Afeganistão: diversos

  • 825 Respostas
  • 183836 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Afeganistão: diversos
« em: Novembro 02, 2006, 09:08:26 pm »
Serve este tópico para enquadrar diversas contribuições que se refiram a este teatro de operações mas sem tema definido.


Histerismo histórico: sem comentários, dado o absurdo...

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... LhkIItQqns

Citar
German Soldiers Used Symbol Resembling Nazi Afrika-Korps Palm

By Patrick Donahue

Nov. 2 (Bloomberg) -- German soldiers sent to Afghanistan in 2001 decorated a military vehicle with a symbol resembling the Nazi insignia used during World War II by Field Marshal Erwin Rommel's Afrika-Korps.

Stern magazine published a photograph of an off-road light vehicle bearing on its side a brown palm tree marked with the German Iron Cross instead of the Nazi swastika used by the Afrika-Korps, an expeditionary force sent by Adolf Hitler to North Africa. A German Defense Ministry spokesman wasn't immediately available to comment.

The photo follows the publication in German newspaper Bild Zeitung on Oct. 25 of images showing German soldiers posing with human skulls. The episode triggered a wave of criticism from politicians including Chancellor Angela Merkel and prompted German Defense Minister Franz Josef Jung to order the suspension of soldiers allegedly involved and a probe.

The photograph in Stern shows the military vehicle belonging to the KSK special operations unit in November 2001 while it was stationed at Camp Justice on the Omani island of Masirah, the magazine reported. The elite unit was the first German ground- troop force sent into Afghanistan, where Germany has 2,730 troops attached to the United Nations ISAF mission, all in the north of the country.

The KSK member who revealed the photograph to Stern said some of his peers in the unit ``found it particularly chic'' to drive around with the palm symbol, but that he and others thought it was ``simply disgusting,'' the magazine reported today.

Last week the German parliament's Defense Committee said it would investigate allegations that the KSK in Afghanistan mistreated a German-born Turk who was released from Guantanamo Bay two months ago. Committee members including Winfried Nachtwei of the opposition Green Party said the probe should expand to examine the KSK's conduct in Afghanistan more broadly.
« Última modificação: Novembro 02, 2006, 10:38:57 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 25, 2006, 02:16:53 am »
Citar
Afeganistão: Tropas da NATO devem entreajudar-se em caso de urgência- Scheffer

Bruxelas, 24 Nov (Lusa) - Os países da NATO terão de admitir que no Afeganistão os seus soldados se entreajudem em caso de urgência, exortou hoje o secretário-geral da Aliança, Jaap de Hoop Scheffer, para pôr fim a uma polémica entre aliados.

"Todos admitem que o essencial é fazer face às situações de emergência. É algo de realizável" para os dirigentes aliados, disse de Hoop Scheffer, que lança assim recados para uma cimeira da NATO centrada na difícil situação no Afeganistão que começa terça-feira em Riga (Letónia).

"O que a cimeira de Riga deverá sublinhar, é que em caso de emergência, cada aliado virá em ajuda de um outro aliado", disse ainda.

Estas declarações foram imediatamente saudadas por um diplomata na NATO: "O secretário-geral quis em termos consensuais parar com uma polémica que podia dar maus resultados", declarou.

Em relação aos pedidos dos chefes militares da NATO que reclamavam um máximo de flexibilidade para poderem recorrer a qualquer contingente se fosse necessário, as declarações do secretário-geral marcam uma inflexão.

O comandante da NATO pede há meses o fim das restrições que impedem os soldados de alguns países de serem enviados em caso de combates encarniçados para reforço noutras zonas que não aquelas a que estão afectados.

No Sul do Afeganistão, cerca de 10.000 soldados britânicos, canadianos, australianos e holandeses confrontam-se desde o Verão com uma viva resistência dos talibãs.

Países como a Alemanha, a França, Itália, Espanha e a Turquia, cujos contingentes estão estacionados no norte e ocidente do país, recusaram colocar as suas tropas automaticamente à disposição do comando NATO da Força Internacional de Assistência à segurança (ISAF).

Para estes países, a situação no sul não era grave a ponto de exigir que desguarnecessem as suas próprias zonas de missão.

No Afeganistão, Portugal está presente um contingente de 153 efectivos da Brigada de Reacção Rápida dos Comandos mais sete militares da Força Aérea e quatro oficiais no quartel-general da ISAF, a força internacional ao serviço da NATO.

TM/PGF.

Lusa/Fim


Tem lógica esta decisão.
Vamos ver qual a "mobilidade" que vai ser "imposta" aos militares portugueses...
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 25, 2006, 02:22:31 pm »
Penso que o contingente português tem a "mobilidade" que o general em Cabul entender (estão sob sua directa dependência, para o que for preciso). Tanto quanto sei, que não é assim muito, não há grandes restrições ao empenhamento dos portugueses nas mais variadas operações. A única 'coisa' que eu já me apercebi é que, por exemplo, para sairem de Cabul e ir para Kandhar, o comando da ISAF tem que primeiro informar o Governo português. Isto por ser uma zona de risco acrescido.
Ou seja, não estamos na situação dos alemães, por exemplo, que não saem das zonas que lhes estão entregues (por ordem da Merkel) e ao que parece nem fazem patrulhas à noite.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 25, 2006, 03:04:39 pm »
Exacto, as nossas tropas são forças de Reacção Rápida e não tropas de quadricula (mais parece que estamos a falar de uma outra guerra que houve nos anos 60/70  :wink: ).
Ou seja, vão para onde há problemas ou onde é necessário um reforço no contigente.  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 29, 2007, 05:47:59 pm »
Citar
Afeganistão: Força de reacção rápida dos EUA estacionada na próxima semana

Cabul, 29 Jan (Lusa) - A NATO vai dispor na próxima semana de uma força de reacção rápida no Afeganistão, com o estacionamento de uma divisão norte-americana, indicou hoje um porta-voz da aliança atlântica.

      A 82ª divisão aerotransportada norte-americana assumirá as operações militares no leste do país, sob comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO.

      No quadro deste estacionamento, cerca de 700 militares desta força de reacção rápida serão estacionados em Kandahar, no sul do país, referiu o porta-voz da ISAF, coronel Thomas Collins.

      "Isto dará ao comandante da ISAF uma força capaz de reagir muito rapidamente a diversas solicitações em todo o país", acrescentou o oficial.

      Em "circunstâncias extraordinárias", estas tropas poderão ser largadas de pára-quedas nas zonas onde forem necessárias, garantiu.

      O comandante-chefe da NATO no Afeganistão, o general britânico David Richards, que será substituído em 04 de Fevereiro pelo general norte-americano Dan McNeill, exigia a presença desta força de reacção rápida desde que assumiu funções, há nove meses.

      Com a chegada da 82ª divisão aerotransportada, o número de soldados norte-americanos no seio da ISAF atingirá os 15.000, contra 11.500 hoje, adiantou o coronel Collins.

      A ISAF conta com cerca de 33.000 militares no Afeganistão, que operam paralelamente aos mais de 8.000 soldados, sobretudo norte- americanos, da coligação internacional dirigida, desde o Outono de 2001, pelos Estados Unidos.

      Entretanto, a União Europeia anunciou hoje que vai desbloquear uma ajuda ao Afeganistão de 600 milhões de euros para os próximos quatro anos, para reforçar, nomeadamente, o sistema judicial do país.

      Este financiamento servirá também para combater a produção de ópio, que é um dos principais recursos dos camponeses pobres afegãos, adiantou a comissária dos Negócios Estrangeiros da UE, Benita Ferrero- Waldner, após uma reunião do "trio de presidências" europeias em Berlim.

      Também em Berlim, o alto representante para a Política Externa da UE, Javier Solana, considerou hoje que era "muito provável" que fossem enviadas equipas europeias para o Afeganistão para o treino de polícias locais.

      "Uma missão de polícias da UE ao Afeganistão é muito provável", disse Solana.

      Entretanto, o ministro da Defesa espanhol, José António Alonso, fez hoje uma visita de surpresa às tropas espanholas estacionadas no Afeganistão.

      Alonso visitou o contingente de 680 militares espanhóis no país, que integra a ISAF.

      A Espanha poderá aumentar o seu contingente no Afeganistão em 150 homens, refere hoje o diário El Pais, adiantando que o anúncio oficial poderá ser feito durante a reunião dos ministros da Defesa da NATO, prevista para 08 e 09 de Fevereiro em Sevilha, sul da Espanha.


Interessante o "grosso" da 82ª aerotransportada ir para o Leste (Farah e Herat), zonas que a nossa QRF tem reforçado com alguma regularidade e que está maioritariamente entregue ao contingente espanhol.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 30, 2007, 10:56:28 pm »
Citação de: "Lancero"
Interessante o "grosso" da 82ª aerotransportada ir para o Leste (Farah e Herat), zonas que a nossa QRF tem reforçado com alguma regularidade e que está maioritariamente entregue ao contingente espanhol.


Amigo Lancero pegue no mapa :lol:
Farah e Herat encontram-se no oeste do Afeganistão, do lado do Irão, é verdade que os americanos possuem forças nesses locais por si referidos mas são poucas, o comando regional nem é americano é italiano, o grosso das forças americanas encontram-se no leste do Afeganistão, do lado do Paquistão onde se encontra o grosso das forças americanas e comando regional americano, é para ai que se vai enviar a 82ª Divisão Aerotransportada.

http://www2.hq.nato.int/isaf/media/pdf/ ... t_isaf.pdf

Alias acho que nem se trata de nenhum reforço de tropas, trata-se de uma normal rotação de tropas, penso que é a 10ª Divisão de Montanha que se encontra no leste do Afeganistão e vai ser rendida pela 82ª Divisão Aerotransportada, se não me engano no oeste é uma brigada qualquer da Guarda Nacional...
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 30, 2007, 11:31:08 pm »
:N-icon-Axe:  :mrgreen:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 30, 2007, 11:43:40 pm »
Citação de: "Lancero"
:oops:

Escrevi sem pensar. Ou melhor, li uma coisa que não estava lá...  :censurado:

Eu ainda vou conhecendo os pontos cardeais. Sei tirar uns azimutes e tudo. Há dias melhores que outros. Tenho ainda 10 dias de férias. Acho que está na altura  :wink:
Boas férias então...
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 31, 2007, 12:27:17 am »
Ouvi rumores de que a Luftwaffe estava a considerar o envio de  caças-bombardeiros Tornado RECCE ... pena é que estas aeronaves sejam de reconhecimento. (Mas pelo que li mesmo nesta função são limitados)

Parece que no fim, vão continuar a ser os holandeses, ingleses e americanos a prestar apoio aereo...para variar são sempre os mesmos a combater. :roll:

PS - Tanto quanto sei não existem aeronaves canadianas na região apesar do seu exercito estar muito activo no terreno.
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 31, 2007, 04:56:05 am »
Os Tornado "recce" alemães possuem as mesmas capacidades de ataque que as outras aeronaves, além de outras específicas.

O "problema" alemão não é do foro material, certamente.
 :evil:

Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 31, 2007, 05:37:00 pm »
Ao que parece sao 6 Tornados IDS.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Janeiro 31, 2007, 08:26:43 pm »
Limitados ? Os ECR têm capacidade SEAD muito avançadas, agora para que isso seria útil no Afeganistão é outra história  c34x
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Janeiro 31, 2007, 08:30:35 pm »
Citação de: "Spectral"
Limitados ? Os ECR têm capacidade SEAD muito avançadas, agora para que isso seria útil no Afeganistão é outra história  c34x


Refere-se a Supression of Enemy Air Defences? Para que se querem aeronaves especialistas nessa materia se os Taliban para abater aeronaves só têm RPG's? (Talvez tenham alguns MANPAD's mas não em numero suficientemente ameaçador creio eu)
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Janeiro 31, 2007, 08:39:03 pm »
Sim, é essa a principal missão dos ECR, a parte do reconhecimento tem mais a ver com reconhecimento ( e guerra) electrónica, embora acho que também também alguma capacidade de reconhecimento convencional. E um aparelho deste tipo de nada serve contra MANPADs, devido ao targeting completamente passivo destes...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 01, 2007, 04:45:33 am »
Não existe uma designação para os Tornado recce alemães. Existe uma unidade com 2 esquadras que possui aeronaves capacitadas para operar sistemas de reconhecimento.

Esta unidade, após a recente retirada dos Tornado da Marineflieger, passou também a desempenhar missões TASMO, usando entre outro material o míssil Kormoran.

A versão ECR é usada maioritariamente em missões SEAD/DEAD e ataque convencional. Poderá ter alguma valência no campo do reconhecimento electrónico (ELINT), mas certamente que não será a versão enviada para um cenário como o do Afeganistão.


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....