Porque... Isso já foi falado.
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=10062.msg325061#msg325061
Pois, mas o Tenente põe enfase em basicamente mudar TUDO para outro lado, eu digo pegar em alverca e meter lá só as low cost e deixar o Humberto Delgado para os voos internacionais.
Há espaço que chegue e sobre lá depois de remover as OGMA e a Força Aerea para a construção de terminal, placa, e etc´ªs.
As linhas aereas low cost mesmo com um hub como temos aqui no porto não ocupam nenhuma area significativa.
Basta verem o tamanho do Aeroporto do Porto! É minusculo! E fazem lá tanto internacionais como muitas low cost.
E a pista já tem 2500 metros (uteis) , mas que facilmente pode ser ampliada até aos 3000 ou mais.

Ou seja o que tu defendes é aumentar para o dobro o risco e a probabilidade de acidentes de aeronaves em zonas urbanas pois as aproximações as pistas tanto em Lisboa como em alverca sao efectuadas SOBRE grandes areas urbanas densamente povoadas, não esperava isso vindo de ti Stalker.
Os grupos que defendem a construção de um aerporto nelhor apeadeiro sao os que defendem a permanência do AHD, ora o ibjectivo inicial e sempre se manteve e mantem é a construção DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA E NÃO A CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA Que nao vai trazer vantagem alguma pois a capacidade de crescimento e muito limitada.
O caso de Alverca em questão só vou referir uma das limitações mais graves, a da orientação das pustas que ainda acarreta mais penalizações que o do Montijo, pois se a pista de lisboa estiver a despachar trafego a pista de alverca não pode receber e vice versa.
Abraços
Mas eu sempre pensei que o que estivesse em discussão fosse Portela +1, nunca ouvi nenhum governante a falar de um aeroporto competamente NOVO pra despachar todo o trafego para lá.
Quanto a trafego aereo, passam todo o dia a toda a hora por cima de minha casa que fica directamente no corredor de aproximação ao Sá Carneiro.
Até á data nunca houve nenhuma desgraça. Mas sendo assim então não sei que diga.
Nem estou a ver dinheiro para uma estrutura tão grande nem sitio para um aeroporto internacional novo.

A ideia inicial sempre foi substituir o AHD por uma nova infraestrutura aeroportuária. Como o tempo fosse passando e nada era feito, o estudo da viabilidade do CTA foi feito por técnicos da ANA, e, quando foi efectuado foi conjuntamente com os do Montijo e Alverca sendo que estas duas últimas localizações chumbaram nos estudos de viabilidade pela simples razão das faltas de espaço para crescimento futuro.
Ora o estudo do CTA ainda está valido e, como interessa aos amigos franceses iniciar as obras num local que daqui a uns quinze anos esteja esgotado, para se construir + um apeadeiro as opções mais apeteciveis sao quais

O Montijo e Alverca claro está, quando, o que se devia fazer era avançar para o CTA, com o orçamento do Montijo e faseadamente ir construindo o aeroporto, transferindo a operação aos poucos conforme a infraestrutura fosse aumentando a capacidade.
O tempo necessário para tal não é superior ao necessário para colocar o Montijo a funcionar, Montijo este, que cerca de dez, doze anos após inicio das operações, terá a sua capacidade maxima esgotada, e obrigará á construção de um outro apeadeiro e, vamos andar nesta senda até aparecer alguém competente, imparcial e não corrupto que decida bem protegendo os interesses Nacionais e não os dos grupelhos do costume.
Abraço