Qualquer um entende que isto é uma revolta encomendada, e qualquer um entende por quem ...
Será?
É bem verdade que é um modus operandi bem nosso conhecido, muito utilizado por aqueles que tanto defendem "a paz e estabilidade dos países soberanos". Desde que com eles estejam alinhados...
Mas também pode ser associado a um crescente descontentamento que tem sido demonstrado por esse mundo fora para com aqueles que se acham donos disto tudo. Não que sejam a favor de um lado, mas estão claramente contra o outro. E demonstram-no assim.
A ferida Sérvia/Kosovo nunca foi devidamente sarada. Nem é fácil fazê-lo.
Como esta existem outras pelo mundo que se vão fazer ouvir, aproveitando a conjuntura actual.
Em breve teremos novamente dois blocos. Diferentes na Geografia e constituição, mas talvez mais equilibrados em poderes, economias, influência...
Danos colaterais de uma guerra evitável, mas que insistimos em promover.
Uma coisa é certa, quem caiu a pique nesses aspectos foram os europeus.
Quem está a perder em toda a linha parece-me que é a Ucrãnia em primeiro lugar e de seguida a Rússia. Nesse aspecto, quando refere a Europa, acertou, porque são 2 países europeus (sendo que um irá refugiar-se mais para Ásia, é certo!
Até aceito que o mundo vá ter 2 grandes blocos a tentarem comandar o mundo (apesar de tudo a China não tem um equivalente à NATO nem nada que se lhe pareça. Sendo que alguns desses países são potências nucleares).
Quanto à queda em geral da Europa...... eu não jogava o Euromilhões com a sua chave!
Então explique-me uma coisa, supostamente a Europa está a perder poder de influência no mundo, certo? Mas a Europa está a armar-se até aos dentes neste momento (excepto um país que todos sabemos quem é). Essa narrativa não cai por terra logo aí?
Você acha que a Europa está mais frágil agora do que antes de Fevereiro de 2022? Eu não acho. O que eu vejo é todos os países cederem à Ucrãnia material de 2ª linha e reforçarem-se com equipamentos novos! Não é assim?
Grande parte dos países europeus vão duplicar os seus orçamentos na Defesa. Em que medida a Europa fica mais fraca?
Antes de 2022 podia dizer que a Europa é um gigante económico mas sem grande músculo militar. Depois deste conflito eu não vejo como é que a Europa vai ficar mais fraca!
O que me parece que levou um grande rombo, para pena da China é a globalização, não será?
Depois de 2022 muita coisa mudou e também me parece que até a nível energético foram tomadas decisões que cortam com muitas dependências do passado.
Quanto à fraqueza do ocidente, efectivamente eu vejo como um grande catalizador que levou os russos a tentarem conquistar a Ucrãnia. Os EUA tinham acabado de abandonar o Afeganistão atabalhoadamente e o Presidente americano já tinha prometido que não seria enviado nenhum soldado para a Ucrãnia!!!!
Para mim esses 2 aspectos serviram de incentivo ao Putin. Mas entretanto tudo o que podia correr mal para a rússia aconteceu! A Ucrãnia não desistiu e a cada mês que passa, tem acesso a cada vez mais e melhor armamento!
Para mim quem está claramente a perder poder é a rússia!
O que me parece é que o mundo desenhado no pós-II Guerra Mundial acabou!!!!!