Ou seja, será a modernização/atualização do FITS para os 5 Persuader, e pouco mais. Fazer o upgrade de toda a frota de 12 aeronaves para a versão C-295MW é que não vale a pena.
Entretanto os EH-101 Mk.515 SIFICAP deverão passar a tempo inteiro para o SAR, se é que já não estarão. Há um pelo menos a voar, e que está desprovido dos equipamentos específicos daquela versão.
Os dois 515 com os seis 514 serão, em termos de helis médios/pesados 70% dos meios da 751 e 752, há quem defenda a presença de alguns UH-60A principalmente nas ilhas de modo a aliviar a carga dos 101, sempre que possível.
Quanto às modernizaçoes dos 295, é sempre a mesma " EsCória ", sempre tarde, não abrangendo a totalidade da frota, e, os que forem sujeitos a intervenção será o minimo dos minimos, onde é que eu já vi este filme?
No entanto parece haver verba para uns tutanitos, e mais um 390, para aí mais uns 300 milhões, coisa pouca e bem gasto, pois então.
Aparecerão daqui a mais uns tempos os defensores da substituição dos F's a defender esta e aquela aquisição, das mini ESQ, e outras variantes, esquecendo-se, que no entretanto já foram estoirados mais de 930 milhões em seis cargueiros e mais uns 200 milhões numa dezena de "Tutanitos ".
Então havia ou não havia dinheiro?
Pouco, mas o suficiente para iniciar as negociações da compra do novo caça, mas foi esbanjado, não para reforçar a FAP, mas para ajudar os amigos de Além Mar.
Desculpa o off-topic.
Abraço