Agora com esta merda do KonavIrus, a urgência de termos um aeroporto complementar de Lisboa vai deixar de fazer sentido.
A limitação na deslocação de pessoas no espaço Schengen e não só, origina uma enorme redução do numero de voos implicando mesmo o desaparecimento de muitos operadores aéreos.
Tais reduções vão limitar em muito as necessidades de termos mais uma infraestrutura aeroportuária na zona de Lisboa.
Só quanto á TAP, a redução do numero de voos para a Europa, basta referir dois destinos a Espanha e a Itália, mais os 49 voos semanais suspensos para os EUA , irá, forçosamente, implicar uma redução do numero de aeronaves na sua frota.
Já quanto ás Low Costs o que eu prevejo é que se esta crise se prolongar, e pela lentidão com que as medidas restritivas a adoptar se estão a implementar, essa lentidão dizia eu, ira originar pura e simplesmente o desaparecimento de muitas delas, pois a procura nem lá para Setembro estará restabelecida e estes operadores não conseguem suportar a sua operação diária com ocupações das suas aeronaves, abaixo dos 75/85%.
A IATA/ICAO mais as diversas autoridades aéreas dos Países membros já deviam ter acordado no encerramento das fronteiras aéreas conjuntamente, para que o mais cedo possível, se conseguisse retomar o transporte aéreo em condições de segurança.
O adiamento na implementação desta medida só vai adiar não só a agonia do transporte aéreo, como agora o conhecemos mas, principalmente, adiar a resolução deste grave problema.
Abraços