto faz algum sentido? Em que sector ou área isto existe!?!?!??! Talvez só numa República Bolivariana!!!!!
E já agora que falamos na progressão de carreiras. Porque é que apenas o tempo de serviço serve para progredir na carreira? Isso é minimamente justo que um bom professor progrida o mesmo na sua carreira profissional do que a professor que referi umas linhas a cima, quando apenas leciona 1 ou 2 dias por mês e abandona os alunos nas restantes?
É esta sociedade que queremos? Para mim é um disparate!
E já agora, os professores que sabem tão bem avaliar os outros, porque não aceitam ser avaliados?

- Para concluir os aspectos que eu acho que enfermam as Escolas Públicas, reside na forma de gestão das Escolas. O Corpo Directivo de uma Escola Pública é eleito de entre os professores, funcionários, alunos e entidades externas como por exemplo os Municípios. Outra aberração! É verdade que o Ensino Superior tem o mesmo modelo, mas por lá os RH são muito mais instruídos, com muito mais conhecimento e têem uma dimensão incomparavelmente superior!
Reparem, faz algum sentido uma instituição ter alguém à frente que é eleito pelos próprios? Uma instituição não é uma democracia! Uma democracia é o país como um todo, as instituições têem de ter pessoas que possam ser responsabilizadas mas que também tenham o poder de bater com a porta a alguém!!!!
Nunca escondi que faço parte da Administração de uma Escola Profissional. O nosso mandato é dado pelos accionistas (por acaso uma instituição pública controla 99,5% do capital social). Mas se tivermos de despedir um professor, é muito rápido e nenhum sindicato lhe vale!!!! Só a lei e os tribunais podem valer! Eu próprio, posso não ser reconduzido e sou demitido em qualquer altura. E no máximo levo 1 ano de indemnização e até logo se nos virmos!!!!!
Bem, também assino garantias bancárias quando eu nem sequer tenho 1 acção! É no fundo gerir com uma arma apontada à cabeça, se correr mal posso perder os bens pessoais!!!!
Mas o que queria referir é, temos um poder imensamente superior a um Director de Uma Escola Pública, mas também muitas mais responsabilidades. Mas uma coisa é certa, todos remamos para o mesmo sentido, quer queiram quer não queiram. Quando o acionista achar que chegou o nosso fim, vamos embora!
Ah, outro pormenor, nós não temos a enorme mais valia de enviar as facturas ao Medina para pagar. Mas também verdade seja dita que não sabemos o que são cativações, temos total autonomia financeira e administrativa e grande autonomia pedagógica.
Agora um Director de uma Escola Pública ter o poder de despedir um professor baldas….. isso é do ramo da ficção! No nosso caso é pão o pão nosso do dia-a-dia, ou trabalham ou vão embora. Ninguém tem o seu lugar perpetuamente e garantido. Hoje estou eu, amanhã pode estar outro!

Greves, aqui e em 23 anos nunca tivemos nenhuma!!!! Só paramos com a pandemia!

Nós somos certificados pela Qualidade (modelo Europeu EQAVET). O nosso principal objectivo são os alunos e são eles que têem tudo e mais alguma coisa. São os nossos clientes e é deles que dependemos e que nos garantem os nossos salários! Também e ao contrário do que possam imaginar, há uma capacidade instalada nas Escolas que ultrapassa o cada vez menor número de alunos.
Também não sei o que é isso de notas inflacionadas! Existe e acredito, que existe apenas nas Escolas que preparam alunos apenas para o Ensino Superior, que não é o nosso caso. Os nossos alunos são preparados para iniciarem a sua vida activa, a trabalharem, assim que acabarem o 12º ano e posso dizer que temos mais empresas (uma delas as Forças Armadas que vêem cá todos os anos falar com os nossos alunos do 12º ano) do que alunos finalistas. Ainda agora, antes de escrever este texto, estive a falar com um Administrador de 2 Hotéis com centenas de quartos que queria já os nossos alunos todos de Restaurante/Bar e de Cozinha/Pastelaria! Obviamente interessa-nos distribuir o máximo possível por outras entidades, não podemos colocar todos os alunos num só local…..

Também lhes dou razão quando afirmam que os alunos são mais mal criados. É verdade, hoje em dia são muito mal formados. E os motivos são vários, desde a pandemia que os deixou em ambientes….. alguns deles tóxicos, às famílias desestruturadas a pais que passaram dificuldades e acham que a melhor maneira de educarem uma criatura é dizerem que sim a tudo!!!!! Eu não tenho qualquer problema em dizer que não aos meus filhos! Todos os dias eles ouvem um não! Não têem tudo o que querem e quando há algum conflito, sei que a verdade nunca está sempre na versão que eles me contam! Como já cá estou há muitos anos, sabemos que os filhos mentem e manipulam facilmente os pais!
E é verdade que a escola não pode ser o depósito das crianças, mas não nos podemos alhear delas, porque afinal o nosso salário depende deles gostarem de vir estudar para a nossa Escola. Mas as ervas daninhas não têem grande futuro por aqui……
Outro aspecto importante de referir é que nunca estudaram tantos jovens como agora. Agora estuda quem quer quem não quer quem não sabe o que anda cá a fazer…… e temos de dar resposta a todos!

Mas também não tenho dúvida de que se eles estudarem o máximo que for possível, no futuro, vão ser melhores profissionais!!!!
Bem, vou almoçar!  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2920 em: Março 09, 2023, 05:03:17 pm »
1 GB em Portugal mais caro que 50 GB de dados em Espanha

https://www.instagram.com/p/Cph1MVDth9F/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1538
  • Recebeu: 474 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +311/-191
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2921 em: Março 09, 2023, 05:50:46 pm »
Atenção que em muitas escolas privadas as notas são claramente inflacionadas (precisamente porque os pais PAGAM)

A minha mulher já chegou a corrigir exames nacionais feitos em escolas privadas em que era óbvio que tinha havido copianço em barda.

Fora os relatos de professores do privado que resolvem o exame no quadro para os alunos preencherem a folha de teste.

Há muita vigarice no privado
Notas inflacionadas existem tal como existem no público

O exame no quadro é um excelente mito :mrgreen:
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8528
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +938/-7272
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2924 em: Março 16, 2023, 08:49:11 am »
PQP!!!!
Falta de dinheiro o cara....

https://www.publico.pt/2023/03/16/sociedade/noticia/transtejo-comprou-nove-navios-inuteis-automovel-motor-2042584

Transtejo comprou nove navios inúteis: “É como um automóvel sem motor”
Tribunal de Contas chumba aquisição de baterias de 15 milhões para embarcações e admite eventual responsabilização financeira ou até criminal dos gestores da transportadora.

Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.
https://www.publico.pt/2023/03/16/sociedade/noticia/transtejo-comprou-nove-navios-inuteis-automovel-motor-2042584

“É como comprar um automóvel sem motor, uma moto sem rodas ou uma bicicleta sem pedais”, resume o Tribunal de Contas sobre a mais recente aquisição de navios de transporte de passageiros por parte da Transtejo. A transportadora comprou, através de concurso público internacional, dez embarcações eléctricas por 52,4 milhões de euros. Mas adiou para mais tarde a aquisição das respectivas baterias de nove delas. Acontece que sem as baterias os catamarãs não funcionam.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Subsea7