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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3855 em: Abril 20, 2023, 01:12:01 pm »
Para além do F35, do FCAS e do Tempest, têm ainda o futuro caça Sueco que muito provavelmente será mais barato de adquiri e manter que os mencionados.

Os suecos não estavam mais inclinados para o Tempest?

https://aviationweek.com/defense-space/aircraft-propulsion/sweden-margins-tempest-program-saab-ceo-says

É que todos os países que querem desenvolver caças de 5ª ou 6ª geração, os programas têm tido problemas e derrapagens financeiras (F-35), problemas e não há meio de entrarem em full production (Su-57), remetem-se a copypaste do trabalho feito por outros (J-20), dependem de apoio estrangeiro de empresas com experiência em caças de 5ª geração (KF-21), demoram e demoram (caça japonês) ou estão dependentes de um esforço multinacional (FCAS e Tempest). Onde é que os suecos arranjariam por milagre um caça comparável, e que ainda por cima conseguisse ser mais barato a todos os níveis?

É que o Gripen, hoje, custa tanto como um F-35, e os custos de operação do Gripen, estão ligados à "leveza", ser monomotor e eficiência do design da aeronave. Ora num caça de 5ª geração, pode não ser o caso. O custo unitário do F-35 provavelmente será imbatível nos padrões ocidentais, graças ao volume de produção.


Acho que era de esperar e daqui a 20 anos comprar os Saab brasileiros em segunda mão e  contentar a pandilha  8)
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3856 em: Abril 20, 2023, 02:14:17 pm »
Para além do F35, do FCAS e do Tempest, têm ainda o futuro caça Sueco que muito provavelmente será mais barato de adquiri e manter que os mencionados.

Estão a trabalhar no Tempest com o UK, Itália e Japão.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3857 em: Abril 20, 2023, 02:29:30 pm »
Para além do F35, do FCAS e do Tempest, têm ainda o futuro caça Sueco que muito provavelmente será mais barato de adquiri e manter que os mencionados.

Os suecos não estavam mais inclinados para o Tempest?

https://aviationweek.com/defense-space/aircraft-propulsion/sweden-margins-tempest-program-saab-ceo-says

Penso que li algures que a partir do momento em que os Japoneses entraram no programa que os Britânicos só queriam que os Suecos chegassem-se à frente com o dinheiro e mais nada. Por isso o governo Sueco deu indicações à SAAB para iniciar um estudo para um caça de 6ª geração.

Wikipedia:

Citar
The programme is envisaged as an equal partnership between the member nations. In the UK, BAE Systems will act as prime contractor and handle the airframe, Rolls-Royce the engines, Leonardo's UK division the electronics, and MBDA UK the weapons. In Japan, Mitsubishi Heavy Industries will act as prime contractor, with IHI Corporation handling the engines, and Mitsubishi Electric handling the electronics. In Italy, Leonardo S.p.A. will be prime contractor, with Avio Aero working on the engines, and MBDA will also work on missile development.

Ministério da Defesa Britânico:

 :arrow: https://twitter.com/DefenceHQ/status/1646810897355079680

Citar
É que todos os países que querem desenvolver caças de 5ª ou 6ª geração, os programas têm tido problemas e derrapagens financeiras (F-35), problemas e não há meio de entrarem em full production (Su-57), remetem-se a copypaste do trabalho feito por outros (J-20), dependem de apoio estrangeiro de empresas com experiência em caças de 5ª geração (KF-21), demoram e demoram (caça japonês) ou estão dependentes de um esforço multinacional (FCAS e Tempest). Onde é que os suecos arranjariam por milagre um caça comparável, e que ainda por cima conseguisse ser mais barato a todos os níveis?

É que o Gripen, hoje, custa tanto como um F-35, e os custos de operação do Gripen, estão ligados à "leveza", ser monomotor e eficiência do design da aeronave. Ora num caça de 5ª geração, pode não ser o caso. O custo unitário do F-35 provavelmente será imbatível nos padrões ocidentais, graças ao volume de produção.

É provável que os Suecos tentem mais tarde arranjar sócios para o negócio e que como até aqui recorrem a material de outros fabricantes como já acontece com o Gripen E.

Ex.: Radar RAVEN ES-05 da Leonardo:



Turbina RM16 (é um General Electric F414 feito sob licença com algumas modificações feitas pela SAAB).



É uma forma inteligente de não gastar mais dinheiro do que é necessário e focar-se no essencial.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3858 em: Abril 20, 2023, 02:33:45 pm »
A Embraer assinou contrato de transferência de tecnologia com a Saab na área de IA e drones "wingman" para acompanhar os caças em troca de levar o KC para concorrer na Suécia por parte da Saab. Essas contrapartidas são interessantíssimas.

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3859 em: Abril 20, 2023, 02:51:12 pm »
Pois o problema é que a maioria dos países que podiam ser potenciais parceiros, ou já estão com F-35, ou já estão num dos outros dois programas europeus. Assim, resta quem? Brasil e Índia?

E se é um caça de 6ª geração, então a probabilidade de arranjar equipamento "off the shelf" condizente vai ser muito mais pequena do que para um caça de geração 4.5 (contemporâneo). Se bem que a tecnologia de 6ª geração ainda é algo incerto sobre o que realmente representa. Mas por exemplo, os motores, se estivermos a falar de um motor de ciclo variável, desenvolvido por outros para equipar, por exemplo, o NGAD ou FCAS, porque é que haveriam de partilhar esta tecnologia com um concorrente?

É que a tecnologia para criar uma aeronave de 5ª ou 6ª geração, não vai estar disponível assim à mercê de todos, como acontece com as gerações anteriores.  A não ser que se limitem a tecnologia mais comum, claro.

Uma coisa é certa, em alternativa ao Tempest, poderão sempre juntar-se ao FCAS.
Por aqui, melhor tirarem da cabeça a ideia que um caça de 6ª geração da Saab vai milagrosamente ser barato.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3860 em: Abril 20, 2023, 03:23:04 pm »
Pois o problema é que a maioria dos países que podiam ser potenciais parceiros, ou já estão com F-35, ou já estão num dos outros dois programas europeus. Assim, resta quem? Brasil e Índia?

E se é um caça de 6ª geração, então a probabilidade de arranjar equipamento "off the shelf" condizente vai ser muito mais pequena do que para um caça de geração 4.5 (contemporâneo). Se bem que a tecnologia de 6ª geração ainda é algo incerto sobre o que realmente representa. Mas por exemplo, os motores, se estivermos a falar de um motor de ciclo variável, desenvolvido por outros para equipar, por exemplo, o NGAD ou FCAS, porque é que haveriam de partilhar esta tecnologia com um concorrente?

É que a tecnologia para criar uma aeronave de 5ª ou 6ª geração, não vai estar disponível assim à mercê de todos, como acontece com as gerações anteriores.  A não ser que se limitem a tecnologia mais comum, claro.

Uma coisa é certa, em alternativa ao Tempest, poderão sempre juntar-se ao FCAS.
Por aqui, melhor tirarem da cabeça a ideia que um caça de 6ª geração da Saab vai milagrosamente ser barato.

Agora lembrei-me deste vídeo acerca dos caças de 6ª geração:


Citar
Alongside the PRA and PYRAMID Exploiter’s Pack, TIKAL is de-risking the technical solution through the development and demonstration of software components oriented around future fighter requirements. The TIKAL contract utilises the expertise and experience of in excess of 100 system and software engineers and although led by BAE Systems, includes specialists from across UK’s avionics industry base including General Dynamics (GD) UK, GE Aviation, Leonardo UK, Lockheed Martin (LM) UK, MBDA, QinetiQ, Rolls-Royce and Ultra Electronics.

« Última modificação: Abril 20, 2023, 03:32:43 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3861 em: Abril 20, 2023, 04:42:38 pm »
Pois o problema é que a maioria dos países que podiam ser potenciais parceiros, ou já estão com F-35, ou já estão num dos outros dois programas europeus. Assim, resta quem? Brasil e Índia?

E se é um caça de 6ª geração, então a probabilidade de arranjar equipamento "off the shelf" condizente vai ser muito mais pequena do que para um caça de geração 4.5 (contemporâneo). Se bem que a tecnologia de 6ª geração ainda é algo incerto sobre o que realmente representa. Mas por exemplo, os motores, se estivermos a falar de um motor de ciclo variável, desenvolvido por outros para equipar, por exemplo, o NGAD ou FCAS, porque é que haveriam de partilhar esta tecnologia com um concorrente?

É que a tecnologia para criar uma aeronave de 5ª ou 6ª geração, não vai estar disponível assim à mercê de todos, como acontece com as gerações anteriores.  A não ser que se limitem a tecnologia mais comum, claro.

Uma coisa é certa, em alternativa ao Tempest, poderão sempre juntar-se ao FCAS.
Por aqui, melhor tirarem da cabeça a ideia que um caça de 6ª geração da Saab vai milagrosamente ser barato.

"resta quem? Brasil e Índia?"

Sendo esses é a "nossa" cara. Parceiros do Costa e do Marcelo e população nacional com relevância
« Última modificação: Abril 20, 2023, 04:43:46 pm por Pescador »
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3862 em: Abril 25, 2023, 10:01:56 pm »
Não tenho dedicado muito a pensar no substituto do F-16 pois ainda não há previsões para quando e a FAP só quer o F-35, parece que a decisão só pode ser essa, falta saber é o quando.

Vantagens para o F-35 é toda a parte operacional, de ser aeronave de 5a geração, termos muitos aliados da NATO que também têm o mesmo modelo, o preço (pelo que dizem aqui no forum, e vou acreditar). Desvantagem pelo menos em relação ao Gripen parece ser o custo da hora de voo, pois parece que o F-35 exige muitos cuidados de manutenção.

Deste ponto de vista, outros caças, Rafale, Gripen, parece logo eliminados à partida.

A única maneira de vir outro caça é alguma jogada tipo KC390, em que apesar do preço ser o mesmo e a capacidade inferior, o governo prefira esse outro avião (Rafale, Gripen, ou outro), por algum benefício industrial com empresas portuguesas, criação de emprego, etc.

É o que todo esta visita do Lula e a postura fo governo me fez pensar. Vamos ver quem é que vai estar no governo na altura, PS, PSD...
« Última modificação: Abril 25, 2023, 10:04:23 pm por Lightning »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3863 em: Abril 25, 2023, 11:03:03 pm »
Substituto, neste momento, só pode haver 1, o F-35. Passam a haver 3 ou 4 potenciais substitutos, se se modernizasse os F-16 todos para o padrão V, e portanto a sua substituição acabasse adiada para 2040 (onde talvez entrassem nas contas, além do F-35, o FCAS e o Tempest pelo menos).

Torrar dinheiro em caças novos de geração 4.5, era estar a investir em obsolescência passado 10 anos. Se é esse o plano, a troco de um falso retorno para a economia (falso porque o retorno não representa nada na totalidade do programa, é apenas um fingimento poético), então força, mas depois não chorem se toda a gente já andar a voar com caças de 5ª e 6ª geração, drones supersónicos furtivos, e nós 20 ou 30 anos atrasados.

Estamos a falar da espinha dorsal da defesa do país para uns 30 anos (a partir do momento em que fossem adquiridos), e que terá de dar de frente contra todo e qualquer tipo de ameaça que surja.

Fossem espertos (políticos), investiam forte nos drones agora, e a partir daí, podia ser que tivéssemos uma empresa no sector capaz de dar cartas em termos de futuros drones "loyal wingman" para acompanhar caças F-35/FCAS/Tempest da NATO. Estes sim, terão potencial de serem produzidos numa enorme quantidade (no mínimo 2x o número de caças tripulados).
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3864 em: Maio 24, 2023, 09:56:40 am »
https://www.bangkokpost.com/thailand/general/2240091/air-force-eyes-f-35-stealth-jets
Pelo andar da carruagem vamos ser os últimos a fazer pedido para F-35A.

ANALYSIS: How Gripen became prize Thai fighter (Craig Hoyle, 7 de Janeiro de 2019)

Já parece que a história se está a repetir, quando no final dos anos 70 o Carter proibiu a venda de caças com tecnologia superior (à excepção de países NATO, Israel e Japão), permitindo assim que o Mirage e companhia tornarem-se casos de sucesso, e depois veio o Reagan e começou a exportar tudo praticamente sem restrições e deu cabo de muitos negócios a empresas estrangeiras.

Será que a história vai mesmo voltar a repetir-se e vamos também ver uma repetição do que passamos com a substituição dos Sabre e Fiat, perda de capacidade aérea anti-submarina antes da vinda dos P-3 e obsolescência durante décadas da frota de superfície?

Citação de: Craig Hoyle
The outcome of free elections currently expected to be conducted in the first or second quarters of this year is likely to influence potential future business opportunities for Saab and other Western suppliers. Faced with restrictions on sales due to its period of military rule, the nation has since 2014 ordered equipment including submarines, tanks and air-defence missile systems from China and Russia.

Algo interessante, é o impacto que as relações da Tailândia com a China terão na aquisição de F-35. É que o exército e a marinha têm vindo a adquirir equipamento chinês e russo enquanto a força aérea real tailandesa tem estado é a adquirir praticamente exclusivamente equipamento norte-americano.

Bom ano novo,

Pelos vistos os tailandeses não nos vão passar à frente tão cedo (na questão do F-35):

US Pentagon set to rebuff Thailand's bid for F-35s
(22 de Maio de 2023)
Citação de: Wassana Nanuam / Bangkok Post
The United States Department of Defence has implied it will turn down Thailand's bid to buy F-35 fighter jets, and instead offer F-16 Block 70 and F-15 Eagle fighters, a Royal Thai Air Force source said.

The source said the Pentagon's message was conveyed by US ambassador Robert F Gordec when he called on Royal Thai Air Force (RTAF) chief ACM Alongkorn Wannarot at RTAF headquarters at Don Mueang two weeks ago.

The ambassador said the US Department of State was of the opinion the Thai air force may not yet be ready in terms of infrastructure facilities for F-35s, especially airbase security, airfields, maintenance, pilots and other personnel, the source said.

It would take a lot of time and a big budget to be fully ready, he said.

The US did not reject outright Thailand's request to buy F-35s and would reconsider it when the RTAF was  ready, probably in the next five to ten years. It had instead offered to sell F-16 Block 70 and F-15 Eagle fighters to Thailand, the source said.

The US is due to give an official reply to the RTAF's F-35 acquisition bid in July. When the request is officially turned down, the air force would have to return 369.1 million baht, an advance payment of 5% approved by the House of Representatives, to the state.

According to the source, the RTAF was still considering buying another fleet of Gripen fighters from Sweden's Saab AB. The air force earlier bought a squadron of 12 Gripen fighters, which are based at Wing 7 in Surat Thani, but lost one in a crash.

(...)
Fonte: https://www.bangkokpost.com/thailand/general/2575890/us-pentagon-set-to-rebuff-thailands-bid-for-f-35s

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3865 em: Maio 24, 2023, 07:05:50 pm »
Deve faltar poucos Países com F16 que não sejam "V" ou encaminhados para essa modificação. Cá os expedicionários, querem gastar 200 milhões em tucanitos. Ficando na mesma a faltar os helicópteros médios para o mesmo teatro. Pois o tucanito não invalida a necessidade de Helicóptero médio, já o inverso resolve
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3866 em: Maio 30, 2023, 09:47:44 am »
Setback for Thailand: U.S. declines sale of F-35s
(29 de Maio de 2023)
Citação de: Alert 5 / Bangkok Post
The Royal Thai Air Force’s (RTAF) bid to procure the highly sought-after F-35 fighter jets has been met with disappointment as the United States has declined to sell them to Thailand. The decision comes as a result of various factors, including training and technical requirements, according to RTAF spokesperson, ACM Prapas Sornchaidee.

In a statement released by the RTAF, it was revealed that the sale of the fifth-generation F-35 stealth fighter jets was subject to stringent conditions, such as time constraints, technical specifications, and maintenance compatibility. Unfortunately, the United States was unable to meet these criteria and therefore could not offer the sale to Thailand.

(...)

However, due to the complex requirements associated with the F-35 program, the sale could not proceed. The procurement process for these fifth-generation fighter jets involves an extensive timeline of approximately 10 years, during which the buying country must establish specific infrastructure, training programs, and security systems tailored to the unique technical and operational characteristics of the F-35s. Furthermore, the logistics, inventory, and management systems of the F-35A differ significantly from those of the F-16 jets, making it impractical for the two types of fighters to share infrastructure.

Despite this setback, the United States has proposed alternative options to the RTAF. The U.S. authorities have suggested the procurement of upgraded versions of its fourth-generation fighter jets, including the F-16 Block70 and F-15EX models. These alternatives can be delivered more promptly and still meet the operational requirements of the Royal Thai Air Force.

ACM Prapas emphasized the urgent need for the RTAF to replace its aging F-16 fleet, which is nearing decommissioning. The Thai government had previously approved the purchase of four F-35A jets with a planned commencement in the upcoming fiscal year. However, if the request is officially denied, the air force will have to return the advance payment that was approved by the House of Representatives.

While the F-35 acquisition is no longer an immediate possibility, the RTAF is actively considering other options. Among them is the potential purchase of another fleet of Gripen fighter jets from Sweden’s Saab AB. Thailand already operates 12 JAS-39 Gripen fighters, but unfortunately lost one aircraft in a previous crash.

[continua]
Fonte: https://alert5.com/2023/05/30/setback-for-thailand-u-s-declines-sale-of-f-35s/

Acham mesmo possível a aquisição de F-35 dada a necessidade um investimento bastante significativo em infra-estruturas? Só se acabarem mesmo com a Marinha de vez e o Exército passar para algo mais pequeno que o exército irlandês.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3867 em: Maio 30, 2023, 10:47:00 am »
Setback for Thailand: U.S. declines sale of F-35s
(29 de Maio de 2023)
Citação de: Alert 5 / Bangkok Post
The Royal Thai Air Force’s (RTAF) bid to procure the highly sought-after F-35 fighter jets has been met with disappointment as the United States has declined to sell them to Thailand. The decision comes as a result of various factors, including training and technical requirements, according to RTAF spokesperson, ACM Prapas Sornchaidee.

In a statement released by the RTAF, it was revealed that the sale of the fifth-generation F-35 stealth fighter jets was subject to stringent conditions, such as time constraints, technical specifications, and maintenance compatibility. Unfortunately, the United States was unable to meet these criteria and therefore could not offer the sale to Thailand.

(...)

However, due to the complex requirements associated with the F-35 program, the sale could not proceed. The procurement process for these fifth-generation fighter jets involves an extensive timeline of approximately 10 years, during which the buying country must establish specific infrastructure, training programs, and security systems tailored to the unique technical and operational characteristics of the F-35s. Furthermore, the logistics, inventory, and management systems of the F-35A differ significantly from those of the F-16 jets, making it impractical for the two types of fighters to share infrastructure.

Despite this setback, the United States has proposed alternative options to the RTAF. The U.S. authorities have suggested the procurement of upgraded versions of its fourth-generation fighter jets, including the F-16 Block70 and F-15EX models. These alternatives can be delivered more promptly and still meet the operational requirements of the Royal Thai Air Force.

ACM Prapas emphasized the urgent need for the RTAF to replace its aging F-16 fleet, which is nearing decommissioning. The Thai government had previously approved the purchase of four F-35A jets with a planned commencement in the upcoming fiscal year. However, if the request is officially denied, the air force will have to return the advance payment that was approved by the House of Representatives.

While the F-35 acquisition is no longer an immediate possibility, the RTAF is actively considering other options. Among them is the potential purchase of another fleet of Gripen fighter jets from Sweden’s Saab AB. Thailand already operates 12 JAS-39 Gripen fighters, but unfortunately lost one aircraft in a previous crash.

[continua]
Fonte: https://alert5.com/2023/05/30/setback-for-thailand-u-s-declines-sale-of-f-35s/

Acham mesmo possível a aquisição de F-35 dada a necessidade um investimento bastante significativo em infra-estruturas? Só se acabarem mesmo com a Marinha de vez e o Exército passar para algo mais pequeno que o exército irlandês.

Cumprimentos,

Nada impede, de teres F-16V em MR e F-35A em Ovar.
Até porque a nível sonoro (dB), a vizinhança de MR vai-se queixar....
Cps,
« Última modificação: Maio 30, 2023, 11:36:11 am por Subsea7 »
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3868 em: Maio 30, 2023, 11:01:03 am »
Isto parece-me um erro crasso e - desta vez, fundamentalmente - da hierarquia da Força Aérea; a vontade de ter o "brinquedo novo" NATO ainda vai levar a que nem o F35 nem o F16V...

Mesmo que as nossa Defesa fosse levada a sério e fosse financiada minimamente  tenho muitas dúvidas que o F35 seja já a opção ideal, havendo a hipótese F16V.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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P44

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3869 em: Maio 30, 2023, 11:03:30 am »
Tal como a Marinha sonham com o bom e o melhor e acabam com uma mão cheia de nada

Todos iguais na mediocridade e incompetência.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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